Como usar o PhotoRec para recuperar arquivos no PC com Windows: guia
How To Use Photorec To Recover Files On Windows Pc Guide
Perder arquivos cruciais pode ser uma situação extremamente angustiante. Se você excluiu seus arquivos acidentalmente, este guia de Miniferramenta fornecerá uma explicação detalhada de como usar o PhotoRec para recuperar arquivos e a melhor alternativa ao PhotoRec.
Com as ferramentas e conhecimentos apropriados, você pode recuperar arquivos perdidos ou excluídos do seu computador. Ao baixar e instalar o PhotoRec em seu PC, você pode achar a interface da linha de comando um tanto confusa ao tentar recuperar arquivos e pode se perguntar como usar o PhotoRec para recuperar arquivos. Que chatice é a situação!
Este guia foi desenvolvido para ajudá-lo a navegar no processo de recuperação de arquivos excluídos ou perdidos via PhotoRec. Além disso, para aprimorar sua experiência de recuperação de dados, a melhor alternativa ao PhotoRec também será discutida neste guia. Continue lendo para obter detalhes mais detalhados.
A visão geral do PhotoRec
PhotoRec, criado pela CGSecurity, é um poderoso programa de recuperação de dados comumente usado para recuperar arquivos perdidos ou excluídos de várias mídias de armazenamento, como discos rígidos, CD-ROMs e cartões de memória de câmeras digitais. Funciona com vários sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS e Linux, e oferece suporte a vários sistemas de arquivos como FAT, NTFS, exFAT e HFS+. Além disso, PhotoRec permite aos usuários recuperar vários tipos de arquivos, incluindo documentos, arquivos multimídia e arquivos.
Cenários comuns de perda de dados
A recuperação de dados não é viável devido a danos ou substituição de arquivos. Porém, na maioria dos casos, ainda é possível recuperar os dados perdidos. Você pode reunir algumas pistas nesta seção.
- Erro humano : a exclusão acidental de arquivos importantes pode ocorrer ao usar seu computador ou outros dispositivos de armazenamento.
- Vírus e malware : clicar em links desconhecidos ou baixar software não autorizado pode introduzir vírus ou malware que podem travar seu computador ou roubar suas informações.
- Danos à unidade : Deixar cair seu laptop ou dispositivo de armazenamento pode causar danos físicos. Quando o disco rígido está gravemente danificado, os dados podem ser irrecuperáveis, mas se apenas as partes externas estiverem danificadas, os dados podem ser resgatados do dispositivo.
- Quedas de energia : Quedas repentinas de energia podem levar à perda de documentos quando os dados não foram salvos ou quando os dados estão sendo transferidos do seu dispositivo de armazenamento de dados para um computador.
- Formatação de unidade de armazenamento : se você encontrar mensagens de erro solicitando a formatação de uma unidade, lembre-se de que a formatação excluirá todos os dados nela contidos.
- OS Crash : Questões como sistema operacional não encontrado ou partições de sistema corrompidas podem impedir que o sistema operacional Windows inicialize normalmente.
- Corrupção de software : interrupções de software podem causar congelamentos, falta de resposta ou desligamentos inesperados, podendo levar à perda de dados.
Tutorial PhotoRec: como instalar e usar este software
Nesta parte, apresentaremos como instalar o PhotoRec em seu PC com Windows e o processo de usá-lo para recuperar seus arquivos excluídos com facilidade.
Como instalar o PhotoRec em um PC com Windows
Aqui está um guia completo sobre como instalar o PhotoRec em um computador Windows.
1. Visite o site oficial do PhotoRec , que está incluído no pacote de software TestDisk.
2. Navegue até o Download seção e clique no link para a versão Windows do aplicativo. Isso iniciará o download de um arquivo ZIP que contém o software.
3. Descompacte o conteúdo do arquivo ZIP em uma pasta da sua máquina. Você pode fazer isso clicando com o botão direito no arquivo ZIP, selecionando Extrair tudo e seguindo as instruções na tela para extrair os arquivos.
4. Acesse a pasta que contém os arquivos extraídos. Você deve encontrar um arquivo chamado fotorec_win.exe . Clique duas vezes neste arquivo para iniciar o aplicativo.
Como usar PhotoRec para recuperar arquivos
Utilizar o software PhotoRec para recuperar dados é um procedimento simples, mas exige uma consideração cuidadosa para obter resultados ideais. Abaixo está o processo para recuperar arquivos excluídos usando PhototRec a seguir:
Passo 1. Abra o PhotoRec e navegue usando as teclas de seta para cima/para baixo para selecionar o disco ou partição onde os arquivos perdidos estão localizados. Imprensa Digitar para validar sua escolha e continuar com a operação de recuperação.
Observação: No processo de recuperação, você pode pressionar o P tecla para retornar à interface anterior.Passo 2. Na janela subsequente, use as teclas de seta para cima/para baixo para identificar o sistema de arquivos usado pelo disco.
Nesta interface, PhotoRec exibirá três opções: Procurar , Opções , e Opção de arquivo . Selecione Procurar para iniciar uma verificação completa de recuperação de dados. Bater Digitar para iniciar a busca automatizada por arquivos perdidos. Além disso, você pode navegar por Opções usando as teclas de seta Esquerda/Direita para ajustar as configurações e usar Opção de arquivo para ver os tipos de arquivos que o PhotoRec pode recuperar.
As opções do PhotoRec incluem as seguintes configurações:
- Paranóico : os arquivos recuperados são validados por padrão, enquanto os arquivos inválidos são descartados.
- Permitir último cilindro parcial : Modifica a determinação da geometria do disco; deve impactar principalmente a mídia não particionada.
- Modo especialista : permite ao usuário especificar o tamanho e o deslocamento do bloco do sistema de arquivos.
- Mantenha arquivos corrompidos : esta opção garante que os arquivos sejam retidos mesmo se estiverem danificados ou inválidos.
- Pouca memória : selecione esta opção se o seu dispositivo não tiver memória suficiente e apresentar travamentos durante a recuperação.
Etapa 3. Em seguida, escolha o tipo de sistema de arquivos no PhotoRect, incluindo duas seleções: ext2/ext3 & Outro e pressione Digitar .
Se o sistema de arquivos for ext2, ext3 ou ext4, opte pelo [ext2/ext3] seleção. Se o sistema de arquivos for diferente, como NTFS ou FAT32, escolha [Outro] . Por exemplo, a unidade flash USB que escolhemos para digitalizar é FAT32, então selecionamos o [Outro] opção.
Passo 4. Na próxima tela, execute PhotoRec para pesquisar arquivos de um espaço não alocado ou de uma unidade inteira. Selecione a opção que atenda às suas necessidades: Livre ou Todo e, em seguida, pressione Digitar .
Etapa 5. Use as teclas de seta para cima/para baixo para escolher um destino em seu computador onde deseja armazenar os arquivos recuperados. Certifique-se de que o destino selecionado tenha amplo espaço livre para os dados recuperados. Vale ressaltar que o local de salvamento deve ser diferente do local original para evitar a substituição de dados.
Imprensa C para iniciar o processo de recuperação. PhotoRec agora procurará e tentará recuperar diligentemente seus arquivos perdidos.
A melhor alternativa ao PhotoRec – MiniTool Power Data Recovery
Depois de ler como usar o PhotoRec para recuperar arquivos, você pode achar que a interface do PhotoRec é complexa. Usar o Photo Rec para recuperar arquivos é adequado para aqueles que são sofisticados na interface de linha de comando. Como as ações realizadas no PhotoRec não podem ser desfeitas, qualquer erro pode causar sérios danos aos seus demais dados. Consequentemente, optar pela melhor alternativa PhotoRec pode ser vantajoso.
MiniTool Power Data Recovery, considerado o melhor software gratuito de recuperação de dados para Windows 11/10/8.1/8, pode ajudá-lo a recuperar seus arquivos sem danificar os dados originais, desde que não tenham sido completamente substituídos por novos dados.
PhotoRec vs MiniTool Power Data Recovery
O que torna o MiniTool Power Data Recovery preferível ao PhotoRec? Vamos examinar os principais recursos do MiniTool Power Data Recovery em comparação com o PhotoRec.
- Soluções para perda de dados : O MiniTool Power Data Recovery aborda vários cenários que envolvem perda de dados, como exclusão acidental de arquivos, falhas no disco rígido e travamentos do sistema, e pode recuperar arquivos perdidos, desde que não tenham sido sobrescrito . PhotoRec só pode ser executado em um dispositivo funcional para recuperar arquivos excluídos ou perdidos acidentalmente.
- Tipos de arquivos e dispositivos suportados : Ambas as ferramentas são capazes de recuperar vários tipos de arquivos perdidos, no entanto, o MiniTool Power Data Recovery é compatível com uma gama mais extensa de tipos de arquivos. Além disso, você pode executar este ferramenta de recuperação de dados para recuperar dados de discos rígidos, unidades externas, SSDs, unidades USB e CDs/DVDs.
- Amigo do usuário : Com uma interface intuitiva, o MiniTool Power Data Recovery permite que usuários de todos os níveis de habilidade, sejam técnicos de informática experientes ou novatos, recuperem arquivos em apenas três etapas fáceis. PhotoRec carece de uma interface amigável, apresentando uma configuração básica de linha de comando que pode ser um desafio para usuários não técnicos.
- Alta segurança : Operando como uma ferramenta somente leitura, o MiniTool Power Data Recovery verifica as unidades sem alterar os dados originais. É compatível com Windows 8/8.1, Windows 10, Windows 11 e Windows Servers. O recurso de código aberto do PhotoRec pode aumentar sua vulnerabilidade a malware e vírus e suas ações são irreversíveis, o que significa que quaisquer erros podem ter consequências graves para os dados do usuário.
A versão gratuita do MiniTool Power Data Recovery permite a visualização de arquivos sem nenhum custo e oferece 1 GB de recuperação de arquivos gratuita, reduzindo significativamente as chances de recuperar arquivos desnecessários.
Agora, clique no botão verde abaixo para baixar e instalar o MiniTool Power Data Recovery Free e, em seguida, inicie-o para recuperar seus arquivos em apenas três etapas.
MiniTool Power Data Recovery grátis Clique para baixar 100% Limpo e Seguro
Como recuperar arquivos usando o MiniTool Power Data Recovery
Passo 1. Selecione a partição/local/disco a ser verificado.
Na interface principal do MiniTool Power Data Recovery, há muitas opções disponíveis no Unidades Lógicas guia, incluindo todas as partições do disco rígido do seu computador e alguns locais específicos, como a área de trabalho, a Lixeira e a opção Selecionar pasta. Se tiver dificuldades em encontrar a partição de destino, você pode optar por verificar todo o disco no Dispositivos guia.
De acordo com sua situação real, mova o mouse para o local/partição/dispositivo de destino específico onde você perdeu o arquivo e clique em Digitalizar . Posteriormente, esta ferramenta de recuperação começará a digitalizar por conta própria. Tudo o que você precisa fazer é esperar pacientemente até que a verificação seja concluída automaticamente para garantir resultados ideais.
Passo 2. Encontre e visualize os arquivos necessários.
Assim que o processo de digitalização for concluído, cinco recursos fortes estarão prontos para rápida recuperação e verificação de arquivos. Você pode selecionar aquele que melhor se adapta às suas necessidades atuais.
- Caminho : Esta seção mostra todos os itens localizados na partição escolhida por padrão. Todos os arquivos são categorizados por seus caminhos de arquivo e organizados em estruturas de árvore. Para localizar os arquivos necessários, você precisa navegar passo a passo por uma pasta e suas subpastas. Esta é uma excelente escolha quando você deseja recuperar arquivos junto com sua organização de pastas original.
- Tipo : Dentro desta aba, todos os arquivos são organizados por tipo e formato. Isso é ideal se você deseja recuperar um tipo específico de arquivo, como imagem, documento, áudio, vídeo, e-mail, arquivo, banco de dados, etc.
- Filtro : este recurso permite excluir arquivos indesejados com base no tipo de arquivo, na data da última modificação, no tamanho do arquivo e na categoria do arquivo. Você pode definir vários critérios de filtro simultaneamente.
- Procurar : Isso permite que você conduza uma pesquisa exata. Digite um nome de arquivo parcial ou completo na caixa de pesquisa localizada no canto superior direito e clique em Digitar e você receberá resultados de pesquisa precisos.
- Visualização : Esta opção é particularmente útil para confirmar se os arquivos recuperados são os que você deseja. O MiniTool Power Data Recovery Free Edition permite salvar apenas até 1 GB de arquivos gratuitamente, por isso é essencial visualizá-los primeiro. Você pode facilmente clicar duas vezes em um arquivo individual para visualizá-lo.
Lembre-se de que os recursos Filtro e Pesquisa não podem ser utilizados simultaneamente. E depois de usar cada função, você precisa marcar as caixas dos arquivos desejados e clicar Salvar . Caso contrário, os arquivos verificados podem não estar marcados após retornar para outra função.
Passo 3. Salve os arquivos recuperados.
Verifique se você selecionou todos os arquivos que deseja recuperar. Se sim, pressione o Salvar botão localizado na janela de resultados da verificação. Em seguida, selecione um destino para salvar os itens restaurados e clique em OK . Certifique-se de escolher um local diferente do diretório original onde os dados foram perdidos para evitar o risco de substituição de dados.
Esta ferramenta gratuita de recuperação de dados permite recuperar 1 GB de arquivos gratuitamente e se quiser recuperar mais arquivos, você pode atualize para a versão pessoal do MiniTool Power Data Recovery .
Veredicto
Este artigo apresenta como usar o PhotoRec para recuperar arquivos. PhotoRec é uma ferramenta gratuita confiável de recuperação de arquivos, mas exige que os usuários obtenham certas técnicas para entender sua interface de linha de comando e processo de recuperação complexo. Portanto, para uma alternativa mais rápida e fácil de usar, não importa se você entende de tecnologia ou não, você pode começar a usar o MiniTool Power Data Recovery.
Se precisar de ajuda com o MiniTool Power Data Recovery, sinta-se à vontade para entrar em contato com a equipe de suporte técnico via [e-mail protegido] .