Correções para “Este dispositivo não pode usar um módulo de plataforma confiável” [MiniTool News]
Fixes This Device Can T Use Trusted Platform Module
Resumo:
Para manter seus dados seguros, você pode optar por criptografar sua unidade usando a ferramenta interna chamada BitLocker. Mas você pode receber a mensagem de erro dizendo “este dispositivo não pode usar um Módulo de plataforma confiável” no Windows 10. Vá com calma agora. Nisso MiniTool artigo, algumas soluções são fornecidas.
O que é BitLocker
No Windows, existe um utilitário importante que é o BitLocker. Se você deseja criptografar uma unidade para impedir que outros acessem para proteger os dados, esta ferramenta é útil para você. Ele está incluído apenas nas versões do Windows Pro e Enterprise começando com o Windows Vista.
Por padrão, o algoritmo de criptografia que o BitLocker usa é AES no modo XTS ou CBC (encadeamento de bloco de criptografia) com uma chave de 128 bits ou 256 bits.
Resumindo, o BitLocker é um programa de criptografia especializado e fácil de usar para criptografar toda a unidade e proteger contra alterações não autorizadas em seu sistema.
BitLocker - este dispositivo não pode usar uma plataforma confiável
No entanto, o BitLocker nem sempre está funcionando corretamente e podem ocorrer problemas com o BitLocker. Em nossa postagem, mostramos alguns problemas comuns; por exemplo, A criptografia BitLocker do Windows 10 não confia mais em seu SSD , perda de dados do drive criptografado etc.
Além disso, você pode obter outro erro do BitLocker ao usar essa ferramenta de criptografia. Na tela do computador, você vê a mensagem de erro - Este dispositivo não pode usar um Módulo de plataforma confiável. Seu administrador deve definir a opção “Permitir BitLocker sem um TPM compatível” na política “Exigir autenticação adicional na inicialização” para volumes do sistema operacional.
Às vezes, o Windows mostra “este dispositivo não pode usar um Módulo de plataforma confiável”. Para se livrar do erro, tente as soluções abaixo.
Como corrigir erro de módulo de plataforma confiável no BitLocker
Se você observar com atenção, essa mensagem de erro é mais uma declaração que contém a correção. Mas para entender melhor, você precisa saber o significado de alguns termos desse erro.
- Módulo de plataforma confiável: TPM é um chip normalmente usado em sistemas mais novos. Ele armazena a chave de criptografia quando o BitLocker usa um TPM. Se o chip que oferece suporte a TPM não estiver presente no sistema, você ainda pode usar o BitLocker, mas uma unidade USB deve ser usada para armazenar a chave.
- Política do administrador: É uma configuração de política de grupo que deve ser alterada para permitir que o BitLocker funcione sem um TPM.
Agora, vamos ver dois métodos para corrigir esse erro.
Método 1: Permitir BitLocker sem um TPM
O erro ocorre quando sua placa-mãe não tem chip TPM. Para corrigir esse problema, é necessário permitir o BitLocker sem um chip TPM. A correção é exatamente como mencionada na declaração.
Etapa 1: Abra o Editor de Política de Grupo Local inserindo gpedit.msc para a barra de pesquisa e clicando no resultado.
Etapa 2: vá para Configuração do computador> Modelos administrativos> Componentes do Windows> Criptografia de unidade BitLocker> Unidades do sistema operacional .
Etapa 3: clique duas vezes Requer autenticação adicional na inicialização , marque a caixa de ativado na janela pop-up e também marque a caixa de Permitir BitLocker sem um TPM compatível .
Etapa 3: salve as alterações clicando em Aplique e depois Está bem .
Agora você pode abrir o BitLocker e o erro “este dispositivo não pode usar um Módulo de plataforma confiável” desaparece. Então, você pode usar esta ferramenta para proteger seus arquivos e pastas contra acesso não autorizado, protegendo sua unidade.
8 dicas para reparar a política de grupo corrompida no Windows 10Verifique como reparar a Política de Grupo corrompida no Windows 10. 8 correções são oferecidas com guias detalhados.
consulte Mais informação Dica: Não é ruim usar o BitLocker sem um TPM, mas a chave de criptografia deve ser armazenada em uma unidade USB em vez do próprio chip.Método 2: Limpar TPM
Se você ainda quiser usar o TPM e se certificar de que seu sistema possui o dispositivo como parte do hardware, limpar o TPM é útil. Siga o procedimento abaixo:
Etapa 1: Pressione Win + R para abrir a janela Executar.
Etapa 2: Digite tpm.msc e clique Está bem .
Etapa 3: vá para o Ações guia, clique Limpar TPM e reinicie o sistema.
Se o TPM estiver DESLIGADO, clique em Inicializar TPM na guia Ações e reinicie o PC. Se o TPM nunca for inicializado, você pode ver um assistente para configurar o TPM aparecer com o Ligue o hardware de segurança TPM diálogo. Basta seguir o assistente e reiniciar o PC.
Resultado
O erro “este dispositivo não pode usar um Módulo de plataforma confiável” aparece no Windows 10 ao usar o BitLocker? Agora, você pode ler esta postagem e tentar corrigir o erro do BitLocker usando os métodos mencionados.