Como clonar RAID 0, 1 e 5 de hardware e software
How To Clone Hardware Software Raid 0 1 And 5
Às vezes, pode ser necessário clonar o RAID para fazer backup. Esta postagem de Miniferramenta mostra como fazer clonar RAID 0, 1 e 5 em uma única unidade. Observe que o RAID de hardware e o RAID de software possuem métodos de clonagem diferentes.Por que você precisa clonar RAID?
RAID (Redundant Arrays of Independent Drives) é uma tecnologia que combina várias unidades em uma matriz de unidades para aumentar a capacidade e melhorar o desempenho de gravação/leitura, MTBF (Mean Time Between Failure) e tolerância a falhas.
Além disso, existem vários tipos de RAID para atender às diferentes necessidades dos usuários. RAID 0, RAID 1 e RAID 5 são os tipos de RAID mais comuns que as pessoas podem usar. Suas características são as seguintes:
- RAID0: Combina pelo menos duas unidades em um grande volume para aumentar a capacidade e melhorar o desempenho. Observe que isso melhora o desempenho ao dispersar dados contínuos em várias unidades para acesso. Portanto, quando um disco for danificado, os dados dos outros discos também ficarão indisponíveis.
- RAID 1: Ele precisa de duas unidades e um disco é usado para fazer backup dos dados do outro.
- RAID 5: Precisa de pelo menos três unidades. Ele acessará dados e informações de verificação de paridade em todas as unidades. Observe que as informações de verificação de paridade ocupam apenas a capacidade de um disco.
No entanto, ainda existe o risco de corrupção de dados. Portanto, algumas pessoas podem precisar clonar o RAID. Como fazer isso? Você pode consultar o seguinte conteúdo.
Leia também: SSD vs RAID: é hora de substituir o RAID pelo SSD?Como clonar RAID de hardware
Existem RAID de hardware e RAID de software. O RAID de hardware inclui uma placa RAID especializada para combinar unidades em um volume virtual, um chip de processamento de E/S especial e um buffer de array especial. Esses componentes fazem com que o RAID de hardware tenha o melhor desempenho.
Quando você conecta um dispositivo RAID de hardware ao computador, o Windows reconhece apenas todo o dispositivo RAID como um disco. Portanto, clonar RAID de hardware é muito simples. O processo é igual à clonagem de um disco básico.
Para clonar um disco rígido , recomendo que você use o MiniTool Partition Wizard. Este software é multifuncional, permitindo que você recuperar dados do disco rígido , converter MBR para GPT sem perda de dados, etc. Aqui está o guia.
Demonstração do assistente de partição MiniTool Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Baixe o Assistente de Partição MiniTool. Se o disco RAID for apenas um disco de dados, você poderá usar a versão gratuita. Se houver um sistema operacional no disco RAID, você precisará usar versões pagas.
Passo 2: Instale e inicie o MiniTool Partition Wizard. Na interface principal, clique com o botão direito no disco RAID e escolha cópia de .
Etapa 3: Na janela pop-up, selecione um disco de destino. Observe que os dados no disco de destino serão destruídos.
Passo 4: Revise as alterações. Você pode alterar o layout do disco e o tamanho da partição aqui. Em seguida, siga as instruções na tela.
Etapa 5: Clique no Aplicar botão para executar a operação.
Leia também: Como reconstruir o RAID se o RAID falhar?Como clonar RAID de software
Se você usar software para combinar várias unidades em um volume lógico, isso será chamado de RAID de software. O disco dinâmico no Gerenciamento de disco é um desses mecanismos.
No Gerenciamento de disco, o volume distribuído é RAID 0, o volume espelhado é RAID 1 e o volume RAID-5 é RAID 5. Observe que os volumes RAID 0 e RAID 1 podem ser criados em versões comuns do Windows, mas os volumes RAID-5 podem ser criado apenas nas edições do Windows Server.
Como clonar RAID de software? Você pode usar o MiniTool Partition Wizard. Esse magia de partição software e ajuda você a clonar RAID 0 em uma unidade única, clonar RAID 1 em uma unidade maior, clonar RAID 1 em SDD e clonar RAID 5. Além disso, o processo para clonar RAID 0, 1 e 5 é o mesmo. Aqui está o guia:
Demonstração do assistente de partição MiniTool Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Baixe o Assistente de Partição MiniTool. Observe que se o seu computador estiver executando sistemas Windows Server, você precisará usar o MiniTool Partition Wizard Edição Servidor .
Passo 2: Instale e inicie este software. Na interface principal, clique com o botão direito no volume removido ou espelhado e escolha Copiar volume .
Etapa 3: Na janela pop-up, decida onde copiar. Você pode selecionar o espaço não alocado em um disco básico ou um volume em um disco dinâmico e clicar Próximo .
Pontas: Você não tem permissão para selecionar uma partição existente no disco básico.Passo 4: Edite o tamanho e a localização da partição. Você pode manter a opção padrão. Então clique Terminar .
Etapa 5: Clique no Aplicar botão para executar a operação.
Leia também: Como recuperar dados de matrizes RAID passo a passoConclusão
Esta postagem explica por que você precisa clonar o RAID e mostra como fazer isso. Se você tiver outros métodos, pode deixar comentários na zona a seguir.
Além disso, se você encontrar problemas ao usar o MiniTool Partition Wizard, não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail: [e-mail protegido] . Entraremos em contato com você o mais breve possível.