Disco rígido ATA: o que é e como instalá-lo no PC [dicas do MiniTool]
Ata Hard Drive What Is It
Resumo:
Se você quer aprender sobre o disco rígido ATA, este post é o que você precisa. Você pode saber o que é, como instalá-lo e também como solucioná-lo. Você também pode saber as informações sobre ATA vs SATA. Além disso, Software MiniTool ajuda você a migrar ATA para SATA.
Navegação rápida :
Os discos rígidos são usados para armazenar dados e informações para que você possa acessar e recuperar esses dados armazenados quando precisar deles. Quando o disco rígido não puder mais armazenar dados, você pode comprar outro disco rígido para substituí-lo. Em um sistema de computador, existem dois tipos de disco rígido ATA - Disco rígido PATA e Disco rígido SATA .
Em seguida, este post apresenta algumas informações sobre o disco rígido ATA para você.
Veja também: Como fazer upgrade para um disco rígido maior sem perda de dados?
O que é disco rígido ATA
O que é disco rígido ATA? ATA é a abreviatura de Advanced Technology Attachment, também pode ser chamada AQUI ou PATA. É uma unidade de disco que integra o controlador da unidade diretamente na própria unidade. O computador pode usar um disco rígido ATA sem um controlador específico para suportar a unidade.
A placa-mãe ainda deve suportar conexões ATA, mas uma placa separada não é necessária. Os diferentes tipos de padrões ATA incluem ATA-1, ATA-2, ATA-3, Ultra ATA, ATA / 66 e ATA / 100. A taxa máxima de transferência de dados do disco rígido ATA é 133 MB / s.
Como instalar o disco rígido ATA
Você pode estar se perguntando como instalar o disco rígido ATA em seu PC. Apresentarei as etapas detalhadas para você. Antes de iniciar a instalação do disco rígido ATA, você precisa preparar o seguinte material.
- Uma chave de fenda Philips e quatro parafusos de montagem do disco rígido 6-32 UNC.
- Uma linha de dados de interface ATA e um cabo de alimentação compatível com ATA.
- Versão do Windows com o NTFS sistema de arquivo.
- Um sistema com a placa-mãe. Há um conector ATA na placa-mãe ou um adaptador host ATA e um slot PCI disponível onde o adaptador pode ser instalado.
Então, você precisa prestar mais atenção às seguintes coisas.
- Desligue o sistema host durante a instalação.
- Não desmonte o disco rígido, ou a garantia será inválida
- O disco rígido é frágil, portanto, não deixe cair ou sacuda o disco rígido.
- Não coloque pressão ou etiqueta na parte superior da placa de circuito ou disco rígido.
- Ao instalar o disco rígido, use uma pulseira antiestática e aterre o cabo de dados.
Agora você pode começar a instalar o ATA HDD em seu PC. Siga as instruções abaixo:
Etapa 1: Desligue o PC e abra o gabinete do computador.
Etapa 2: Instale o disco rígido no compartimento da unidade. Você precisa deslizar a unidade para dentro da estrutura para alinhar os orifícios de montagem da unidade com os orifícios da estrutura. Em seguida, aparafuse a unidade ao rack.
Etapa 3: Conecte o cabo ATA serial ao conector ATA principal ou auxiliar na placa-mãe ou placa PCI.
Etapa 4: conecte a outra extremidade do cabo ATA ao disco rígido.
Etapa 5: Conecte o adaptador de alimentação ATA. Em seguida, conecte o conector de alimentação ATA ao conector no disco rígido.
Etapa 6: recoloque o painel do computador ou a tampa do gabinete.
Como solucionar problemas de disco rígido ATA
Se o seu disco rígido não estiver funcionando corretamente, é necessário solucionar o problema. Se você não sabe como solucionar o problema, pode seguir o guia abaixo:
- Certifique-se de que seu sistema esteja no nível BIOS mais recente.
- Verifique a conexão do cabo.
- Verifique a compatibilidade.
ATA VS SATA
Algumas pessoas não sabem se devem escolher um disco rígido ATA ou um disco rígido Serial ATA. Assim, esta parte fornece as informações sobre ATA vs SATA. Se você está interessado no conteúdo, pode continuar.
O que é SATA
O que é SATA? Os discos rígidos Serial ATA (SATA) ainda são considerados o tipo mais comum de disco rígido usado hoje. Quase dá suporte a todas as placas-mãe e sistemas operacionais de computador. As unidades SATA são geralmente de dois tamanhos: discos rígidos de 3,5 polegadas para computadores desktop e pequenos discos rígidos de 2,7 polegadas para laptops.
O disco do drive SATA gira em velocidades diferentes de acordo com o modelo adquirido. A velocidade pode chegar a 10.000 RPM para aumentar a transmissão de dados. Os dispositivos de armazenamento usados em grandes servidores podem até atingir 15.000 RPM. No entanto, unidades SATA com RPM mais alto também estão mais sujeitas a falhas. A falha mecânica é uma das principais desvantagens das unidades SATA.
Diferenças entre ATA e SATA
Comprimento do cabo
A primeira diferença entre ATA e SATA é o comprimento do cabo. O comprimento máximo de um cabo ATA pode se estender até 18 polegadas, mas o comprimento de um cabo SATA pode se estender até 1 metro. Isso torna o movimento do disco rígido SATA mais flexível. O cabo é mais fácil de emaranhar com o cabo SATA, pois ele pode se mover dentro do loop para deixar mais espaço.
Velocidade de transferência
Quando o disco rígido ATA transfere dados em MB / s, os dados de transferência do disco rígido SATA estão em GB / s. Assim, a velocidade de transferência do SATA é muito mais rápida do que o disco rígido ATA. O aumento da velocidade é muito útil para carregar imagens, vídeos e documentos maiores. Se você gosta de jogos, a alta velocidade de transmissão de dados significa que você pode obter uma experiência de jogo melhor e sem problemas.
Artigo relacionado: 11 métodos para tornar os jogos mais rápidos no computador [trabalho rápido]
Compatibilidade
O objetivo do design do padrão SATA é oferecer suporte à compatibilidade com versões anteriores e posteriores. Essa tecnologia foi inventada para reduzir sua carga de trabalho. Comparado com o disco rígido ATA, o SATA é confiável e demorado.
atuação
A versão da interface ATA não oferece suporte para troca a quente, o que significa que você não pode alterar ou substituir peças enquanto usa o computador. O disco rígido SATA suporta hot-swap. O cabo do disco rígido SATA é mais longo do que o ATA, mas o diâmetro do cabo é menor, o que significa que ele não bloqueará o fluxo de ar no sistema do computador.
No longo prazo, o disco rígido SATA pode estender a vida útil do seu computador e melhorar o desempenho.
Hot Swapping
A função hot swapping pode ser usada para adicionar e excluir dispositivos externos, como USB, sem reiniciar todo o sistema do computador. Como o USB, este recurso fornece uma maneira de usar uma interface externa chamada eSATA . O disco rígido ATA não tem essa função, mas o disco rígido SATA a suporta.
Único ônibus
SATA foi projetado para funcionar transferindo dados em um único barramento, enquanto o disco rígido ATA usa fios diferentes para transferir dados e informações. SATA pode ser usado para conectar o disco rígido à placa-mãe do sistema do computador e até mesmo conectar o disco rígido ao disco rígido.
Preço
O disco rígido ATA é mais barato do que o disco rígido SATA.
Qual escolher
Embora SATA seja mais rápido, geralmente é mais caro. Portanto, a menos que você esteja executando um PC para jogos de última geração, um disco rígido ATA barato pode ser o suficiente. Se você não se importa em obter melhor desempenho por um preço mais alto, deve considerar o uso de um disco rígido SATA.