O que é instantâneo? Como funciona? Quais são os tipos disso?
What Is Snapshot How Does It Work
O que é instantâneo? Como funciona? Quais são os tipos de instantâneo? Quais são as diferenças entre instantâneo e backup? Se você está procurando as respostas, pode consultar esta postagem. Agora, continue sua leitura.Nesta página :O que é instantâneo?
Um instantâneo de armazenamento é um conjunto de marcadores de referência para dados em um momento específico. Um snapshot é como um catálogo detalhado, fornecendo aos usuários uma cópia acessível dos dados para os quais eles podem reverter. Agora você pode continuar lendo esta postagem do MiniTool para obter mais informações sobre o instantâneo.
Como funciona o instantâneo?
Os instantâneos de armazenamento geralmente são baseados no uso de disco diferencial. Um disco diferencial é um tipo especial de disco rígido virtual vinculado a um disco rígido virtual pai.
Quando um administrador cria um instantâneo de armazenamento, o sistema subjacente cria um disco diferencial vinculado ao disco rígido virtual original. Todas as gravações futuras são direcionadas para o disco diferencial, deixando o disco rígido virtual original inalterado. O sistema de arquivos desconhece completamente a existência de discos diff. O sistema de arquivos continua a se comportar como se estivesse em uma máquina física.
Os instantâneos têm um relacionamento pai-filho e formam uma árvore. Cada instantâneo tirado cria outro ramo da árvore.
Os instantâneos geralmente são criados para proteção de dados, mas também podem ser usados para testar software de aplicativos e mineração de dados. Os instantâneos de armazenamento podem ser usados para recuperação de desastres (DR) quando informações são perdidas devido a erro humano. Os instantâneos também podem ser usados para restaurar o sistema a um estado anterior se o patch errado for instalado.
Tipo de instantâneo
A implementação da tecnologia de snapshot de armazenamento varia de acordo com o fornecedor. Existem diferentes tipos.
Instantâneo de cópia na gravação
Veja como um instantâneo de cópia na gravação é criado:
- Antes de criar um snapshot, o sistema armazena os metadados do bloco original.
- Quando o sistema executa um comando de gravação em um bloco protegido, três IOs são acionados:
- Os utilitários de snapshot leem blocos brutos antes de gravar.
- Crie/grave snapshots de blocos originais no armazenamento reservado de snapshots.
- Os novos dados substituem os dados originais.
Vantagens: Como os snapshots copy-on-write não criam uma cópia dos metadados, eles são mais rápidos e quase instantâneos.
Desvantagens: No entanto, eles exigem muito desempenho, pois cada instantâneo requer uma leitura e duas gravações.
Instantâneo de redirecionamento na gravação
Os instantâneos de redirecionamento na gravação usam ponteiros para fazer referência a blocos protegidos por instantâneo. Veja como um instantâneo de leitura e gravação é criado:
- O sistema executa comandos de gravação para fazer alterações nos blocos protegidos por snapshot.
- O utilitário snapshot redireciona as gravações para o novo bloco e atualiza os ponteiros relevantes.
- Os dados antigos permanecem no lugar como uma referência pontual ao bloco original.
Vantagens: Em contraste com a cópia na gravação, os instantâneos de leitura na gravação consomem menos recursos de desempenho porque cada bloco modificado gera uma única E/S de gravação.
Desvantagem: instantâneos de redirecionamento na gravação dependem do bloco original. Outras modificações criam novos blocos. Se o instantâneo for excluído, a coordenação entre vários blocos novos e o bloco original torna-se complicada.
Instantâneo de espelho dividido
Um instantâneo de espelho dividido cria uma cópia completa do volume de armazenamento original em vez de apenas capturar instantâneos dos blocos modificados. Com snapshots de espelho dividido, você pode criar snapshots de sistemas de arquivos inteiros, LUNs (números de unidades lógicas) ou volumes de armazenamento de objetos.
Vantagens: Recuperação, replicação e arquivamento de dados mais fáceis. Mesmo que a cópia primária/original seja perdida, o volume inteiro ainda estará disponível.
Desvantagem: Como o utilitário de snapshot tira um snapshot de todo o volume a cada vez, esse é um processo mais lento e requer o dobro do espaço de armazenamento.
Proteção Contínua de Dados (CDP)
O CDP cria instantâneos frequentes de dados brutos acionados pela definição de políticas. Idealmente, os snapshots do CDP são criados em tempo real. Isso significa que toda vez que uma alteração é feita, o instantâneo da cópia original é atualizado.
Vantagens: Reduz o objetivo do ponto de recuperação (RPO) a quase zero.
Desvantagens: A criação e atualizações frequentes de snapshots consomem desempenho e largura de banda (se estiverem no armazenamento de rede).
Instantâneo vs Backup
Os backups de instantâneos são usados principalmente para restaurar sistemas, máquinas virtuais e discos ou unidades para um estado de execução e servir como um ponto de recuperação para o sistema quando um instantâneo foi obtido. Não equivale a uma cópia de segurança, não armazena os dados em si, mas apenas define onde e como os dados são armazenados e organizados.
Normalmente, os instantâneos são criados usando imagens de disco/sistema ou software de restauração e recuperação do sistema. No entanto, a maioria dos softwares de backup também pode fazer backups instantâneos e restaurar o sistema usando instantâneos.

O que é um instantâneo? O que é um backup? Quais são as diferenças entre instantâneo e backup? Este artigo os compara em servidores VMware e SQL.
consulte Mais informação