E se o SSD da unidade clonada não inicializar o Windows 11 10 8 7? Consertá-lo!
E Se O Ssd Da Unidade Clonada Nao Inicializar O Windows 11 10 8 7 Conserta Lo
E se a unidade clonada não inicializar o Windows 10/8/7/11? Se você se depara com esse problema irritante, está no lugar certo e várias correções para resolver esse problema serão mencionadas aqui. Além disso, um software profissional de clonagem de PC da Miniferramenta pode te ajudar muito.
Disco rígido clonado não inicializa Windows 11/10/8/7
Para atualizar seu disco, você pode optar por clonar HDD para SSD para obter uma velocidade rápida em vez de reinstalar o Windows e todos os aplicativos. Dessa forma, você pode executar o PC diretamente do SSD clonado para inicializar o sistema operacional Windows sem instalar tudo do zero. Esta é uma solução ideal.
No entanto, às vezes a unidade clonada não inicializa o Windows 10/11/8/7. Muitos usuários reclamaram dessa situação em alguns fóruns. Então, surge uma pergunta: por que o SSD clonado não inicializa ou por que o SSD não inicializa após a clonagem?
- O disco rígido de origem tem setores defeituosos, fazendo com que o disco rígido clonado não inicialize.
- O processo de clonagem encontra um erro.
- A unidade clonada não está definida para ser uma unidade de inicialização.
- Devido a um conflito GPT/MBR, o SSD não inicializa após a clonagem.
- Usando um cabo USB para conectar o SSD ao PC.
Não importa qual fator seja responsável por esse problema frustrante, o importante é descobrir como tornar o SSD clonado inicializável. Na parte seguinte, você pode encontrar algumas correções úteis e vamos analisá-las.
Postagem relacionada: Unidade clonada não inicializa | Como tornar a unidade clonada inicializável?
Como tornar a unidade clonada inicializável no Windows 10/11
Instale corretamente o SSD clonado com um cabo SATA
Ao usar um cabo USB para conectar o SSD ao computador, o software de clonagem não pode garantir que o disco rígido externo inicialize com êxito. A melhor solução é usar um cabo SATA. Se você se deparar com a situação - HDD clonado para SSD não inicializa, tente usar um cabo SATA para conectar o SSD clonado ao seu PC.
Observe que se você estiver usando um SSD M.2 ou PCIe, o cabo SATA não é adequado e apenas escolha o conector/cabo adequado para conectá-lo ao seu PC.
Se o sistema operacional Windows puder ser executado, parabéns a você! Caso contrário, continue com as seguintes correções.
Alterar a ordem de inicialização no BIOS
Após a clonagem do disco, você pode optar por manter o disco de origem e o disco de destino no computador – transforme o disco de origem em um disco de dados e deixe o SSD como o disco de inicialização. No entanto, se você não alterar a ordem de inicialização no BIOS, a unidade clonada não inicializará o Windows 11/10/8/7.
Siga as etapas abaixo para definir o SSD como a primeira opção de inicialização:
Passo 1: Reinicie o seu PC e pressione uma tecla específica para entrar no menu do BIOS. A tecla pode ser Del, F1, F2, F10, F12 ou Esc com base nos fabricantes.
Etapa 2: encontre o Bota tab ou similar e use a tecla de seta para escolher o SSD clonado como primeira opção de inicialização.
Etapa 3: salve a configuração e o Windows poderá inicializar a partir do disco rígido clonado.
Defina o BIOS para inicializar em legado ou UEFI
MBR e GPT são dois tipos de partição. O MBR oferece suporte ao modo de inicialização legado, enquanto o GPT oferece suporte ao modo de inicialização UEFI. Se o tipo de partição não for compatível com o modo de inicialização do sistema no BIOS, a unidade clonada não inicializará o Windows 11/10/8/7.
Postagem relacionada: MBR VS GPT (foco na diferença e como converter com segurança)
Você deve escolher um modo adequado para eliminar o conflito MBR/GPT seguindo o guia para tornar a unidade clonada inicializável:
Passo 1: Execute o seu PC para entrar no menu do BIOS.
Passo 2: No Bota janela, altere o modo de inicialização com base no seu disco MBR ou GPT.
Se o seu PC não suporta UEFI, você precisa converter o disco GPT para MBR e, em seguida, inicialize o Windows a partir da unidade clonada no modo de inicialização herdado.
Defina a partição do sistema como uma partição ativa
Como é bem conhecido, a partição do sistema deve ser uma partição ativa para inicializar o sistema operacional Windows. Se não estiver configurado para estar ativo, o Windows 11/10/8 ou o Windows 7 não inicializará após a clonagem do disco rígido.
Etapa 1: Inicialize seu PC a partir do disco original do sistema.
Passo 2: Pressione Vitória + R , tipo diskpart e clique OK .
Passo 3: No DiskPart janela, digite as seguintes linhas de comando uma a uma e pressione Digitar .
disco de lista
selecione o disco n (n significa o ID do disco)
listar partições
selecionar partição n (n é a partição do sistema)
ativo
Observe que o comando ativo funciona apenas no disco MBR, pois um disco GPT não possui um conceito de partição ativa.
Além de usar o prompt de comando, você pode definir a partição do sistema com um gerenciador de partições profissional como o MiniTool Partition Wizard. Basta seguir o guia: Uma maneira fácil de definir a partição como ativa ou inativa com o MiniTool .
Execute Bootrec.exe
Além disso, você pode executar o Bootrec.exe para reparar algo quando o disco rígido clonado não inicializar o Windows 10/11/8/7.
Passo 1: Para realizar este reparo, prepare um disco de reparação e altere a ordem de inicialização para permitir que o Windows seja executado a partir dele.
Passo 2: Navegue até Solucionar problemas > Opções avançadas > Prompt de comando .
Etapa 3: execute os seguintes comandos sucessivamente. Não se esqueça de pressionar Digitar depois de cada um.
bootrec /fixmbr
bootrec /fixboot
bootrec /scanos
bootrec /rebuildbcd
Além de executar o Bootrec.exe, você pode clicar em Reparo de inicialização sob Opções avançadas para realizar um reparo.
Depois de tentar todas as correções aqui, o Windows deve inicializar a partir do SSD clonado. Se foi tudo em vão, a situação - o SSD clonado não inicializa a tela preta ainda aparece, talvez seja o problema com o software de clonagem que você já usou. Vá tentar outro profissional.
Execute o MiniTool ShadowMaker para clonar novamente HDD para SSD
Se o software de clonagem que você usa executar uma clonagem de disco incompleta devido a alguns erros, a unidade do Windows 11/Windows 10 não inicializará após a clonagem. Ou você apenas clona a unidade do sistema, mas não clona a partição de inicialização, a unidade clonada não inicializa o sistema operacional. Para garantir uma clonagem de disco bem-sucedida, recomendamos o uso de um software confiável de clonagem de disco rígido para esta tarefa.
Se houver setores defeituosos no disco de origem, a clonagem pode não ser bem-sucedida. Você pode faça um teste de disco usando o MiniTool Partition Wizard Teste de superfície para verificar se existem algumas áreas danificadas. Se sim, execute chkdsk /r para localizar setores defeituosos e recuperar informações legíveis. Em seguida, inicie uma clonagem novamente.
A MiniTool se dedica a oferecer soluções confiáveis e profissionais para backup de PC, clonagem de disco, gerenciamento de partições e recuperação de dados. Seu MiniTool ShadowMaker pode te ajudar muito em backup e clonagem.
Embora seja um software de backup gratuito à primeira vista para o sistema, partições, discos, arquivos e pastas, também pode ajudá-lo a clonar um disco rígido para outro disco, pois também oferece um recurso chamado Clonar disco . Este recurso permite clonar o disco do sistema/disco de dados e clonar HDD para SSD.
Tudo, incluindo arquivos do sistema, configurações, registro, arquivos etc., é copiado para outro disco. Após a clonagem, o disco de destino pode ser usado para inicializar seu sistema operacional. A questão do disco rígido clonado não inicializar não irá frustrá-lo. Basta tocar no botão de download a seguir para obter o MiniTool ShadowMaker Trial e iniciar uma clonagem de disco completa.
Passo 1: Depois de instalar este software de clonagem gratuito no seu PC, clique duas vezes nele para abrir e toque em Manter teste para continuar.
Passo 2: Clique Ferramentas no painel esquerdo e toque em Clonar disco continuar.
Passo 3: Escolha um disco de origem para clonar. Aqui, escolhemos o disco do sistema. Em seguida, escolha o SSD como o disco de destino.
Passo 4: Clique Iniciar > OK . O processo de clonagem será iniciado. O tempo de clonagem é diferente dependendo do tamanho dos dados.
Depois de concluir a clonagem, você pode remover o disco original do sistema, colocar o SSD no local original e inicializar o PC a partir do SSD clonado.
Dica adicional:
Se você quiser usar o SSD clonado em outro computador com hardware diferente, o SSD não inicializará após a clonagem, pois há um problema de incompatibilidade.
Para corrigir esse problema, você pode criar uma unidade USB inicializável com Criador de mídia do MiniTool ShadowMaker, inicialize o PC a partir do USB e execute o MiniTool ShadowMaker. Então vá para Ferramentas > Restauração Universal . Em seguida, siga as instruções na tela para concluir o reparo. Então, você pode inicializar seu PC a partir do disco rígido clonado.
Use o MiniTool Partition Wizard para clonar HDD para SSD
Para evitar o problema do disco rígido clonado não inicializar, você pode executar outro software confiável de clonagem de PC além do MiniTool ShadowMaker. O MiniTool Partition Wizard é uma dessas ferramentas.
Como um gerenciador de partições , permite que você gerencie bem seu disco e partições, por exemplo, criar/formatar/estender/redimensionar/excluir/mesclar/limpar/dividir partição, verificar o sistema de arquivos, converter um disco para MBR/GPT, converter NTFS para FAT e vice-versa versa.
Além disso, é um excelente software de clonagem de SSD. Com os recursos Copiar disco, Copiar partição e Migrar sistema operacional para SSD/HD, você pode clonar bem o disco rígido e a partição. Para garantir uma clonagem de sistema bem-sucedida, execute Copiar disco ou Migrar sistema operacional para SSD/HD. Obtenha o MiniTool Partition Wizard Pro ou superior para um teste. Observe que a edição gratuita não oferece suporte à clonagem do sistema, mas apenas à cópia do disco de dados.
Execute o MiniTool Partition Wizard em sua interface principal. Em seguida, toque em Migrar SO para SSD/HD Wizard ou Assistente de cópia de disco do painel esquerdo. Em seguida, siga as instruções na tela para iniciar a clonagem/migração do sistema.
Para saber alguns detalhes sobre as etapas, consulte nosso post anterior - Migre facilmente o Windows 10 para SSD sem reinstalar o sistema operacional agora .
Dicas para evitar que o SSD não inicialize após a clonagem
Para economizar seu tempo e evitar encontrar a situação novamente - a unidade clonada não inicializa, coletamos algumas dicas úteis. Essas dicas também são aplicadas se você transferir o sistema operacional para um novo disco rígido no Windows 11/10/8/7 por meio de clonagem de disco.
- Use um software de clonagem confiável para clonar seu sistema em um SSD ou novo disco rígido. O MiniTool ShadowMaker e o MiniTool Partition Wizard são suas boas opções.
- Certifique-se de que o disco do sistema de origem e o disco de destino estejam usando o mesmo tipo de partição - MBR ou GPT. Além disso, use o modo de inicialização correto – Legacy BIOS (MBR) ou UEFI (GPT).
- Certifique-se de que todas as partições do sistema para execução do Windows sejam clonadas.
- Certifique-se de que a ordem de inicialização seja a unidade clonada.
- Use um cabo correto (IDE/SATA/M.2/PCIe) em vez de um cabo USB para conectar o SSD ao seu PC.
Se a sua unidade clonada não inicializar o Windows 10/11, essas dicas também podem ser as correções, conforme mencionado na parte acima.
Conclusão
Agora chegamos ao final deste post. Como tornar a unidade clonada inicializável no Windows 11/10/8/7 se a unidade clonada não inicializar? Você pode encontrar várias soluções alternativas eficazes neste artigo para ajudá-lo. Apenas experimente-os se você estiver atormentado pelo problema irritante.
Além disso, agradecemos se você descobrir algumas outras soluções úteis para corrigir o disco rígido clonado que não inicializa e deixá-los na parte de comentários a seguir.