SATA vs. IDE: Qual é a diferença? [MiniTool Wiki]
Sata Vs Ide What Is Difference
Navegação rápida :
O que é SATA?
Introduzido em 2001, SATA (abreviado de Serial AT Attachment) é a interface de hardware padrão para conectar discos rígidos, SSDs (unidades de estado sólido) e unidades de CD / DVD ao computador.
Com o desenvolvimento das versões subsequentes, a taxa de transmissão da interface SATA pode ser expandida para 2X e 4X (300 MB / se 600 MB / s). Pode-se ver no plano de desenvolvimento que o futuro SATA pode melhorar a taxa de transmissão da interface aumentando a freqüência do clock de forma a permitir que o disco rígido tenha um overclock.
Como mostra a imagem acima, o SATA possui duas interfaces. Um é usado para ligar, enquanto o outro é para transferir dados.
Conector SATA:
- Conectores de energia : Esses conectores são do tipo wafer, mas muito mais largos (15 pinheiros versus 7) para evitar confusão entre os dois.
- Conectores de Dados : O padrão SATA define um cabo de dados com 7 conectores (3 aterramentos e 4 linhas de dados ativas em dois pares) e conectores wafer de 8 mm de largura em cada extremidade.
Definição e detalhes técnicos do disco rígido SATA
Você aprendeu o que é SATA e vamos explorar algumas informações sobre o disco rígido SATA.
O que é disco rígido SATA?
Como um tipo de dispositivo de armazenamento em massa regravável, um disco rígido SATA é caracterizado por velocidades de transmissão respeitáveis, excelentes capacidades de armazenamento e suporte perfeito para praticamente todos os sistemas operacionais e placas-mãe de computador.
Em quais dispositivos o disco rígido SATA é comumente usado? O disco rígido SATA pode ser encontrado dentro de computadores desktop, laptops e servidores. De um modo geral, é fácil dizer se o computador vem com esse disco rígido ou não, porque esse disco fará alguns ruídos característicos ao ler e gravar dados.
Além de computadores desktop e laptops, discos rígidos SATA também podem ser encontrados em consoles de videogame, como PlayStation 3 e 4.
História do disco rígido SATA:
Desde 2003, existem 3 revisões principais da interface SATA e 3 sub-revisões menores.
- Revisão SATA 1.0: Esta versão suportava taxas de comunicação de até 1,5 Gbit / s, mas não era compatível com o Native Command Queuing (NCQ).
- Revisão SATA 2.0: A segunda versão compensou o 1stversão como esta versão introduziu NCQ. Além disso, a taxa máxima de comunicação desta versão era de até 3Gbits.
- Revisão SATA 3.0: 2009 testemunhou o lançamento da terceira versão. Esta versão apresentou um grande salto em termos de desempenho. Além disso, a taxa máxima de comunicação era de até 6 Gbits.
- Revisão SATA 3.1: Lançada em 2011, a primeira versão secundária ofereceu melhor suporte para a unidade de estado sólido.
- Revisão SATA 3.2: Esta subversão especificava a taxa de transferência máxima de 16 Gbits e melhorava ainda mais o suporte para a unidade de estado sólido.
- forte> revisão SATA 3.3: Esta versão apresentou maior aumento na capacidade da unidade de disco rígido pela sobreposição de faixas na mídia.
Que tal SATA SSD? SATA SSD refere-se às unidades de estado sólido com interface SATA. Hoje em dia, enfrentando a situação que o O preço do SSD continua caindo , você pode escolher um SSD SATA para o seu computador se quiser aproveitar a taxa de transferência mais alta.
SATA VS. IDE: Detalhes Técnicos Superiores de SATA
SATA e AQUI são diferentes tipos de interfaces para conectar dispositivos de armazenamento ao barramento de sistema de um computador. Comparado com o IDE, o SATA possui os seguintes detalhes técnicos que são superiores aos do IDE.
Hotplug : A interface SATA suporta conexão automática;
Nota: Para SATA, esse recurso requer suporte adequado nos níveis de host, dispositivo e sistema operacional. Em geral, todos os dispositivos SATA suportam hotplugging e também a maioria dos adaptadores de host SATA suportam esse recurso. Rapidez : Transferência de dados a uma taxa de até 6GB / s por meio de taxas de sinalização mais altas. (Para IDE, transferências de dados a uma taxa de até 133 MB / s); Cabo de dados : Energia e dados divididos em duas conexões. Além disso, é estreito, pois pode ter até um metro (cerca de 3 pés); Linha : A linha de SATA é menor e mais fina em comparação com a IDE PAT A40 pinos. Pode ser estendido para 1 metro e a distância de transferência será maior. Consumo de energia : Comparado com o consumo de energia dos discos rígidos IDE, o consumo de energia do disco rígido SATA é reduzido, pois esse disco rígido pode funcionar com 5000 milivolts.As 5 melhores ferramentas de disco rígido SATA
Devido à importância do disco rígido SATA, você precisa estar familiarizado com algumas ferramentas de disco rígido SATA. Aqui estão as 5 melhores ferramentas de disco rígido SATA recomendadas, que você pode aproveitar ao máximo com seu disco rígido SATA.
# 1: MiniTool ShadowMaker
MiniTool ShadowMaker é uma ferramenta profissional de backup, que oferece serviços de proteção de dados e soluções de recuperação de desastres para seus PCs. Com este software, você pode restaurar dados assim que ocorrerem desastres.
Como aplicar este software para fazer backup de dados? Por favor clique aqui para obter a resposta.
# 2: Assistente de partição MiniTool
O MiniTool é um kit de ferramentas poderoso que pode não apenas ajudá-lo a gerenciar suas partições e discos de maneira conveniente e eficaz, mas também recuperar a partição perdida do disco rígido.
Se houver perda de partição do disco rígido SATA, você pode aplicar este software para recuperar a partição perdida. Como fazer isso? Por favor clique aqui para obter recuperação de partição de discos rígidos SATA.
Se você deseja testar a velocidade do disco rígido SATA, pode clicar em Como medir o desempenho do disco para aprender sobre isso.
# 3: MiniTool Power Data Recovery
Este software tem como objetivo ajudá-lo a recuperar os dados perdidos causados por exclusão, formatação, ataque de vírus, etc. Ele pode recuperar dados perdidos de cartão SD, Memory Stick, PC, disco rígido, câmera, unidade USB, lixeira, etc. com segurança.
Como recuperar dados que desaparecem do disco rígido SATA com MiniTool Power Data Recovery? Esta é uma postagem Como recuperar arquivos excluídos no PC - Tutorial passo a passo pode ajudá-lo a conhecer a operação.
Nº 4: gerenciamento de disco
Como uma extensão do Console de Gerenciamento Microsoft, Gerenciamento de Disco permite o gerenciamento completo do hardware baseado em disco reconhecido pelo Windows.
O Gerenciamento de disco é usado para gerenciar as unidades em computadores, como unidades de disco rígido, unidades flash e unidades de disco óptico, e também é usado para particionar e formatar drivers em computadores. Você pode executá-lo pressionando o janelas ícone e R tecla no teclado simultaneamente e digitando diskmgmt.msc .
# 5: Limpeza de disco
Limpeza de disco é um utilitário de manutenção do computador do Microsoft Windows. Este utilitário tem como objetivo liberar espaço em disco no disco rígido de um computador.
Como funciona a Limpeza de disco? Ele procura e analisa os arquivos que não são mais para uso no disco rígido primeiro e, em seguida, limpa os arquivos desnecessários.
Artigo recomendado: 9 maneiras de limpar o espaço em disco no Windows 10, o nº 1 é excelente