O que são setores lógicos defeituosos e setores físicos defeituosos
What Are Logical Bad Sectors Physical Bad Sectors
Qual é a diferença entre setores defeituosos lógicos e setores defeituosos físicos? Como distingui-los? Esta postagem de Miniferramenta explica setor defeituoso lógico vs setor defeituoso físico para você.O que é um setor ruim?
Para saber sobre setores defeituosos, você deve saber o que é um setor. Um setor refere-se a um tipo de estrutura física de HDDs. Como todos sabemos, num HDD, os dados são armazenados em pratos. Um prato é dividido em vários círculos concêntricos, chamados de trilhas.
Então, a partir do centro do prato, o prato também é dividido em múltiplos setores geométricos com as mesmas especificações. A parte onde o setor geométrico e a pista se sobrepõem é chamada de setor.
Pontas: Na figura a seguir, a cor amarela é o setor.
Um setor defeituoso é ilegível. Ao sofrer dano, todas as informações armazenadas naquele setor são perdidas. Hoje em dia, um setor defeituoso também pode se referir a um bloco defeituoso em SSDs.
Leia também: Podemos remover o setor defeituoso do disco rígido permanentemente?Setor defeituoso lógico vs setor defeituoso físico
Os setores defeituosos podem ser lógicos ou físicos, dependendo do que está tornando o setor inacessível. Qual é a diferença entre setores defeituosos lógicos e setores defeituosos físicos?
Em caso de perda de energia, podridão (mais provavelmente em disquetes) ou problemas de firmware, o formato do disco pode estar corrompido além do que o código de correção de erros pode corrigir. Este é um setor defeituoso lógico e pode ser reparado.
Por outro lado, os setores quebrados fisicamente não podem ser restaurados. Como ocorre um setor físico defeituoso? Primeiro, uma nova unidade pode começar com alguns setores defeituosos inócuos devido a falhas de fabricação. Mas esses setores defeituosos serão bloqueados pelo fabricante.
Então, setores físicos defeituosos também podem ocorrer devido a colisão frontal, desgaste, choque físico ou entrada de poeira.
Leitura adicional:
Por que existe o setor lógico? Isso envolve o histórico de desenvolvimento de discos rígidos.
Hoje em dia, a maioria dos discos rígidos usa setores de 4K, mas antes, a maioria dos discos rígidos usava setores de 512 bytes. Naquela época, os sistemas de arquivos haviam se desenvolvido muito, incluindo o familiar sistema de arquivos FAT32.
Esses sistemas de arquivos geralmente usam clusters menores que 4 KB. Portanto, para serem compatíveis com esses sistemas de arquivos, os fabricantes criaram uma camada de setores lógicos. Um setor físico de 4 KB geralmente é dividido em oito setores lógicos de 512 bytes.
O que é uma conjunto ? Quando você grava dados em um disco, a unidade é o setor, que é a menor unidade de um disco. Porém, quando você grava dados no Windows, a unidade é o cluster, que também é a menor unidade do Windows e é composto por um ou mais setores.
Leia também: O que é formato avançadoComo saber se um setor defeituoso é lógico ou físico
Em geral, nenhum software foi projetado para saber se um setor defeituoso é lógico ou físico. A única maneira de distingui-los é tentar reparar o setor defeituoso. Se um setor defeituoso puder ser reparado, é um setor lógico. Caso contrário, é um setor físico.
Em PCs com Windows, você pode usar o chkdsk /b comando para reparar setores defeituosos. Este comando fará as seguintes operações:
- Corrija erros do sistema de arquivos no disco.
- Localize setores defeituosos e recupere informações legíveis.
- Limpe a lista de clusters defeituosos no volume e verifique novamente todos os clusters alocados e livres em busca de erros.
2. Este comando funciona apenas em partições NTFS. Leia também: CHKDSK demorando para sempre? Encontre causas e soluções aqui
Como verificar um disco em busca de setores defeituosos
Em geral, se houver setores defeituosos em um disco, você poderá ver alguns sintomas como ruído anormal, erros BSOD, erros de partição, erros relacionados à leitura de dados, etc.
Se você suspeitar que há setores defeituosos em seu disco, você pode usar o MiniTool Partition Wizard para verificar o fato. Este software possui um recurso chamado Surface Test, que pode verificar setores defeituosos em um disco. Além disso, este software também pode particionar disco rígido , clonar disco rígido , recuperar dados do disco rígido , etc.
Como usar o MiniTool Partition Wizard para verificar setores defeituosos em um disco? Aqui está o guia.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Baixe, instale e inicie o MiniTool Partition Wizard. Clique com o botão direito no disco e escolha Teste de superfície .
Passo 2: Na janela pop-up, clique em Comece agora . Se forem encontrados setores defeituosos, eles serão marcados como blocos vermelhos.
Se forem encontrados setores defeituosos, significa que o disco está falhando e você precisa substitua o disco rígido . Às vezes, os setores defeituosos podem afetar a operação do sistema ou causar perda de dados. Nesse caso, você precisa tentar remover os dados úteis existentes e, em seguida, alterar o disco.
Se os setores defeituosos não causarem perda de dados, você poderá clonar o disco em um novo e substituir o disco rígido.
Conclusão
Você tem outras opiniões sobre setor defeituoso lógico versus setor defeituoso físico? Você conhece outras maneiras de saber se um setor defeituoso é lógico ou físico? Compartilhe-os conosco na seguinte zona de comentários.
Além disso, se você encontrar problemas ao usar o MiniTool Partition Wizard, não hesite em entrar em contato conosco pelo e-mail: [e-mail protegido] . Entraremos em contato com você o mais breve possível.