Cartão SD CHKDSK: corrigir cartão SD corrompido danificado usando CHKDSK
Cartao Sd Chkdsk Corrigir Cartao Sd Corrompido Danificado Usando Chkdsk
Se o seu cartão SD estiver inacessível por algum motivo, você pode executar CHKDSK no cartão SD para localizar e corrigir erros. Aqui está como CHKDSK cartão SD e como recuperar dados de um cartão SD com falha, corrompido ou danificado usando MiniTool Power Data Recovery .
Cartão SD CHKDSK
O que é CHKDSK?
CHKDSK é uma ferramenta integrada do Windows para ajudá-lo a verificar o sistema de arquivos de um volume ou partição e os metadados do sistema de arquivos quanto a erros lógicos e físicos. Você pode executar o CHKDSK no disco rígido interno do seu computador. Você também pode executá-lo em uma unidade removível, como um disco rígido externo, cartão SD, unidade flash USB, cartão de memória, SSD, etc.
O CHKDSK pode ser executado individualmente. Se você executá-lo sem parâmetros, o CHKDSK exibirá apenas o status do volume ou partição e não corrigirá nenhum erro. No entanto, se você deseja corrigir um cartão SD corrompido usando o CHKDSK, é necessário executá-lo com parâmetros especiais como /f, /r, /x ou /b.
Esses são os parâmetros comumente usados para localizar e corrigir erros em uma unidade.
Parâmetro |
Descrição |
/f |
Este parâmetro pode corrigir os erros encontrados no disco/volume/partição. A unidade de destino deve estar bloqueada. Se o chkdsk não puder bloquear a unidade, aparecerá uma mensagem para lembrá-lo se você deseja verificar a unidade na próxima vez que reiniciar o PC. |
/r |
Este parâmetro pode encontrar e localizar setores defeituosos e recuperar informações legíveis. A unidade de destino deve estar bloqueada. /r inclui a funcionalidade de /f , com a análise adicional de erros de disco físico na unidade selecionada. |
/x |
Este parâmetro foca o volume para desmontar primeiro, se necessário. Todos os identificadores abertos para a unidade são invalidados. /x também inclui a funcionalidade de /f . |
/b |
Você pode usá-lo apenas com NTFS. Esse parâmetro pode limpar a lista de clusters inválidos na unidade e verificar novamente todos os clusters alocados e livres em busca de erros. /b inclui a funcionalidade de /r . Você pode usar esse parâmetro depois de criar a imagem de um volume para uma nova unidade de disco rígido. |
Como CHKDSK Cartão SD?
Conforme mencionado acima, você pode usar o CHKDSK para verificar e corrigir erros em um cartão SD com falha. No entanto, se houver arquivos importantes no cartão SD com falha, é melhor usar software profissional de recuperação de dados para recuperar dados dele antes de consertar o cartão. Isso pode fazer com que você corrija um cartão SD corrompido sem perda de dados.
As seguintes condições podem fazer você pensar que o cartão SD está corrompido ou danificado:
- O cartão SD aparece vazio, mas há arquivos nele.
- O cartão SD está cheio, mas não há arquivos nele.
- O cartão SD mostra metade da capacidade.
- Os arquivos estão faltando sem motivo.
- O cartão SD funciona lentamente.
- O cartão SD está inacessível.
- O cartão SD torna-se RAW.
- Você recebe uma mensagem de erro dizendo: Você precisa formatar o cartão SD antes de poder usá-lo.
- O arquivo ou diretório está corrompido e ilegível.
- O cartão SD não está aparecendo no File Explorer.
- O cartão SD não é reconhecido pelo seu PC.
Movimento 1: recuperar dados do cartão SD com falha
O MiniTool Power Data Recovery é uma ferramenta de restauração de dados projetada e desenvolvida pela MiniTool Software. Você pode usar este utilitário para recuperar arquivos de um cartão SD, unidade de disco rígido, SSD, cartão de memória, unidade flash USB e muito mais.
Este software pode funcionar em várias situações:
- Quando seus arquivos são excluídos ou perdidos, você pode usar este software para recuperá-los, desde que não sejam substituídos por novos dados.
- Você também pode usar este software de recuperação de dados MiniTool para recuperar dados de uma unidade que foi formatada.
- Se sua unidade de armazenamento de dados ficar inacessível repentinamente, você pode tentar esta ferramenta para escanear a unidade e ver se ela pode encontrar e recuperar arquivos nela.
- Mais importante, você pode usar este software para recuperar dados de um computador que não inicializa .
Este software pode atender totalmente à sua necessidade de recuperar dados de um cartão SD corrompido ou danificado.
Se você usar este software pela primeira vez, poderá experimentar a edição gratuita. Você pode usar a edição gratuita para escanear o cartão SD e ver se ele consegue encontrar os arquivos que deseja recuperar. Você pode até recuperar até 1 GB de arquivos usando este freeware.
Você pode usar estas etapas para recuperar dados de um cartão SD corrompido.
Passo 1: Baixe e instale MiniTool Power Data Recovery Gratuito no seu dispositivo.
Etapa 2: Insira o cartão SD em um leitor de cartão, se necessário, e conecte o leitor ao seu PC.
Passo 3: Abra o software para entrar em sua interface principal.
Etapa 4: Se este software puder detectar o cartão SD, você poderá vê-lo na interface do software. Passe o mouse sobre o cartão SD e clique no botão Varredura botão para iniciar a digitalização.
Etapa 5: Após a verificação, você pode ver os resultados da verificação categorizados pelo caminho. Você pode abrir cada caminho para encontrar os arquivos que precisa recuperar. Se houver muitos arquivos e for difícil encontrá-los rapidamente, você pode alternar para o Tipo guia para fazer com que este software mostre o arquivo digitalizado por tipo. Além disso, você também pode usar o Filtro , Visualização , e Procurar recursos para encontrar seus arquivos necessários de forma eficaz. Por favor, tente-os quando necessário.
Etapa 6: selecione os arquivos que deseja restaurar e clique no botão Salvar botão para continuar.
Etapa 7: selecione um local adequado para salvar os arquivos selecionados. A unidade de destino não deve ser o cartão SD original. Se o cartão SD estiver danificado, será um caminho inválido. Por outro lado, quaisquer dados gravados no cartão posteriormente podem substituir os arquivos ausentes na unidade. Em suma, o local original dos arquivos perdidos e excluídos não é o destino adequado em nenhum caso.
Passo 8: Quando a recuperação dos dados for concluída, você verá a seguinte interface. Você pode clicar no Ver Recuperados botão para acessar diretamente a pasta de destino e usar os arquivos recuperados.
Claro, você também pode usar este software para executar a recuperação de dados do cartão SD em outras situações. Por exemplo, alguns arquivos nele são excluídos inesperadamente, você pode usar este software para recuperar arquivos. Se o cartão for formatado por engano, você pode usar este software para resgatar seus arquivos. Resumindo, quando você quiser recuperar dados do seu cartão SD, basta tentar esta ferramenta de recuperação de arquivos.
Se você quiser usar este software para recuperar mais arquivos, precisará atualizar para uma edição completa. O MiniTool Software fornece edições diferentes para usuários pessoais e usuários corporativos. Você pode ir à loja oficial do MiniTool para selecionar uma edição adequada de acordo com sua situação. Se você for um usuário pessoal, a edição Personal Ultimate pode atender totalmente às suas necessidades de recuperação de dados.
Passo 2: Conserte o Cartão SD Usando CHKDKS
Agora, seus dados no cartão SD com falha/corrompido/danificado estão seguros agora. Você pode se sentir à vontade para corrigir o cartão usando o CHKDSK.
Você precisa executar o CHKDSK no prompt de comando. Aqui está um guia:
Etapa 1: verifique se o cartão SD está conectado ao seu PC.
Etapa 2: clique no ícone ou caixa de pesquisa e digite CMD na pesquisa.
Etapa 3: Prompt de comando deve ser a melhor correspondência. Você precisa clicar com o botão direito do mouse e selecionar Executar como administrador .
Passo 4: Digite “ chkdsk /f /x *: ” no prompt de comando e pressione Digitar . Nesta etapa, você precisa substituir * pela letra da unidade do cartão SD. Claro, você pode executar “chkdsk /f /r *:” ou “chkdsk /f *:” ou outro(s) parâmetro(s) combinado(s) para corrigir erros em um cartão SD.
Em seguida, esta ferramenta começará a ser executada para verificar e corrigir o sistema de arquivos do cartão SD. Todo o processo durará alguns minutos. Você precisa esperar pacientemente até que todo o processo termine.
Veja como executar o CHKDSK para localizar e localizar erros em um cartão SD. Clique para Tweetar
Outras maneiras de corrigir um cartão SD com falha
O CHKDSK não é a única maneira de consertar um cartão SD com falha. Em alguns casos, o CHKDSK não pode ajudá-lo a corrigir o cartão SD com defeito. Por exemplo, quando você executa o CHKDSK para corrigir um cartão SD RAW, você recebe apenas uma mensagem de erro dizendo: CHKDSK não está disponível para unidades RAW .
Se a operação do cartão SD CHKDSK não for da maneira que você deseja, tente outras maneiras de corrigir o cartão.
Maneira 1: Atribuir uma Letra de Unidade para o Cartão SD
Se o cartão SD não tiver letra de unidade, ele não aparecerá no File Explorer. Mas você pode encontrá-lo em Gerenciamento de disco. Assim, você pode adicionar uma letra de unidade para o cartão SD no Gerenciamento de disco.
Passo 1: Abra o gerenciamento de disco . Você pode digitar criar e formatar partições do disco rígido na caixa de pesquisa na barra de tarefas e selecione a melhor correspondência para abri-la.
Passo 2: Clique com o botão direito do mouse no cartão SD e selecione Altere a letra da unidade e os caminhos… .
Passo 3: Clique Adicionar , em seguida, atribua uma letra de unidade para o cartão SD.
Passo 4: Clique OK para salvar a alteração.
Uma nova letra de unidade foi adicionada com sucesso. Agora, você pode acessar o File Explorer para verificar se consegue ver o cartão SD e usá-lo normalmente.
Maneira 2: Use Outra Porta USB
Se o seu computador tiver mais de uma porta USB, você também pode tentar outra porta USB e ver se o cartão SD pode ser reconhecido com sucesso. Se sim, isso significa que a primeira porta USB está danificada e seu cartão SD está bom.
Maneira 2: reinstalar ou atualizar o driver do cartão SD
Se o driver do cartão SD estiver corrompido ou desatualizado, o cartão SD pode funcionar mal. Para descartar essa possibilidade, você pode reinstalar ou atualizar o driver do cartão SD para tentar:
Passo 1: Pressione Windows + X para abrir o menu WinX e selecione Gerenciador de Dispositivos do menu.
Etapa 2: expandir Dispositivos portáteis , clique com o botão direito do mouse no cartão SD e selecione Atualizar driver ou Desinstalar dispositivo .
- Se você selecionar Atualizar driver , você precisa seguir os guias na tela para instalar o driver de cartão SD mais recente em seu PC.
- Se você selecionar Desinstalar dispositivo , você precisa clicar no Desinstalar botão novamente para confirmar a desinstalação e, em seguida, reinicie o computador para permitir que o Windows instale automaticamente a versão mais recente do driver.
Passo 3 Repita o passo acima para Dispositivo de armazenamento USB sob Controladores Universal Serial Bus .
Etapa 4: reinicie o computador.
Maneira 3: formatar o cartão SD para normal
A última opção é formatar o cartão SD para normal. Este método é muito útil, mas excluirá todos os arquivos do cartão. Portanto, é importante usar o MiniTool Power Data Recovery para resgatar seus arquivos da unidade antes de formatá-la.
Você pode formatar diretamente um cartão SD no File Explorer:
Passo 1: Pressione Windows + E para acessar o File Explorer.
Passo 2: Clique este pc no menu esquerdo para visualizar as unidades visíveis.
Passo 3: Clique com o botão direito do mouse no cartão SD e selecione Formatar no menu de contexto.
Passo 4: Selecione o sistema de arquivos para o cartão SD. Você também pode digitar um rótulo para o cartão. Se você deseja realizar uma varredura profunda, você precisa desmarcar Formatação rápida .
Passo 5: Clique Começar para iniciar a formatação do cartão SD.
Você também pode formatar um cartão SD no Gerenciamento de disco ou usando o MiniTool Partition Wizard. Você pode encontrar essas maneiras neste post: Como faço para formatar um cartão SD rapidamente .
Você pode clicar neste botão para obter a edição gratuita do MiniTool Partition Wizard, um gerenciador de partições grátis .
Conclusão
Agora, você conhece as informações úteis sobre o cartão SD CHKDSK. Antes de consertar o cartão SD, é melhor usar o MiniTool Power Data Recovery para resgatar seus arquivos e mantê-los seguros.
Quando seu cartão SD não funciona normalmente, você pode executar o CHKDSK para verificar e corrigir erros ou bloquear setores defeituosos nele. Se esta ferramenta não puder ajudá-lo, você pode usar outras formas apresentadas nesta postagem para consertar seu cartão SD.
Se você encontrar problemas ao usar o software MiniTool, entre em contato conosco via [e-mail protegido] .