Introdução à RAM DDR3, incluindo sua história e especificações [MiniTool Wiki]
Introduction Ddr3 Ram Including Its History
Navegação rápida :
Sobre DDR3 RAM
DDR3 SDRAM é a abreviatura de Double Data Rate 3 Synchronous Dynamic Random-Access Memory, que é um tipo de memória dinâmica de acesso aleatório síncrona (SDRAM) com uma interface de alta largura de banda. Desde 2007, ele está em uso. Continue lendo e então você poderá saber mais informações sobre RAM DDR3 neste post oferecido por MiniTool .
A RAM DDR3 é a sucessora de alta velocidade da DDR e da DDR2 e, ao mesmo tempo, é a predecessora dos chips de memória dinâmica de acesso aleatório síncrona (SDRAM) DDR4. Devido a diferentes tensões de sinalização, tempo e outros fatores, DDR3 SDRAM não é compatível com versões anteriores nem anteriores com qualquer tipo anterior de memória de acesso aleatório (RAM).
A principal vantagem da RAM DDR3 em comparação com seu antecessor direto, DDR2 SDRAM, é a capacidade de transferir dados com o dobro da taxa (oito vezes a velocidade de seus arrays de memória interna), permitindo maior largura de banda ou taxas de pico de dados.
Um módulo DDR3 de 64 bits de largura pode atingir uma taxa de transferência de até 64 vezes a velocidade do clock da memória, transmitindo duas vezes por ciclo do sinal de clock quádruplo.
Os dados de 64 bits são transmitidos por meio de cada módulo de memória por vez. A taxa de transferência de DDR3 SDRAM é (taxa de clock de memória) x 4 (para multiplicador de clock de barramento) x 2 (para taxa de dados) x 64 (número de bits transmitidos) / 8 (número de bits em um byte). Portanto, com uma frequência de clock de memória de 100 MHz, a taxa de transferência máxima de DDR3 SDRAM é 6400 MB / s.
O padrão DDR3 permite chips DRAM com capacidade de até 8 gibibits, e possui no máximo 4 níveis, cada um de 64 bits, com capacidade total de até 16 GiB por DIMM DDR3. Como o Ivy Bridge-E não abordou as limitações de hardware até 2013, a maioria das CPUs Intel mais antigas suportam apenas chips de até 4 Gb com DIMMs de 8 GiB (o chipset Core 2 DDR3 da Intel suporta apenas 2 Gb). Todas as CPUs AMD suportam corretamente as especificações completas de DIMMs DDR3 de 16 GiB.
História
Em fevereiro de 2005, a Samsung lançou o primeiro protótipo do chip de memória DDR3. A Samsung desempenhou um papel importante no desenvolvimento e padronização de DDR3. Em 2007, o DDR3 foi lançado oficialmente.
A principal força motriz por trás do aumento no uso de DDR3 foram os novos processadores Intel Core i7 e o processador Phenom II da AMD, ambos com controladores de memória interna: o primeiro precisa de DDR3 e o segundo o recomenda.
Em setembro de 2012, o DDR4 RAM, o sucessor do DDR3 RAM, foi lançado.
Especificações
Comparado com DDR2 RAM, DDR3 RAM consome menos energia. Essa redução vem da discrepância nas tensões de alimentação: DDR2 é 1,8 V ou 1,9 V, enquanto DDR3 é 1,35 V ou 1,5V. A tensão de alimentação de 1,5 V funciona bem com a tecnologia de fabricação de 90 nanômetros usada nos chips DDR3 originais. Alguns fabricantes também propuseram o uso de transistores de “porta dupla” para reduzir o vazamento de corrente.
De acordo com o JEDEC: quando a estabilidade da memória é a consideração principal (como em um servidor ou outro dispositivo de missão crítica), 1,575 volts deve ser considerado um máximo absoluto. Além disso, o JEDEC afirma que os módulos de memória devem suportar tensões de até 1,80 volts para sofrer danos permanentes, embora não sejam obrigados a funcionar corretamente neste nível.
Outra vantagem é que seu buffer de pré-busca tem profundidade de 8 rajadas. Em contraste, o buffer de pré-busca do DDR2 tem profundidade de 4 rajadas, enquanto o buffer de pré-busca do DDR tem profundidade de 2 rajadas. Esta vantagem é uma tecnologia que possibilita a velocidade de transferência DDR3.
Os módulos de memória em linha dupla DDR3 (DIMMs) têm 240 pinos e não são eletricamente compatíveis com DDR2. Os locais dos entalhes principais em DIMMs DDR2 e DDR3 são diferentes, evitando que sejam substituídos acidentalmente. Não apenas as chavetas são diferentes, mas a lateral da DDR2 tem entalhes redondos, enquanto a lateral dos módulos DDR3 tem entalhes quadrados.
Para a microarquitetura Skylake, a Intel também projetou um pacote SO-DIMM chamado UniDIMM, que pode usar chips DDR3 ou DDR4. O controlador de memória integrado da CPU pode então usar qualquer um deles.
O objetivo do UniDIMM é lidar com a transição de DDR3 para DDR4, em que o preço e a disponibilidade podem exigir a troca de tipos de RAM. UniDIMMs têm as mesmas dimensões e o número de pinos que DDR4 SO-DIMMs regulares, mas o entalhe é localizado de forma diferente para evitar o uso acidental em um soquete DDR4 SO-DIMM incompatível.
As latências DDR3 são numericamente mais altas porque os ciclos de clock do barramento de E / S que as medem são mais curtos. O intervalo de tempo real é semelhante ao atraso DDR2, cerca de 10 ns.
O consumo de energia de um único chip SDRAM (ou, por extensão, DIMM) depende de muitos fatores, incluindo velocidade, tipo de uso, voltagem e assim por diante. O Power Advisor da Dell calcula que cada 4 GB ECC DDR1333 RDIMM consome aproximadamente 4W. Em comparação, a parte mais moderna orientada para desktop de 8 GB DDR3 / 1600 DIMM, tem 2,58 W, embora seja significativamente mais rápida.
Dica: Você pode estar interessado nesta postagem - [GUIA] Como usar o disco rígido como RAM no Windows 10 .Resultado
O que é RAM DDR3? Depois de ler este post, você deve saber claramente que é um tipo de memória de acesso aleatório dinâmica síncrona. E você também pode obter algumas informações sobre sua história e especificações.