Um guia passo a passo: converta ReFS em NTFS sem perder dados
A Step By Step Guide Convert Refs To Ntfs Without Losing Data
Embora o ReFS seja projetado para alta resiliência e tolerância a falhas, o NTFS é conhecido por seus recursos avançados e compatibilidade. Às vezes, pode ser necessário converter ReFS em NTFS sem perder dados. Neste artigo, Software MiniTool tem como objetivo guiá-lo através do processo.
Se você deseja converter ReFS em NTFS sem perder dados, leia esta postagem para aprender um guia completo.
ReFS x NTFS
NTFS e ReFS possuem características distintas que atendem a diferentes necessidades.
O ReFS é otimizado para tolerância a falhas, integridade de dados e escalabilidade, tornando-o ideal para cenários onde grandes volumes de dados precisam ser armazenados com risco mínimo de corrupção.
Por outro lado, o NTFS é um sistema de arquivos mais versátil, suportando uma ampla gama de recursos como compactação de arquivos, criptografia e cotas de disco. Embora o NTFS seja adequado para uso geral, o ReFS costuma ser preferido para armazenamento de dados críticos.
Leia também: ReFS vs NTFS: Qual é a diferença entre eles?Por que você precisa converter de ReFS para NTFS?
Existem vários motivos pelos quais você pode querer converter de ReFS para NTFS. Um cenário comum é quando você precisa acessar arquivos em uma unidade ReFS em um sistema operacional Windows que não oferece suporte a ReFS. Neste caso, você precisa formatar o ReFS como NTFS. Além disso, você pode achar o NTFS mais compatível com determinados aplicativos ou dispositivos de armazenamento. Então, você deseja converter uma partição de ReFS para NTFS.
Normalmente, você não pode converter ReFS diretamente em NTFS em um computador Windows. Você precisa formatar uma partição ou unidade ReFS para NTFS. Como você sabe, a formatação de uma unidade removerá todos os arquivos da unidade ou partição. Isso pode não ser o que você deseja.
Aí vem uma pergunta: é possível formatar ReFS para NTFS sem perder dados em um PC com Windows?
Claro que sim. Você pode fazer backup dos arquivos na partição ou unidade antes de formatar e ficar à vontade para converter ReFS em NTFS sem perda de dados.
Como converter ReFS em NTFS sem perder dados?
Você pode usar o MiniTool ShadowMaker para primeiro fazer backup da partição ou unidade ReFS. Em seguida, você pode formatar ReFS para NTFS no File Explorer ou usando o Gerenciamento de disco. Depois disso, você pode restaurar a partição ou unidade a partir do backup.
Passo 1: Faça backup de arquivos com MiniTool ShadowMaker
MiniTool ShadowMaker é um software profissional de backup do Windows, que suporta fazendo backup de arquivos e pastas, partições e discos e sistemas. Você pode usá-lo para fazer backup de partições ReFS.
Este software de backup do Windows possui uma edição de teste e você pode experimentar seus recursos de backup gratuitamente em 30 dias. Portanto, você pode primeiro baixar este freeware para experimentar.
Passo 1. Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker Trial em seu dispositivo.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 2. Inicie o programa e clique no botão Continue o teste botão para entrar na interface principal.
Etapa 3. Clique Cópia de segurança no menu esquerdo para navegar até o Cópia de segurança interface.
Etapa 4. Clique FONTE > Disco e Partição e selecione a unidade ReFS de destino como unidade de origem. Então clique DESTINO e especifique um local para salvar o backup. A unidade de destino deve ter espaço livre suficiente para salvar o backup.
Etapa 5. Clique no Faça backup agora botão e clique OK na interface pop-up para iniciar o processo de backup. Espere até que o processo termine.
Passo 2: Formatar ReFS para NTFS
Agora você pode formatar a partição ReFS para NTFS sem perder dados. Você pode escolher uma das duas maneiras a seguir de acordo com sua situação.
Caminho 1: formatar ReFS para NTFS no File Explorer
Passo 1. Pressione Ganhar + E para abrir o Explorador de Arquivos e clique em Este PC no menu esquerdo.
Etapa 2. Clique com o botão direito na unidade ReFS que deseja formatar e selecione Formatar no menu de contexto.
Etapa 3. Na interface pop-up, expanda o Sistema de arquivo menu e selecione NTFS como o sistema de arquivos dessa partição. Você também pode selecionar outros parâmetros, se necessário. Por exemplo, você pode adicionar um rótulo para a unidade. Se quiser realizar uma formatação completa, você precisará desmarcar a opção Formatação rápida opção abaixo Opções de formato (ver Formatação Rápida VS Formatação Completa ).
Etapa 4. Clique Começar e clique em OK na interface pop-up para iniciar a formatação de ReFS para NTFS. Espere até que o processo termine.
Caminho 2: formatar ReFS para NTFS usando gerenciamento de disco
Passo 1. Pressione Ganhar + X e selecione Gerenciamento de Disco no menu WinX.
Etapa 2. Localize a unidade ReFS, clique com o botão direito e escolha Formatar no menu de contexto.
Etapa 3. Expanda as opções do sistema de arquivos e selecione REFERÊNCIAS como o sistema de arquivos da partição. Da mesma forma, você também pode adicionar um rótulo para a partição e escolher se deseja realizar uma formatação rápida.
Etapa 4. Clique OK.
Etapa 5. Clique OK na interface de aviso pop-up para confirmar a operação. Então, seu sistema começará a formatar a unidade ReFS para NTFS.
Etapa 3: restaurar arquivos para a partição NTFS do backup
Agora você pode usar o Restaurar recurso do MiniTool ShadowMaker para restaurar arquivos na partição formatada usando o backup. Ver como restaurar a partição usando o MiniTool ShadowMaker.
Como recuperar dados de uma partição/unidade ReFS formatada?
Se você formatar uma unidade ReFS para NTFS (ou qualquer outro sistema de arquivos) sem fazer backup dos arquivos nela, você perderá todos os arquivos dessa unidade. O que você pode fazer para recuperar dados de uma unidade ReFS formatada?
Você pode usar uma ferramenta profissional de recuperação de arquivos para resgatar seus arquivos da unidade ReFS formatada. MiniTool Power Data Recovery é uma boa escolha que pode ajudá-lo a executar de forma rápida e eficaz um recuperação de dados de partição ReFS formatada .
Você pode usar primeiro MiniTool Power Data Recovery grátis para verificar a partição formatada e ver se consegue encontrar os arquivos necessários e recuperar arquivos dentro de 1 GB gratuitamente. Se quiser recuperar mais arquivos usando esta ferramenta de recuperação de arquivos MiniTool, você precisará usar uma edição completa.
Como usar o MiniTool Power Data Recovery para recuperar arquivos de uma unidade ReFS formatada
Agora mostraremos como recuperar dados após formatar uma partição ReFS para NTFS usando este software.
Passo 1. Baixe e instale o MiniTool Power Data Recovery Free Edition em seu PC com Windows.
MiniTool Power Data Recovery grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 2. Abra o software e você verá sua interface principal onde todas as partições detectadas (incluindo as existentes e perdidas) são exibidas. Encontre a unidade da qual deseja recuperar dados por meio da letra ou capacidade da unidade, passe o mouse sobre a unidade e clique no botão Varredura botão para começar a digitalizá-lo. Alternativamente, você pode clicar duas vezes nessa unidade para iniciar o processo de digitalização.
Pontas: Levará alguns minutos para concluir todo o processo de digitalização. O tempo de digitalização depende da capacidade da unidade e do tamanho dos arquivos nela contidos. Embora você possa visualizar e selecionar arquivos para recuperar durante o processo de verificação, é melhor esperar pacientemente até que toda a verificação termine para obter o melhor efeito de recuperação de dados.Etapa 3. Após a digitalização, este software exibirá os resultados da verificação por caminho por padrão. Você pode abrir cada caminho para encontrar os arquivos necessários.
Se houver tantos caminhos e arquivos verificados, pode demorar muito para encontrar aqueles que você deseja recuperar. Nesse caso, você pode usar os seguintes recursos para ajudá-lo a encontrar arquivos rapidamente:
- Tipo : Depois de clicar no Tipo guia, este software exibirá os resultados da verificação com base nos tipos de dados como arquivo, documento, imagens e outros arquivos. Então, você pode encontrar seus arquivos por tipo facilmente.
- Filtro : O Filtro O recurso permite filtrar ainda mais os arquivos usando tipo de arquivo, data de modificação, tamanho do arquivo e categoria do arquivo. Você pode combinar essas opções para filtrar arquivos de acordo com sua situação.
- Procurar : Este recurso permite pesquisar o arquivo necessário pelo nome do arquivo. Você pode inserir o nome parcial ou completo do arquivo e pressionar Digitar para localizar diretamente o arquivo.
- Visualização : Muitos arquivos digitalizados não possuem seus nomes originais. Neste momento você pode usar o Visualização função do software para visualizar e confirmar os arquivos. Este software suporta a visualização de vários tipos de arquivos, como imagens, documentos, e-mails, vídeos, arquivos de áudio e muito mais. O arquivo que você deseja visualizar não deve ser maior que 2 GB.
Passo 4. Selecione os arquivos que deseja recuperar e clique no botão Salvar botão para escolher um diretório adequado para salvar os arquivos selecionados. Para evitar que os arquivos ausentes sejam substituídos, você não deve selecionar a unidade original como unidade de destino.
Etapa 5. Após selecionar um local para salvar, você deve clicar no botão OK botão para salvar arquivos. Assim que o processo de recuperação de dados for concluído, você verá uma pequena interface pop-up. Você pode clicar no Ver recuperado botão para abrir diretamente o local onde os arquivos recuperados são salvos. Você pode então usar esses arquivos recuperados.
Se quiser usar uma edição completa para recuperar dados sem limites, você pode ir para Loja MiniTool para selecionar um adequado de acordo com suas necessidades.
Depois de obter a chave de licença, você pode registrar imediatamente o software na interface de resultados da verificação: você precisa clicar no botão ícone de chave na parte superior, insira a chave de licença e pressione Digitar registrar.
Mais informações sobre o MiniTool Power Data Recovery
O MiniTool Power Data Recovery pode recuperar arquivos como imagens, documentos, vídeos, áudio e muito mais de discos rígidos internos e externos, SSDs, cartões SD, unidades flash USB, cartões de memória, pen drives, CDs/DVDs, etc.
Esta ferramenta de restauração de dados pode funcionar em diferentes situações:
- Se você excluiu arquivos por engano, pode usar este software para recuperá-los.
- Se você formatar uma unidade ou partição sem backup, você pode tentar este software para restaurar seus arquivos formatados.
- Se seu a unidade está inacessível , você pode aplicar esta ferramenta de recuperação de arquivos para recuperar arquivos da unidade e formatar a unidade normalmente.
- Se seu PC com Windows não inicializa , você pode usar o MiniTool Power Data Recovery Boot Disk para recuperar dados do dispositivo.
Não importa qual situação de perda de dados você esteja enfrentando, você pode simplesmente experimentar este software de restauração de dados para resgatar seus arquivos.
Conclusão
Quer converter ReFS em NTFS sem perder dados? Ao usar ferramentas como o MiniTool ShadowMaker, você pode proteger seus dados e fazer uma transição tranquila de um sistema de arquivos para outro, sem o risco de perda de dados. Certifique-se sempre de ter um backup confiável antes de prosseguir com qualquer conversão do sistema de arquivos para mitigar os riscos potenciais associados à perda de dados.
No entanto, se você formatar uma unidade ReFS por engano e não houver nenhum arquivo de backup disponível, você poderá usar o MiniTool Power Data Recovery para resgatar seus arquivos a tempo.
Se você encontrar problemas ao usar o software MiniTool, entre em contato conosco via [e-mail protegido] .