O que é backup e recuperação de dados e como executá-lo com eficácia?
O Que E Backup E Recuperacao De Dados E Como Executa Lo Com Eficacia
É necessário fazer um backup de dados importantes em caso de perda de dados inesperada ou desconhecida. Usando o backup, você pode evitar perder mais tempo ou dinheiro porque pode restaurá-lo facilmente. Neste guia de Site do MiniTool , daremos uma introdução detalhada sobre recuperação e backup de dados para você.
O que é backup e recuperação de dados?
É importante proteger seus dados porque qualquer sistema pode travar, qualquer um pode cometer alguns erros e ataques cibernéticos podem acontecer a qualquer momento. Falando em proteção de dados, você deve estar totalmente ciente do backup e recuperação de dados.
O principal objetivo do backup e recuperação de dados é proteger dados como arquivos, pastas, sistemas, discos, partições, bancos de dados e muito mais. É o processo de copiar e arquivar os dados do seu computador e recuperá-los usando o backup que você criou quando ocorre corrupção, exclusão ou perda de dados.
Backup de dados x recuperação de dados
A recuperação de dados normalmente está associada a imagens de backup, que retornarão os dados ao seu estado original. O processo de backup de dados pode proteger seus dados enquanto o processo de recuperação permite recuperar os dados dos quais você fez backup usando a cópia de backup.
O primeiro é uma precaução para proteger os dados antes que ocorram acidentes como exclusão maliciosa, falha de hardware ou ataques de ransomware e o último é uma solução para recuperar seus dados ao estado normal após a ocorrência de perda de dados.
Tipos de desastres de dados
Existem vários desastres para perda de dados quando o backup e a recuperação de dados são necessários. Alguns dos desastres de dados comuns estão listados a seguir:
- Mau funcionamento do dispositivo – pode haver alguns problemas com o hardware, software ou configuração do seu computador. Esses problemas ou erros impedem que seu dispositivo funcione corretamente e seus dados podem estar corrompidos ou inacessíveis.
- Ameaças cibernéticas – Com o aumento das ameaças cibernéticas, como vírus e malware, a perda ou violação de dados também cresce cada vez mais. Se não houver programas de proteção eficazes em execução no seu computador, ele poderá ser atacado ou infectado facilmente.
- Desastres humanos – Qualquer operação imprópria durante o uso de um computador também pode levar à perda severa de dados. Por exemplo, você pode excluir alguns dados importantes por engano, interromper a execução de alguns comandos no Prompt de Comando, remover a chave de registro correta no Editor do Registro e assim por diante.
- Desastres naturais – Eventos naturais, como uma queda repentina de energia, contaminação de líquidos, colisões acidentais e outros, podem desencadear perda massiva de dados.
Tipos de backup de dados
backup completo – é o tipo mais básico de backup que cria uma cópia de todos os dados, incluindo arquivos, pastas, configurações, aplicativos e muito mais. Leva muito tempo e requer muito espaço de armazenamento. Normalmente, o backup completo é usado em combinação com um backup diferencial ou backup incremental.
backup diferencial – é criado apenas com base no último backup completo. A cada execução, continuará copiando todos os dados alterados desde o último backup completo.
Backup incremental – é criado com base no último backup (backup completo ou incremental) e copia uma pequena quantidade de dados que foram alterados desde a última operação de backup. É mais rápido e requer menos espaço de armazenamento. Comparado com um backup diferencial, um backup incremental requer menos tempo para o processo de backup, mas requer mais tempo para recuperação de dados.
Tipos de Recuperação de Dados
Restauração de arquivo – é o menor tipo de recuperação de dados porque você não precisa restaurar todos os dados dos quais fez backup. Ele apenas localiza os backups necessários e os restaura no dispositivo especificado. Este é o processo de obter um ou alguns conjuntos de dados específicos entre muitos volumes.
restauração bare-metal - refere-se ao processo de restauração de toda a imagem do sistema, incluindo aplicativos, configurações e drivers de uma imagem de backup para uma máquina sem recursos. Você pode explorar esse tipo de recuperação de dados sem reinstalar ou configurar nada quando os dados de um dispositivo/sistema danificado precisam ser restaurados para um dispositivo novo.
Restauração de volume – é usado para recuperar um número ilimitado de VMs ao mesmo tempo. Esse tipo de recuperação de dados pode economizar mais tempo e recursos. Ele recupera arquivos e pastas com permissão intacta quando o servidor físico está operando corretamente.
Estratégia de backup
A importância de escolher a estratégia de backup apropriada também não pode ser ignorada. O Estratégia de backup 3-2-1 é um dos métodos mais populares devido à sua facilidade e praticidade. O que isso significa?
- 3 – Guarda 3 cópias dos teus dados. Quando algumas das cópias de backup estão corrompidas ou perdidas, a cópia restante ainda pode salvar seu dia.
- 2 – Armazene seus backups em 2 tipos de mídia diferentes. Por exemplo, você pode manter os backups em unidades externas e removíveis porque há pouca possibilidade de que estejam danificados ou com erros ao mesmo tempo.
- 1 – Mantenha uma cópia em um local externo. Quando houver um desastre de dados, ele não destruirá todas as cópias dos dados e você poderá recuperá-los usando a cópia salva em outro local.
Vantagens do Backup e Recuperação de Dados
Existem muitas razões pelas quais você precisa executar backup e recuperação de dados. Nesta parte, discutiremos as vantagens do backup e da recuperação em três aspectos:
Integridade e segurança dos dados – Ele pode proteger seus dados de uma variedade de desastres de dados. Serviços confiáveis de backup e recuperação de dados podem ajudá-lo a proteger seus dados com a ajuda da criptografia.
Controle de custo – Se você perdeu seus dados e não fez backup de nada, existe a possibilidade de você precisar procurar um serviço terceirizado para ajudá-lo a recuperar seus dados, o que será caro e um pouco arriscado. No entanto, se você tem o hábito de fazer backup de dados regularmente, tudo será muito mais fácil. O custo será menor e a privacidade dos seus dados também será preservada.
Menos atraso no trabalho – Com um backup recente e completo para restaurar, você pode voltar ao trabalho rapidamente após uma restauração de dados eficiente. Com uma cópia de backup em mãos, você terá uma almofada para se apoiar quando ocorrer perda de dados.
Como executar backup e recuperação de dados de maneira fácil e eficaz?
O backup e a recuperação de dados desempenham um papel crítico na vida diária e no trabalho. Portanto, é importante escolher um plano ou serviço confiável de backup e recuperação, pois pode recuperar uma grande perda de dados para indivíduos ou empresas.
Para manter seus dados seguros, um pedaço de Software de backup do Windows – O MiniTool ShadowMaker se destaca entre vários softwares de backup e recuperação do mercado. Essa ferramenta é famosa por fornecer uma solução de backup do sistema com um clique e ajudar seu dispositivo a sobreviver em uma infinidade de possíveis desastres de dados.
Com o MiniTool ShadowMaker, você pode escolher a fonte de backup, tipo e agendamento e opções de restauração com flexibilidade. Destina-se a fazer backup e restaurar sistemas, discos, partições e arquivos no Windows 11/10/8/7. Enquanto isso, este freeware suporta mídia de armazenamento como HDD, SSD, unidade flash USB, Armazenamento conectado à rede (NAS) , Home File Server e muito mais.
Faça backup de dados com o MiniTool ShadowMaker
Agora, vamos ver como fazer backup de dados com esta ferramenta útil!
Passo 1. Clique no botão abaixo para baixar e instalar o MiniTool ShadowMaker Trial gratuitamente.
Etapa 2. Pressione Manter teste para entrar na interface principal.
Etapa 3. Para selecionar a origem e o destino do backup, acesse o Cópia de segurança página.
- Fonte de backup - No FONTE módulo, você pode escolher Pastas e arquivos & Disco e Partições e então decidir o que fazer backup .
- destino de backup - Em DESTINO , escolha um caminho de armazenamento para a imagem de backup. Aqui, é altamente recomendável selecionar um disco rígido externo, unidade flash USB ou outros dispositivos de armazenamento removíveis.
Etapa 4. Agora, você pode optar por iniciar o backup instantâneo pressionando Fazer backup agora ou selecionando Fazer backup mais tarde para atrasar a tarefa. Você pode encontrar a tarefa atrasada ou concluída no Gerenciar página.
Quanto ao backup de um sistema com o MiniTool ShadowMaker, também é muito conveniente. Consulte este guia para obter mais detalhes - Como fazer backup do Windows para proteger seu computador? Experimente o MiniTool .
# Personalizar tipos e agendamentos de backup
Selecione o tipo de backup - bater Opções no Cópia de segurança página > ativar Esquema de backup manualmente > selecione backup completo, incremental ou diferencial. (O backup incremental é o padrão e o esquema de backup mais recomendado.)
Definir um backup agendado - Vá para Opções > ligar Configurações de agendamento > escolha iniciar a tarefa de backup em um ponto específico do dia, semana ou mês.
# Criptografe seu backup
O MiniTool ShadowMaker também permite que você criptografe seu backup. Existem três níveis de criptografia de dados para você: Nenhum, Normal e AES128. Se você dá muita importância à privacidade de dados, siga estas etapas: vá para Opções > Opções de backup > Senha > ativar Ativar proteção por senha > digite e confirme sua senha > selecione o nível de criptografia > clique OK para salvar as alterações.
# Crie uma mídia inicializável
Caso seu computador falhe ao inicializar quando ocorrerem desastres de dados, é melhor criar uma unidade USB inicializável com o MiniTool ShadowMaker. Para fazer isso:
Passo 1. Vá para o Ferramentas guia > Criador de mídia > Mídia baseada em WinPE com plug-in MiniTool .
Etapa 2. Escolha a unidade flash USB de destino e clique em Sim para confirmar a ação.
Após a conclusão do processo, você pode inicializar o computador a partir desta unidade flash USB e executar a recuperação com ela quando o computador apresentar problemas de inicialização.
Execute a recuperação de dados com o MiniTool ShadowMaker
Além disso, executar a recuperação de dados com o MiniTool ShadowMaker pode fazer maravilhas. Aqui, tomaremos como exemplo a restauração de arquivos;
Etapa 1. Inicie o MiniTool ShadowMaker e vá para a Restaurar página.
Etapa 2. Nesta página, você pode selecionar a imagem de backup do arquivo que deseja restaurar e clicar Restaurar . Se você não conseguir encontrar o backup desejado, clique em Adicionar backup para selecioná-lo manualmente.
Etapa 3. Selecione a versão de restauração do arquivo e clique Próximo > escolha os arquivos/pastas para restaurar e clique Próximo > bater Navegar para escolher um local de destino para salvar os arquivos restaurados > clique Começar para iniciar o processo de recuperação.
Para restaurar outros itens, consulte estes guias abaixo:
- Como restaurar o disco com o MiniTool ShadowMaker
- Como restaurar a partição com o MiniTool ShadowMaker
- Como restaurar a imagem do sistema da unidade externa no Windows 11/10
Precisamos da sua voz
O que é backup e recuperação de dados? Qual é a diferença entre backup de dados e recuperação de dados? Qual software confiável de backup e recuperação você escolhe? Acredito que sua resposta esteja bem clara agora.
Se você tiver outras sugestões para backup e recuperação de dados, deixe um comentário abaixo. Para mais ideias ou quebra-cabeças sobre nosso produto - MiniTool ShadowMaker, não hesite em compartilhá-los conosco entrando em contato com nossa equipe de suporte via [e-mail protegido] .