Armazenamento em fita versus disco: qual é mais adequado para backup?
Armazenamento Em Fita Versus Disco Qual E Mais Adequado Para Backup
As tecnologias de fita e disco provaram sua utilidade como mídia de armazenamento de backup de dados. Para determinar qual tecnologia é a escolha certa para destinos de backup em sua organização, considere as vantagens e desvantagens de cada tecnologia. Esta postagem de MiniTool fornece informações sobre armazenamento em fita versus disco.
O armazenamento em fita há muito se consolidou como uma ferramenta de backup natural, fornecendo armazenamento de baixo custo onde o desempenho não era uma prioridade. À medida que o custo dos HDDs caiu, o armazenamento em disco tornou-se um concorrente digno de backup. O seguinte é sobre armazenamento em fita versus disco.
Primeiro, vamos ver informações básicas sobre armazenamento em fita e armazenamento em disco.
O que é armazenamento em fita
Uma unidade de fita é um dispositivo de armazenamento de dados que lê e grava dados em fita magnética. O armazenamento de dados em fita é normalmente usado para armazenamento de dados de arquivamento offline. Uma unidade de fita deve envolver fisicamente a fita entre as bobinas para ler quaisquer dados específicos.
O que é armazenamento em disco
O armazenamento em disco também é conhecido como armazenamento em disco. É um tipo geral de mecanismo de armazenamento no qual os dados são registrados pela aplicação de várias alterações elétricas, magnéticas, ópticas ou mecânicas nas camadas superficiais de um ou mais discos magnéticos rotativos.
As unidades de disco são dispositivos que implementam esse mecanismo de armazenamento. Tipos notáveis são unidades de disco rígido (HDDs) contendo discos não removíveis, unidades de disquete (FDDs) e seus disquetes removíveis e várias unidades de disco óptico (ODDs) e mídias ópticas relacionadas.
Armazenamento em fita x disco
A principal diferença entre as duas formas de backup é a mídia na qual os dados são copiados. O backup em fita oferece a capacidade de copiar pacotes de dados de um disco rígido para um cartucho de fita para armazenamento, backup e recuperação no caso de um travamento do computador ou outra falha.
Em contraste, o backup em disco envolve a cópia de dados e outras informações em um disco rígido para facilitar o acesso posterior.
Ao começar a comparar o backup em fita com o backup em disco, há cinco fatores importantes a serem considerados:
- Custo e desempenho
- Segurança
- Benefícios do ecossistema
- Confiabilidade
- Prós e contras
Armazenamento em fita versus disco: custo e desempenho
Você precisa considerar o custo e o desempenho do armazenamento em fita e disco. As tecnologias de backup em fita e em disco são econômicas em comparação com as tecnologias de estado sólido de alto desempenho. No entanto, ao comparar head-to-head por TB, a fita é sempre a opção de armazenamento mais barata. Isso é especialmente importante ao considerar a grande quantidade de dados que as organizações modernas precisam fazer backup.
No entanto, o custo original por si só não é o único fator importante na determinação do seu método de backup. O objetivo do ponto de recuperação (RPO) e o objetivo do tempo de recuperação (RTO) quantificam a quantidade de dados que podem ser perdidos e a rapidez com que os dados podem ser recuperados durante uma interrupção. Essas são as principais métricas que as organizações usam para calcular o custo monetário da perda de dados e do tempo de inatividade do aplicativo.
As opções baseadas em disco fornecem backup e recuperação mais rápidos do que fita, e os discos podem ajudar as organizações a atingir suas metas de RTO e RPO. A recuperação consistentemente rápida pode justificar opções de armazenamento em disco mais caras a longo prazo.
Armazenamento em fita versus disco: segurança
Além do baixo custo da fita e do desempenho superior do disco - são os recursos de segurança inerentes ao armazenamento em fita offline. As fitas podem ser facilmente removidas e armazenadas offline, um recurso frequentemente usado para proteção air-gapped contra ransomware.
Algumas opções de disco podem emular esse recurso por meio do Air-Gapping lógico. O Air-gapping lógico também isola o armazenamento removendo o acesso ao disco da rede do host. No entanto, a remoção física do armazenamento é diferente das lacunas de ar tradicionais, para que os invasores cibernéticos possam encontrá-lo e explorá-lo.
Os métodos comuns de Air Gapping incluem:
- O compartilhamento de arquivos com a conta do serviço de backup é a única conta que tem acesso.
- Armazenamento de arquivos em um segmento de LAN completamente diferente.
- conta de armazenamento baseada em nuvem.
- Compartilhamentos de arquivos conectados cronometrados automaticamente antes da janela de backup.
Armazenamento em fita versus disco: benefícios do ecossistema
À medida que o armazenamento em fita se tornou menos popular, houve menos inovação nessa área. Os fornecedores de armazenamento em disco têm colaborado nos padrões do setor para oferecer suporte ao armazenamento definido por software; embora ainda existam, há compatibilidade limitada entre os fornecedores de armazenamento em fita.
Mesmo com o mesmo fornecedor, alguns administradores de armazenamento em fita relataram problemas na leitura de filmes gravados por outra unidade de fita ou diferenças de alinhamento de cabeçote entre unidades de maior e menor capacidade. Como essa tecnologia herdada é mais difícil de usar e mais cara para suportar, os especialistas em reparo de fita são caros e a recuperação é mais difícil do que reparar discos danificados.
Por exemplo, o fornecedor de backup de armazenamento em disco Altaro oferece os seguintes recursos que o backup em fita não oferece:
Armazenamento de backup baseado em sistema de arquivos (armazenamento em disco) em cima da infraestrutura moderna de servidor de arquivos com todas as ferramentas associadas, como desduplicação e criptografia
- Vários tipos de armazenamento em disco, como discos giratórios, SSDs padrão, NVME, etc.
- Permissões no nível do sistema operacional e controle de acesso são fornecidos com o sistema de armazenamento usado.
- Acesse o armazenamento baseado em nuvem.
- Facilmente gerenciado com a pilha de gerenciamento de tecnologia atual.
Como você pode ver, o armazenamento em disco oferece muitos benefícios, sendo o principal o aproveitamento de todos os recursos definidos por software no mundo atual. Por exemplo, a desduplicação online é uma ferramenta de economia de custos muito eficaz e, embora algumas unidades de fita possam ter essa tecnologia, elas podem não realizar a desduplicação com eficiência, dependendo do fornecedor do software.
Outra coisa digna de nota é que você pode usar flash de alto desempenho para backups, se necessário. Por exemplo, se você estiver em um ambiente altamente regulamentado com altas taxas de alteração de dados e requisitos rígidos de RPO, poderá precisar de memória flash para atender aos seus requisitos de proteção de dados. Você não obterá esse nível de desempenho com armazenamento em fita.
Armazenamento em fita versus disco: confiabilidade
Como a maioria dos sistemas de fita não possui técnicas modernas de gerenciamento de armazenamento, eles podem não ser capazes de tirar proveito da desduplicação, replicação, desfragmentação de dados, desfragmentação ou outros recursos de otimização e resiliência. Mesmo que seja feito um backup, pode haver falta de evidência de que ele está completo ou que é uma cópia consistente com os dados.
Uma pequena quantidade de perda ou corrupção de dados afeta toda a unidade de fita e pode não se recuperar do erro. O armazenamento em fita geralmente tem mais problemas de contenção e conectividade de recursos, fazendo com que os backups demorem mais para serem restaurados.
O armazenamento em fita não apenas ocupa muito espaço, mas também é frágil porque a membrana da fita e as unidades de fita usadas para ler e gravar dados têm muitos pontos fracos. O filme não deve ser exposto a campos magnéticos, raios UV, luz solar ou radiação de qualquer tipo, caso contrário, será danificado.
O armazenamento em fita deve ser usado em uma sala limpa, pois qualquer poeira, calor, umidade ou vincos podem danificar os arquivos, tornando quase impossível usar fita para trabalho de campo. A tentativa de ler o filme defeituoso pode danificar ainda mais os leitores de fita e unidade.
Existem muitas peças móveis, a cabeça de acionamento deve ser limpa regularmente e todas as peças se desgastarão após alguns anos de uso. Os filmes devem ser armazenados verticalmente e manuseados com cuidado para evitar danos que possam resultar em danos. Como essas fitas são separadas do sistema de armazenamento físico, elas também são mais propensas a roubo e as organizações têm maior probabilidade de detectar roubo.
Armazenamento em fita versus disco: prós e contras
Armazenamento de fita:
Prós:
- A fita fornece armazenamento em massa - LTO (Linear Tape Open) é o principal formato de backup em fita. Com o LTO-8, lançado em 2017, as empresas podem armazenar até 30 TB de dados compactados em uma única fita. O roteiro do programa LTO mostra que um futuro LTO de 12ª geração armazenará até 480 TB de dados compactados em uma única fita. Essa capacidade de armazenamento deve ser útil para o próximo apocalipse zettabyte.
- Os custos da fita são muito baixos - A fita é uma das opções mais baratas para arquivamento de dados de longo prazo. Adicione uma biblioteca de fitas externa e ela ainda supera uma matriz de disco do mesmo tamanho. Os provedores de nuvem também costumam usar fita como uma camada de armazenamento de baixo custo.
- A fita dura mais - De acordo com um relatório da Bloomberg Businessweek, as fitas cassete podem durar até 30 anos se mantidas limpas e armazenadas na temperatura adequada. O disco não consegue acompanhar.
Contras:
- Você passará mais tempo encontrando dados - Com o recurso LTFS (Linear Tape File System), o tempo de busca das fitas de backup é bastante reduzido. O LTFS facilita a localização de dados, semelhante a um disco. No entanto, o LTFS não torna as buscas de fita mais rápidas do que o disco.
- A fita precisa de manutenção - Para evitar erros, esta mídia deve ser armazenada em um ambiente limpo que proteja seus cartuchos de poeira e sujeira. As fitas também precisam ser marcadas, gravadas e testadas. Isso pode ser tedioso e demorado.
- Tem sido um longo caminho para a recuperação - Armazenar fitas com serviços de armazenamento de fita fora do local aumenta o tempo de recuperação. É por isso que você deve optar por fazer backup e armazenar informações críticas de negócios usadas com frequência no local ou na nuvem.
Armazenamento em disco:
Prós:
- Tem uma recuperação rápida - Encontrar um arquivo específico em um disco é mais rápido do que encontrar um arquivo em fita. Se o seu disco for interno, você também não precisará enviá-lo para fora do local. (FYI: os backups em nuvem também são baseados em disco, apenas no disco de outra pessoa.)
- Você ganhará eficiência com a desduplicação - A desduplicação permite desduplicar dados para liberar espaço. Isso significa que você pode armazenar dados mais rapidamente com backups completos menos frequentes.
restaurar e recuperar
Contras:
- Não é conveniente - O sistema de disco está sempre ligado e prestes a esquentar. Isso significa que você tem que alimentá-los e esfriá-los.
- Dados sempre ativos vêm com perigo - As fitas LTO mais recentes usam a segurança WORM (gravar uma vez, ler muitos) para evitar a substituição acidental. Uma vez gravados, eles também são fisicamente removidos da rede. Por outro lado, os sistemas de disco podem ser danificados por vírus de computador. Eles também podem ser substituídos ou reformatados acidentalmente.
- Tire sua cabeça da nuvem - Se você acha que o armazenamento em nuvem pode ser a resposta, precisa saber que a nuvem é outra forma de disco que geralmente tem custos mais altos de recuperação de dados. A nuvem tem ótimos usos, mas ainda carece da economia e longevidade do arquivamento em larga escala e de longo prazo. Taxas de entrada/saída íngremes também são um fator.
Em suma, você pode descobrir que o armazenamento em disco é mais adequado para você. Mas você ainda pode escolher o armazenamento em fita.
Como fazer backup de dados para armazenamento em disco
Como fazer backup de dados para o armazenamento em disco? Para fazer isso, você pode usar o programa de backup profissional – MiniTool ShadowMaker . Ele foi projetado para fazer backup de seus arquivos, pastas, discos, partições e do sistema operacional para proteger seus arquivos e o computador.
Agora, vamos ver como usar o MiniTool ShadowMaker para fazer backup dos arquivos.
Passo 1: Baixe o MiniTool ShadowMaker no botão a seguir, instale e inicie-o.
Etapa 2: clique Manter teste . Depois de entrar em sua interface principal, vá para o Cópia de segurança página.
Passo 3: Clique no botão Fonte módulo e clique no botão Pastas e arquivos papel. Escolha os arquivos que você deseja fazer backup e clique em OK continuar. Você pode escolher muitos arquivos ao mesmo tempo.
Passo 4: Em seguida, clique no botão Destino módulo para escolher um caminho de destino para salvar os arquivos de backup. Você pode optar por fazer backup de arquivos em um disco rígido local, um disco rígido externo ou um unidade de rede . Então clique OK continuar.
Etapa 5: Depois de selecionar a origem e o destino do backup do arquivo, você pode clicar Fazer backup agora para iniciar o processo. Você também pode clicar Fazer backup mais tarde para atrasar a tarefa de backup.
Resultado final
Neste post, mostramos algumas informações sobre armazenamento em fita versus armazenamento em disco e você pode saber qual escolher. Se você tiver outras ideias ou dúvidas ao usar o MiniTool ShadowMaker, não hesite em nos informar deixando um comentário abaixo ou entrando em contato com nossa equipe de suporte pelo e-mail [e-mail protegido] . Nós responderemos o mais breve possível.