Uma introdução ao Parallel ATA (PATA) – Definição e História
An Introduction Parallel Ata Definition
Talvez você saiba que PATA é um dos discos rígidos, mas não sabe o significado exato disso. Agora você pode ler esta postagem do MiniTool para encontrar informações mais detalhadas sobre ele. Esta postagem mostra a definição, história, vantagens e desvantagens disso.
Nesta página :Atualmente, podemos dividir o disco rígido em quatro tipos – Parallel ATA (PATA), Serial ATA, Small Computer System Interface, Solid State Drives. Este post está focando no PATA. Se você quiser aprender informações sobre outros discos rígidos, esta postagem – Diferentes tipos de discos rígidos: qual você deve escolher é o que você precisa.
ATA paralelo (PATA)
O que é PATA
O que é PATA? As unidades Parallel ATA (PATA) são um dos tipos de disco rígido. Eles também são conhecidos como unidades eletrônicas de unidade integradas (IDE) ou eletrônicas de unidade integradas aprimoradas (EIDE). É o primeiro disco rígido conectado a um computador usando o padrão de interface PATA. Para saber mais informações sobre o PATA, continue lendo este post do MiniTool.
O drive PATA foi desenvolvido pela Western Digital em 1986. Ele fornece um driver com uma interface comum, que pode ser usado em diferentes dispositivos comumente na época. As unidades PATA podem fornecer taxas de transferência de dados de até 133 MB/s. Na configuração mestre/escravo, dois drives PATA podem ser conectados com um cabo.
Até quatro unidades PATA podem ser conectadas a uma única placa-mãe porque a maioria das placas-mãe possui dois canais para conexões IDE. Talvez você esteja interessado neste post – [Guia 2020] Como escolher uma placa-mãe para o seu PC.
História
Como a principal função do PATA é conectar-se diretamente ao ISA de 16 bits, o padrão foi originalmente concebido como AT Bus Attachment, oficialmente conhecido como acessório AT e abreviado como ATA. A especificação ATA original emitida pelo Comitê de Padrões usa o nome AT Attachment.
AT no IBM PC/AT é chamado de Tecnologia Avançada, então ATA também é chamado de Anexo de Tecnologia Avançada. Quando o Serial ATA (SATA) atualizado foi introduzido em 2003, a interface física ATA tornou-se um componente padrão de todos os PCs.
Veja também: Como atualizar o IDE para o disco rígido SATA sem reinstalar o sistema operacional
Originalmente no adaptador de barramento host, às vezes na placa de som, mas no final das contas duas interfaces físicas são incorporadas no chip Southbridge do chip Southbridge da placa-mãe. Elas são chamadas de interfaces ATA primárias e secundárias e são atribuídas aos endereços básicos 0x1F0 e 0x170 no sistema de barramento ISA.
Vantagens
A vantagem do PATA é que os cabos PATA possuem dois dispositivos conectados ao cabo ao mesmo tempo. Um é referido como dispositivo 0 (mestre) e o outro dispositivo 1 (escravo). Um equívoco comum sobre o uso de dois dispositivos em um cabo é que eles só podem funcionar tão rápido quanto o dispositivo mais lento.
No entanto, os adaptadores ATA modernos suportam o chamado tempo de dispositivo independente, para que ambos os dispositivos possam transferir dados na velocidade ideal.
Desvantagens
Uma das desvantagens do cabo PATA é que ele é muito grande. Quando o cabo é colocado em outro equipamento, isso dificultará o agrupamento e o gerenciamento do cabo. Da mesma forma, cabos PATA grandes dificultam o resfriamento dos componentes do computador porque o fluxo de ar deve desviar dos cabos maiores.
Outra desvantagem do cabo PATA é que ele é muito caro porque custa mais para fabricar um.
Cabos e conectores PATA
Os cabos PATA são cabos planos com conectores de 40 pinos (matriz 20×2) em ambos os lados do cabo. Uma extremidade do cabo PATA é conectada à porta geralmente marcada como IDE na placa-mãe e a outra extremidade é conectada à parte traseira de um dispositivo de armazenamento, como um disco rígido.
Talvez seja necessário usar dispositivos PATA mais antigos em sistemas mais recentes apenas com cabos SATA. Ou talvez seja necessário fazer o oposto e usar dispositivos SATA mais recentes em computadores mais antigos que suportam apenas PATA. Talvez você queira conectar um disco rígido PATA ao seu computador para executar uma verificação de vírus ou fazer backup de arquivos.
Você precisa de um adaptador para essas conversões.
1. Você pode usar um adaptador de conector de alimentação SATA para Molex para conectar um dispositivo PATA mais antigo com uma fonte de alimentação que usa conexões de cabo de 15 pinos.
2. Você pode usar um adaptador Molex para SATA para conectar um dispositivo SATA a uma fonte de alimentação mais antiga que suporte apenas dispositivos PATA com conexões de alimentação de 4 pinos.
3. Você pode usar um adaptador IDE para USB para conectar um disco rígido PATA a um computador via USB.
Palavras Finais
O que é PATA? Este post reuniu a definição, a história do PATA, bem como as vantagens e desvantagens. Se você quiser saber algumas informações sobre o PATA, pode consultar este post.