Como inicializar a partir do M.2 SSD do Windows 10? Concentre-se em 3 maneiras [dicas de MiniTool]
How Boot From M 2 Ssd Windows 10
Resumo:
O que é M.2 SSD? Como instalar o Windows 10 no SSD M.2? Como inicializar a partir do SSD M.2? Esta postagem de MiniTool irá mostrar-lhe como configurar o M.2 como unidade de inicialização de 3 maneiras diferentes. Se você quer saber como instalar o Windows 10 no SSD NVMe e ter um melhor desempenho, continue lendo.
Navegação rápida :
O que é o M.2 SSD?
Quando se trata de melhorar o desempenho do computador, a opção pelo dispositivo de armazenamento mais rápido é uma jogada inteligente. Portanto, o SSD M.2 seria uma boa escolha. M.2, também conhecido como Next Generation Form Factor, é um padrão de interface para Ultrabook ou tablet, que pode ser usado para substituir o mSATA SSD.
O SSD M.2 possui uma especificação física mais flexível, permitindo assim diferentes larguras e comprimentos de módulo. Em geral, é menor que o SSD mSATA.
O SSD M.2 suporta interfaces PCIe 3.0, SATA 3.0 e USB 3.0, enquanto o SSD mSATA suporta apenas SATA. O SSD M.2 oferece velocidade rápida e armazena mais dados do que a maioria dos SSDs mSATA. O SSD M.2 tem uma velocidade máxima de 4 GB por segundo, enquanto o SSD SATA pode atingir apenas 600 MB por segundo.
Para obter mais informações sobre o SSD M.2, você pode ler a postagem: M.2 SSD vs. SATA SSD: Qual é adequado para o seu PC? - MiniTool
Com a velocidade mais rápida, mais e mais usuários gostariam de instalar o SSD M.2 em seus computadores e perguntar se eles podem inicializar a partir do SSD M.2 ou configurar o M.2 como unidade de inicialização. Claro, você pode fazer isso.
Na seção a seguir, mostraremos como inicializar a partir do SSD M.2 ou como instalar o Windows 10 no SSD M.2.
3 maneiras de inicializar do M.2 SSD
Nesta seção, mostraremos três maneiras de inicializar a partir do SSD M.2. Se você não deseja reinstalar o sistema operacional no SSD M.2, você pode tentar as duas primeiras maneiras. Eles serão muito mais fáceis para definir M.2 como unidade de inicialização. Se você deseja realizar uma instalação limpa do Windows 10, consulte a terceira maneira.
Nota: Para inicializar a partir do SSD M.2, verifique primeiro se o seu computador é compatível com a interface M.2.Caminho 1. Clonar o sistema operacional para M.2 SSD via MiniTool ShadowMaker
Para instalar o Windows 10 no SSD M.2, você pode optar por clonar o sistema operacional do disco original para o SSD M.2 e inicializar a partir dele. Desta forma, você não perderá nenhum dado pessoal e também economiza tempo e é conveniente.
Então, para clonar o sistema operacional para M.2 SSD, você pode usar a ferramenta de clonagem - MiniTool ShadowMaker, que pode ajudá-lo a clone o sistema operacional de HDD para SSD sem trazer qualquer dano aos dados originais.
Além disso, é uma peça profissional Software de backup do Windows , sendo capaz de manter o PC e os dados seguros através da criação de imagens de backup.
Então, com tantos recursos, basta fazer o download a partir do botão a seguir ou escolher compre uma edição avançada .
Agora, aqui está o tutorial sobre como definir M.2 como unidade de inicialização.
Etapa 1: Instale o SSD M.2 no PC
Para começar, você precisa instalar o M.2 SSD em seu PC. Você pode ler a postagem Como instalar um SSD M.2 em um PC desktop para fazer uma referência.
Etapa 2: Instale e inicie o MiniTool ShadowMaker
- Após instalar o M.2 SSD em seu pc, você precisa instalar o MiniTool ShadowMaker.
- Em seguida, inicie-o.
- Clique Keep Trial .
- Clique Conectar dentro Este computador continuar.
Etapa 3: Selecione a origem e o destino do clone
- Depois de entrar em sua interface principal, vá para o Ferramentas página.
- Clique Disco Clone .
- Clique Fonte módulo para selecionar a origem do clone do disco. Aqui você precisa selecionar o disco original do sistema como a fonte do clone.
- Clique Destino módulo para escolher o disco de destino. Aqui, você precisa escolher o SSD M.2 como o disco de destino. Então clique Terminar continuar.
Etapa 4: comece a clonar o SO para M.2 SSD
- Depois de selecionar a origem do clone e os discos de destino, clique em Está bem em Disco Clone página, o MiniTool ShadowMaker começará a clonar o disco.
- Não interrompa este processo até que seja concluído.
Quando o processo de clonagem do disco for concluído, você receberá a seguinte mensagem de aviso. Ele informa que o disco de origem e o disco de destino têm a mesma assinatura, portanto, remova qualquer um deles. Se você deseja inicializar a partir do disco de destino, altere primeiro a configuração do BIOS.
Etapa 5: definir M.2 SSD como unidade de inicialização
- Após clonar o SO para o SSD M.2, você precisa definir o M.2 como unidade de inicialização para inicializar a partir dele.
- Portanto, reinicie o computador para entrar no BIOS. Inicie o computador e pressione a tecla de atalho, como F2 (pode variar dependendo das diferentes marcas de computador) para entrar na BIOS .
- Então vá para Bota guia para alterar a ordem de inicialização. Você precisa definir a unidade de inicialização M.2 como a primeira sequência de inicialização.
Quando todas as etapas forem concluídas, você pode inicializar o computador a partir do SSD M.2. Desta forma, é muito simples definir M.2 como unidade de inicialização.
Maneira 2. Clone OS para M.2 SSD via MiniTool Partition Wizard
Para instalar o Windows 10 no SSD M.2 e inicializar a partir do M.2, mostraremos a segunda maneira. Desta forma, você também pode optar por clonar o SO para M.2 SSD.
O MiniTool fornece outra ferramenta para clonar o sistema operacional para o SSD M.2. É o MiniTool Partition Wizard. Isto é partição mágica , projetado para otimizar a partição e o uso do disco, como estender a partição, executar a recuperação de dados, reparando partição e assim por diante.
Com tantos recursos, baixe imediatamente para experimentar.
Agora, mostraremos como clonar o sistema operacional para o SSD M.2 e como inicializar a partir da unidade de inicialização M.2 do Windows 10.
Etapa 1: Instale o SSD M.2 em seu computador
Em primeiro lugar, você também precisa instalar o SSD M.2 no seu computador. Para as instruções de operação detalhadas, você pode consultar a primeira forma listada acima.
Etapa 2: comece a clonar o SO para M.2 SSD
1. Após instalar o M.2 SSD em seu computador, instale o MiniTool Partition Wizard e inicie-o.
2. Após entrar na interface principal do MiniTool Partition Wizard, selecione o disco original do sistema e escolha cópia de no menu de contexto para continuar.
3. Selecione um disco de destino. Aqui você deve selecionar o SSD M.2 como o disco de destino. Então clique Próximo .
4. Selecione as opções de cópia disponíveis. Então clique Próximo .
- Para usuários SSD, a opção Alinhar partições para 1 MB é recomendado, pois pode melhorar o desempenho do disco.
- Se você escolher a opção Use a tabela de partição GUID para o disco de destino , o disco de destino será convertido para GPT e este é um recurso pago.
Compre Agora
5. Em seguida, leia a nota com atenção que informa para alterar a ordem de inicialização se desejar inicializar a partir do SSD M.2. Então clique Terminar continuar.
6. Por fim, você pode visualizar as alterações e clicar Aplique para executá-los.
Etapa 3: alterar a ordem de inicialização no BIOS
Depois de clonar o sistema operacional para o SSD M.2, você precisa inserir a configuração do BIOS para alterar a ordem de inicialização e definir o SSD M.2 como o disco de inicialização padrão. Quanto às instruções de operação detalhadas, consulte a primeira forma listada acima.
Depois de concluir todas as etapas, você pode inicializar com êxito o computador a partir do SSD M.2.
Além do recurso Disk Clone, o MiniTool Partition Wizard também fornece o Migrar SO para SSD recurso que permite transferir o sistema operacional para o SSD M.2.
Caminho 3. Instale o Windows 10 no NVMe SSD
Na parte acima, mostramos como configurar a unidade de inicialização M.2 do Windows 10 de 2 maneiras. Nesta parte, mostraremos a terceira via.
Se você não quiser usar o sistema operacional original e quiser instalar um novo, tente este método. Antes de reinstalar o sistema operacional, por favor faça backup de seus arquivos importantes .
Agora, aqui está o tutorial sobre como instalar o Windows 10 no SSD M.2.
Etapa 1: Criar mídia de instalação do Windows 10
- Para instalar o Windows 10 no SSD M.2, você precisa criar a mídia de instalação do Windows 10 primeiro.
- Clique aqui para baixar a ferramenta Microsoft Media Creation.
- Em seguida, execute-o no seu computador. Você pode ler a postagem Um guia completo para a ferramenta de criação de mídia do Windows 10: como usar para saber como usá-lo para criar a mídia de instalação do Windows 10.
Etapa 2: Instale o SSD M.2 em seu PC
Em seguida, você deve instalar o SSD M.2 em seu computador. Para obter instruções detalhadas, consulte a primeira forma listada acima.
Etapa 3: comece a instalar o Windows 10 no SSD M.2
1. Conecte a mídia de instalação do Windows 10 ao seu computador e inicialize a partir dele.
2. Após inicializar o computador a partir da mídia de instalação, selecione o idioma, a hora e o teclado. Então clique Próximo continuar.
3. Em seguida, clique em instale agora continuar.
4. Em seguida, é necessário inserir a chave de licença do Windows. Você também pode clicar na opção Eu não tenho uma chave de produto e entrar mais tarde.
5. Aceite os termos da licença e clique em Próximo continuar.
6. Você precisa escolher o tipo de instalação que deseja. Aqui, pegamos o último - Personalizado: instalar apenas o Windows (avançado) como um exemplo.
7. Selecione a unidade para instalar o Windows 10. Aqui você precisa escolher o SSD M.2. Então clique Próximo continuar.
8. Em seguida, você precisa esperar o Windows 10 terminar a instalação.
9. Quando o processo for concluído, entre no BIOS para alterar a ordem de inicialização e inicialize seu computador a partir do SSD M.2. Para obter instruções detalhadas, consulte a primeira forma listada acima.
Depois que todas as etapas forem concluídas, você pode inicializar com êxito a partir do SSD M.2.
A partir das informações acima, este post apresentou 3 maneiras de instalar o Windows 10 no SSD M.2 e também mostra como inicializar a partir do SSD M.2. Se você deseja usar o sistema operacional original, pode optar por clonar o sistema operacional para o SSD M.2. Se você deseja instalar o Windows 10 no SSD M.2, pode tentar a terceira solução.
Depois de instalar o Windows 10 no M.2 SSD, você pode desfrutar de um melhor desempenho porque o M.2 SSD oferece uma velocidade de transferência rápida.