Como desinstalar o WSL no Windows 11 e no Windows 10? Veja um Guia!
Como Desinstalar O Wsl No Windows 11 E No Windows 10 Veja Um Guia
Se você precisar desinstalar o Windows Subsystem for Linux, poderá executar essa tarefa no Windows 10/11. Não é simples como a desinstalação do programa. Consulte esta postagem de Miniferramenta e encontre o guia sobre como desinstalar o WSL facilmente.
Sobre a WSL
O Windows Subsystem for Linux, também conhecido como WSL, é um recurso do sistema operacional Windows projetado principalmente para desenvolvedores, especialmente desenvolvedores da Web. O WSL permite que você execute um sistema Linux com ferramentas de linha de comando Linux e aplicativos GUI no Windows 11/10. Isso não vai quebrar nada importante no seu PC.
Anteriormente, a Microsoft lançou a primeira versão - Windows Subsystem for Linux (WSL) que suporta uma tradução direta entre Linux e Windows. Enquanto o WSL2 usa uma máquina virtual leve para integrá-la ao fluxo de trabalho do Windows. Qualquer distribuição Linux pode ser executada na arquitetura WSL 1 ou WSL 2, que depende de sua configuração.
Para executar um sistema Linux no Windows 10/11, você precisa instalar o WSL e aqui uma postagem relacionada é útil - Como instalar o subsistema do Windows para Linux (WSL) no Windows 11 .
Quando algo der errado ou você não precisar mais usar esta plataforma, convém desinstalar o WSL. Bem, então, você pode desinstalar o WSL do seu computador? É possível e basta seguir o guia abaixo agora.
Como desinstalar o WSL no Windows 10/11
Como desinstalar o WSL no Windows 11/10? Não é fácil remover completamente o WSL do seu PC, pois isso não é semelhante à desinstalação de um programa. Você precisa executar três etapas - excluir a distribuição do Linux, desinstalar outros componentes e desativar esta plataforma. Faça as operações sobre a desinstalação do Ubuntu do WSL em ordem:
Etapa 1: Desinstalar a distribuição do Linux
1. No Windows 11/10, pressione Vitória + eu ao mesmo tempo para abrir Definições .
2. Vá para Aplicativos > Aplicativos e recursos .
3. Escolha uma distribuição Linux como Ubuntu e clique em Desinstalar (Windows 10). No Windows 11, clique nos três pontos e clique em Desinstalar . Então clique Desinstalar novamente para confirmar a operação.
Você pode digitar a distribuição Linux como Ubuntu no texto de lista de aplicativos para encontrar sua instalação.
Etapa 2: excluir subsistema do Windows para componentes do Linux
Depois de desinstalar a distribuição Linux do Windows 11/10, outros elementos da funcionalidade Windows Subsystem for Linux também devem ser removidos.
1. Na janela Configurações, vá para Aplicativo > Aplicativos e recursos .
2. Escolha Subsistema do Windows para Linux WSLg Preview e clique Desinstalar > Desinstalar . No Windows 11, você precisa clicar em três pontos e clicar em Desinstalar .
3. Encontre Atualização do subsistema do Windows para Linux e desinstale-o.
Etapa 3: desativar o subsistema do Windows para Linux
Este é o último passo que você deve fazer e veja o que você deve fazer:
1. No Windows 11, clique em Aplicativos > Recursos opcionais e clique Mais recursos do Windows debaixo de Configurações relacionadas seção para abrir o Recursos do Windows No Windows 10, navegue até Aplicativos > Aplicativos e recursos > Recursos opcionais > Mais recursos do Windows .
Como alternativa, você pode digitar recursos do windows na caixa de pesquisa e clique em Liga ou desliga características das janelas .
2. Na interface Windows Features, localize Virtual Machine Platform e Windows Subsystem for Linux e desmarque as caixas dessas duas opções.
3. Clique em OK para salvar as alterações e reiniciar o computador.
Após a reinicialização, você desinstala completamente o WSL no Windows 11/10. Se você mudar de ideia e quiser executar uma distribuição Linux como o Ubuntu, ainda poderá reinstalar o WSL no seu computador.