Melhor software de backup gratuito para servidores – MiniTool ShadowMaker
Melhor Software De Backup Gratuito Para Servidores Minitool Shadowmaker
Você está procurando um software de backup para servidores para criar um backup de dados no Windows Server 2012/2016/2019/2022? Você veio ao lugar certo e MiniTool mostrará o software de backup integrado – Windows Server Backup e uma alternativa – MiniTool ShadowMaker. Vamos vê-los.
Por que fazer backup do Windows Server
Como é sabido, a proteção de dados é muito importante em um computador. Não importa qual sistema operacional você esteja executando, Windows 7/8/10/11 ou Windows Server 2012/2016/2019/2022, a perda de dados sempre ocorre inesperadamente devido a ataques de vírus, operações equivocadas, falha no disco rígido, falha no disco rígido, sistema avaria, falta de energia, etc.
Para as empresas, a perda de dados pode resultar em consequências devastadoras, e restaurar arquivos perdidos é problemático e até mesmo os dados são irrecuperáveis.
Para Windows 7/8/10/11, a Microsoft oferece um software de backup integrado chamado Backup e restauração para criar uma imagem do sistema e configurar o backup do arquivo. Então, vem uma pergunta: para o Windows Server, como fazer backup dele? Existe um software de backup para servidores para manter os dados seguros? Claro, vá para encontrar o software de backup gratuito para o Windows Server na parte a seguir.
Software de backup para servidores - Backup do Windows Server
No Windows Server 2012/2016/2019/2022, há um programa de backup interno (fornecido pela Microsoft) que oferece opções de backup e recuperação. Ele permite que você faça backup de arquivos específicos, pastas, estados do sistema, volumes específicos e todo o servidor. Depois que os arquivos são perdidos ou o sistema trava, você pode restaurar os dados ou deixar o sistema operacional voltar a funcionar rapidamente.
Além disso, este software de backup para servidores permite especificar um horário de backup para criar backups agendados. O Backup do Windows Server também oferece suporte ao backup em unidades locais e em uma pasta compartilhada remota.
Para usar este software de backup do Windows Server, você precisa instalá-lo manualmente em seu sistema, pois ele não é instalado por padrão e, em seguida, você pode usá-lo para backup do PC. Veja os detalhes da parte a seguir agora.
Instale o Backup do Windows Server
Com base em diferentes sistemas operacionais do Windows Server, as etapas para adicionar o Backup do Windows Server são um pouco diferentes e aqui tomamos o Server 2016 como exemplo.
Etapa 1: abrir Gerenciador do Servidor , debaixo de Painel painel e clique em Adicionar funções e recursos .
Passo 2: Na Antes de você começar página, preste atenção em algumas coisas e clique no botão Próximo botão para continuar.
Passo 3: Escolha o tipo de instalação - Instalação baseada em função ou baseada em recursos .
Passo 4: Depois de decidir Seleção do servidor e adicionando uma função, você insere o Características aba.
Etapa 5: role para baixo para localizar Backup do Windows Server e marque a caixa desse recurso. Então clique Próximo para continuar.
Etapa 6: Inicie o processo de instalação pressionando o botão Instalar botão.
Após concluir o processo, você pode usar este software de backup para servidores no Windows Server para criar um plano de backup.
Como fazer backup do servidor com o backup do Windows Server
Depois de obter o software de backup gratuito para servidores, agora é hora de usá-lo para iniciar um backup e vamos ver os passos abaixo:
Etapa 1: iniciar Gerenciador do Servidor e clique Ferramentas , então escolha Backup do Windows Server no menu suspenso. Alternativamente, você pode pressionar Vitória + R , modelo wbadmin.msc e clique OK .
Passo 2: Na interface principal, clique em Fazer backup uma vez para o seguinte pop-up, escolha Diferentes opções , e clique Próximo continuar.
Passo 3: Selecione um tipo de configuração – Servidor completo e Personalizado . A primeira opção ajuda a fazer backup de todo o servidor, incluindo dados do servidor, aplicativos e estado do sistema. A segunda opção ajuda a escolher volumes e arquivos personalizados para backup.
Aqui, escolhemos a segunda opção como exemplo e, em seguida, escolhemos os itens que queremos fazer backup.
Passo 4: Escolha um tipo de destino – Unidades locais e Pasta compartilhada remota . Aqui, tomamos a primeira opção como exemplo.
Etapa 5: escolha um destino de backup. Aqui, recomendamos o uso de uma partição em seu disco rígido externo.
Etapa 6: Confirme a origem e o destino do backup e clique em Cópia de segurança para iniciar a tarefa. Este processo levará vários minutos e aguarde pacientemente.
Se você deseja fazer backup de seus arquivos ou pastas regularmente, volte para a interface principal do Backup do Windows Server e clique em Agendamento de backup para iniciar a configuração de backup agendado seguindo as instruções na tela.
Você pode notar que este software de backup para servidores oferece apenas uma opção para agendar o backup – backup diário. Você só pode escolher um ponto de tempo ou mais de um ponto de tempo em um dia para configurar. Se você precisar agendar backups semanais ou mensais, isso não é permitido.
Se o seu sistema der errado ou os arquivos forem perdidos/excluídos, você poderá realizar um processo de restauração. Basta clicar no Recuperar opção no painel direito no Windows Server Backup e faça a operação de restauração seguindo os assistentes na tela.
Para saber muitas informações sobre o Backup do Windows Server, consulte nosso post anterior - Backup do Windows Server: Como instalá-lo e usá-lo (Guia Completo) .
Melhor software de backup para servidores: MiniTool ShadowMaker
Depois de conhecer algumas informações sobre o software de backup gratuito integrado para servidores – Windows Server Backup, você pode achar que não é fácil de usar. Além disso, os recursos suportados são limitados. Para pequenas empresas, esse programa de backup não pode atender a seus requisitos.
Então, você pode perguntar: existe um software de backup de dados de terceiros para servidores? É claro que existem muitos programas desse tipo no mercado e aqui recomendamos o uso do MiniTool ShadowMaker.
Este é um dos melhores softwares de backup para servidores, pois oferece muitos recursos úteis. Arquivos, pastas, discos, partições e sistema operacional Windows são suportados para backup de imagem. Ou seja, você pode escolher um desses itens como fonte de backup e durante o processo de backup, a fonte é compactada em um arquivo de imagem, o que pode economizar muito espaço.
Em termos de backup de imagem, o MiniTool ShadowMaker permite agendar um ponto de tempo (todo dia/semana/mês/no evento) para criar backups automáticos. Se houver uma grande quantidade de dados a serem adicionados todos os dias, você pode optar por configurar o profissional software de backup de servidor para fazer backups incrementais ou diferenciais. Ao mesmo tempo, escolha um esquema de backup para gerenciar backups antigos para economizar espaço em disco.
É importante ressaltar que este software de backup do Windows Server permite que você crie um disco rígido externo USB inicializável/unidade flash USB ou CD/DVD para recuperação de desastres. É bastante útil quando o servidor não inicializa. Além disso, o MiniTool ShadowMaker oferece suporte a muitos outros recursos, por exemplo, clone de disco, sincronizar arquivos/pastas , Inicialização PXE , Restauração Universal, montagem/desmontagem de disco/partição/imagem do sistema, etc.
Para desfrutar de todos esses recursos, você pode obter sua Trial Edition que é compatível com Windows 11/10/8/7 e servidores Windows como Server 2012/2016, etc. Esta edição oferece uma avaliação gratuita de 30 dias. Então, não hesite e experimente agora.
Depois de obter o arquivo de configuração deste software de backup, clique duas vezes nele para instalar este programa em seu sistema Windows Server seguindo os assistentes na tela. Em seguida, consulte o guia sobre como fazer backup do Windows Server com o MiniTool ShadowMaker Trial Edition.
Etapa 1: inicie o MiniTool ShadowMaker clicando duas vezes no ícone e, em seguida, clique em Manter teste para desfrutar do teste gratuito.
Etapa 2: Para fazer backup do seu servidor, vá para o Cópia de segurança página. Você pode encontrar partições do sistema como System Reserved e C selecionadas como a origem do backup. Além disso, uma pasta de destino é selecionada por padrão. Se o seu objetivo é criar uma imagem do sistema para o servidor, basta clicar em Fazer backup agora para executar a tarefa de uma só vez.
Para fazer backup de seus arquivos e pastas importantes, você pode clicar em Origem > Pastas e Arquivos , marque os itens dos quais deseja fazer backup e clique em OK . Em termos de Destino , como mencionado acima, um caminho foi selecionado, mas você pode escolher outro para salvar o backup. Você pode fazer backup do seu servidor em um disco rígido externo e uma pasta compartilhada com este software de backup para servidores.
Backup automático/agendado
Se uma massa de arquivos/pastas for adicionada em intervalos, você não precisará fazer um backup completo várias vezes e poderá configurar para fazer backup de dados de forma regular e automática. O MiniTool ShadowMaker oferece um recurso chamado Cronograma para ajudá-lo nessa tarefa.
Você pode acessá-lo para configuração antes de iniciar um backup completo ou após um backup completo, vá para Gerenciar página, localize a tarefa de backup de arquivo e clique no menu de três pontos para escolher Editar programação .
Por padrão, esse recurso está desabilitado, basta habilitá-lo. Em seguida, vá para a seção correspondente para criar backups diários/semanais/mensais/em eventos. Nesse ponto de tempo que você definiu, o melhor software de backup de servidor para pequenas empresas fará backup automaticamente de seus arquivos.
Esquema de Backup
Além disso, você pode configurar um esquema de backup para acompanhar os backups automáticos. o Incremental esquema de backup e Diferencial esquema de backup são recomendados. Backups incrementais ou diferenciais podem ser criados para seus dados adicionados no servidor e, ao mesmo tempo, os backups antigos podem ser excluídos para liberar espaço de backup.
Para acessar o Esquema recurso, clique nele no Cópia de segurança página ou vá para Gerenciar e escolha Editar esquema . Para saber mais informações, consulte nosso post anterior - Como excluir arquivos de backup no Windows 10/8/7 facilmente (2 casos) .
Depois de terminar o backup, você deve ir para o Ferramentas aba e clique Criador de mídia para fazer uma unidade USB / DVD / CD inicializável . Quando o servidor falha ao inicializar, a mídia inicializável pode ser usada para inicializá-lo para recuperação. Na página Ferramentas, você pode encontrar um recurso chamado Clonar disco que pode ajudá-lo a migrar todo o disco do sistema ou disco de dados para outro disco rígido para atualização de disco ou backup de disco.
Postagem relacionada: Como clonar um disco rígido para SSD no Windows 10/8/7?
Conclusão
Depois de conhecer tantas informações sobre o Backup do Windows Server e o MiniTool ShadowMaker, você pode descobrir que o programa de backup integrado oferece recursos limitados – não pode ajudar fazer backup de arquivos toda semana, mês ou no evento. Não há suporte para backups incrementais e diferenciais. Além disso, alguns recursos adicionais não são oferecidos.
O MiniTool ShadowMaker pode ajudar a criar poderosos backups programados, diferenciais e incrementais, sincronizar arquivos, clonar um disco rígido, criptografar arquivos de imagem, fazer backup de seu servidor em uma unidade flash USB e oferecer suporte a recursos mais poderosos. É o suficiente para o backup do servidor. Portanto, é um dos melhores softwares de backup para servidores.
Basta obter sua Trial Edition para aproveitar todos os recursos em 30 dias. Se você quiser usá-lo o tempo todo, poderá usar sua Business Edition.
Palavras finais
Essas são todas as informações sobre o Backup do Windows Server e o MiniTool ShadowMaker. Basta entrar no software de backup para Windows Server para criar um backup. Recomendamos o uso do MiniTool ShadowMaker devido aos seus recursos poderosos.
Se você tiver alguns problemas ao usar nossa MiniTool, informe-nos na parte de comentários a seguir. Nós responderemos o mais breve possível.