Cartão SD corrompido durante a transferência de arquivos: possíveis causas e correções
Sd Card Corrupted During File Transfer Potential Causes Fixes
É o seu O cartão SD corrompeu durante a transferência de arquivos ? Esse problema pode interromper seu fluxo de trabalho e causar perda de dados. No entanto, com as etapas certas, você pode recuperar seus arquivos (se necessário) e corrigir o cartão de memória corrompido. Siga isso Ministério Menitle Guia para restaurar seu cartão SD em uma condição de trabalho.A forte portabilidade e compatibilidade do cartão SD o tornam um dispositivo de armazenamento amplamente usado em muitos dispositivos, como câmeras, telefones, câmeras de painel e muito mais. É comumente usado para armazenar ou transferir fotos, vídeos e vários outros tipos de dados. No entanto, recentemente, notei muitas postagens do fórum que relatavam esse problema - o cartão SD corrompeu durante a transferência de arquivos.
Alguns usuários têm a sorte de concluir a transferência de arquivo antes que a corrupção ocorra. Infelizmente, outros não têm tanta sorte - o cartão SD fica corrompido e os arquivos armazenados se tornam inacessíveis ou danificados.
Quais são os sintomas comuns dessa questão e por que isso acontece? Continue lendo para descobrir.
O cartão SD corrompeu durante/após a transferência de arquivos - sintomas e razões
Às vezes, um cartão SD fica corrompido sem nenhuma mensagem de erro, enquanto outras, uma mensagem de erro aparece. Aqui estão alguns sintomas comuns da corrupção do cartão SD durante ou após a transferência de arquivos:
- Erros como “ Você precisa formatar o disco antes de poder usá -lo ',' Ler/gravar erro no cartão SD ',' o cartão SD possui sistema de arquivos não suportado 'e outros erros aparecem.
- Os arquivos transferidos não são visíveis no novo dispositivo nem no cartão SD original.
- O cartão SD desaparece do seu computador e não pode ser reconhecido novamente.
- As partições do cartão SD desaparecem ou o cartão aparece como cru.
- ...
Razões comuns para a corrupção repentina do cartão SD durante a transferência de arquivos incluem:
- Falta de energia ou uma conexão USB instável durante a transferência de dados.
- O cartão SD chegou ao final de sua vida útil devido ao envelhecimento.
- O cartão é infectado por vírus durante o processo de transferência de arquivos.
- ...
Quando você encontra esse problema, a primeira coisa que você deve fazer é descartar falhas temporárias ou problemas de conexão. Tente usar um leitor de cartão diferente, porta USB ou computador para verificar o status do disco. Se o cartão SD for de um telefone ou câmera, remova -o e conecte -o a um computador para ver se está funcionando corretamente.
Se você ainda puder acessar o cartão e os arquivos permanecerem intactos, é altamente recomendável fazer backup imediatamente para evitar danos graves no disco e perda de dados. Nos casos em que arquivos importantes já foram perdidos ou o cartão é inacessível, você pode consultar a próxima seção para obter instruções de recuperação. Se você não precisa recuperar arquivos E só deseja reparar o cartão SD corrompido, você pode pular a seção de reparo de disco.
Como recuperar arquivos do cartão SD corrompido (se necessário)
Quando se trata de recuperar arquivos de um cartão SD corrompido, Minitool Power Data Recovery é uma escolha de primeira vez que vale a pena considerar. Essa ferramenta de recuperação profissional e limpa foi projetada para usuários do Windows 11/8/8/8.1, suportando a recuperação de arquivos de vários meios de armazenamento, incluindo HDDs, SSDs, cartões SD, unidades flash USB e até CDs/DVDs.
Para cartões SD corrompidos, se o sistema de arquivos está danificado ou a partição está ausente, o Minitool Power Data Recovery pode executar uma varredura profunda dos setores de disco para localizar arquivos existentes, perdidos ou excluídos. Ele suporta todos os principais sistemas de arquivos, como FAT32, NTFS, EXFAT e muito mais. Além disso, ele reconhece uma ampla gama de tipos de arquivos, incluindo documentos, fotos, vídeos, arquivos de áudio e outros formatos de dados comuns.
O que o torna mais fácil de usar não é apenas sua interface intuitiva, mas também sua capacidade de recuperação livre. Com a edição gratuita, você pode recuperar até 1 GB de dados sem gastar um centavo.
Minitool Power Data Recovery Free Clique para baixar 100% Limpo e seguro
Se você não estiver familiarizado com o processo de recuperação de dados, siga as instruções passo a passo abaixo.
Etapa 1. Selecione o cartão SD para digitalizar arquivos.
Verifique se o seu cartão SD está adequadamente conectado ao seu computador. Na interface principal do Minitool software de recuperação de arquivos gratuito , o cartão SD será exibido sob Unidades lógicas e marcado com um USB ícone. Encontre e clique no Scan Botão para iniciar a digitalização para arquivos.
Esteja ciente de que, se as partições de cartão SD forem excluídas ou perdidas, você precisará digitalizar as partições perdidas ou o espaço não alocado sob Unidades lógicas .

O software examinará minuciosamente o cartão SD em busca de arquivos restantes. Você precisa aguardar a conclusão do processo para garantir os melhores resultados de recuperação.
Etapa 2. Encontre os arquivos desejados e visualize -os.
Depois que a varredura estiver concluída, você pode navegar pelos arquivos listados para verificar se os arquivos que você deseja recuperar foram encontrados.
Na maioria dos casos, os arquivos recuperados retêm sua estrutura de pasta original e são exibidos sob o Caminho guia por padrão. Expanda cada pasta para localizar os arquivos específicos que você deseja recuperar. Esta ferramenta oferece um Visualização Recurso, permitindo visualizar vários tipos de arquivos. Basta clicar duas vezes em um arquivo para visualizá-lo. Depois de ter certeza de que é o arquivo que você deseja, marque a caixa na frente do nome para selecioná -lo.

Como alternativa, você pode mudar para o Tipo guia (próximo ao caminho), onde os arquivos recuperados são agrupados por tipo de arquivo e formato. Se você deseja recuperar um tipo específico de arquivo, como fotos, vídeos ou documentos, essa visualização pode facilitar a pesquisa.
Aqui estão dois recursos adicionais que podem ajudá -lo a restringir os resultados da varredura:
- No canto superior esquerdo, clique no Filtro botão para aplicar várias regras de filtragem. Você pode filtrar arquivos por tipo de arquivo, tamanho do arquivo, última data modificada e categoria de arquivo.
- No canto superior direito, use a caixa de pesquisa para pesquisar arquivos específicos. Basta digitar o nome de arquivo parcial ou completo na caixa e pressionar Digitar Para procurar os arquivos de destino.

Etapa 3. Salve todos os arquivos desejados em outro local.
Por fim, navegue pelos arquivos e verifique se você verificou todos os arquivos que deseja recuperar. Depois disso, clique Salvar , escolha um diretório seguro na janela pop-up e clique OK Para começar a salvar os arquivos recuperados. Evite salvar os arquivos recuperados de volta ao cartão SD original, pois ele ainda precisa de reparo, e isso pode fazer com que os dados excluídos sejam substituídos.

Após a conclusão do processo de salvamento, você pode ir ao diretório selecionado para visualizar seus arquivos. Em seguida, é hora de reparar o cartão SD corrompido para que você possa continuar usando -o mais tarde.
Como consertar cartão SD corrompido (sem formatação)
Corrigir 1. Execute chkdsk
O CHKDSK é uma ferramenta de verificação e reparo de disco embutida no sistema operacional do Windows. Muitas vezes, é a primeira opção para lidar com discos danificados, porque é gratuito para usar e capaz de detectar erros do sistema de arquivos e reparar setores ruins.
Etapa 1. Tipo cmd na caixa de pesquisa do Windows. Quando Prompt de comando aparece, clique com o botão direito do mouse e escolha Executar como administrador .
Etapa 2. Na janela Prompt de comando, entrada CHKDSK Drive Letter: /f /r e pressione Digitar para executá -lo. Você precisa substituir a seção da letra da unidade pela letra de unidade real do seu cartão SD. Por exemplo, aqui eu escolho escanear a unidade J: chkdsk j: /f /r .

Corrigir 2. Atribua uma letra de unidade
Se o cartão SD desaparecer de repente do seu computador, isso não significa necessariamente que o cartão esteja corrompido. Às vezes, o problema é simplesmente devido a uma carta de unidade ausente. Nesse caso, a unidade não aparecerá no File Explorer, mas na verdade não está danificada. Reatribuir uma carta de unidade pode resolver o problema. Aqui estão as etapas para fazer isso.
Etapa 1. Clique com o botão direito do mouse no Começar botão na barra de tarefas e escolha Gerenciamento de disco .
Etapa 2. Encontre o cartão SD que não possui uma letra de acionamento, clique com o botão direito do mouse e escolha Alterar letra e caminhos .
Etapa 3. Na nova janela, clique Adicionar . Em seguida, escolha uma letra de unidade disponível no menu suspenso e clique OK .

Corrigir 3. Atributo Clear somente leitura
Às vezes, o cartão SD pode mostrar um erro protegido por gravação durante ou após a transferência de arquivos, impedindo que você leia ou escreva dados. Nesse caso, você pode usar uma linha de comando para remover o atributo somente leitura e corrigir o problema.
Etapa 1. Abra Prompt de comando Como administrador.
Etapa 2. Digite as seguintes linhas de comando uma a uma e pressione Digitar Após cada comando para executá -lo:
- DiskPart
- Lista disco
- Selecione disco * (substituir * com o número de disco do seu cartão SD)
- Atributos Clear Disk Readonly

Corrigir 4. Reparte o cartão SD
Se um vírus infectar seu cartão SD durante o processo de transferência de arquivos, ele poderá excluir seus arquivos ou até mesmo remover as partições de disco. Quando o cartão aparece como não alocado no gerenciamento de disco, a primeira coisa que você deve fazer é recuperar seus arquivos e depois recriar uma nova partição no cartão.
Etapa 1. Clique com o botão direito do mouse na região não alocada no seu cartão SD e depois selecione Novo volume simples .
Etapa 2. Clique em Próximo , configure o tamanho do volume e clique Próximo .
Etapa 3. Escolha uma letra de unidade e clique Próximo .
Etapa 4. Formate o disco para um sistema de arquivos preferido e atinge Próximo . Finalmente, clique Terminar e, em seguida, o cartão deve ser exibido no File Explorer.
Estes são os métodos para corrigir o cartão SD corrompido sem formatação.
Corrigir 5. Formate o cartão de memória
Esta é a solução mais completa quando o seu cartão SD está corrompido. A formatação do disco removerá todos os arquivos no cartão e recriará um novo sistema de arquivos, corrigindo efetivamente todos os erros do sistema de arquivos ou outros problemas lógicos.
Você pode formatar o cartão diretamente no seu telefone ou câmera, se solicitado. Como alternativa, você pode formatá-lo em um computador via gerenciamento de disco: basta clicar com o botão direito do mouse no cartão e selecionar Formatar . Na nova janela, defina o rótulo de volume e outras informações do disco, verifique Realize um formato rápido e clique OK .
Se você encontrar algum problema durante o processo de formatação, Assistente de Partição Minitool pode ajudar. É uma ferramenta de partição confiável usada para criar, redimensionar, excluir, limpar e clonar partições de disco. O Partição de formato O recurso está disponível gratuitamente.
Assistente de Partição Minitool grátis Clique para baixar 100% Limpo e seguro
Na página inicial do Assistente de Partição Minitool, selecione a partição do disco e clique em Partição de formato Na barra de ferramentas no painel esquerdo. Na nova janela, configure o rótulo da partição e o sistema de arquivos e clique OK . Em seguida, visualize a partição formatada e clique Aplicar no canto inferior esquerdo para confirmar.

Como impedir que os cartões SD sejam danificados durante a transferência
Na próxima parte, compartilharei várias dicas úteis para ajudar a impedir que seu cartão seja danificado durante transferências de arquivos ou outras operações no futuro. Isso o salvará da recuperação de dados complicada ou do trabalho de reparo de disco.
Dica 1. Fique alimentado e conectado
Sempre que você estiver transferindo arquivos do seu telefone, câmera ou computador, é importante manter o dispositivo suficientemente alimentado e garantir que o cartão permaneça adequadamente conectado ao longo do processo de transferência de arquivos.
Dica 2. Transferir arquivos em lotes
Se você copiar dezenas de arquivos por vez, especialmente em um cartão SD de pequena capacidade, o cartão poderá superaquecer facilmente, desacelerar ou até encontrar erros. Portanto, é recomendável transferir lotes menores de arquivos por vez.
Dica 3. Ejete o cartão com segurança
Às vezes, o cartão SD corrompeu após a transferência de arquivos devido à remoção violenta. Portanto, depois de transferir arquivos, ejete com segurança o cartão do seu dispositivo. Para câmeras ou telefones, retire o dispositivo antes de remover o cartão. Para computadores, use o Remova com segurança o hardware opção para desconectar seu cartão corretamente.
Dica 4. Preste atenção à vida útil do cartão SD
Um cartão SD tem uma vida útil limitada. Se o cartão for usado por vários anos, talvez seja hora de substituí -lo. Além disso, os cartões SD normalmente não oferecem qualidade de armazenamento de grau de arquivo e devem ser tratados como armazenamento temporário, e não para a preservação a longo prazo.
Resumindo
Diante do problema “o cartão SD corrompido durante a transferência de arquivo”, você pode primeiro descartar o problema de conexão. Se esse não for o seu caso, recupere seus arquivos e execute o chkdsk, limpe o atributo somente leitura ou formate o cartão para repará-lo.
Para qualquer assistência com os produtos Minitool, entre em contato com a equipe de suporte via [Email protegido] .