Como liberar espaço em disco após as atualizações do Windows 10/11? [Dicas do MiniTool]
Como Liberar Espaco Em Disco Apos As Atualizacoes Do Windows 10 11 Dicas Do Minitool
Depois de atualizar seu sistema Windows para a versão mais recente, você pode descobrir que o espaço em disco disponível diminui. Bem, então, como liberar espaço em disco após as atualizações do Windows? Se você não tem ideia, você pode ler isso MiniTool artigo para obter algumas soluções úteis.
O espaço livre na unidade C diminui após uma atualização do Windows
A Microsoft continua lançando atualizações importantes para sistemas Windows que ainda têm suporte, como Windows 10 e Windows 11. Após atualizar/atualizar para uma nova versão do Windows, você pode descobrir que há menos espaço livre na unidade C. Pior ainda, seu A unidade C está cheia após as atualizações do Windows e seu computador fica lento.
Talvez você saiba que o espaço livre em disco será menor, mas não sabe por que e como liberar espaço em disco após as atualizações do Windows. Neste post, vamos explicar essas questões separadamente.
- Data de lançamento do Windows 11 22H2: tudo o que você deve saber
- Data de lançamento do Windows 10 22H2: tudo o que você deve saber
Por que o espaço em disco está com pouco espaço ou cheio após as atualizações do Windows 10/11?
Durante o processo de atualização do Windows 10/11, a instalação do sistema fará um backup da sua configuração anterior. Isso lhe dá a chance de voltar para a versão anterior do Windows 10/11 caso a nova versão do Windows não seja compatível com o seu PC ou a atualização cause problemas/erros.
Após a instalação bem-sucedida da atualização, o backup será salvo em pasta Windows.old na unidade C.
O tamanho da pasta Windows.old não é pequeno. Na melhor das hipóteses, poderia ser cerca de 12 GB de espaço em disco. Mas o espaço em disco ocupado pode facilmente chegar a 20 GB ou mais, dependendo do tamanho da sua instalação anterior do Windows.
Se sua unidade C tinha uma grande quantidade de espaço livre antes da atualização do Windows, seu computador pode não ser afetado. Além disso, a pasta Windows.old será excluída automaticamente 28 dias depois. Em uma situação como essa, você pode manter a pasta Windows.old (por 28 dias).
Mas se o espaço livre na unidade C não for tão grande antes da atualização, sua unidade C pode estar cheia após uma atualização do Windows. Isso tornará seu computador significativamente mais lento ou até causará outros problemas sérios, como o congelamento do computador e o desligamento inesperado do computador.
Para evitar afetar o desempenho do computador, libere espaço em disco na unidade C após uma atualização do Windows. Na parte a seguir, mostraremos 4 maneiras de liberar espaço em disco após atualizar para a versão mais recente do Windows.
Como recuperar espaço após as atualizações do Windows?
Nesta parte, apresentaremos essas 4 coisas que você pode tentar recuperar espaço em disco após as atualizações do Windows.
Como liberar espaço em disco após a atualização do Windows 10/11?
- Exclua a pasta Windows.old na unidade C após as atualizações do Windows.
- Execute o Storage Sense para liberar espaço em disco após as atualizações do Windows.
- Exclua os arquivos temporários no aplicativo Configurações após as atualizações do Windows.
- Execute a Limpeza de disco para recuperar mais espaço em disco após as atualizações do Windows.
Caminho 1: Exclua a pasta Windows.old para liberar mais espaço para a unidade C
Como mencionamos na parte acima, a pasta Windows.old é criada para salvar os arquivos de instalação da sua versão anterior do Windows e o tamanho total desses arquivos é muito grande. Isso é para suas necessidades de recuperação do sistema. Se a nova versão do Windows funcionar bem no seu dispositivo e sua unidade C estiver cheia após as atualizações do Windows, você pode considerar a exclusão da pasta Windows.old.
- Download grátis do Rufus 3.19 para Windows 11/10 e introdução
- Use o Rufus para instalar o Windows 11 22H2 sem uma conta da Microsoft
Isso não danificará seu computador, mas você só perderá a chance de voltar à sua versão anterior do Windows.
Como excluir a pasta Windows.old no Windows 10/11?
Você pode apenas encontrar a pasta Windows.old na unidade C e selecioná-la para excluir.
Etapa 1: pressione Windows + E para abrir o Explorador de Arquivos.
Etapa 2: abra a unidade C.
Etapa 3: role para baixo para encontrar Windows.old pasta. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione Excluir .
Etapa 4: Na janela pop-up, você pode ver que a exclusão da pasta precisa da permissão do administrador. Você precisa clicar no Continuar botão para excluir a pasta Windows.old da unidade C.
Passo 5: Volte para a área de trabalho. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na Lixeira e selecione Lixeira vazia . Isso pode remover permanentemente a pasta Windows.old do seu computador e liberar vários gigabytes para a unidade C.
Após essas etapas, você pode acessar o Explorador de Arquivos e mover o cursor do mouse para a unidade C e ver se há mais espaço livre.
No entanto, nem todas as atualizações do Windows 10/11 criarão uma pasta Windows.old. Por exemplo, depois de instalar uma atualização de recurso ou executar uma atualização in-loco, uma pasta Windows.old será criada; se você instalar apenas uma atualização opcional ou uma atualização cumulativa, não haverá nova pasta Windows.old. Em seguida, você pode usar esses métodos para recuperar espaço em disco (especialmente a unidade C) após as atualizações do Windows.
Maneira 2: Execute o Storage Sense para liberar espaço em disco após as atualizações do Windows
O Storage Sense é uma ferramenta de gerenciamento de armazenamento interna do Windows que pode ajudá-lo a liberar espaço em disco, excluir arquivos temporários e gerenciar conteúdo de nuvem disponível localmente.
Mas esta ferramenta não está ativada por padrão. Você precisa ligá-lo manualmente e executá-lo para limpar seu computador. Você também pode configurá-lo para ser executado automaticamente de acordo com suas configurações.
Aqui vamos nós:
Etapa 1: pressione Windows + eu para abrir o aplicativo Configuração.
Passo 2: Vá para Sistema > Armazenamento .
Etapa 3: clique Sensor de armazenamento debaixo Gerenciamento de armazenamento continuar.
Passo 4: Normalmente, o Mantenha o Windows funcionando sem problemas limpando automaticamente os arquivos temporários do sistema e do aplicativo opção é selecionada por padrão. É melhor você manter essa configuração. Em seguida, ative o botão abaixo Limpeza automática de conteúdo do usuário .
Passo 5: O Execute o Storage Sense agora botão estará disponível imediatamente. Você pode clicar neste botão para executar o Storage Sense para limpar os arquivos.
Dica: defina a limpeza automática de conteúdo do usuário por meio do sensor de armazenamento
Você tem permissão para definir o Storage Sense para executar e limpar arquivos automaticamente em seu computador Windows 10/11. Em Configurar agendamentos de limpeza, você pode encontrar estas 3 opções:
Execute o Sensor de Armazenamento:
- Todos os dias
- Toda semana
- Todo mês
- Durante pouco espaço livre em disco (padrão)
Exclua os arquivos da minha lixeira se eles estiverem lá por mais tempo:
- Nunca
- 1 dia
- 14 dias
- 30 dias (padrão)
- 60 dias.
Exclua arquivos na minha pasta Downloads se eles não tiverem sido abertos para:
- Nunca (padrão)
- 1 dia
- 14 dias
- 30 dias
- 60 dias.
Você pode selecionar as opções necessárias. As configurações alteradas podem ser salvas automaticamente. Depois disso, o Storage Sense será executado automaticamente de acordo com suas configurações.
Caminho 3: Excluiu os arquivos temporários desnecessários via armazenamento no aplicativo de configurações
Os arquivos temporários no Windows 10/11 incluem arquivos de atualização do Windows, arquivos de log de atualização do Windows, miniaturas, arquivos de otimização de entrega, relatórios de erros do Windows e diagnóstico de feedback e muito mais. Esses arquivos são salvos na unidade C e ocupam muito espaço em disco.
Aqui estão as etapas para excluir arquivos temporários no seu PC.
Passo 1: Abra o Definições aplicativo em seu dispositivo.
Passo 2: Vá para Sistema > Armazenamento .
Etapa 3: clique Arquivos temporários . Levará um tempo para calcular os dados nele. Você deve esperar pacientemente.
Passo 4: Na próxima página, você pode ver quais tipos de arquivos são arquivos temporários no Windows. Os arquivos selecionados padrão podem ser excluídos com segurança. Você também pode selecionar outros tipos de arquivos para excluir.
Passo 5: Clique no botão Remover arquivos botão para excluir os arquivos temporários selecionados do seu PC.
Caminho 4: Execute a limpeza de disco para recuperar mais espaço em disco após as atualizações do Windows
A Limpeza de Disco também é uma ferramenta interna do Windows para ajudá-lo a remover arquivos inúteis, como os preciosos arquivos de configuração do Windows do seu computador.
Veja como executar a Limpeza de disco para liberar espaço na unidade C:
Etapa 1: clique no ícone de pesquisa na barra de tarefas e pesquise limpeza de disco .
Etapa 2: clique Limpeza de disco dos resultados da pesquisa para abrir esta ferramenta.
Etapa 3: a unidade C é selecionada por padrão. Em seguida, clique no OK botão para continuar.
Passo 4: Na página, você pode selecionar os arquivos que não usa mais e clicar no botão OK botão para continuar.
Etapa 5: uma pequena interface aparecerá com uma mensagem dizendo Tem certeza de que deseja excluir esses arquivos permanentemente? Clique no Deletar arquivos botão para confirmar a exclusão se tiver certeza.
Estas são as 4 maneiras de liberar espaço em disco após as atualizações do Windows. Quando sua unidade C estiver cheia após as atualizações do Windows, você poderá usar esses métodos para excluir os arquivos desnecessários para liberar mais espaço.
Recuperar seus arquivos perdidos e excluídos no Windows 10/11?
Embora seja relativamente seguro excluir os arquivos de configuração do Windows usando os métodos acima, alguns de seus arquivos importantes podem ser excluídos por engano em casos raros. Por exemplo, você selecionou por engano alguns arquivos que não devem ser excluídos. Desde que esses arquivos não sejam substituídos por novos dados, você pode usar o MiniTool Power Data Recovery (um ferramenta gratuita de recuperação de arquivos ) para recuperá-los.
Esta MiniFerramenta software de recuperação de dados é especialmente projetado para recuperar dados de todos os tipos de dispositivos de armazenamento de dados. Ele pode funcionar em versões do Windows, incluindo Windows 11, Windows 10, Windows 8 e Windows 7.
Você pode usar este programa para recuperar arquivos em diferentes situações. Por exemplo, quando você não pode acessar uma unidade para usar arquivos nela, você pode usar este software para recuperar seus arquivos necessários para um local acessível. Mesmo que seu computador Windows não consiga inicializar normalmente, você pode usar este software para criar uma mídia inicializável, inicializar seu PC a partir da mídia inicializável e selecionar os arquivos desejados para recuperar.
Este software tem uma edição de teste. Você pode primeiro usá-lo para verificar a unidade da qual deseja recuperar dados e ver se ela pode encontrar os arquivos excluídos e perdidos de que você gosta.
Passo 1: Baixe e instale este software no seu computador. Para evitar que seus arquivos excluídos ou perdidos sejam substituídos, você não deve instalar este software no local original dos arquivos perdidos/excluídos.
Passo 2: Abra o software para entrar em sua interface principal. Este software mostrará todas as unidades que pode detectar sob Unidades Lógicas . Você pode selecionar a unidade de destino e clicar no botão Varredura botão para digitalizar essa unidade. No entanto, se você não tiver certeza de qual é a unidade de destino, poderá alternar para o Dispositivos guia e selecione toda a unidade para digitalizar.
Etapa 3: Após a digitalização, você pode ver os resultados da verificação. Em seguida, você pode verificar se consegue encontrar os arquivos que deseja recuperar.
Passo 4: Se você quiser usar este software para recuperar arquivos, você precisa usar uma edição completa. Depois de obter a chave de licença, basta inseri-la na interface de resultados da verificação clicando no ícone da chave no menu superior. Em seguida, você pode selecionar os arquivos de uma só vez e clicar no botão Salvar botão para escolher um local adequado para salvá-los.
O fim
Quer saber como liberar espaço após as atualizações do Windows 10/11? Este artigo mostra alguns métodos que você pode tentar. Esses métodos são comprovadamente eficazes. Você pode se sentir à vontade para tentar.
Se você tiver outros problemas relacionados às atualizações do Windows, informe-nos nos comentários. Você também pode entrar em contato conosco através [e-mail protegido] .