Diferentes tipos de SSD: qual é o mais adequado para você? [Dicas de MiniTool]
Different Types Ssd
Resumo:
Como todos sabemos, o SSD é frequentemente usado para armazenar dados, mas você sabia que existem diferentes tipos de SSD? Se você não sabe, é melhor ler esta postagem com atenção. Nesta postagem, MiniTool apresentou 5 tipos de SSD para você. Além disso, se você deseja migrar seu sistema operacional para SSD, MiniTool ShadowMaker é uma boa escolha.
Navegação rápida :
Introdução ao SSD
O que é SSD? É a abreviatura de unidade de estado sólido, que é usada para armazenar dados. Em comparação com a unidade eletromecânica, os SSDs geralmente têm uma resistência mais forte a choques físicos, funcionam silenciosamente e têm tempo de acesso mais rápido e latência mais baixa.
SSDs podem usar o tradicional HDD interfaces e formatos, ou podem usar interfaces e formatos mais novos para aproveitar os benefícios específicos da memória flash em SSDs. Interfaces tradicionais (como SATA e SAS) e fatores de forma padrão de HDD permitem que esse tipo de SSD seja usado como um substituto imediato para HDD em computadores e outros dispositivos.
Postagem relacionada: SSD VS HDD: Qual é a diferença? Qual você deve usar no PC?
O SSD consiste em uma unidade de controle, uma unidade de armazenamento (chip NAND Flash ou chip DRAM), uma unidade opcional de cache (ou buffer) e uma interface.
Para saber mais informações sobre SSD, leia esta postagem - Tudo o que você precisa saber sobre unidade de estado sólido (SSD) - Guia .
Tipo de SSD
- SATA SSD
- SSD PCIe
- M.2 SSD
- U.2 SSD
- NVMe SSD
Tipo de SSD
Normalmente, podemos classificar SSDs com base em dois fatores: chip de memória e interface. Nesta postagem, apresentaremos vários tipos diferentes de unidades SSD com base na interface.
SATA SSD
Falando em tipos de SSD, o SSD SATA é o tipo mais comum. Como um tipo de interface de conexão, o SATA (Serial ATA) é usado pelo SSD para comunicar dados com o sistema. Se você possui um SSD SATA, pode quase garantir que ele pode ser usado com qualquer desktop ou laptop que você possui agora - mesmo se esse computador tiver dez anos.
O próprio SATA tem um grau de velocidade e você verá SATA 2 e SATA 3 em qualquer SSD considerado para uso, denominado “SATA II” / “SATA 3Gbps” ou “SATA III” / “SATA 6 Gbps” respectivamente. Eles indicam a taxa máxima de transferência de dados possível da unidade, desde que a unidade seja instalada em um PC com interface SATA compatível com o mesmo padrão.
Atualmente, SATA 3.0 é a forma mais versátil de SSD, com uma velocidade de transferência teórica de 6 Gb / s (750 MB / s). Mas, uma vez que ocorrerá alguma sobrecarga física ao codificar os dados a serem transferidos, sua velocidade de transferência real é 4,8 Gb / s (600 MB / s).
Postagem relacionada: O que é disco rígido SATA? SATA Hard Drive Recovery
SSD PCIe
PCIe SSD é um dos tipos de discos rígidos SSD. SSD PCIe refere-se a uma unidade de estado sólido conectada a um sistema de computador usando uma interface PCIe. PCIe SSD tornou-se uma nova maneira de aumentar a velocidade de unidades de estado sólido (SSD) para servidores e dispositivos de armazenamento.
PCI Express, formalmente abreviado como PCIe ou PCI-e, é a abreviação de Peripheral Component Interconnect Express. Como um padrão de barramento de expansão de computador de alta velocidade, o PCIe pode substituir os padrões de barramento PCI, PCI-X e AGP mais antigos. Além disso, PCIe é uma interface de placa-mãe comum para placas gráficas de computador, disco rígido, SSD, Wi-Fi e conexão de hardware Ethernet.
Para obter informações mais detalhadas, leia esta postagem - O que é PCIe SSD e como fazer upgrade para PCIe SSD (atualização de 2020) .
M.2 SSD
M.2 SSD também pertence a um dos tipos de SSD. Era anteriormente conhecido como NGFF (Next Generation Form Factor). M.2 SSDs são pequenas placas de circuito contendo memória flash e chips controladores, em vez de dispositivos em forma de placa contendo esses chips.
O formato do SSD M.2 é semelhante ao da RAM, mas é muito menor e se tornou uma configuração padrão em notebooks ultrafinos, mas você também os encontrará em muitas placas-mãe de desktop. Muitas placas-mãe topo de linha têm até dois ou mais slots M.2, para que você possa executar o SSD M.2 em INCURSÃO .
O tamanho do SSD M.2 é variado, geralmente 80 mm, 60 mm ou 42 mm de comprimento, 22 mm de largura, com chips NAND em um ou ambos os lados. Você pode distingui-lo pelos quatro ou cinco dígitos do nome. Os primeiros dois dígitos representam a largura e os dois dígitos restantes representam o comprimento.
O tamanho mais comum é marcado como M.2 Type-2280. Embora os laptops geralmente estejam disponíveis em um tamanho, muitas placas-mãe de desktop têm pontos de fixação que podem ser usados para unidades mais longas ou mais curtas.
Postagem relacionada: 5 melhores SSDs M.2 de 1 TB de 2020: qual você deve escolher
U.2 SSD
Em termos de tipos de SSD, o SSD U.2 precisa ser mencionado. Um SSD U.2 é um SSD com uma interface U.2. U.2 (anteriormente conhecido como SFF-8639) é um padrão de interface definido pelo SSD Form Factor Working Group (SFFWG). U.2 foi desenvolvido para o mercado corporativo e tem como objetivo ser compatível com os padrões de interface PCI-E, SATA, SATA-E e SAS.
Os SSDs U.2 parecem discos rígidos SATA tradicionais. mas eles utilizam um conector diferente e enviam dados por meio da interface PCIe veloz, e são normalmente mais grossos do que discos rígidos de 2,5 polegadas e SSDs.
Postagem relacionada: O que é U.2 SSD? Que tal U.2 SSD vs. M.2 SSD? Um guia fácil
NVMe SSD
Diferentes tipos de SSD possuem diferentes interfaces. NVMe SSD é um SSD com uma interface NVMe. NVM Express (NVMe) é a abreviação de Non-Volatile Memory Host Controller Interface Specification (NVMHCIS). É uma especificação de interface de dispositivo lógico aberto para acessar mídia de armazenamento não volátil conectada via barramento PCI Express (PCIe).
O NVM Express permite que o hardware e o software host aproveitem ao máximo o paralelismo possível em SSDs modernos. Como resultado, em comparação com a interface de dispositivo lógico anterior, o NVM Express reduz a sobrecarga de E / S e traz várias melhorias de desempenho, incluindo várias filas de comando longas e latência reduzida.
Para obter informações mais detalhadas, leia esta postagem - O que é NVMe SSD? Precauções antes de obter NVMe SSD .