Como corrigir o erro de desinstalação 0x80073cfa no Windows 10 e 11?
Como Corrigir O Erro De Desinstalacao 0x80073cfa No Windows 10 E 11
Qual é o código de erro de desinstalação do Windows 0x80073cfa e como removê-lo no Windows 10/11? Analisaremos a causa exata do código de erro 0x80073cfa e ajudaremos você a encontrar possíveis resoluções nesta postagem em Site MiniTool .
Falha na remoção de 0x80073cfa
Normalmente, desinstalar um aplicativo não é difícil. No entanto, você pode ver um erro 0x80073cfa ao tentar desinstalar um aplicativo baixado da Microsoft Store. A mensagem de erro é assim:
Não foi possível desinstalar
A operação não foi concluída com sucesso. Tente novamente daqui a pouco.
O código de erro é 0x80073cfa, caso você precise.
Ou,
INFO- 0x80073C
FAERROR_REMOVE_FAILED
Falha na remoção do pacote.
Você pode receber esse erro para falhas que ocorrem durante a desinstalação do pacote.
Em vez de desistir de desinstalar o aplicativo depois de receber esse erro, você pode solucioná-lo com as correções mencionadas abaixo. Por favor, leia este guia com atenção até o final.
Como corrigir o erro de desinstalação do Windows 0x80073cfa no PC?
Correção 1: desinstale o aplicativo problemático via PowerShell
Quando você não consegue desinstalar o aplicativo baixado da Microsoft Store, a forma alternativa é desinstalá-lo por meio do Windows PowerShell.
Etapa 1. Pressione Vitória + X ao mesmo tempo para escolher Windows PowerShell (Administrador) .
Se você não consegue encontrar Windows PowerShell (Administrador) no seu computador, você também pode clicar com o botão direito do mouse em Windows PowerShell para realçar Executar como administrador em vez de.
Etapa 2. Quando a nova janela for aberta, copie e cole o seguinte comando e pressione Digitar .
Get-Appxpackage -Allusers
Passo 3. Agora, você pode ver uma lista de aplicativos que estão instalados no seu PC, role para baixo para encontrar o aplicativo que você não pode desinstalar. Copie o conteúdo de seu PackageFullName . (Selecione o conteúdo pressionando e segurando o botão esquerdo do mouse e depois pressione Ctrl+C .)
Etapa 4. Digite o seguinte comando e pressione Digitar .
Remove-AppxPackage -Package PackageFullName
Não se esqueça de substituir PackageFullName com o conteúdo que você copiou agora.
Se você ainda não conseguir desinstalar o aplicativo, tente o próximo método.
Correção 2: desinstale o aplicativo após executar uma inicialização limpa
Devido às interferências de alguns aplicativos de terceiros, você pode não conseguir desinstalar o aplicativo. A execução de uma inicialização limpa ajudará você a excluir todas as interferências de aplicativos e serviços de terceiros da inicialização. Para fazer isso:
Etapa 1. Pressione Vitória + S para evocar o Barra de pesquisa e digite msconfig localizar Configuração do sistema .
Etapa 2. No Serviços tab, marque Ocultar todos os serviços da Microsoft e bater Desativar tudo .
Etapa 3. Vá para o Comece aba e aperte Abra o Gerenciador de Tarefas .
Etapa 4. No Comece guia de Gerenciador de tarefas , clique com o botão direito do mouse nos programas habilitados para configurá-los Desativar um por um.
Etapa 5. Volte para o Comece guia de Configuração do sistema e bater Aplicar e OK para salvar as alterações.
Etapa 6. Depois de reiniciar o dispositivo, tente abrir o aplicativo problemático para desinstalá-lo novamente.
Correção 3: execute o solucionador de problemas da Windows Store
Para qualquer erro relacionado à Windows Store, como o código de erro 0x80073cfa, a maneira mais simples de resolvê-lo é usar o solucionador de problemas integrado do Windows. Esta ferramenta irá ajudá-lo a procurar os motivos específicos que acionam o 0x80073cfa e resolvê-lo.
Etapa 1. Pressione Vitória + eu ao mesmo tempo para abrir Configurações do Windows .
Etapa 2. No menu de configurações, localize Atualização e segurança e acertá-lo.
Etapa 3. Em Solucionar problemas , Vá para Solucionadores de problemas adicionais .
Etapa 4. Encontre Aplicativos da Windows Store e bater Execute o solucionador de problemas .
Etapa 5. Depois de seguir as instruções fornecidas para concluir o processo de solução de problemas, desinstale o aplicativo novamente para ver se 0x80073cfa ainda está lá.
Se você quiser saber mais informações sobre a solução de problemas do Windows, acesse - Como executar os solucionadores de problemas do Windows 11/10 para corrigir problemas do PC .
Correção 4: redefina o aplicativo problemático
As chances são de que o aplicativo que você deseja desinstalar tenha alguns problemas, então você não pode desinstalá-lo com sucesso. Nesse caso, você pode tentar redefini-lo antes de desinstalá-lo.
Etapa 1. Digite aplicativos e recursos no Barra de pesquisa e bater Digitar .
Etapa 2. Na lista de aplicativos, procure o aplicativo que você deseja desinstalar, clique nele e toque em Opções avançadas .
Etapa 3. Role um pouco para baixo e pressione Redefinir .
Etapa 4. Quando a mensagem de confirmação aparecer, pressione Redefinir novamente para confirmar esta ação. Após a conclusão do processo, desinstale o aplicativo novamente.
Correção 5: redefinir o cache da Windows Store
Qualquer cache corrompido na Microsoft Store também pode resultar no código de erro 0x80073cfa. Redefinir o cache nele permite limpar os dados corrompidos e se livrar de 0x80073cfa.
Etapa 1. Pressione Vitória + R ao mesmo tempo para evocar Corre caixa.
Etapa 2. Digite cmd e pressione Ctrl + Shift + Enter para correr Prompt de comando como administrador.
Etapa 3. Digite wsreset.exe e bater Digitar reiniciar Microsoft Store cache.
Etapa 4. Reinicie o computador e tente desinstalar o aplicativo novamente após a conclusão do processo de redefinição.
Correção 6: reinstale a Microsoft Store
Reinstalando a Microsoft Store também é comprovadamente útil para o código de erro 0x80073cfa. Como a Microsoft Store é um aplicativo embutido no Windows, você não pode desinstalá-lo via Definições diretamente.
Etapa 1. Executar Windows PowerShell com direitos administrativos.
Etapa 2. Execute o seguinte comando:
Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register '$($_.InstallLocation)AppXManifest.xml'}
Se o comando acima retornar um erro, você pode adicionar -Detalhado até o final deste comando e execute este novo comando. O novo comando deve ficar assim:
Get-AppXPackage -AllUsers | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register '$($_.InstallLocation)\AppXManifest.xml' -Verbose}
Etapa 3. Reinicie seu dispositivo.
Correção 7: use uma conta administrativa
Quando sua conta de usuário não tem permissões administrativas suficientes, também causará problemas de desinstalação. Quando você está usando uma conta de usuário padrão do Windows, você precisa alterá-la para uma conta de administrador via Painel de controle para resolver 0x80073cfa.
Etapa 1. Pressione Vitória + R para abrir o Corre caixa, tipo painel de controle , e bater Digitar .
Etapa 2. Role para baixo para localizar o Conta de usuário e acertá-lo.
Etapa 3. No painel esquerdo, pressione Altere seu tipo de conta .
Etapa 4. Marque Administrador debaixo Selecione seu novo tipo de conta e bater Alterar tipo de conta .
Etapa 5. Reinicie seu dispositivo e desinstale o aplicativo em sua conta de administrador.
Você também pode criar uma nova conta de administrador, transferir dados de usuário da sua conta antiga da conta anterior para a nova e desinstalar o aplicativo nela. Veja este guia - Como adicionar ou remover uma conta de usuário/Microsoft no Windows 11 .
Correção 8: Execute a verificação SFC e DISM
Se alguns componentes importantes do sistema relacionados à Microsoft Store estiverem ausentes ou corrompidos, o código de erro 0x80073cfa também poderá aparecer. O Verificador de Arquivos do Sistema e o Gerenciamento de Serviços de Imagens de Implantação podem ajudar a verificar, reparar e restaurar arquivos do sistema para corrigir problemas do Windows.
Embora as duas ferramentas pareçam ter as mesmas funções, será mais eficiente se trabalharem juntas. Siga os passos abaixo:
Etapa 1. Digite cmd no Barra de pesquisa localizar Prompt de comando . Clique com o botão direito sobre ele para selecionar Executar como administrador .
Etapa 2. Se houver uma mensagem solicitando direitos administrativos, pressione Sim . Na janela de comando, digite sfc / scannow e bater Digitar . Levará cerca de 10 a 15 minutos para a ferramenta localizar e substituir os arquivos de sistema corrompidos ou ausentes.
Etapa 3. Após a conclusão do processo, execute o seguinte comando:
DISM /Online /Cleanup-Image /RestoreHealth
Aguarde um pouco e este comando reparará qualquer problema com a imagem do sistema. O tempo dependerá do número de arquivos disponíveis em seu computador.
Etapa 4. Reinicie o computador e desinstale o aplicativo novamente.
Para mais detalhes sobre o DISM, veja o post - Como usar o comando de restauração de integridade do DISM para reparar o Windows .
Correção 9: verifique o Windows Update
Acontece que, quando seu sistema operacional está faltando um componente importante da arquitetura do Windows Update, você também não pode desinstalar o aplicativo baixado da Microsoft Store. Você pode abrir o Windows Update para ver se há atualizações disponíveis e instalá-las se houver uma opção para você.
Etapa 1. Clique no botão ícone de engrenagem abrir Definições .
Etapa 2. Role para baixo para encontrar Atualização e segurança .
Etapa 3. Em atualização do Windows , toque em Verifique se há atualizações . Se houver alguma atualização disponível, pressione Download .
Etapa 4. Assim que o processo de download e instalação estiver concluído, reinicie o computador.
E se o Windows Update não puder verificar atualizações para você no momento? Siga as correções neste guia - [RESOLVIDO] O Windows Update não pode verificar atualizações no momento .
Correção 10: Redefinição de fábrica do seu PC
Qualquer grande alteração, como alterações incorretas no registro, instalação de um software pouco confiável de um site não oficial e assim por diante, também causará a aparência de 0x80073cfa. Felizmente, você pode definir o Windows para o estado padrão para desfazer todas as alterações, corrigindo assim esse problema.
Esta operação removerá todos os aplicativos e arquivos instalados e redefinirá seu sistema para que seja melhor fazer backup de seus dados importantes com uma ferramenta de backup profissional antes de executá-lo.
Movimento 1: Faça backup de seus arquivos importantes
Aqui, é altamente recomendável fazer backup de seus arquivos vitais com um software de backup gratuito e confiável , MiniTool ShadowMaker. Ele permite que você faça backup de seus arquivos, pastas, sistemas, partições e discos. Além disso, se você deseja gerenciar o espaço em disco ocupado por arquivos de backup, acesse Esquema de Backup . Ao mesmo tempo, o backup automático também é suportado.
Etapa 1. Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker Trial e inicie-o.
Etapa 2. Toque em Manter teste e então você pode desfrutar de suas funções e serviços gratuitamente.
Etapa 3. Vá para o Cópia de segurança página funcional e clique Fonte > Pastas e arquivos para selecionar os arquivos desejados.
Etapa 4. Bata OK e você vai voltar para o Cópia de segurança página funcional. Você pode escolher um caminho de destino pressionando Destino . Selecionar Fazer backup agora no canto inferior direito da tela para iniciar a tarefa de backup de uma só vez.
Movimento 2: Redefinir este PC
Etapa 1. Vá para Começar > Definições > Atualização e segurança .
Etapa 2. No Recuperação guia, pressione iniciar debaixo Redefinir este computador do painel direito.
Etapa 3. Escolha um Mantenha meus arquivos ou Remover tudo . Aqui, escolhemos o último como exemplo.
Etapa 4. Escolha entre Apenas remova meus arquivos e Remova os arquivos e limpe a unidade .
Etapa 5. Bata Próximo na janela de aviso.
Etapa 6. Bata Redefinir debaixo Pronto para redefinir este PC .
Etapa 7. Bata Continuar debaixo Escolha uma opção e aguarde a conclusão do processo.
Palavras finais
Você ainda está se perguntando como se livrar do código de erro de desinstalação do Windows 0x80073cfa do seu PC? Você desinstala o aplicativo problemático com sucesso? Acredito que seu problema já esteja resolvido. Se você resolver esse problema com outros métodos mais eficientes que os nossos, informe-nos na área de comentários abaixo ou via [e-mail protegido] .