Uma breve introdução à recuperação de dados
A Brief Introduction Of Data Recovery
Este artigo fornecerá uma breve introdução sobre o que é a recuperação de dados, os motivos da perda de dados e a prevenção contra perda de dados.
A recuperação de dados é o processo de recuperação de dados perdidos de discos rígidos, disco U, cartões de memória digital e outros dispositivos de armazenamento.
Os princípios de armazenamento e recuperação de dados
Na realidade, a maioria das pessoas pensa que não pode recuperar os dados excluídos ou formatados. Na verdade, no entanto, os dados excluídos ainda são armazenados no disco rígido. Os usuários que têm conhecimento sobre recuperação de dados sabem como recuperar dados perdidos . E, desde que conheçamos o princípio do armazenamento de dados, saberemos como recuperar os dados perdidos.
Razões para perda de dados
partição
O setor é a unidade básica para armazenar dados do disco rígido e o setor pode ser considerado como uma página de um livro. Antes de usar o disco rígido, os usuários devem particionar o disco para gerenciá-lo perfeitamente. Não importa quais ferramentas de particionamento os usuários usam, a quantidade de partições, o tamanho de cada partição, a posição inicial e outras informações são armazenadas no primeiro setor do disco rígido ( refere-se ao setor MBR onde a tabela de partição é salva ). Se a tabela de partição for danificada ou perdida devido a vários motivos, incluindo danos ao disco rígido, invasão de vírus e assim por diante, algumas partições serão perdidas. Neste momento, os usuários podem recalcular o tamanho e a localização da partição de acordo com as características dos dados e, em seguida, colocar as informações na tabela de partições. Assim, a partição perdida está de volta.
Tabela de Alocação de Arquivos
Depois de particionar o disco rígido, os usuários devem formatar a partição para armazenar os dados. E o programa de partição de formatação ajudará a dividir a partição em área de alocação de arquivo de diretório e área de dados de acordo com o tamanho da partição. A tabela de alocação de arquivos ajuda a registrar as propriedades e o tamanho de cada arquivo e a localização na área de dados. E os usuários podem lidar com arquivos de acordo com a tabela de alocação de arquivos. Se a tabela de alocação de arquivos for danificada, o sistema pensará que o arquivo foi perdido, pois não pode localizá-lo.
Eliminação
Quando os usuários armazenam arquivos no disco rígido, o sistema registra o nome do arquivo, tamanho do arquivo e outras informações na tabela de alocação de arquivos. Depois disso, ajudará a escrever o conteúdo real do arquivo na área de dados. Assim, a tarefa de armazenar um arquivo foi concluída.
Quando os usuários excluem um arquivo, o sistema apenas escreve um sinalizador excluído na frente da entrada do arquivo na tabela de alocação de arquivos para mostrar que o espaço ocupado pelo arquivo foi liberado e outros arquivos podem usá-lo. Portanto, se os usuários quiserem recuperar o arquivo excluído, eles só precisam remover o sinalizador de exclusão. Obviamente, os usuários devem garantir que os dados excluídos não sejam substituídos por novos dados. Caso contrário, não há como recuperá-los.
Formatação
Assim como a exclusão, a operação de formatação opera apenas na tabela de alocação de arquivos. Porém, a formatação adicionará o sinalizador excluído a todos os arquivos ou esvaziará a tabela de alocação de arquivos. Assim, o sistema pensará que o disco rígido está vazio. Na verdade, a formatação não danifica a área de dados. Portanto, enquanto os usuários recorrerem a um ferramenta de recuperação de dados , eles podem recuperar dados perdidos.
Observação: Nem todos os dados formatados podem ser recuperados. Por exemplo, em alguns casos, os usuários devem formatar o disco rígido antes de abri-lo. Se os dados perdidos forem muito importantes, os usuários não devem formatar o disco antes de recuperá-los, pois a formatação destruirá as informações restantes.Substituído
Os engenheiros de recuperação de dados costumam dizer que, desde que os arquivos perdidos não sejam substituídos, eles podem recuperá-los.
A partir do recurso de armazenamento em disco, saberemos que, ao excluir arquivos, o sistema apenas marca um sinalizador excluído na frente da entrada do arquivo na tabela de alocação de arquivos. Porém, a formatação e a formatação de baixo nível gravarão o número 0 nos dados originais. Assim, os arquivos originais foram substituídos.
Depois de excluir um arquivo, os usuários podem armazenar novas informações no espaço ocupado pelo arquivo. Neste momento, embora o nome do arquivo cujo conteúdo foi excluído ainda esteja aqui, as informações em sua área de dados foram substituídas. Enquanto isso, o arquivo excluído na tabela de alocação de arquivos pode ter sido substituído por novos dados e o nome do arquivo original não existe mais.
Se os usuários gravarem novos dados em uma partição formatada e os novos dados apenas substituirem alguns dados originais, as informações restantes que não foram substituídas provavelmente serão reorganizadas e recuperadas.
Da mesma forma, depois de clonar a partição/disco e restaurar o sistema, os engenheiros de recuperação de dados podem recuperar alguns dados perdidos, desde que o espaço ocupado pelos novos dados seja menor que o espaço da partição original.
Prevenção de perda de dados
1: Nunca armazene todos os dados na mesma unidade
Não há dúvida de que a maioria dos processadores de texto armazenará arquivos automaticamente no “ Meus documentos ”. Na verdade, este é o último local para armazenar arquivos. Se o sistema operacional for danificado devido a vários motivos ( como invasão de vírus de computador e falha de software ), a única maneira de resolver esse problema é reformatar o disco rígido ou reinstalar o sistema operacional. Porém, esta solução destruirá todos os dados nesta unidade.
Outra solução de baixo custo é instalar dois drives no computador. Assim, se o sistema operacional estiver danificado, os usuários podem usar o segundo disco rígido. Se os usuários quiserem comprar um novo computador, eles podem instalar esta unidade na nova máquina.
Se os usuários não aceitarem o método de instalação do segundo disco rígido, eles podem comprar um disco rígido externo, pois pode ser usado em todos os computadores a qualquer momento. Se necessário, os usuários só precisam conectá-lo a uma porta USB ou porta firewire.
2: Faça backup de arquivos regularmente
Salvar todos os arquivos no disco rígido não é suficiente. É melhor que os usuários armazenem arquivos diferentes em partições diferentes. Além disso, eles precisam fazer backup de arquivos regularmente. Aqui, o software de backup profissional – MiniTool ShadowMaker pode ajudá-lo a realizar um backup regularmente. Assim, eles podem garantir a segurança dos arquivos.
Se os usuários quiserem acessar o arquivo a qualquer momento, eles podem fazer um segundo backup. Se os dados forem muito importantes, os usuários podem armazená-los na camada à prova de fogo.
3: Evite operações erradas
Muitas vezes, temos que admitir que os dados são perdidos devido à operação equivocada dos usuários. Na verdade, os usuários podem usar as medidas de proteção fornecidas pelo processador de texto ( como mudanças de faixa ) para evitar alguns problemas. O caso mais comum de perda de dados é que os usuários excluem algumas informações por engano ao editar arquivos. Assim, após salvar este arquivo, a parte deletada foi perdida.
Na verdade, os usuários podem copiar o arquivo antes de editá-lo. Na verdade, é uma solução eficaz para resolver problemas de perda de dados.