O disco rígido está cheio, mas sem arquivos: causas, correção e recuperação de dados
O Disco Rigido Esta Cheio Mas Sem Arquivos Causas Correcao E Recuperacao De Dados
Você sabe por que esse problema ocorre se o disco rígido estiver cheio, mas não houver arquivos nele? Software MiniTool apresentará algumas razões principais, bem como algumas correções fáceis e eficazes. Se você deseja recuperar arquivos perdidos, pode tentar MiniTool Power Data Recovery .
O disco rígido está cheio, mas não há arquivos nele
Um disco rígido é um dispositivo para salvar seus dados. Cada disco rígido tem sua capacidade. Quando estiver cheio, você precisa tomar medidas para liberar espaço em disco ou substitua-o por um novo maior. No entanto, alguns usuários podem encontrar este problema: o disco rígido está cheio, mas não há arquivos nele.
Esse problema pode ocorrer em todas as unidades do seu computador. Os problemas relatados incluem:
- A unidade C está cheia, mas sem arquivos
- A unidade D está cheia, mas sem arquivos
- A unidade E está cheia, mas sem arquivos
- E mais….
Esta é uma questão estranha. Se você está incomodado com esse problema, talvez queira saber por quê.
Principais razões para o disco rígido estar cheio, mas nenhum arquivo encontrado
As causas desse problema são várias. Resumimos as seguintes razões principais:
- A unidade foi atacada por um vírus ou malware.
- Os arquivos excluídos da Lixeira ainda ocupam espaço nessa unidade.
- Você ocultou arquivos e pastas nessa unidade, mas esqueceu.
- O disco rígido está logicamente danificado.
- O sistema de arquivos desse disco rígido está danificado.
Você pode usar métodos correspondentes para resolver esse problema com foco nesses motivos. Se você ainda não sabe o que fazer, os métodos apresentados neste artigo podem ajudá-lo.
Importância: Recupere seus dados com antecedência
Se você ainda precisar usar os arquivos desse disco rígido, é melhor recuperá-los usando um profissional software de recuperação de dados como o MiniTool Power Data Recovery. Isso pode proteger totalmente seus dados de serem excluídos ou apagados inesperadamente durante o processo de solução de problemas.
Esta ferramenta de restauração de dados MiniTool pode recuperar arquivos como imagens, fotos, vídeos, arquivos de áudio, documentos, etc. de diferentes tipos de dispositivos de armazenamento de dados. Por exemplo, pode recuperar arquivos de discos rígidos , SSDs, unidades flash USB, cartões SD, cartões de memória e muito mais. Você pode usar este software em um computador com Windows, independentemente de estar executando o Windows 11, Windows 10, Windows 8/8.1 ou Windows 7.
Este software pode encontrar arquivos excluídos e existentes em uma unidade de armazenamento. Portanto, ele pode atender totalmente às suas necessidades de recuperação de dados de um disco rígido cheio, mas sem arquivos.
Se você quiser recuperar arquivos apagados (não importa qual software de recuperação de dados você usa), é melhor não gravar novos dados na unidade onde os arquivos excluídos foram salvos anteriormente. Quaisquer novos dados podem substituir os arquivos excluídos, tornando-os irrecuperáveis.
Se você suspeitar que esta ferramenta de recuperação de arquivos pode encontrar e recuperar seus arquivos, você pode primeiro experimentar a edição gratuita do MiniTool Power Data Recovery. Você pode usá-lo para verificar o disco rígido de destino e recuperar até 1 GB de arquivos. Este melhor software gratuito de recuperação de dados é gratuito para download.
Depois de baixar e instalar este software em um computador com Windows, você pode usar as seguintes etapas para resgatar seus arquivos.
Passo 1: Abra o software para entrar em sua interface principal.
Etapa 2: passe o mouse sobre a unidade da qual deseja recuperar os dados e clique no botão Varredura botão para continuar.
Este software começará a escanear o disco rígido selecionado. Todo o processo de verificação durará alguns minutos, dependendo do tamanho do disco rígido e dos arquivos nele contidos. Você deve esperar pacientemente até que todo o processo de digitalização termine. Isso pode garantir que você obtenha o melhor efeito de recuperação de dados.
Etapa 3: Após a digitalização, este software mostrará os resultados da verificação e os arquivos verificados serão listados pelo caminho padrão. Normalmente, você pode ver 3 caminhos: Arquivos Excluídos , Arquivos perdidos , e Arquivos existentes . Se você deseja resgatar apenas os arquivos existentes nessa unidade, pode ir para a pasta Arquivos existentes para encontrar os arquivos necessários. Se você também deseja recuperar seus arquivos perdidos e excluídos, pode abrir a pasta Arquivos excluídos e a pasta Arquivos perdidos para encontrá-los.
Se houver muitos arquivos digitalizados, você pode usar esses recursos para encontrar seus arquivos rapidamente:
- Tipo: Se você alternar para a guia Tipo, este software exibirá os arquivos digitalizados por tipo. Você pode encontrar seus arquivos por tipo.
- Filtro : o recurso Filtro permite filtrar arquivos por tipo de arquivo, por data de modificação, por tamanho de arquivo e por categoria de arquivo.
- Procurar : Se você ainda se lembra dos nomes dos arquivos que deseja recuperar, clique na caixa de pesquisa e digite o nome do arquivo para localizá-lo diretamente.
- Visualização : Se você quiser ter certeza de que o arquivo selecionado é o arquivo necessário, você pode clicar no Visualização botão para visualizá-lo. Este software permite visualizar até 70 tipos de arquivos. No entanto, o pacote de instalação do Preview não está pré-instalado no MiniTool Power Data Recovery Free Edition. Se você usar esse recurso pela primeira vez na edição gratuita, primeiro precisará baixá-lo e instalá-lo.
Etapa 4: selecione os arquivos necessários. Você pode selecionar vários arquivos de diferentes caminhos ou tipos ao mesmo tempo e clicar no botão Salvar botão. Em seguida, você verá uma pequena interface aparecer, na qual você pode selecionar um local adequado para salvar os arquivos selecionados. Claro, você não deve salvar os arquivos selecionados em sua unidade original porque o problema de disco rígido cheio, mas sem arquivos nele não está resolvido.
Os arquivos recuperados podem ser usados diretamente. Depois de corrigir o problema do disco rígido, você pode transferir ou mover esses arquivos para essa unidade.
Se você quiser usar este software para recuperar mais de 1 GB de arquivos, precisará usar uma edição completa deste software. O MiniTool oferece edições pessoais e empresariais para diferentes usuários. Você pode acesse a loja oficial do MiniTool para selecionar uma edição adequada com base em suas necessidades.
Agora, seus dados estão seguros. Você pode consertar o disco rígido sem se preocupar com problemas de perda de dados.
Correção 1: Examine seu computador em busca de vírus e malware
Você pode executar um software antivírus para localizar e remover vírus e malware do seu disco rígido.
Normalmente, a Segurança do Windows é suficiente para proteja seu computador contra vírus e malware . Se o seu computador estiver infectado, você pode desativar a segurança do Windows por engano. Assim, você pode verificar o status da Segurança do Windows e, em seguida, ligá-lo se estiver desabilitado. Assim que o Windows Security detectar ameaças, ele as relatará e as removerá automaticamente.
Claro, você também pode usar software antivírus de terceiros para ajudá-lo a eliminar ameaças no disco rígido. Existem muitos softwares antivírus confiáveis:
- Avira : Melhor valor geral.
- McAfee : Melhor antivírus completo.
- Kaspersky : Melhor software antivírus para não profissionais de TI.
- avast : Melhor para solopreneurs e trabalhadores remotos.
- Bitdefender : Melhor antivírus para prevenção.
- Emsisoft : Melhor software antivírus para defesas de alta tecnologia.
- Norton : Melhor software antivírus para soluções de segurança na Internet.
Correção 2: Esvaziar a Lixeira ou Excluir Arquivos Permanentemente
Depois de excluir arquivos do disco rígido interno do computador, os arquivos excluídos serão movidos para a Lixeira e permanecerão lá até que você os exclua permanentemente ou esvazie a Lixeira. Antes de serem excluídos permanentemente, esses arquivos na Lixeira ainda ocupam espaço no disco rígido original. É por isso que o espaço livre não sofre alterações depois que você exclui os arquivos. Isso também pode ser a causa do disco rígido cheio, mas sem arquivos nele.
É fácil resolver este problema. você pode diretamente Lixeira vazia para liberar espaço em disco. Você pode clicar com o botão direito na Lixeira e selecionar Esvaziar Lixeira para fazer este trabalho.
Correção 3: mostre arquivos e pastas ocultos no seu PC
Você pode ter escondido seus arquivos e pastas naquele disco rígido, mas esqueceu. Nesse caso, é fácil fazer com que seus arquivos sejam exibidos. Você pode definir o File Explorer para mostrar arquivos e pastas ocultos.
Passo 1: Clique na caixa de pesquisa e procure por Opções do Explorador de Arquivos. Em seguida, selecione a melhor correspondência (deve ser Opções do Explorador de Arquivos) para abri-la.
Passo 2: Mude para o Visualizar aba.
Passo 3: Verifique se Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultos em Arquivos e pastas ocultos está selecionado. Se não, você precisa verificar isso.
Passo 4: Clique Aplicar .
Passo 5: Clique OK .
Após essa configuração, você pode verificar se consegue encontrar seus arquivos e pastas nesse disco rígido. Se você ainda não conseguir encontrar seus arquivos dessa maneira, seu disco rígido pode estar logicamente danificado. Você precisa formatá-lo para seu estado normal. Continue lendo para aprender como formatar um disco rígido em um computador com Windows.
Correção 4: formate o disco rígido para normal
É um processo fácil formatar um disco rígido em um computador com Windows. Você não precisa usar um gerenciador de partição de terceiros para fazer este trabalho.
A formatação de um disco rígido excluirá todos os arquivos da unidade. É por isso que achamos que você deve recuperar seus dados antes de fazer isso. Se você ainda não recuperou dados usando o MiniTool Power Data Recovery, faça isso agora mesmo!
Veja como formatar um disco rígido no File Explorer:
Passo 1: Pressione Windows + E para abrir o Explorador de Arquivos.
Passo 2: Clique este pc no menu à esquerda.
Etapa 3: Clique com o botão direito do mouse no disco rígido de destino e selecione Formatar no menu de contexto.
Etapa 4: A interface do disco de formatação será exibida. Você pode verificar os parâmetros que deseja usar.
Formatação rápida em Opções de formato é selecionado por padrão. A formatação rápida excluirá arquivos da partição e reconstruirá o sistema de arquivos, o rótulo do volume e o tamanho do cluster.
Se você desmarcar a Formatação rápida, o Windows executará uma formatação completa. Um formato completo limpará completamente os arquivos da partição, reconstruirá o sistema de arquivos, o rótulo do volume e o tamanho do cluster e verificará a partição em busca de setores defeituosos lógicos. Devido a isso, uma formatação completa levará mais tempo e os arquivos na unidade serão irrecuperáveis.
Você pode selecionar uma opção de formato de acordo com suas necessidades.
Passo 5: Clique no botão Começar botão para iniciar a formatação do disco rígido.
Após a formatação, você pode usar o disco rígido como um novo. Você também pode transferir os arquivos recuperados desta unidade para esta unidade novamente.
Você também pode formatar um disco rígido usando Disk Management ou diskpart, ou usando um gerenciador de partições de terceiros como MiniTool Partition Wizard . Você pode encontrar essas formas aqui: Como formatar um disco rígido com facilidade no Windows?
O MiniTool Partition Wizard é um software profissional gerenciador de partições com uma boa reputação. Esta ferramenta tem muitos recursos úteis para ajudá-lo a gerenciar seu disco rígido, SSD, cartão SD, etc. Por exemplo, você pode usá-lo para migrar SO para HDD/SSD , estender partições, mesclar partições e muito mais.
Correção 5: substitua o disco rígido por um maior
Se o espaço em disco não for grande o suficiente para armazenar seus dados, você precisará substituí-lo por um maior. Como há sistema operacional e arquivos no disco rígido, você pode querer substituir um disco rígido sem perda de dados. É possível fazer isso? Claro que sim. Você pode usar o MiniTool Partition Wizard para copiar o disco para o novo. Depois de copiar o disco, você pode alterar a configuração do BIOS do seu computador para inicializar o PC a partir do novo disco rígido.
Aqui está um guia completo: Como atualizar para um disco rígido maior sem perda de dados?
Conclusão
incomodado por disco rígido cheio, mas sem arquivos nele ? Por que não tentar os métodos apresentados neste artigo para ajudá-lo a resolver o problema? Todos esses métodos são fáceis. Todo usuário comum pode dominar rapidamente essas habilidades. Além disso, não esqueça seus dados. Não se esqueça de usar o MiniTool Power Data Recovery para recuperar seus arquivos com antecedência. Afinal, seus arquivos correm perigo quando você não consegue encontrá-los no disco rígido e durante o processo de solução de problemas.
Se você encontrar problemas ao corrigir o problema ou ao usar o software MiniTool, entre em contato [e-mail protegido] para ajuda.