Formato de baixo nível para HDD [MiniTool Wiki]
Low Level Format Hdd
Navegação rápida :
O formato de baixo nível refere-se à divisão de cilindros e trilhas em um disco vazio. Em seguida, os cilindros são divididos em vários setores. Em seguida, cada setor é dividido em ID, GAP, DATA e assim por diante.
Podemos ver que a formatação de baixo nível é realizada antes da formatação de alto nível. Isso pode ser alcançado não apenas em ambiente DOS, mas também em sistemas Windows NT. O formato de baixo nível suporta apenas um disco rígido em vez de uma partição separada. Quando cada disco sai da fábrica, os fabricantes de disco rígido executam a formatação de baixo nível nele. Portanto, os usuários não precisam realizar formatação de baixo nível.
Depois de ler esta postagem - Confira esta maneira de recuperar arquivos do disco rígido formatado , você saberá o que são formato de baixo nível e formato de alto nível, respectivamente, e como recuperar arquivos de um disco rígido formatado.
1. Princípios Principais
Os usuários devem prestar atenção ao fato de que sob o nível técnico de leitura de disco anterior, a formatação de baixo nível é uma operação em deterioração. Isso tem um impacto negativo na vida útil do disco rígido.
Porém, realizar a formatação de baixo nível no disco rígido, que foi produzida nos últimos um ou dois anos, tem menor impacto na vida útil do disco rígido, pois isso não pertence à operação física.
Muitos fabricantes de discos rígidos sugerem que os usuários não tentem executar a formatação de baixo nível. As pessoas podem redividir setores por formato de baixo nível quando um grande número de setores defeituosos aparece, porque o disco rígido foi usado por muito tempo ou é afetado por um forte campo magnético e magnético externo. Mas a premissa é que o disco rígido não está fisicamente danificado.
Função de formatação de baixo nível para HDD: a formatação de baixo nível para HDD é uma forma de inicializar completamente o disco. Os dados salvos anteriormente no disco rígido serão perdidos após a formatação de baixo nível. Portanto, em geral, é melhor evitar a formatação de baixo nível do HDD se não for muito necessário.
Mas, existem duas situações em que temos que realizar a formatação de baixo nível. Uma é que os fabricantes de discos rígidos realizarão a formatação de baixo nível no disco antes que ele saia da fábrica. A outra é que, quando o disco rígido tem setores defeituosos, executar a formatação de baixo nível para ele pode reduzir a velocidade de propagação de setores defeituosos ou proteger os setores defeituosos.
No primeiro caso, não precisamos descrever em detalhes, porque o formato de baixo nível do HDD antes de sair da fábrica só entra em contato com os engenheiros de disco. Para usuários comuns, não há necessidade de considerar este assunto. No segundo caso, que tipo de setores de cama precisam de formato de baixo nível? Vamos dar uma olhada nos tipos de setores defeituosos do disco rígido antes de descrever esta questão crítica.
2. Causa e Efeito
Setor Lógico Ruim
Em geral, os setores defeituosos são divididos em setores defeituosos físicos e setores defeituosos lógicos.
Os setores defeituosos lógicos são mais fáceis de lidar do que os setores defeituosos físicos. Refere-se a que o disco rígido sofre interferência quando os dados são gravados nele. Isso causa erros ECC. Da perspectiva do processo, refere-se a quando os dados são gravados no disco rígido, ele usará a lógica ECC para recombinar os dados. Geralmente, 512 bytes precisam ser gravados no sistema operacional. Mas, na verdade, dezenas de bytes adicionais serão gravados no disco rígido. E todos esses bytes serão verificados e codificados usando ECC. Se o código de correção ECC calculado pelos bytes originais for diferente daquele calculado pelos bytes lidos, isso causará um erro ECC. Isso é chamado de causa de setores defeituosos lógicos.
O comando CHKDSK é capaz de verificar se há setores defeituosos na superfície do disco e marcá-los. Mas e se o CHKDSK excluir seus dados importantes? Recomenda-se usar o MiniTool Power Data Recovery para recuperar dados após CHKDSK .
Setor Físico Ruim
Para setores físicos defeituosos, há danos catastróficos ao disco rígido. Ele pode ser dividido em setores defeituosos físicos internos e externos. O dano físico da superfície do disco rígido pertence a setores defeituosos físicos externos. Isso não pode ser reparado.
Mas quando a influência externa causa erro de gravação de dados, o SO irá julgar isso como setor físico ruim. Setores físicos defeituosos podem ser reparados com ferramentas de disco rígido ( software de verificação e reparo de disco rígido fornecido por fabricantes de disco ) Além disso, para pequenos danos à superfície do disco rígido, algumas ferramentas do disco rígido ( como Data Lifeguard Tools of Western Digital ) pode corrigir erros redirecionando para um bom setor.
Dica: Não sabe o status do disco? Experimente o MiniTool Partition Wizard para verificar se o seu disco rígido tem alguns setores físicos defeituosos ou não com ' Teste de superfície ' característica.Para esses tipos de setores defeituosos, os setores defeituosos físicos externos certamente estão além do reparo. É um dano mais direto à superfície do disco rígido, portanto, não pode ser reparado, mesmo se você executar a formatação de baixo nível ou usar ferramentas de disco rígido ( a menos que seja um pequeno dano, algumas ferramentas podem resolver esse problema retendo esses setores defeituosos )
Efeito de formato de baixo nível
(1) Setores defeituosos do disco rígido e formato de baixo nível
No caso de setores defeituosos lógicos ou setores defeituosos físicos soft no disco rígido, os setores defeituosos lógicos podem ser reparados automaticamente durante a formatação de baixo nível, enquanto os setores defeituosos físicos internos são protegidos ( escondido ) Executar a formatação de baixo nível no disco rígido pode excluir todas as partições do disco, mas ainda existem setores defeituosos. Proteger setores defeituosos é apenas ocultá-los para que os usuários não usem esses setores defeituosos quando armazenam dados. Isso pode garantir a confiabilidade dos dados dos usuários até certo ponto, mas os setores defeituosos se espalharão junto com o número crescente de partições e formatos do disco rígido.
Portanto, não aconselhamos os usuários a realizar formatação de baixo nível. Se o disco rígido danificado estiver no período de garantia, é melhor consertá-lo ou encontrar o revendedor para obter um novo. Esta não é apenas a melhor solução, mas também uma solução completa. Se o disco rígido estiver além do período de garantia, você pode tentar a formatação de baixo nível para evitar a perda de dados causada pelo armazenamento em setores defeituosos.
(2) Formato de baixo nível de vírus de computador e disco rígido
Quando um grande número de vírus ataca um determinado setor do disco rígido, é difícil eliminá-los pelo formato geral. Isso pode ser refletido quando a interface normal de trabalho do computador não pode ser acessada. E não importa como você formate o disco do sistema ou reinstale o SO, o sistema não funcionará corretamente após a reinstalação.
Alguns sistemas de arquivos de vírus usam o método de codificação de criptografia de prefixo e sufixo, por isso é difícil eliminar o vírus pelo formato geral, ou seja, após criptografar os códigos de prefixo e sufixo dos arquivos de vírus, este setor do disco é impedido de ser formatado de forma geral. Os usuários comuns de computador não têm certeza sobre isso, então eles sempre pensam que há problemas com o computador. Eles não sabem qual área de armazenamento é atacada pelo vírus.
Se o fenômeno acima aparecer, só podemos realizar a formatação de baixo nível do HDD. O chamado formato de baixo nível de computador é para executar magnética de alta intensidade em trilhas de gravação magnética ( trilhas ) do setor do disco. Os arquivos de vírus armazenados no setor do disco podem ser eliminados desta forma. Você pode formatar a partição e reinstalar o sistema operacional após a formatação de baixo nível. E agora, o computador pode funcionar corretamente. O comando Format low-level format no comando DOS do disco do sistema é geralmente usado para obter a formatação de baixo nível do HDD. Isso também é chamado de formato de sistema DOS de computador.
Agora, gostaríamos de apresentar um método de eliminação de vírus de computador mais popular, que pode basicamente limpar todos os vírus de computador. É também um método de eliminação de vírus quando o computador está em modo de segurança. Quando o computador funciona no modo de modo de segurança, os arquivos de vírus geralmente mostram um estado não operacional. É difícil para nós eliminar arquivos de vírus de computador que estão sendo copiados, mas podemos eliminar vírus intratáveis usando software antivírus quando o vírus está em estado não operacional.
Podemos pressionar F8 ao iniciar o computador para entrar na interface de opções de execução. Então usamos a tecla UP e a tecla Down para escolher o modo de segurança e pressione Enter. Em seguida, podemos usar o software antivírus baixado para matar o vírus. O computador irá reiniciar automaticamente para funcionar no estado normal após terminar de matar o vírus. Se o vírus intratável do computador não pode ser eliminado pelo método acima, você só pode escolher executar a formatação de baixo nível para o disco rígido.
3. Método de operação
Ferramentas de formatação de baixo nível
Para saber como realizar a formatação de baixo nível de HDD, geralmente podemos usar ferramentas de formatação de baixo nível. Isso será descrito em detalhes nas seções a seguir.
Aqui, gostaríamos de mencionar alguns tópicos relacionados. A ferramenta de formatação de baixo nível é essencialmente diferente da ferramenta de teste de HDD. A ferramenta de formatação de baixo nível pode obter formatação de baixo nível para o disco rígido, enquanto a ferramenta de teste de HDD introduzida pelos fabricantes de disco é usada para testar o disco. Ele pode detectar erros no disco rígido e lembrar os usuários de fazer backup dos dados ou reparar o disco rígido. Não pode ser usado para realizar formatação de baixo nível para HDD. Normalmente usamos algum software para realizar a formatação de baixo nível no disco rígido. Ferramentas comuns para formatação de baixo nível incluem Iformat, DM, ferramentas de disco introduzidas por fabricantes de discos rígidos e assim por diante.
Linguagem assembly de formato de baixo nível
A linguagem assembly de depuração é usada para executar a formatação de baixo nível.
A formatação de baixo nível no disco rígido pode danificar completamente os dados no disco rígido. Então, temos que ter cuidado antes de fazer essa operação.
Existem muitas maneiras de obter a formatação de baixo nível. Por exemplo, podemos realizar a formatação de baixo nível para o disco rígido diretamente no CMOS ou podemos usar a linguagem assembly para conseguir isso. A linguagem assembly é uma linguagem de programação de baixo nível. É mais flexível do que DM e outras ferramentas. Sua aplicação específica é usar o processo de depuração. A operação é chamar o programa de formatação de baixo nível ( este programa de formatação de baixo nível também é usado quando você executa diretamente a formatação de baixo nível para o disco no CMOS ) na BIOS em ambiente de depuração. O método de implementação geralmente inclui os três tipos a seguir:
(1) Podemos chamar diretamente o programa de formato de baixo nível no BIOS, ROM
O programa de formatação de baixo nível é sempre armazenado no BIOS, ROM de muitos computadores. O endereço de armazenamento começa com o endereço C8005H. E as operações específicas são as seguintes:
A: > Depurar
-G C800: 0005 ( em seguida, a tela exibe informações, que podem ser diferentes em diferentes versões do BIOS e, em seguida, o prompt aparece após pressionar Enter: )
A intercalação atual é 3, selecione a nova intercalação ou Retorne para a atual ( que é pedir aos usuários que selecionem o fator cruzado; os usuários podem pressionar Enter para indicar o valor padrão 3; você também pode inserir um novo valor de fator cruzado; o fator cruzado do disco rígido é geralmente 3, portanto, você pode pressionar Enter diretamente; em seguida, a tela solicita: )
Pressione 'Y' para começar a formatar a unidade C: com intercalação 03 ( você pode iniciar a formatação de baixo nível no disco rígido após digitar 'Y' )
Formatando ... ( ele vai perguntar se você lida com um caminho ruim ou não após a conclusão )
Deseja formatar YN com resposta de faixa incorreta?
Se não quiser formatar, você pode usar ' N ' para responder. A tela exibe:
Formatação bem-sucedida, o sistema reiniciará novamente, insira o disquete Dos na unidade A:
Após inserir o disco do sistema na unidade A, você pode executar o particionamento, formatação avançada e outras operações para instalar o sistema.
(2) O formato de disco rígido de baixo nível pode ser obtido chamando o recurso interrompido número 7 em INT, 13H.
As operações são as seguintes:
A: > DEBUG
-A 100
-XXXX: 0100 MOV AX, 0703; (o fator de crossover é 3)
-XXXX: 0103 MOV CX, 0001; (comece com a faixa 0 e setor 1)
-XXXX: 0106 MOV DX, 0080; (faixa 0 do disco C)
-XXXX: 0109 INT 13
-XXXX: 010B INT 3
-XXXX: 010D
-G 100
Portanto, o disco rígido atingiu a formatação de baixo nível.
(3) A formatação do disco rígido de baixo nível pode ser obtida chamando o recurso interrompido número 5 em INT, 13H.
Você só pode escolher obter a formatação de baixo nível no cilindro 0, trilha 0 e setor 1, em vez de obter a formatação de baixo nível em todo o disco, quando a chamada do recurso número 5 interrompido em INT, 13H para o disco rígido. Isso pode fazer com que a formatação de baixo nível seja concluída em um curto espaço de tempo. As operações específicas são as seguintes:
ADEBUG
-A 100
-XXXX: 0100 MOV AX, 0500; (recurso de chamadas número 5)
-XXXX: 0103 MOV BX, 0180; (definir endereço de buffer)
-XXXX: 0106 MOV CX, 0001; (comece com track0 e setor1)
-XXXX: 0109 MOV DX, 0080; (faixa 0 do disco C)
-XXXX: 010B INT 13
-XXXX: 010D INT 3
-E 0180, 0, 0, 0002; (escrever no parâmetro)
-G 100
Método de Formatação
Executando formatação de baixo nível com DM
O nome completo de DM é Hard Disk Management Program. Ele pode realizar algum gerenciamento, como formatação de baixo nível e verificação no disco rígido. Isso pode melhorar a eficiência de uso do disco rígido. Em suma, DM tem as seguintes funções: formatação de baixo nível para disco rígido, particionamento, formatação de alto nível, configuração de parâmetros de disco e outras funções.
Em aplicações práticas, DM é o mesmo que comando DOS ( como fdisk ou format ) Seu formato de comando é: ADM ( parametros ), em que os parâmetros podem assumir os seguintes valores:
O software M, DM pode ser inserido manualmente. Se o parâmetro não existir, o DM será executado no modo automático. Ele implementará INITIALIZE, PARTITIONG e PREPARAFION um por um.
O software C, DM é executado no visor colorido.
O software P, DM gerencia discos rígidos por PCXT.
O software A, DM gerencia discos rígidos por PCAT.
É executado no modo 2, DOS, versão 2.XX.
É executado no modo 3, DOS, versão 3.XX.
É executado em modo 4, DOS, versão 4.XX ( apenas a versão DM 5.01 tem este parâmetro )
V, DM é executado usando o modo de comprimento de cluster alterável e entrada de diretório raiz.
O DM geralmente pode ser iniciado com os dois métodos a seguir:
(1) ADM, modo automático ( quando o disco rígido é inicializado, muitos parâmetros são definidos por padrão sem intervenção humana )
(2) ADM, modo manual ( quando o disco rígido é inicializado, alguns parâmetros precisam ser especificados manualmente )
Após iniciar o DM, os usuários podem escolher as operações adequadas de acordo com suas demandas. Como sua interface é a mesma do DOS, é bastante simples de usar.
Ao executar a operação de formatação no Windows, você não consegue fazer este trabalho? Se você receber alguns erros, por exemplo,
O Windows não conseguiu completar a formatação ou o formato não foi concluído com sucesso , experimente o MiniTool Partition Wizard para formatar o disco.
Outros métodos Além das ferramentas de formatação de baixo nível apresentadas acima, existem muitos outros métodos de formatação de baixo nível.
(1) Operação direta em CMOS
Se for compatível com o BIOS, os usuários podem executar a formatação de baixo nível para o disco rígido no CMOS. Esta é uma maneira muito fácil e conveniente de obter a formatação de baixo nível. Portanto, se for possível, gostaríamos de recomendar esta forma de realizar a formatação de baixo nível para o disco rígido.
Método operacional específico: você pode entrar na configuração do CMOS ( se o BIOS pertence ao Prêmio, o sistema solicitará a entrada na configuração do CMOS pressionando DEL; se o BIOS pertencer à Intel, geralmente você pode pressionar F2 para entrar na configuração do CMOS ) de acordo com o prompt do sistema ao iniciar o computador. Então você pode escolher ' Unidade de disco rígido com baixa formatação 'no menu CMOS. Finalmente, você pode fazer o disco rígido esperar pela formatação de baixo nível de acordo com o prompt do programa. Ao mesmo tempo, você pode responder a algumas perguntas do programa antes de executar a formatação de baixo nível para o disco rígido.
(2) Formatação de baixo nível para disco rígido com programa Iformat
Além da ferramenta DM, há outro programa de formato de baixo nível comum, Iformat.exe. É uma ferramenta de formatação de baixo nível para disco rígido e introduzida pela Maxtor. Após executar Iformat.exe no modo DOS, o sistema iniciará a interface de aviso. O conteúdo da interface mostra que, quando os usuários usam essa ferramenta, todos os dados do disco rígido são perdidos. Portanto, os usuários são recomendados para fazer backup dos dados antes de executar esta ferramenta. E, ao mesmo tempo, os usuários são aconselhados a remover outros discos. Se os usuários esquecerem de fazer backup dos dados e quiserem sair deste programa, eles podem pressionar qualquer tecla, exceto ' E '. Se os usuários têm certeza de realizar a formatação de baixo nível para o disco rígido, eles podem pressionar ' E '.
O programa pedirá aos usuários que selecionem o disco rígido ou executem uma formatação baixa no disco atual depois que os usuários escolherem 'Y'. Em seguida, os usuários responderão a algumas perguntas para iniciar o formato de baixo nível do HDD.