Antivírus x antimalware: saiba mais sobre suas diferenças
Antivirus Vs Anti Malware Know More About Their Differences
Quais são as diferenças entre antivírus e antimalware? Muitas pessoas ficam confusas sobre suas diferenças e lutam para escolher entre elas. Quer saber seus detalhes, a primeira coisa é saber algo sobre vírus e malware. Esta postagem no Site MiniTool mostrará mais detalhes.Antivírus versus antimalware é um assunto muito comentado porque é facilmente confundido. Quando se trata da diferença entre antivírus e antimalware, normalmente os consideramos como desempenhando o mesmo papel porque a maioria dos softwares de segurança cibernética possui funções para proteger os usuários contra malware e vírus.
Aqui, começaremos com a principal diferença entre antimalware e antivírus e depois classificaremos mais detalhes para sua compreensão.
Antivírus x antimalware
O que é antivírus? No sentido literal, antivírus é um programa projetado para procurar e remover vírus que aderem ao seu sistema, arquivos, sites, etc.
É por isso que você precisa seriamente de antivírus. Assim como o próprio nome indica, os vírus são o alvo principal quando o antivírus verifica os PCs por completo. Um vírus é um pedaço de código capaz de se repetir para se reproduzir e se multiplicar em qualquer lugar do seu PC. O antivírus solicitará e analisará todas essas informações atacadas para removê-las e evitar outro ataque.
Falando em antimalware, ele é bastante desconhecido comparado ao antivírus. Não é algo convencional e tem outro alvo a prevenir – malware.
Muitos programas mesclam malware com vírus do mesmo tipo. No entanto, o malware pode ser categorizado em mais tipos do que vírus, representando uma variedade de software malicioso, incluindo cavalos de Tróia, spyware, worms, adware e ransomware.
Malware é um termo genérico para todos os softwares maliciosos, enquanto vírus é um tipo de malware; segue-se uma lógica: todos os vírus são malware, mas nem todos os malwares são vírus. Agora você pode saber até que ponto a cobertura antimalware pode se estender.
Hoje em dia minimizamos a diferença entre antimalware e antivírus, mas nem todos os antivírus podem incluir as funções que o antimalware pode realizar.
Os vírus são considerados ameaças legadas e muitos softwares de segurança nascem para eles; mas quando as ameaças se multiplicam em vários tipos, o software antivírus tem de evoluir para combater mais do que apenas vírus.
Resumindo, os programas antimalware tendem a ser mais resistentes a malwares mais avançados e sofisticados, enquanto os programas antivírus são mais como ferramentas versáteis para melhorar a segurança digital.
Mais detalhes sobre proteção antivírus versus proteção antimalware
Antivírus vs Anti-Malware em Definição e Alvos
Esta é a principal diferença entre antivírus e antimalware – definição e alvos e demos uma explicação detalhada na última parte.
Simplesmente, antivírus é um removedor que protege seu sistema contra vírus; antimalware é um programa de software que protege o sistema do computador contra todos tipos de malware .
Comparando seus alvos, o antimalware previne principalmente malwares mais novos e sofisticados, incluindo vírus atualizados, cavalos de Tróia, worms, etc. Esses alvos são principalmente de perigos imprevisíveis e o antimalware precisa verificar e detectar novas iterações de infecções.
O antivírus protege daqueles tradicionais e comuns, que normalmente podem ser previsíveis.
Antivírus versus antimalware em casos de uso
O antivírus é amplamente utilizado em computadores pessoais, enquanto o antimalware é escolhido por organizações e empresas. Para a maioria dos usuários comuns, seus dados privados podem atrair hackers para o roubo, mas são menos valiosos para agitar os ataques sofisticados de hackers. É por isso que seu computador pode estar bem protegido por Windows Defender , este software de segurança maduro.
No entanto, para fazer uma análise concreta de problemas concretos, se você possui um ativo digital valioso em seu PC, é melhor escolher um antimalware mais abrangente para atualizar o escudo de proteção.
É por isso que muitas empresas gostariam de escolher mais técnicas de segurança do que antivírus, como antimalware, Endpoint Detection and Response (EDR). Para saber a diferença, você pode ler este post: EDR Vs Antivírus – Qual é a diferença e qual você precisa .
Antivírus vs Anti-Malware em Custo
Considerando os custos, uma vez que o anti-malware desenvolve técnicas superiores e atualiza a sua detecção de malware com mais frequência, o preço será mais elevado do que “apenas” o antivírus. Se o antivírus tiver sido atualizado para cobrir mais detecções, o preço também poderá ser mais alto.
O marketing misturou essas duas funções, por isso é difícil dizer qual delas é mais econômica. Você pode escolhê-los com base em suas demandas.
Antivírus vs Anti-Malware em Recursos
A maioria dos antivírus define a verificação em tempo real para proteger os PCs, independentemente do que você esteja fazendo. Esse tipo de proteção em tempo real pode ajudá-lo a se proteger contra ameaças tradicionais e incorporar novas informações sobre vírus em tempo hábil.
Você pode aproveitar esse recurso do Windows Defender e deve ative sua proteção em tempo real o tempo todo; mesmo que você seja forçado a desativá-lo, você deve reativá-lo imediatamente quando os problemas desaparecerem.
Se você quiser perguntar se o Windows Defender é suficiente para proteger contra todos os vírus e malwares, temos um post para resolver esta questão: O Windows Defender é suficiente? Mais soluções para proteger o PC .
O antimalware possui recursos mais complicados, como sandbox, filtragem de tráfego e segurança proativa. Hoje em dia, a maioria dos softwares de segurança será equipada com eles para expandir a detecção. Mas as funções variam de acordo com o software e você precisa verificar os detalhes na introdução do produto.
Antivírus vs Anti-Malware em Técnicas/Procedimentos
O antivírus possui algumas técnicas e procedimentos básicos, que incluem:
- Varredura/detecção heurística
- Verificação de integridade (analisa o código de cada arquivo e o compara com um banco de dados de códigos maliciosos conhecidos)
- Interceptação
- colocar em quarentena ou excluir código malicioso
O antimalware possui procedimentos e técnicas semelhantes aos antivírus, mas pode aplicar detecção de nível superior, como sandboxing, detecção baseada em assinatura, detecção baseada em comportamento, etc.
Antivírus vs Anti-Malware em Confiabilidade e Compatibilidade
Em termos de confiabilidade e compatibilidade, a diferença entre antivírus e antimalware não é tão grande.
Como mencionamos, as técnicas utilizadas em anti-malware não são nada de especial e ambas podem ser aplicadas na maioria dos sistemas, como Windows, MacOS, iOS, Android, o que pode depender do software que você escolher.
Além disso, como muitos usuários preferem escolher um programa antimalware para complementar os antivírus, a maioria dos serviços antimalware são projetados para serem 100% compatíveis com qualquer programa antivírus instalado.
Você precisa de ambos – antivírus versus antimalware?
Como hoje em dia a maioria dos programas mescla as duas funções, o que evita alguns emaranhados, as pessoas podem escolher diretamente o software de segurança cibernética. No entanto, alguns softwares optam por se concentrar em um campo para melhor proteção e, com os vários ataques cibernéticos, não conseguem cobrir todos eles.
É por isso que você encontra alguns vírus ou removedores de malware classificados PUP (Programa Potencialmente Indesejado) como malicioso, mas alguns softwares podem não fazê-lo. Além disso, muitas vezes você pode se deparar com uma mensagem de aviso inexplicável informando que você está sob ataque; mas quando você executa outro antivírus, ele informa que nenhuma ameaça foi detectada.
Isso pode ocorrer porque foi uma indicação tendenciosa durante a varredura ou pode ser um falso positivo na segurança cibernética. Com a falta de informações sobre esta ameaça, o antivírus pode travar.
Alguns usuários podem pensar: e se mantiverem apenas antimalware em vez de antivírus? É inacessível. O antimalware pode ter técnicas melhores de proteção do PC, mas o antivírus é a base de segurança. Portanto, antivírus é OBRIGATÓRIO; anti-malware é uma vantagem.
Com a ajuda do Windows Defender, você pode escolher um utilitário antimalware com melhores funções como auxílio. Existem alguns artigos com algumas recomendações para suas demandas e você pode verificar isso:
- Melhores e gratuitas ferramentas de remoção de malware para Windows e Mac
- Os 10 principais softwares anti-hacking para proteger seu computador
- 5 melhores antivírus gratuitos para computadores com Windows 11/10
Como mencionamos, os hackers sempre podem explorar mais chances de minar a segurança do seu sistema e roubar seus dados, causando danos substanciais a você. É difícil prevenir completamente e nenhuma quantidade de software antivírus ajudará.
Existe alguma maneira segura de minimizar suas perdas com ataques cibernéticos? Sim, aqui recomendamos fazer backup dos dados regularmente para que a recuperação seja permitida quando seus dados forem bloqueados ou perdidos devido a hackers.
Sugestão: Faça backup dos dados com MiniTool ShadowMaker
MiniTool ShadowMaker é um software de backup gratuito , o que permite que você arquivos de backup e pastas, partições e discos e seu sistema. Para rápido backup e recuperação de dados , permite reduzir o tamanho do arquivo dividindo um arquivo de imagem grande em vários arquivos de imagem menores ou por compactação.
Alternativamente, você pode optar por copiar apenas os setores usados do sistema de arquivos para reduzir o tempo de backup. Além disso, para proteger sua privacidade, MiniTool pode adicionar uma camada de proteção por senha à sua imagem.
Você pode descobrir que ele possui muitos recursos dignos de elogios e pode configurá-los facilmente por meio de sua interface intuitiva e guia conciso. Agora, vamos ver como trabalhar nisso.
Faça o download e instale-o primeiro para uma avaliação gratuita de 30 dias. Recomenda-se preparar um disco rígido externo para armazenar seu backup de dados importantes de acordo com as Estratégia de backup 3-2-1 e você pode inseri-lo antes de iniciar o programa para detectá-lo.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Inicie o programa e clique em Continue o teste para entrar na interface.
Etapa 2: no Cópia de segurança guia, clique no FONTE seção para escolher o que você deseja fazer backup e, em seguida, vá para a seção DESTINO seção para escolher onde armazenar o backup, que inclui Do utilizador , Computador , Bibliotecas , e Compartilhado .
Passo 3: Quando você voltar para o Cópia de segurança aba, clique Opções para definir as configurações de backup, incluindo Opções de backup , Esquema de backup , e Configurações de agendamento .
Passo 4: Em seguida, clique Faça backup agora para realizar o backup imediatamente.
Além do backup de dados, o MiniTool ShadowMaker oferece suporte clonando HDD para SSD e clonagem setor por setor através do seu Clonar disco recurso. Se o seu PC não inicializar devido a uma infecção por vírus/malware, você pode usar o Construtor de mídia recurso para criar discos de CD/DVD de inicialização ou unidades flash de inicialização.
Conclusão:
Muitas pessoas confundem seus significados – antivírus e antimalware. Eles têm nuances na proteção da segurança do PC. Depois de ler este artigo sobre antivírus versus antimalware, você poderá saber qual deles pode atender melhor às suas demandas. Basta escolher um excelente protetor de PC e garantir que tudo fique protegido.
Além de escolher um bom antivírus ou antimalware, é altamente recomendável usar o MiniTool ShadowMaker para fazer backup de seus dados importantes. Se você tiver algum problema ao usar o software MiniTool, entre em contato conosco via [e-mail protegido] e temos uma equipe de suporte profissional para resolver suas preocupações.