Driver de disco também é denominado unidade de disco [MiniTool Wiki]
Disk Driver Is Also Named Disk Drive
Navegação rápida :
O driver de disco, também chamado de “unidade de disco”, é um dispositivo de armazenamento que grava informações no disco rígido. O driver de disco lê os dados do disco e os passa para o processador. Inclui unidade de disquete, unidade de disco rígido, unidade de CD-ROM e assim por diante.
1. Estrutura
O driver de disco é composto de cabeça, disco, circuito de leitura / gravação, dispositivo servo mecânico e assim por diante. Foi introduzido pela primeira vez no Modelo 305 RAMAC pela IBM em 1956.
2. Aplicação
O driver de disco não só pode ler informações armazenadas no disco para a memória, mas também gravar informações na memória para o disco. Portanto, ele é considerado não apenas um dispositivo de entrada, mas também um dispositivo de saída.
3. Tipos
O driver do disco é uma parte do armazenamento do disco do computador. É usado para acionar o disco para atingir uma velocidade constante de rotação e controlar a cabeça para gravar e ler informações na camada magnética do disco de acordo com um determinado formato de registro e esquema de código. Está dividido em disco rígido, unidade de disquete e unidade óptica.
4. Recuperação de falha da unidade de disco
O disco rígido é um meio importante para armazenar informações. Quando ele está danificado, identificar rapidamente a causa da falha e excluir as impossíveis são tarefas extremamente importantes. O conteúdo a seguir é uma análise de falha, exceto vírus para referência das pessoas:
(1). Falha do controlador HDD
Depois que o programa POST envia o comando de busca para a unidade, um erro de tempo limite é gerado porque a unidade não conclui as operações dentro do tempo especificado.
C: falha da unidade
EXECUTAR UTTLITY DE CONFIGURAÇÃO
Pressione para retomar
Esse tipo de falha geralmente é causado pelo parâmetro de configuração de tipo do disco rígido que não corresponde ao parâmetro de formato original. Porque definir o parâmetro de AQUI O disco é um parâmetro lógico, então, na maioria dos casos, depois que o disquete é iniciado, a unidade C pode ler e gravar corretamente, mas não pode iniciar.
(2). Informação de falha: especificação de unidade inválida
Isso significa que a partição ou unidade lógica que deseja operar não tem definição na tabela de partição. Se a entrada correspondente de uma partição ou unidade lógica não existir no tabela de partição , para o sistema operacional, esta partição ou unidade lógica também não existe. O problema desse tipo de falha deve estar na tabela de partição.
Para reparar tal falha, a maneira mais fácil é fazer um backup da tabela de partição com antecedência, por exemplo, você pode usar a ferramenta Bootsafe do Pctools 9.0 ou recalcular a tabela de partição de acordo com os dados da tabela BPB. Claro, a segunda maneira é muito mais complicada.
(3). Erro carregando o sistema operacional
Essas falhas são avisadas quando há um erro na leitura do setor de inicialização da partição.
Os possíveis motivos incluem: em primeiro lugar, o endereço físico inicial da partição indicado pela tabela de partição está incorreto; por exemplo, o terceiro byte (número do setor inicial) da entrada da tabela de partição é alterado de 1 para 0. Ou seja, o endereço inicial que indica a partição inclui a indicação de cabeça e setor 0 na trilha (o endereço aqui é o endereço físico e o setor deve começar com 1). Depois que o INT 13H não consegue ler o disco, o erro será exibido.
Em segundo lugar, a marca da trilha e o ID do setor da trilha onde a partição setor de inicialização mentiras, são destruídas. Portanto, o setor especificado não pode ser encontrado. Em terceiro lugar, a unidade não consegue ler o circuito. Essa situação é rara. A maioria dos erros é aleatória, porque a inicialização do sistema pode funcionar. Isso pelo menos nos diz que um setor mestre de inicialização foi lido corretamente.
(4). Não é possível entrar no sistema.
Se houver unidade de disquete, ela inicializa a partir da unidade A. O computador mostra:
ERRO NÃO PRONTO da unidade
Insira o disquete de inicialização em A:
pressione qualquer tecla quando estiver pronto
Após a conclusão do BIOSPOST, se ele inicializar do disco rígido, o sistema lerá a superfície fixa 0, trilha 0 e setor 1 do disco rígido e encontrará o programa mestre de inicialização e a tabela de partição. Portanto, é impossível tentar evitar a superfície 0 e a trilha 0 corrompidas do disco rígido e inicializar o sistema operacional com sucesso usando o software, a menos que você reescreva as instruções relevantes no INT 19H do BIOS do sistema.
As razões para o INT 19H falhar na leitura do MBR são: em primeiro lugar, a operação de leitura falha porque o disco rígido não consegue ler o circuito. Isso pertence à falha de hardware. Em segundo lugar, o setor especificado não pode ser encontrado por causa de dano lógico ou físico da superfície 0 e trilha 0. Em terceiro lugar, a leitura do disco não tem erro, mas o sufixo de leitura do MBR não é “55AA”. O sistema determina que o MBR está incorreto. Isso pertence a uma falha leve.
(5). Disco sem sistema ou erro de disco
Substitua e pressione qualquer tecla quando estiver pronto
Esta informação será solicitada quando o programa de boot da área DOS BOOT for executado e encontrar erros. Os possíveis motivos são: falha de redefinição da unidade, fora dos limites (após 544M) do endereço do primeiro setor na zona raiz e erro de leitura do disco. Essas falhas pertencem principalmente a falhas de software.
Se a tabela BPB for quebrada, o disco rígido não consegue ler / gravar corretamente depois de iniciar com um disquete. Isso pode ser reparado com NDD. Se a tabela BPB estiver intacta, SYS C: simples é necessário para transmitir o sistema na unidade de inicialização. Se isso também falhar, será exibido: Falha na inicialização do disco.
(6). SEM ROM BÁSICO
PARADA DO SISTEMA
Este prompt sempre aparece em máquinas muito antigas. O papel do programa mestre de inicialização é encontrar um partição ativa (também pode ser partição bootstrap) nas quatro entradas da tabela de partição. Se não houver uma partição ativa em qualquer uma das quatro entradas, o sistema não saberá onde inicializar o sistema operacional.
O sistema só pode executar INT 188H e chamar o programa BASIC curado. Se o programa BASIC curado não existir, isso causará travamentos. O método de reparo mais fácil é usar a segunda função (definir partição ativa) do FDISK para especificar uma partição de bootstrap.
(7). Mostrar “Iniciando MS-DOS” e depois Crash
A última coisa a notar sobre a restauração de falha de software de inicialização do disco rígido é que o arquivo executável no CONFIG.SYS e AUTOEXC.BAT foi danificado.
Isso faz o sistema travar quando estiver executando este documento. O prompt na tela mostra “Iniciando o MS-DOS ……” e então trava. Essa falha é muito simples. Mas, como não há mensagem de erro, a maioria das pessoas facilmente confundirá com um arquivo de sistema corrompido. Quando isso acontecer, se os arquivos do sistema estiverem intactos, você pode derrubar esses arquivos.
Quando as informações acima aparecem na tela, você pode pressionar rapidamente a tecla page down ou manter esta tecla (interromper a instalação do CONFIG.SYS e o desempenho do AUTOEXEC.BAT) ou você também pode pressionar a tecla page down (execução de uma única etapa da ordem em CONFIG.SYSJ) para localizar os arquivos corrompidos.
(8). Tabela de partição invalida
O programa mestre de inicialização também julgará se o byte do “sinalizador de inicialização da partição” (primeiro byte) das três entradas restantes é 0 após encontrar a partição ativa. Isso significa que o MBR precisa garantir se há apenas uma partição ativa. Se houver um byte que não seja 0 (apenas os valores normais possíveis são 00H e 80H), o sistema reportará o erro e então travará.
(9). Intérprete de comando inválido ou ausente
Digite o nome correto ou interpretador de comandos
O sistema não pode encontrar o programa de processamento de comando no diretório raiz e no diretório especificado. Portanto, ele pede aos usuários que digitem o caminho e o nome do arquivo corretos. Você pode inserir C: DOS COMMAND.COM no prompt.
(10). Unidade de leitura de tipo de mídia inválida X
Abortar novamente, falhar
Esta informação é solicitada visando a tabela BPB inválida na área DOS BOOT. A tabela BPB é um endereço lógico usado pelo DOS para ler e gravar no disco rígido. O DOS pode converter esse endereço lógico em endereço físico. Uma vez danificado, o DOS não pode realizar operações no disco rígido.
A falha de inicialização suave do disco rígido pode ser verificada de acordo com as seguintes ordens: programa mestre de inicialização no setor mestre de inicialização - programa de inicialização na área BOOT - arquivos ocultos no sistema DOS - CONFIG AUTOEXEC.
Quando o disco rígido pode ler e gravar (pode ler e gravar normalmente após inicializar com um disquete), mas não consegue inicializar o sistema. A sequência de verificação é a seguinte: programa mestre de inicialização - programa de inicialização de partição - arquivos ocultos no DOS - CON-FIG.SYS - AUTOEXEC.BAT.
Para o programa mestre de inicialização no setor mestre de inicialização, você pode gravar um backup adequado usando FDISK MBR. Para o programa mestre de inicialização na área BBOT e arquivos ocultos no sistema, você pode usar SYS C: para transmitir o sistema e sobrescrever os dados de erro (desde que a tabela BPB esteja intacta). No caso de falha de leitura e gravação do disco rígido, há duas causas possíveis: falha da tabela de partição e falha da tabela BPB. Se o prompt da unidade C: aparecer após iniciar com o disquete, podemos ter certeza de que a tabela de partição da unidade C: existe e está basicamente intacta.
Se a unidade C: pode ler e gravar normalmente, a tabela BPB deve estar intacta. Os leitores podem restaurar o sistema de inicialização de acordo com as maneiras acima ou por outras ferramentas adequadas.
(11). Erro de disco rígido 17XX
Falha do controlador HDC
Essa falha pertence à falha de hardware. Depois que o programa POST envia um comando de reset ao controlador, o controlador não responde dentro de um período de tempo especificado. A razão para isso pode ser que o controlador está danificado ou o cabo não está bem conectado. A falha do controlador é relevante para as configurações de parâmetro do disco rígido.