SSD relata tamanho errado: recuperação de dados e reparo de disco
Ssd Reports Wrong Size Data Recovery And Disk Repair
“ SSD reporta tamanho errado ”É um problema irritante que incomoda muitos usuários. Se você está enfrentando esse problema, você veio ao lugar certo. Aqui este tutorial sobre Miniferramenta explica por que seu disco rígido mostra capacidade incorreta e como restaurar a capacidade total do SSD.Problema: SSD informa tamanho errado
Disco de Estado Sólido (SSD) é um tipo de dispositivo de armazenamento com alta velocidade e baixo consumo de energia. Comparados aos discos rígidos mecânicos tradicionais, os SSDs têm velocidades de leitura e gravação mais altas, vida útil mais longa, maior confiabilidade e melhor durabilidade. Embora o SSD tenha tantas vantagens e seja popular, ele apresenta alguns problemas, como o problema “SSD mostrando o tamanho errado” que discutiremos hoje.
“SSD relata tamanho errado” geralmente ocorre após a reinstalação do Windows, clonando um SSD para um SSD maior , etc. Para piorar a situação, esse problema também pode ser acompanhado de perda de dados ou invisibilidade. Por que o SSD não informa o tamanho correto no Explorador de Arquivos ou no Gerenciamento de Disco?
Por que o SSD não mostra o tamanho correto
Coletamos vários motivos possíveis que podem ser responsáveis pelos erros de capacidade do SSD, conforme listado abaixo.
- SSD usa o MBR estilo de partição. Se a sua unidade SSD for maior que 2 TB, mas for inicializada como MBR, há uma boa chance de que o tamanho relatado do SSD esteja errado. Isso ocorre porque o estilo de partição MBR só é adequado para discos de até 2 TB e o espaço além disso não é reconhecido. Você pode estar interessado nesta postagem: Como verificar o estilo da partição no Windows 10/11 .
- Existem arquivos de paginação e hibernação de memória virtual no SSD. Esses arquivos podem ocupar espaço de armazenamento SSD, sendo o possível culpado por fazer com que o SSD relate espaço errado.
- O firmware do SSD é incompatível com o computador.
Se o SSD mostrar o tamanho errado, você poderá executar algumas etapas gerais de solução de problemas. Por exemplo, você pode tentar desconectar e reconectar o cabo de transferência SATA ou colocar o SSD em outro dispositivo de computador e ver se o tamanho do disco aparece corretamente. Além disso, você pode atualizar o driver SSD no Gerenciador de Dispositivos.
Se essas tentativas simples não conseguirem restaurar a capacidade correta do SSD, você precisará recorrer a algumas abordagens avançadas. Mas antes disso, você precisa primeiro recuperar os arquivos perdidos ou transferir os dados existentes no SSD, pois durante o processo de reparo do SSD, os dados no disco podem ser perdidos permanentemente.
Antes do reparo do problema: recupere dados do SSD
MiniTool Power Data Recovery, servindo como melhor software de recuperação de dados , não apenas ajuda a extrair arquivos existentes das unidades, mas também localiza e recupera arquivos que estão invisíveis devido à capacidade incorreta. Além da recuperação de dados SSD, este serviço de recuperação de arquivos ainda funciona muito bem em Recuperação de dados de HDD , Recuperação de cartão SD , recuperação de arquivos da unidade USB, etc.
O MiniTool Power Data Recovery pode até recuperar arquivos de SSDs mortos , SSDs corrompidos e SSDs formatados. Você pode baixar e instalar este software em todas as versões do seu PC com Windows, como Windows 11, Windows 10, Windows 8 e Windows 7.
Agora, clique no botão abaixo para instalar o MiniTool Power Data Recovery e iniciar a recuperação ou extração do arquivo.
MiniTool Power Data Recovery grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1. Selecione o SSD de destino a ser verificado.
Inicie o MiniTool Power Data Recovery para acessar sua página inicial. Aqui, todas as unidades do seu computador estão listadas em Unidades Lógicas . Agora você precisa mover o cursor para o SSD de destino que informa o tamanho errado e clicar no botão Varredura botão para procurar seus dados.
Se houver várias partições no SSD, você pode mudar para o Dispositivos guia e verifique todo o disco.
A duração da verificação depende principalmente da quantidade de dados no SSD selecionado. Para obter os melhores resultados de digitalização, não é recomendável interromper o processo no meio do caminho.
Passo 2. Visualize os arquivos listados.
Assim que a verificação terminar, você pode expandir o caminho de cada pasta para encontrar os arquivos desejados. Alternativamente, você pode passar para o Tipo lista de categorias para localizar os itens necessários por tipo de arquivo.
Além disso, o Filtro e Procurar recursos também são úteis para encontrar os arquivos necessários com mais rapidez.
- Filtro: Depois de clicar no Filtro botão, você terá a opção de filtrar todos os arquivos listados por tipo de arquivo, tamanho do arquivo, data de modificação do arquivo e categoria do arquivo. Por exemplo, se preferir visualizar apenas todos os arquivos excluídos, você pode escolher o Arquivos excluídos opção abaixo Por categoria de arquivo .
- Procurar: Contanto que você se lembre do nome do arquivo, poderá localizá-lo facilmente digitando o nome do arquivo na caixa de pesquisa e pressionando Digitar .
Para ter certeza de que os itens recuperados são os necessários, você pode clicar duas vezes em cada um deles para visualizá-los. Você tem permissão para visualizar documentos, fotos, vídeos, áudio, e-mails e outros tipos de arquivos.
Etapa 3. Salve os itens necessários em outra unidade.
Depois de localizar os arquivos desejados, você precisa marcar as caixas de seleção ao lado deles. Por fim, clique no Salvar botão e escolha um caminho seguro para armazenar os itens recuperados. Observe que você não deve armazená-los na unidade SSD que informa o tamanho errado, pois esta unidade precisa ser reparada.
MiniTool Power Data Recovery grátis pode ajudar a recuperar 1 GB de arquivos no total. Para quebrar essa limitação, você precisa usar uma edição completa como MiniTool Power Data Recovery Pessoal Ultimate .
Pontas: Se você está procurando uma maneira eficaz de extrair arquivos de um SSD que reporta tamanho errado, você pode escolher o MiniTool Power Data Recovery.MiniTool Power Data Recovery grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Como corrigir se o SSD não mostra capacidade total Windows 11/10
Após resgatar os arquivos no SSD, você deve estar se perguntando:
“Como restauro meu SSD para capacidade total?”
Listados abaixo estão vários métodos úteis para corrigir o problema de tamanho incorreto dos relatórios de SSD. Você pode implementá-los um por um até que o problema desapareça.
Solução 1. Converter MBR em GPT
A razão mais comum pela qual o SSD mostra o tamanho errado é que ele possui um estilo de partição MBR. Os MBRs são limitados por suportarem apenas quatro partições principais e um tamanho de volume inferior a 2 TB. Se o SSD for inicializado em MBR, mesmo que tenha espaço de armazenamento maior que 2 TB, o espaço em disco além de 2 TB será reconhecido como não alocado e não aparecerá no File Explorer.
Para fazer com que o SSD mostre capacidade total em tal situação, você precisa converter o estilo de particionamento MBR para GPT.
Veja também: MBR VS GPT (foco na diferença e como converter com segurança)
Método 1. Use linhas de comando.
Você pode concluir o processo de conversão do disco usando linhas de comando.
Aviso: A conversão de SSD em GPT por meio do prompt de comando excluirá todas as partições e arquivos do disco. Se você não recuperou seus arquivos, restaure seus dados com antecedência. Ou você pode recorrer Método 2 para converter MBR em GPT sem perder dados.Feche todos os programas que acessam o disco antes de converter o SSD e siga as etapas abaixo para realizar a conversão do disco.
Etapa 1. Na caixa de pesquisa do Windows, digite cmd e depois clique no Executar como administrador opção no painel direito.
Etapa 2. Na janela Controle de conta de usuário, selecione o Sim opção.
Etapa 3. Na janela do prompt de comando, digite as seguintes linhas de comando. Imprensa Digitar após cada linha de comando.
- parte do disco
- listar disco
- selecione disco * (* representa o número do disco do SSD de destino)
- limpar
- converter gpt
Assim que a conversão do disco for concluída, você pode ir ao File Explorer e verificar se o SSD mostra capacidade total.
Método 2. Use o MiniTool Partition Wizard.
Se não quiser excluir todas as partições e arquivos do SSD, você pode escolher um gerenciador de partições de terceiros para converter MBR em GPT como alternativa. Aqui Assistente de partição MiniTool é altamente recomendado.
Pontas: A edição gratuita oferece suporte apenas à conversão de discos de dados em GPT. Se quiser converter o disco do sistema em GPT, você precisará atualizar para uma edição avançada.Passo 1. Baixe, instale e inicie o MiniTool Partition Wizard Free para entrar em sua interface principal.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Etapa 2. Selecione o disco SSD MBR e escolha o Converter disco MBR em disco GPT opção no painel esquerdo.
Etapa 3. Por fim, clique no botão Aplicar botão localizado no canto inferior esquerdo para que esta alteração tenha efeito.
Solução 2. Redefinir o arquivo de paginação da memória virtual
O sistema operacional Windows usa memória virtual tecnologia para combinar a RAM do computador com o espaço temporário no disco rígido para aumentar a capacidade de memória do computador. Com base na experiência do usuário, redefinir o arquivo de paginação da memória virtual também é uma maneira eficaz de restaurar o volume total do SSD. Aqui você pode consultar as etapas abaixo para concluir esta tarefa.
Etapa 1. No File Explorer, clique com o botão direito no Este PC opção e escolha Propriedades .
Etapa 2. Na janela Configurações do Windows, clique em Configurações avançadas do sistema .
Etapa 3. Na nova janela, clique no botão Configurações botão abaixo do Desempenho seção. A seguir, passe para o Avançado guia e clique em Mudar debaixo de Memória virtual seção.
Etapa 4. Desmarque o Gerencie automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades opção, selecione a unidade SSD e clique no botão Personalizar tamanho opção. Depois disso, especifique o tamanho inicial e o tamanho máximo e clique em Definir > OK .
Pontas: Para sua referência, o tamanho do arquivo de paginação geralmente deve ser aproximadamente 1,5 a 2 vezes a memória total do sistema ( BATER ).Agora você pode verificar se a capacidade do SSD está correta. Caso contrário, tente o próximo caminho.
Solução 3. Exclua o arquivo de hibernação
A última maneira de tentar restaurar a capacidade total do SSD é exclua o arquivo de hibernação e desative a hibernação.
Passo 1. Abra um prompt de comando elevado .
Etapa 2. Na janela da linha de comando, digite powercfg.exe -h desligado e pressione Digitar .
Etapa 3. Em seguida, vá para File Explorer ou Disk Management e verifique a capacidade do SSD.
Leitura adicional: SSD não mostra o tamanho correto após a clonagem
Há outra situação em que o disco rígido mostra a capacidade errada: SSD mostra o tamanho errado após a clonagem .
Clone de disco rígido significa criar uma cópia idêntica ao disco de origem, incluindo o número de partições e o tamanho da partição. Ao atualizar um SSD de menor capacidade para um maior, como o tamanho da partição do SSD clonado permanece o mesmo do disco antigo, o espaço extra além do tamanho original do disco rígido pode ser reconhecido como não alocado. É por isso que os SSDs clonados não mostram a capacidade total do disco no File Explorer.
Nesse caso, para restaurar o volume total do SSD, você pode usar o gerenciador de partições profissional, MiniTool Partition Wizard, para redimensionar o disco clonado. Você pode completar esta tarefa com sua edição gratuita.
Passo 1. Baixe, instale e inicie o MiniTool Partition Wizard Free.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 2. Em sua interface principal, selecione a partição SSD que deseja ajustar e clique em Mover/redimensionar partição no painel esquerdo.
Passo 3. Na nova janela, arraste a alça até que todo o espaço não alocado seja ocupado. Depois disso, clique OK .
Passo 4. Por fim, clique no botão Aplicar botão localizado no canto inferior esquerdo para aplicar esta alteração.
Uma vez realizada esta operação, o SSD deverá mostrar sua capacidade total.
Para obter mais informações sobre esse problema, você pode consultar este tutorial: Clonar disco rígido mostra tamanho errado | Veja como consertar e evitá-lo .
Resumindo as coisas
Em uma palavra, esta postagem explica quais medidas você pode tomar se o SSD reportar tamanho errado. Espero que as abordagens mencionadas acima sejam benéficas para você.
Se você tiver alguma dúvida sobre o software MiniTool, não hesite em enviar um e-mail para [e-mail protegido] . Nós estamos prontos para ajudar.