O que significa DHCP (protocolo de configuração dinâmica de hosts) [MiniTool Wiki]
What Is Dhcp Meaning
Navegação rápida :
O que é DHCP
DHCP é um dos protocolos do Internet Protocol Suite, que é um protocolo de gerenciamento de rede utilizado em redes de protocolo da Internet. O que DHCP significa? DHCP significa Protocolo de configuração de host dinâmico .
Dica: Para obter mais detalhes, continue lendo o seguinte conteúdo do MiniTool.DHCP é um protocolo usado para atribuir endereços IP dinâmicos a dispositivos em uma rede. Ao usar o endereçamento dinâmico, um dispositivo pode ter um endereço IP diferente toda vez que se conecta à rede. Eles podem usar serviços de rede como DNS, NTP, bem como qualquer protocolo de comunicação baseado em UDP ou TCP.
Além disso, o DHCP atribui a máscara de sub-rede, o endereço do gateway padrão, o endereço do servidor de nome de domínio (DNS) e outros parâmetros de configuração pertinentes. DHCP é uma versão atualizada de um protocolo mais antigo chamado BOOTP. Na verdade, o protocolo de configuração dinâmica de hosts é uma parte indispensável do Solução DDI (DNS-DHCP-IPAM).
Em alguns sistemas, o endereço IP do dispositivo muda mesmo quando ele ainda está conectado. O DHCP também oferece suporte a uma combinação de endereços IP estáticos e dinâmicos. Com o DHCP, os erros que ocorrem no processo de atribuição manual de endereços IP diminuem drasticamente. Além disso, o DHCP pode esticar os endereços IP, limitando por quanto tempo um dispositivo pode manter um endereço IP individual.
Qual é o significado do DHCP? Você pode ter aprendido o fato com o conteúdo acima.
Recomendado: uma visão geral do HDCP (proteção de conteúdo digital de alta largura de banda)
Principais componentes do DHCP
É vital aprender os principais componentes do DHCP. Eles são resumidos a seguir.
Servidor DHCP: É um dispositivo de rede que executa o serviço DHCP, contendo endereços IP e informações de configuração relacionadas. Provavelmente é um servidor ou roteador, mas também pode ser qualquer coisa agindo como um host, como um dispositivo SD-WAN.
Cliente DHCP: É o endpoint que recebe informações de configuração de um servidor DHCP. Pode ser um computador, dispositivo móvel, ponto de extremidade IoT ou qualquer coisa que exija conectividade com a rede. A maioria deles está configurada para receber informações de DHCP por padrão.
Retransmissão DHCP: Um roteador ou host escuta as mensagens do cliente sendo transferidas na rede e as envia para um servidor configurado. Em seguida, o servidor os envia de volta ao agente de retransmissão, que os repassa ao cliente. Ele pode ser utilizado para centralizar servidores DHCP em vez de ter um servidor em cada sub-rede.
Pool de endereços IP: Os endereços IP neste intervalo estão disponíveis para clientes DHCP. Esses endereços geralmente são enviados do menor para o maior.
Sub-rede: Refere-se a redes IP que podem ser particionadas em segmentos, o que ajuda a manter as redes gerenciáveis.
Alugar: É o período de tempo que um cliente DHCP pode manter as informações do endereço IP. Assim que o aluguel expira, o cliente deve renová-lo.
Os elementos acima são os principais componentes do DHCP. O que você pode se beneficiar com o protocolo de configuração dinâmica de hosts? Passe para a próxima seção para obter informações detalhadas.
O que é Secure Copy Protocol (SCP) e como funciona
Benefícios do DHCP
A seguir estão os principais benefícios que você pode obter com o DHCP.
- Gerenciamento simplificado de endereço IP: A maioria dos usuários não é tecnicamente proficiente o suficiente para localizar as informações de endereço IP em computadores e atribuí-las. Com a ajuda do DHCP, você não precisa se preocupar com isso.
- Configuração de IP precisa: Os parâmetros de configuração do endereço IP devem ser precisos. Caso contrário, é muito provável que cometa erros. Erros como erros tipográficos são difíceis de resolver. Felizmente, o uso de DHCP minimiza esse risco por causa de sua configuração de IP precisa.
- Conflitos de endereço IP diminuídos: Todos os dispositivos conectados devem ter um endereço IP. Mais importante, o endereço IP só pode ser usado uma vez e não pode ser o mesmo em dois hosts. Se for configurado manualmente, provavelmente ocorrerão erros. Com o DHCP, seu dispositivo receberá um endereço IP diferente cada vez que você se conectar à rede.
- Automação de administração de endereço IP: De maneira tradicional, os administradores de rede precisam atribuir e cancelar endereços manualmente. É quase impossível saber a hora exata que os dispositivos precisam para acessar e sair da rede. As operações podem ser automatizadas e centralizadas via DHCP.
- Gerenciamento de mudança eficiente: É fácil alterar endereços, escopos ou endpoints usando DHCP. Conforme o servidor DHCP é configurado com as novas informações, a mensagem será enviada para os novos terminais automaticamente. Portanto, nenhuma configuração de rede é necessária, mesmo se o dispositivo de rede for atualizado ou substituído.
Artigo recomendado: uma visão geral do protocolo de transporte em tempo real (RTP)
O que é DHCP? Esta postagem já respondeu. Leia a postagem com atenção para encontrar a resposta agora!