[Visão geral] Conhecimento básico do System Center Configuration Manager [MiniTool Wiki]
Basic Knowledge System Center Configuration Manager
Navegação rápida :
Sobre o System Center Configuration Manager
O que é o System Center Configuration Manager?
O System Center Configuration Manager (SCCM) é um software de gerenciamento de sistemas desenvolvido pela Microsoft para gerenciar grandes grupos de computadores que executam o Windows NT, Windows Embedded, Linux, UNIX e macOS (OS X); bem como os sistemas operacionais móveis Windows Phone, iOS, Android e Symbian.
O Microsoft System Center Configuration Manager é geralmente abreviado como Configure Manager ou ConfigMgr e era conhecido anteriormente como MS Systems Management Server (SMS). O SCCM evoluiu desde que a Microsoft o publicou originalmente como Systems Management Server em 1994. Agora, ele faz parte do Microsoft Endpoint Manager e também é chamado de Microsoft Endpoint Configuration Manager (MECM).
O Configuration Manager oferece controle remoto, distribuição de software, implantação de sistema operacional, gerenciamento de patch, proteção de acesso à rede e inventário de hardware / software. A função usada com mais frequência é a implantação de software que fornece instalação e atualizações de sistemas e aplicativos Windows em toda a empresa.
Sobre o Microsoft Endpoint Manager
O Microsoft Endpoint Manager integra o System Center Configuration Manager e o Intune para gerenciar todos os seus dispositivos. Além disso, também inclui Desktop Analytics, Autopilot e outros recursos no console de administração de gerenciamento de dispositivos.
Centro de Software
O Software Center é um aplicativo instalado junto com o cliente do Configuration Manager em um dispositivo Windows. Os usuários usam o Software Center para solicitar e instalar o software que você implanta e algumas outras atividades conforme abaixo.
- Procure e instale novas versões do sistema, aplicativos e atualizações de software.
- Veja o histórico de solicitações de software.
- Visualize a conformidade do dispositivo com as políticas da sua organização.
É comum que você encontre uma situação em que o Windows 10 Software Center esteja ausente após a atualização do Windows 10. Como consertar? Vamos ver os detalhes.
consulte Mais informaçãoComponentes do System Center Configuration Manager
A seguir estão os componentes básicos do MS System Center Configuration Manager.
- Gerenciador de janela de serviço
- Implantação do sistema operacional
- Distribuição de Software
- Atualizações de software
- Sistema Estadual
- Agendador do Center Configuration Manager (CCM Scheduler)
- Kit de desenvolvedores de software do item de configuração do Center Configuration Manager (CCM CI SDK)
- Agente de gerenciamento da configuração desejada (Agente DCM)
- Relatório de gerenciamento de configuração desejada (relatórios DCM)
- MTC
- Agente de item de configuração (Agente CI)
- Armazenamento de item de configuração (armazenamento de CI)
- Downloader de item de configuração (downloader CI)
- Gerenciador de Tarefas de Item de Configuração (Gerenciador de Tarefas de CI)
- Armazenamento de estado de item de configuração (armazenamento de estado de CI)
- Infraestrutura de política
- Infraestrutura de conteúdo
- Comunicando
Funções do System Center Configuration Manager
Você pode usar o Configuration Manager para aumentar a produtividade e eficiência de TI, reduzindo as tarefas manuais e focando em projetos de alto valor; capacite a produtividade do usuário, oferecendo o software adequado na hora certa; e maximizar os investimentos em software e hardware.
Melhores alternativas para o Microsoft Baseline Security AnalyzerO antigo Microsoft Baseline Security Analyzer é usado para garantir a segurança do seu computador no qual o Windows está sendo executado.
consulte Mais informaçãoO Configuration Manager permite que você forneça serviços de TI mais eficazes, permitindo o gerenciamento abrangente de servidores, desktops e laptops; implantação segura e escalonável de aplicativos, atualizações de software e sistemas operacionais; ações em tempo real em dispositivos gerenciados; análise e gerenciamento com base na nuvem para dispositivos baseados na Internet e locais; bem como gerenciamento de configurações de conformidade.
O System Center Configuration Manager estende, integra e funciona junto com o Microsoft Intune, Windows Deployment Services (WDS), Windows Automated Deployment Kit (Windows ADK), User State Migration Tool (USMT), Área de trabalho remota e Assistência Remota, Microsoft Azure, Windows Server Update Services (WSUS), Serviços de Certificados, Exchange Server e Exchange Online, Política de Grupo e DNS.
O Configuration Manager e o Intune co-gerenciam uma ampla variedade de plataformas de dispositivos móveis; junto com o Azure, o Configuration Manager hospeda serviços em nuvem para estender seus serviços de gerenciamento; e cooperando com o WSUS, o Configuration Manager gerencia as atualizações de software.
O System Center Configuration Manager também usa o Azure Active Directory e o domínio do Active Directory para segurança, localização do serviço, configuração e para descobrir os usuários e dispositivos que você deseja gerenciar; usa o Microsoft SQL Server como um banco de dados de gerenciamento de mudanças distribuído e se integra ao SQL Server Reporting Services (SSRS) para produzir relatórios para monitorar e rastrear atividades de gerenciamento; usa funções do sistema de site que estendem a funcionalidade de gerenciamento e usa os serviços da Web dos Serviços de Informações da Internet ( SEUS ); bem como usa Otimização de Entrega, Transporte de Fundo de Retardo Extra Baixo do Windows (LEDBAT), Serviço de transferência inteligente de plano de fundo (BITS), BranchCache e outras técnicas de cache de pares para ajudar a gerenciar o conteúdo em suas redes e entre dispositivos.
As próximas atualizações mensais para Windows 10 e Windows ServerA Microsoft anunciou que atualizações mensais menores de qualidade estarão disponíveis e começarão com os próximos lançamentos principais do Windows 10 e do Windows Server.
consulte Mais informaçãoVantagens e desvantagens do System Center Configuration Manager
Assim como toda moeda tem dois lados, o Configuration Manager também tem seus prós e contras.
Benefícios do Configuration Manager
- Trabalhe como parte de um sistema de gerenciamento de ciclo de vida completo para Windows.
- Integre-se perfeitamente com o Windows.
- Oferece interface gráfica de usuário (GUI) intuitiva e suporte via Microsoft.
Desvantagens do Configuration Manager
- Aquisição e uso exigem custos elevados.
- Funciona principalmente para sistemas dominados pelo Windows.
- Capacidade limitada de corrigir aplicativos de terceiros.