Uma introdução completa ao DFS (Distributed File System) [MiniTool Wiki]
Full Introduction Dfs
Navegação rápida :
Com o rápido desenvolvimento da computação baseada em rede, os aplicativos baseados em cliente / servidor trouxeram mudanças revolucionárias no processo de construção de sistemas de arquivos distribuídos.
O compartilhamento de recursos de armazenamento e informações na rede é um dos principais elementos das redes locais (LAN) e redes remotas (WAN). Com o desenvolvimento da própria rede, diferentes tecnologias como o DFS foram desenvolvidas para trazer comodidade e eficiência no compartilhamento de recursos e arquivos na rede.
Dica: Para saber mais informações sobre o sistema de arquivos distribuído, você pode continuar lendo esta postagem do MiniTool.
O que é DFS
O que é DFS? DFS é a abreviatura de sistema de arquivos distribuído, que é um sistema de arquivos que armazena dados em um servidor. Acesse e processe dados como se estivessem armazenados em um computador cliente local.
Por meio do DFS, você pode compartilhar facilmente informações e arquivos entre usuários na rede de maneira controlada e autorizada. O servidor permite que os usuários do cliente compartilhem arquivos e armazenem dados como se estivessem armazenando informações localmente. No entanto, o servidor tem controle total sobre os dados e delega o controle de acesso ao cliente.
Consulte também: O que é DFSR e como instalá-lo no Windows 10?
Como funciona o DFS
O DFS pode ser obtido de duas maneiras.
Namespace DFS independente: Ele permite apenas os diretórios raiz DFS existentes no computador local e não usa o Active Directory. O DFS autônomo só pode ser obtido nos computadores onde o DFS foi criado. Ele não fornece nenhuma função de liberação de falha, nem pode ser vinculado a qualquer outro DFS. As causas raiz do DFS independente são poucas porque suas vantagens são limitadas.
Namespace DFS baseado em domínio: Ele armazena a configuração DFS no Active Directory e cria um diretório raiz de namespace DFS que pode ser acessado em \ ou \ .
Recursos do DFS
Aqui estão os recursos do DFS.
Mobilidade do usuário: Ele trará automaticamente o diretório inicial do usuário para o nó onde o usuário efetua login.
Fácil de usar: A interface do usuário do sistema de arquivos deve ser simples e o número de comandos no arquivo deve ser pequeno.
Alta disponibilidade: O sistema de arquivos distribuído deve ser capaz de continuar operando no caso de falhas parciais (como falhas de link, falhas de nó ou travamentos da unidade de armazenamento).
Atuação: O desempenho é baseado no tempo médio necessário para convencer os clientes a solicitar. Este tempo inclui o tempo de CPU + tempo necessário para acessar o armazenamento auxiliar + tempo de acesso à rede. Recomenda-se que o desempenho do sistema de arquivos distribuído seja semelhante ao do sistema de arquivos centralizado.
Vantagens e desvantagens do DFS
A seguir, vamos ver as vantagens e desvantagens do sistema de arquivos distribuído.
Vantagens do DFS
- Ele permite que vários usuários acessem ou armazenem dados.
- Ele permite o compartilhamento remoto de dados.
- Ele melhora a capacidade de alterar o tamanho dos dados e também melhora a capacidade de trocar dados.
- Mesmo se o servidor ou disco falhar, o sistema de arquivos distribuído pode fornecer transparência de dados.
- Ele melhora a disponibilidade do arquivo, o tempo de acesso e a eficiência da rede.
Desvantagens do DFS
- Ao mover de um nó para outro, mensagens e dados podem ser perdidos na rede.
- Comparado com um sistema de usuário único, não é fácil lidar com o banco de dados em um sistema de arquivos distribuído.
- Em um sistema de arquivos distribuído, nós e conexões precisam ser protegidos, portanto, pode-se dizer que a segurança está ameaçada.
- Se todos os nós tentarem enviar dados de uma vez, pode ocorrer sobrecarga.
Aplicação de DFS
Por fim, apresentaremos os aplicativos do DFS.
NFS: NFS significa Network File System. É uma arquitetura cliente-servidor que permite aos usuários de computador visualizar, armazenar e atualizar arquivos remotamente. O protocolo NFS é um dos vários padrões de sistema de arquivos distribuídos para armazenamento conectado à rede (NAS).
CIFS: CIFS significa Common Internet File System. CIFS é o sotaque do SMB. Em outras palavras, o CIFS é um aplicativo do protocolo SIMB desenvolvido pela Microsoft.
SMB: SMB significa Server Message Block. É um protocolo de compartilhamento de arquivos, inventado pelo IMB. O protocolo SMB foi criado para permitir que os computadores executem operações de leitura e gravação em arquivos enviados a hosts remotos por meio de uma rede local (LAN).
Palavras Finais
Em suma, este artigo apresenta a definição, vantagens, desvantagens e aplicações do sistema de arquivos distribuído. Além disso, você pode saber como funciona.