Guia MBR vs. GPT: Qual é a diferença e qual é o melhor [Dicas de MiniTool]
Mbr Vs Gpt Guide Whats Difference
Resumo:
MBR vs. GPT, qual é o melhor e qual é a diferença entre GPT e MBR? Neste post, vamos explicar esses 2 aspectos em detalhes. E vamos dizer a você como inicializá-los para MBR ou GPT sem perda de dados com um pedaço de gerenciador de partição profissional - MiniTool Partition Wizard.
Navegação rápida :
Nota: esta postagem é muito mais relacionada ao Windows do que ao Mac OS X, Linux ou qualquer outro sistema operacional.Ao adicionar um novo HDD ou SSD ao computador, você sempre será solicitado a inicializar o disco junto com 2 opções:
- MBR (registro mestre de inicialização)
- GPT (tabela de partição GUID)
No entanto, muitas pessoas não têm idéia desse problema, de modo que devem hesitar ao fazer uma escolha entre MBR e GPT, e esperam ansiosamente que alguém lhes diga o registro mestre de inicialização vs. Tabela de partição GUID, qual é o melhor ou qual eles devem escolher.
Você está preocupado com esse problema? Se sim, este post é o que você está procurando, o que apresenta claramente a diferença exata entre MBR e GPT, além de mostrar como escolher o mais adequado para seu HDD e como configurar MBR ou GPT para seu SSD.
MBR vs. GPT: qual é a diferença deles
MBR significa Master Boot Record, enquanto GPT representa GUID Partition Table, e eles são 2 esquemas de particionamento para HDD, SSD e dispositivos removíveis.
Para saber qual esquema de particionamento seu disco rígido está empregando, basta baixar e instalar o MiniTool Partition Wizard, que é um software de particionamento gratuito para ajudar os usuários a explorar as propriedades do disco / partição, inicializar o disco (para MBR ou GPT), aumentar uma partição, alterar o esquema de particionamento entre MBR e GPT, converta o sistema de arquivos entre FAT32 e NTFS, e assim por diante.
Em seguida, inicie o freeware para obter a janela principal:
Na captura de tela, você pode ver que tenho 2 discos: um MBR e um GPT.
Como MBR e GPT são esquemas de particionamento, eles estão fazendo a mesma coisa: gerenciar como as partições são criadas e organizadas em um disco rígido, mas diferem umas das outras em muitos aspectos.
Vamos ver os parágrafos a seguir para aprender algumas informações sobre MBR vs. GPT.
Em primeiro lugar, MBR e GPT foram introduzidos em tempos diferentes
O MBR foi introduzido com o IBM PC DOS 2.0 em março de 1983 e é usado até agora. No entanto, o GPT foi desenvolvido no final da década de 1990 como parte do que se tornou a UEFI e se tornou popular apenas nos últimos anos.
Em segundo lugar, MBR e GPT têm estruturas diferentes
MBR consiste em 3 partes, incluindo código mestre de inicialização, uma tabela de partição para o disco e assinatura do disco. Uma tabela de partição pode conter um número máximo de 4 entradas para partições primárias no Windows.
No entanto, um Tabela de Partição GUID é composto por um MBR protetor que é usado de uma forma que impede que os utilitários de disco baseados em MBR reconheçam incorretamente e possivelmente sobrescrevam os discos GPT, um cabeçalho da tabela de partição GUID primária que registra seu próprio tamanho e localização e o tamanho e localização do cabeçalho secundário da GPT, um Matriz de entrada de partição GUID primária , para backup GUID Partition Entry Array , e um Cabeçalho da tabela de partição GUID de backup . Uma tabela de partição GUID pode conter até 128 entradas de partição no Windows.
Este gráfico vem de https://www.schoonepc.nl/instal/partition.html
Do acima, você pode saber a principal diferença entre MBR e GPT, que são o número da partição primária no HDD ou SSD. Então, se você escolher definir MBR ou GPT para SSD.
Em terceiro lugar, os suportes na capacidade do disco e as quantidades de partição são diferentes
Suporte em quantidades de partição
Como uma tabela de partição MBR pode conter no máximo 4 entradas de partição primária, você só tem permissão para criar o número máximo de 4 partições primárias em um disco MBR. Se você quiser criar mais partições, terá que criar uma partição estendida onde muitas partições lógicas podem residir. No entanto, uma partição lógica não pode ser definida como ativa.
Recomendação principal: Correção - o disco já contém o número máximo de erros de partições
Ao contrário, um disco GPT teoricamente permite um número quase ilimitado de partições, mas a implementação do Windows o restringe a 128 partições. Cada partição no GPT pode funcionar como uma partição primária no disco MBR.
Suporte em disco ou capacidade de partição
Você só pode usar 2 TB ou 16 TB da capacidade de um disco rígido, independentemente do tamanho do disco, se inicializá-lo com MBR. Se o disco estiver usando o setor tradicional de 512B, você poderá usar apenas 2 TB. Se estiver usando o setor de 4Kn (4 K nativo), você pode usar 16 TB.
No entanto, um disco GPT pode ter até 2 ^ 64 blocos lógicos de comprimento e os blocos lógicos podem ter 512 bytes ou 4K de tamanho. Portanto, um disco de tabela de partição GUID pode crescer muito em comparação com discos de tabela de partição MBR. Na verdade, não há necessidade de falar sobre o limite de capacidade do disco ou partição do GPT, uma vez que nenhum disco rígido excederá o limite por muito tempo.
Em quarto lugar, o MBR difere do GPT em compatibilidade
Todos os sistemas operacionais atuais do Windows podem usar discos particionados GPT para dados, como Windows 7, Windows 8, Windows 10, Windows Server 2008, Windows Server 2012 e Windows Server 2016, mas apenas suas versões de 64 bits suportam inicialização do disco GPT quando UEFI o modo de inicialização é compatível e habilitado.
Além disso, a versão de 32 bits do Windows XP só pode ver o MBR protetor e até mesmo a versão de 64 bits pode usar o disco GPT apenas para dados.
Por fim, eles têm um modo de inicialização diferente
Se a placa-mãe do seu computador suportar apenas inicialização herdada, você só poderá inicializar o Windows a partir do disco MBR. Para instalar o Windows no disco GPT neste modo, você receberá a mensagem de erro ' O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado é do estilo de partição GPT '.
Ou o Windows não iniciará se já estiver instalado no disco GPT no modo de inicialização Legacy.
No entanto, se a placa-mãe do seu computador suportar apenas inicialização UEFI, você só poderá iniciar o Windows a partir do disco GPT. Para instalar o Windows no disco MBR, você receberá a mensagem de erro'O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado possui uma tabela de partição MBR. Em sistemas EFI, o Windows só pode ser instalado no disco GPT '.
Da mesma forma, o Windows não poderá ser inicializado se já estiver instalado no disco MBR no modo de inicialização UEFI.
Mas, felizmente, as placas-mãe atuais suportam inicialização Legacy e UEFI, então você só precisa habilitar o CSM (Compatibility Support Module) na BIOS quando quiser inicializar o Windows tanto do disco MBR quanto do disco GPT, ou habilitar UEFI quando quiser inicializar do disco GPT ou habilite o BIOS legado enquanto planeja inicializar do disco MBR.
Além disso, mesmo que sua placa-mãe suporte apenas um modo de inicialização, você ainda pode encontrar soluções a partir do artigo O Windows não pode ser instalado em um disco? Aqui estão as soluções .