O que é tabela de partição [MiniTool Wiki]
What Is Partition Table
Navegação rápida :
A tabela de partição pode descrever as partições no disco. Se a tabela de partição do disco for perdida, os usuários não conseguirão ler os dados do disco e gravar novos dados nele.
Tabela de Partição MBR
O esquema de particionamento tradicional ( Particionamento MBR ) salva informações de partição no primeiro setor do disco ( Setor MBR ) Cada entrada de partição tem 16 bytes e o total é 64 bytes. Portanto, a tabela de partição é limitada a um máximo de 4 entradas. Em outras palavras, o disco rígido baseado em MBR pode suportar até 4 partições. Porém, muitas pessoas desejam criar mais de 4 partições. Portanto, a partição estendida é introduzida para essa demanda. Além do mais, o tamanho de uma única partição no disco MBR pode chegar a apenas 2 TB. Portanto, o esquema de particionamento baseado em MBR não pode atender às necessidades crescentes.
Tabela de Partição GPT
Tabela de partição GUID ( GPT ) é um padrão para o layout da tabela de partição em um disco rígido físico, usando identificações globalmente exclusivas. Ele tem muitos recursos bons sobre a tabela de partição MBR. Para ser mais específico, permite aos usuários criar até 128 partições no disco rígido. E suporta volume de 18EB, enquanto MBR suporta volume de 2 TB no máximo. Além do mais, todos os dados importantes são armazenados em partições em vez de setores ocultos. Além disso, o disco GPT fornece uma tabela de partição de backup para melhorar a integridade da estrutura de dados.
Recomendação quente:Os discos MBR e GPT são amplamente usados no mundo. Mas, qual é a sua melhor escolha? Encontre a resposta nesta postagem: Guia MBR vs. GPT: Qual é a diferença e qual é o melhor .
GORDURA
GORDURA ( Tabela de alocação de arquivos ) é usado para registrar a localização do arquivo. Se o FAT for perdido, os dados do disco não podem ser lidos, pois o sistema operacional não consegue encontrar o local preciso. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O DOS 6 e o Windows 3.x gostariam de usar FAT16. O sistema operacional OS / 2 usa HPFS. E o Windows NT usa NTFS. Na verdade, FAT32 e NTFS são os dois sistemas de arquivos mais comuns.
A tabela de partição subdivide um meio de armazenamento usando unidades de cilindros, cabeças e setores.
O sistema de arquivos FAT32 divide a unidade lógica em área de inicialização, área FAT e área de DADOS. A área do sistema consiste na área de inicialização e FAT. A área de inicialização ocupa três setores e contém bytes de setor, registro de inicialização e outras informações importantes. Depois disso, existem alguns setores reservados nesta área. No entanto, a área de inicialização do sistema de arquivos FAT16 ocupa apenas um setor.
FAT pode gerenciar o espaço livre e espaço de armazenamento (cadeia de cluster). O sistema de arquivos gerenciará o espaço de armazenamento da área de dados via cluster. Cluster é a menor unidade de armazenamento no sistema operacional Windows e influencia a taxa de utilização e o desempenho do espaço em disco. Um arquivo sempre ocupa vários clusters. Assim, o espaço restante do último cluster será desperdiçado. Se o tamanho do cluster for muito grande, mais espaço livre será desperdiçado quando os usuários armazenarem arquivos. Portanto, o tamanho do cluster determina em grande parte a proporção de utilização do disco.
Além disso, os usuários que usam o sistema de arquivos FAT16 não devem definir a capacidade da partição como o limite inferior de um intervalo.
O tamanho e a localização da área do diretório ROOT não podem mais ser corrigidos. Pode ser considerado parte da área DATA. O diretório raiz foi alterado para o diretório raiz do arquivo, que adota o gerenciamento de arquivos de subdiretório. Portanto, ele começa no segundo setor e o tamanho pode ser alterado se necessário. Porém, o setor de inicialização do FAT16 tem tamanho e localização fixos.
Tabela de partição comum
FAT32: Para superar o limite de tamanho de volume do FAT16, a Microsoft projetou o FAT32, que pode suportar clusters pequenos e grande capacidade.
NTFS: O NTFS tem várias melhorias técnicas sobre o FAT, incluindo segurança do sistema, confiabilidade e recursos avançados. Além disso, o NTFS pode usar o arquivo de log e o ponto de verificação para restaurar a consistência do sistema de arquivos. Além disso, no Windows 2000 e no Windows XP, o NTFS fornece alguns recursos avançados, incluindo permissão de pasta, criptografia, cotas de disco, etc.
Nota: O Windows 2000 pode usar o sistema de arquivos FAT32 e NTFS. E o FAT32 pode realocar o diretório ROOT. Além disso, o registro de inicialização da partição FAT32 está contido em uma estrutura de dados fatal, o que pode reduzir a possibilidade de travamentos do computador. Os arquivos NTFS compactados serão compactados ou descompactados automaticamente de acordo com as necessidades dos usuários.exFAT: exFAT ( Sistema de arquivo de tabela de alocação de arquivo estendido ) é um sistema de arquivos principalmente para armazenamento em flash. Ele foi lançado para resolver o problema de que o FAT32 não é capaz de suportar arquivos maiores que 4 GB.
EXT3: EXT3 ( terceiro sistema de arquivos estendido ) é a terceira geração do sistema de arquivos estendido. É um sistema de arquivos com registro em diário e é amplamente utilizado no sistema operacional Linux. Além do mais, é o sistema de arquivos padrão do sistema operacional Linux.
Aqui, você pode usar Assistente de partição MiniTool para criar esses tipos de partição em seu computador.