[Análise completa] O uTorrent é seguro para usar? 6 dicas para usar com segurança [dicas do MiniTool]
Is Utorrent Safe Use
Resumo :
Este artigo oferecido pela MiniTool Tech dá uma revisão completa sobre o uTorrent sobre o que é, como funciona, se o uTorrent é seguro, como usá-lo com segurança, bem como suas alternativas. Você pode encontrar tudo o que deseja saber sobre o uTorrent aqui.
Navegação rápida :
O que é uTorrent?
uTorrent, também escrito como μTorrent, é um adware proprietário do BitTorrent. Ele é desenvolvido pela BitTorrent, Inc. uTorrent é projetado para usar o mínimo de recursos do computador enquanto fornece serviços comparáveis a clientes BitTorrent maiores, como BitComet e Vuze.
BitTorrent, Inc., agora RainBerry, Inc., é uma empresa americana responsável pelo desenvolvimento contínuo do protocolo ponto a ponto BitTorrent e pelo desenvolvimento contínuo do uTorrent e BitTorrent Mainline, dois clientes desse protocolo.
A transferência de arquivos pelo protocolo BitTorrent constitui uma fatia significativa de todo o tráfego da Internet. Em seu pico, 170 milhões de pessoas usam o protocolo todos os meses.
Vantagens
- Pegue um pequeno número de recursos do computador, como memória e CPU.
- Velocidade de compartilhamento rápido de arquivos (download e upload).
- Reduza a carga em servidores centralizados, distribuindo a carga entre os usuários.
- Vários sistemas operacionais (SO) e idiomas suportados.
Desvantagens
- Algumas versões podem ter anúncios, adware, malware, bundleware, etc., especialmente para versões gratuitas e versões baixadas de fontes não oficiais.
- É amplamente utilizado ilegalmente para compartilhar arquivos protegidos por direitos autorais, como filmes, música, jogos e software.
Como funciona o uTorrent?
Em primeiro lugar, você precisa saber o que é torrent. Torrent é fazer download e upload de arquivos através da rede BitTorrent. O especial é que, em vez de baixar arquivos de um servidor central, o torrent envolve o download de arquivos de dispositivos de outros usuários na rede. Vice-versa, os usuários carregam arquivos de seus próprios dispositivos para que outros façam download.
E, como um dos clientes do BitTorrent, o uTorrent funciona da mesma forma que o torrent descrito acima.
O uTorrent é seguro?
Antes de responder a pergunta, vamos ver alguns casos.
Caso 1: O uTorrent Web é seguro?
No final de 2010, uma versão do uTorrent foi lançada com adware na forma de Conduit Engine. O adware instalou uma barra de ferramentas e fez alterações na página inicial e no mecanismo de pesquisa padrão no navegador do usuário sem o consentimento do usuário. Foi rude! Para ser pior, o adware era difícil de remover! Sob a controvérsia e pressão de um grande número de usuários, o uTorrent empacotou a nova barra de ferramentas do Bing em 2011.
Caso 2: uTorrent Is It Safe?
Em agosto de 2012, o BitTorrent anunciou a adição de publicidade na versão gratuita do uTorrent. Embora a publicidade pudesse ser rejeitada individualmente pelos usuários, assim como a publicidade em outros lugares, os usuários gratuitos não ficaram satisfeitos com ela e deram uma resposta negativa.
Portanto, alguns dias depois, o BitTorrent afirmou que os anúncios poderiam ser opcionalmente desligados. Foi lançado o Pimp My uTorrent, um programa criado por usuários para simplificar o processo de desabilitação de anúncios no uTorrent para computadores Windows. A partir da versão 3.2.2, o uTorrent também contém anúncios no conteúdo descritos como Torrent em destaque. Em tal situação, se você desabilitar os anúncios, é possível desabilitar o conteúdo também.
Artigo relacionado: Como consertar o uTorrent que não está respondendo no Windows 10Caso 3: Quão seguro é o uTorrent?
Em março de 2015, o uTorrent foi acusado de instalar automaticamente um programa chamado Epic Scale. A Epic Scale extrai a criptomoeda Litecoin em segundo plano para a BitTorrent, Inc. (supostamente dando uma parte para instituições de caridade) usando o poder da CPU e GPU. Foi classificado como riskware por alguns programas de segurança.
Um desenvolvedor do uTorrent contestou a alegação de que ele foi instalado automaticamente. Ele afirmou que o Epic Scale pode ser recusado durante a instalação, assim como todos os outros programas de parceiros incluídos no uTorrent. Ainda assim, em 28 de março, o Epic Scale foi removido permanentemente da instalação do uTorrent como um pacote de software.
Caso 4: É seguro usar o uTorrent?
Diz-se que os usuários uTorrent ucranianos e russos estão sendo enganados para instalar o Yandex Browser e outro software produzido pelo Yandex.
OK, não há mais casos. Os quatro casos acima podem provar que o uTorrent não é tão seguro! Na verdade, nenhum software / programa / aplicativo / aplicativo / ferramenta / utilitário / recurso é totalmente seguro, especialmente para programas de compartilhamento de arquivos como o uTorrent. Mesmo para software antivírus, também é perigoso para coletar informações do usuário e até mesmo convidar vírus que não são conhecidos por si só.
Quanto ao navegador da web adicionado ao uTorrent no Caso 1 acima, alguns usuários acham que ele pode rastreá-los registrando os endereços IP daqueles que baixam ou recebem os anúncios. Além disso, o recurso de pesquisa pode ser usado para rastrear as consultas do usuário.
O uTorrent é seguro para download?
Mais importante ainda, como você provavelmente está baixando itens de dispositivos de outros usuários, não do servidor central que é comparativamente mais seguro, você pode baixar vírus junto com os arquivos que deseja em seu computador.
Com mais de 150 milhões de usuários, o uTorrent é o cliente BitTorrent mais usado fora da China, ficando em segundo lugar globalmente atrás apenas do Xunlei, um cliente BitTorrent chinês mais usado. Portanto, se algum vírus invadir o protocolo do uTorrent, muitas pessoas serão afetadas. Certamente será um grande dano e perda.
Você pode gostar: Corrigir erro de sobrecarga de disco uTorrent no Windows 10/7Desinstalar uTorrent
O uTorrent é seguro?
O uTorrent não é 100% seguro, especialmente para versões baixadas de sites de terceiros.
Se você não quiser mais usar o uTorrent ou se não tiver certeza sobre a segurança de sua versão atual do uTorrent, basta removê-lo do computador. Então, como deletar o uTorrent do PC? Normalmente, como outros programas, apenas desinstale-o nas configurações do Windows
Se você não conseguir desinstalar o uTorrent ou seu software incluído nas configurações do Windows, tente fazer isso no Painel de controle. Ou apenas conte com um programa profissional de desinstalação de software para remover os aplicativos que você não deseja de sua máquina.
Como usar o uTorrent com segurança?
Como usar o uTorrent com segurança?
- Baixe o uTorrent de seu site oficial.
- Sempre baixe arquivos de fontes confiáveis
- Proteja seu download por firewall, software antivírus, etc.
- Faça backup do seu computador na programação
- Torrent anonimamente com VPN
- Torrent via Tor (rede de anonimato)
- Use rastreadores
Se você realmente precisa continuar usando o uTorrent, mas se preocupa com os riscos potenciais de ser infectado ou pego, o que deve fazer para mitigar os danos. Existem várias sugestões para referência.
Sugestão 1. Baixe o uTorrent de seu site oficial
Depois de remover a versão anterior suspeita do uTorrent, é altamente recomendável baixar sua versão mais recente de seu website oficial assim, para evitar a chance de ser infectado por malware.
Sugestão 2. Sempre baixe arquivos de fontes confiáveis
Mesmo que você não possa evitar o perigo o tempo todo, você pode tentar o seu melhor para baixar o que deseja de uma fonte comparativamente mais segura. Para saber qual fonte é mais segura, você pode confiar nos comentários de outras pessoas e na reputação do remetente.
Além disso, evite baixar conteúdo lançado em DVD e Blu-Ray nos últimos meses, especialmente para filmes. E evite baixar programas crackeados, pois eles provavelmente distribuem vírus.
Sugestão 3. Proteja seu download por firewall, software antivírus, etc.
A sugestão 1 acima é difícil de executar. Em seguida, uma maneira fácil é habilitar o firewall e abrir o software antivírus enquanto faz o torrent. Ele pode não apenas protegê-lo contra vírus, mas também impedir que você envie arquivos suspeitos para atacar os computadores de outras pessoas.
PeerBlock, por exemplo, é um firewall pessoal gratuito e de código aberto que bloqueia pacotes vindos de, ou indo para, uma lista mantida de hosts na lista negra, especialmente para redes ponto a ponto.
Além disso, é recomendável verificar a presença de vírus em sua máquina com freqüência. Verifique especialmente seus arquivos baixados recentemente antes de abri-los. Alguns vírus são bons em camuflagem. Eles podem passar com sucesso o gateway do firewall. Quando eles entrarem no seu computador, eles mostrarão o que realmente são. Ou talvez eles ainda fiquem em silêncio por alguns dias. De qualquer forma, faça uma varredura frequente em seu PC por meio de programas antivírus.
Sugestão 4. Faça backup do seu computador na programação
O uTorrent está protegido contra vírus? Provavelmente não. Portanto, observe seus arquivos importantes! O último mas importante seguro que você pode dar aos seus dados cruciais é fazer um backup deles. Não uma vez, mas dentro do cronograma!
Então, como fazer isso?
Claro, você precisa da ajuda de um programa profissional e confiável como o MiniTool ShadowMaker. É seguro sem pacotes ou anúncios de terceiros. Além disso, você pode usá-lo gratuitamente por 30 dias sem nenhum custo.
Para utilizar a ferramenta, em primeiro lugar, você precisa fazer o download e instalá-la no seu computador. Ele suporta apenas sistemas operacionais Windows atualmente.
Etapa 1. Inicie o MiniTool ShadowMaker e clique em Keep Trial em sua primeira tela.
Etapa 2. Quando estiver em sua IU principal, navegue até o Cópia de segurança aba.
Etapa 3. Na guia Backup, clique no botão Fonte módulo para selecionar os arquivos dos quais deseja fazer backup.
Etapa 4. Clique no Destino módulo para escolher onde deseja salvar seu backup. Recomenda-se que você armazene a imagem de backup em armazenamento externo .
Etapa 5. Em seguida, ele o redirecionará de volta à interface principal da guia Backup. Lá, clique no Cronograma botão no canto inferior esquerdo.
Etapa 6. Na janela pop-up, ative a função de programação e configure uma programação para fazer backup de seus arquivos regularmente.
Etapa 7. Você será direcionado para a guia Backup principal novamente. Lá, basta visualizar a tarefa e iniciá-la clicando em Faça backup agora no canto inferior esquerdo.
Quando terminar, basta fechar o programa. E, na hora definida no futuro, ele começará automaticamente a fazer o backup dos arquivos selecionados para o local selecionado. Se você optar por fazer backup em um dispositivo externo, apenas mantenha o dispositivo conectado ao computador.
Configurar sistemas Windows para fazer backup automático dos dados do usuárioComo configurar seus sistemas Windows para fazer backup automático dos dados do usuário, todas as noites à meia-noite, por exemplo? Qual utilitário do Windows é usado para fazer backup dos dados do usuário?
consulte Mais informaçãoSugestão 5. Torrent anonimamente com VPN
Torrent com redes privadas virtuais ocultará sua atividade na Internet do seu ISP (Provedor de Serviços de Internet). Se você deseja impedir que seu ISP monitore sua atividade, selecione uma VPN que não mantenha um registro de sua atividade e que não seja baseada em um país onde o sistema jurídico pode ser usado para exigir registros de clientes.
Sugestão 6. Torrent via Tor (rede de anonimato)
Tor é um programa gratuito e de código aberto que permite a comunicação anônima. Ele direciona o tráfego da Internet por meio de uma rede de sobreposição voluntária gratuita e mundial que consiste em mais de 7.000 retransmissores para ocultar a localização e o uso de um usuário de qualquer pessoa que realize vigilância de rede ou análise de tráfego.
Sugestão 7. Use rastreadores
Um rastreador é como um mecanismo de busca que indexa arquivos na rede BitTorrent e julga se um download é seguro ou não. Para o rastreador público, qualquer pessoa pode simplesmente acessar seus respectivos sites e pesquisar sem fazer login ou fornecer qualquer autenticação.
Alternativas do uTorrent
Se o uTorrent não satisfaz você e você ainda se preocupa com o perigo potencial de usar o uTorrent, você pode mudar para substitutos do uTorrent para fazer o trabalho de compartilhamento de arquivos.
Observação: Algumas das alternativas abaixo ainda são potencialmente arriscadas, especialmente para os programas que também adotam a tecnologia torrent.Alternativa 1. qBittorrent
qBittorrent é um cliente BitTorrent de plataforma cruzada gratuito e de código aberto. É um aplicativo nativo escrito em C ++. qBittorrent faz uso de Qt5, kit de ferramentas Boost e biblioteca de barra raster libtorrent (para back-end de torrent). Seu mecanismo de pesquisa opcional é escrito em Python.
Alternativa 2. Xunlei
Xunlei é um software de compartilhamento de arquivos chinês com suporte para protocolos BitTorrent, HTTP, FTP e eDonkey. É o cliente BitTorrent mais usado na China e também o cliente BitTorrent mais usado no mundo. O Xunlei usa uma tecnologia chamada P2SP para acelerar o processo de download. Ele apresenta anúncios em banner que podem ser desativados se você estiver logado como um usuário VIP.
Alternativa 3. Streaming
Em vez de baixar os arquivos inteiros via torrent, hoje em dia, muitas pessoas optam por transmitir conteúdo de vídeo em seus navegadores da web ou por aplicativos profissionais como YouTube e Twitch. No entanto, quando você transmite conteúdo protegido por direitos autorais ou assiste a conteúdo pirateado, ainda é ilegal e as ações também são vulneráveis a ameaças como phishing.
Alternativa 4. Usenet
Usenet é um serviço pago para baixar arquivos de servidores centrais em vez de pares de rede. Seu download é muito mais rápido e geralmente tão rápido quanto o seu ISP pode suportar. A Usenet também é mais privada. A conexão é direta entre você e os servidores, que geralmente são criptografados por SSL ou equipados com VPN.
Por outro lado, fazer o download de um arquivo Usenet não significa que você tenha que gerá-lo para outros. Assim, você fica menos sujeito a ser pego por fornecer conteúdo protegido por direitos autorais. Além do mais, os provedores de Usenet disponibilizam arquivos por um determinado número de dias, 1.200 dias para o padrão. Portanto, também é uma forma de restringir o compartilhamento ilegal de arquivos.
5 maneiras de impedir o uTorrent de abrir na inicialização do Windows 10Como impedir que o uTorrent abra na inicialização do Windows 10? Como impedir que o uTorrent 3.5 abra na inicialização do Windows 10? Como faço para impedir que o uTorrent abra?
consulte Mais informaçãoAgora, você deve saber se o uTorrent é seguro ou não e como lidar com isso. Se você tiver alguma dúvida sobre os conteúdos acima, basta comentar abaixo. Ou, se você encontrar problemas ao usar o MiniTool ShadowMaker, sinta-se à vontade para nos contatar via Nós .
Perguntas frequentes sobre segurança do uTorrent
O uTorrent é legal? Depende. O próprio uTorrent é legal. No entanto, às vezes, a ação que alguns usuários confiam no uTorrent para realizar é ilegal, por exemplo, baixar e compartilhar arquivos protegidos por direitos autorais sem permissão. A influência de ser pego pelo uso ilegal do uTorrent? O gerenciador de direitos autorais e o Provedor de Serviços de Internet (ISP) monitoram a rede do BitTorrent. Se você for pego fazendo torrents com conteúdo protegido por direitos autorais, eles entrarão em ação. Por exemplo, envie uma carta de advertência ou limite sua conexão de rede para uma ação judicial. Como remover anúncios / malware do uTorrent?Normalmente, apenas usuários gratuitos podem ter anúncios ou malware. Você pode fechar anúncios e desinstalar o malware manualmente. Para desinstalar o malware, você pode fazer isso nas Configurações do Windows ou no Painel de Controle, ou contar com um programa de terceiros.
Se você é um usuário pago e ainda encontra anúncios, pesquise no aplicativo uTorrent ou em seu site por uma entrada para remover os anúncios de uma vez por todas.
O BitTorrent é seguro? Semelhante ao uTorrent, o próprio BitTorrent é uma ferramenta segura. No entanto, se você usá-lo para fazer torrents em redes ou sites arriscados, poderá ser infectado por vírus.