Introdução à placa de expansão, incluindo sua aplicação [MiniTool Wiki]
Introduction Expansion Card Including Its Application
Navegação rápida :
O que é um cartão de expansão?
O que é uma placa de expansão? A placa de expansão também pode ser chamada de placa de expansão, placa adaptadora ou placa acessória. É uma placa / placa de circuito impresso usada para adicionar outras funções ao sistema do computador por meio de um barramento de expansão.
Tecnicamente falando, todas as placas de circuito impresso conectadas ao barramento do computador são placas de expansão porque “expandem” as funções do computador. Portanto, as placas de expansão disponíveis incluem placas de som, placas de vídeo, placas de rede e assim por diante.
Dica: Se você estiver procurando alguns métodos para corrigir problemas causados por placas de som, placas de vídeo ou outras coisas, é recomendável ir para o MiniTool local na rede Internet.Todos os cartões de expansão são usados para aprimorar a qualidade de suas funções específicas. Por exemplo, uma placa de vídeo é usada para melhorar a qualidade do vídeo no computador.
Postagem relacionada: Como saber se sua placa de vídeo está morrendo? 5 sinais estão aqui!
História
- Em 1973, o primeiro microcomputador comercial com função de slot de expansão foi o MicralN. A primeira empresa a estabelecer um padrão de fato foi a Altair, que desenvolveu o Altair 8800 entre 1974 e 1975, que mais tarde se tornou um padrão de vários fornecedores, ou seja, o S-100. ônibus.
- Em 1981, a BM introduziu o barramento rastreável Industry Standard Architecture (ISA) com o IBM PC. Naquela época, a tecnologia era chamada de barramento de PC.
- Em 1991, a Intel lançou seu slot PCI para substituir o ISA.
- Em 1997, o barramento AGP foi lançado. O barramento AGP foi projetado especialmente para vídeo.
- Em 2005, tanto o PCI quanto o AGP foram substituídos pelo PCI Express.
Com a invenção do USB, os computadores se tornaram mais flexíveis e os dispositivos podem ser adicionados para melhorar o desempenho sem a necessidade de placas de expansão. No entanto, a placa de vídeo e a placa de som ainda são usadas para personalizar o PC.
Inscrição
O principal objetivo da placa de expansão é fornecer ou expandir recursos não fornecidos pela placa-mãe. Por exemplo, o IBM PC original não possuía gráficos integrados ou recursos de disco rígido. Nesse caso, a placa gráfica e a placa controladora de disco rígido ST-506 ofereciam capacidade gráfica e interfaces de disco rígido, respectivamente.
Alguns computadores de placa única não fornecem placas de expansão e podem fornecer apenas soquetes de IC na placa para alterações limitadas ou personalização. Devido ao custo relativamente alto de conectores multipinos confiáveis, alguns sistemas de mercado de massa (como computadores domésticos) não tinham slots de expansão, mas usam conectores de borda de placa na borda da placa-mãe para colocar soquetes correspondentes caros no custo de equipamento periférico.
No caso de expandir a capacidade da placa, a placa-mãe pode fornecer uma única porta serial RS232 ou porta Ethernet. As placas de expansão podem ser instaladas para fornecer várias portas RS232 ou várias portas Ethernet de largura de banda superior. Nessas circunstâncias, a placa-mãe fornece funções básicas, enquanto as placas de expansão fornecem portas adicionais ou aprimoradas.
Construção Física
A borda lateral da placa de expansão é fixada com um contato (conector de borda ou conector de pino) adequado para o slot. Eles estabelecem contato elétrico entre o eletrônico do cartão e a placa-mãe.
Placas de expansão periférica geralmente possuem conectores para cabos externos. Em computadores pessoais compatíveis com PC, esses conectores estavam localizados em suportes na parte traseira do gabinete. O conector do sistema de painel traseiro industrial foi instalado na borda superior da placa, oposta aos pinos do painel traseiro.
De acordo com o formato da placa-mãe e do gabinete, aproximadamente de uma a sete placas de expansão podem ser adicionadas ao sistema do computador. 19 ou mais placas de expansão podem ser instaladas no sistema de backplane. O consumo total de energia e a dissipação de calor tornam-se fatores limitantes quando muitas placas de expansão são adicionadas ao sistema.
Algumas placas de expansão ocupam mais de um espaço de slot. Por exemplo, a partir de 2010, muitas placas gráficas no mercado são placas gráficas de dois slots, usando o segundo slot como um lugar para colocar um ativo dissipador de calor com um fã.
Alguns cartões são cartões de “perfil baixo”, o que significa que são mais curtos do que os cartões padrão e podem ser instalados em gabinetes de computador de altura inferior. Uma placa de expansão definida para conexão externa, como uma rede, SAN ou placa de modem, geralmente é chamada de placa de entrada / saída (ou placa de E / S).
Resultado
Resumindo, este post está falando principalmente sobre cartão de expansão, então depois de ler este post, você deve conhecer sua história, aplicação e também sua construção física.