O Clonezilla pode clonar para uma unidade menor? Veja como fazer!
Can Clonezilla Clone To Smaller Drive See How To Do
O Clonezilla pode clonar para uma unidade menor? Como você clona de uma unidade maior para uma unidade menor no Clonezilla? Sim, pode, mas o caminho é um pouco complexo e este post fornece um guia passo a passo para você. Além disso, você pode encontrar uma maneira fácil de clonar um disco maior para um disco menor nesta postagem – executando Miniferramenta Programas.Falando em atualização de disco, usar um SSD para substituir o HDD é uma boa opção, pois um SSD pode trazer velocidade rápida de leitura e gravação de disco, permitindo que você inicialize o PC rapidamente e execute programas e jogue sem problemas. Para atualizar seu disco rígido, você pode considerar clonar o disco original em outro disco sem reinstalar o sistema operacional Windows e os aplicativos para economizar tempo e ficar livre de problemas. Hoje, vamos nos concentrar no tópico – Clone do Clonezilla em uma unidade menor.
Por que o Clonezilla clona em um disco menor
Quando se trata de clonagem de disco, seu primeiro pensamento pode ser clonar o disco rígido em um disco rígido maior. Mas você pode optar por clonar uma unidade maior em uma unidade menor, especialmente quando usa um HDD grande, mas adquire um novo SSD menor e deseja clonar o HDD em SSD para corrigir o baixo desempenho do PC.
Por ser um programa de código aberto, o Clonezilla pode ajudar muito na clonagem e backup de imagens de disco. Além disso, funciona com a maioria dos sistemas operacionais, incluindo Windows, macOS, Linux e Chrome OS. Portanto, muitos usuários usam o Clonezilla para clonar em uma unidade menor.
O Clonezilla pode clonar para uma unidade menor
É possível usar o Clonezilla para clonar em uma unidade menor? De acordo com o comunicado oficial, Clonezilla afirma que a partição de destino deve ser igual ou maior que a de origem.
Se você usar 1000 GB de HDD e 500 GB de SSD, não poderá clonar o HDD em SSD usando o Clonezilla, embora o HDD use apenas 200 GB de espaço em disco. Durante o processo de clonagem, você receberá a mensagem de erro “ O disco de destino é muito pequeno ”. Esta situação é relatada por muitos usuários em alguns fóruns.
Para clonar um disco com sucesso, certifique-se de clonar um disco rígido em um disco rígido maior. Se você ainda precisar clonar para uma unidade menor, a única maneira de tentar é reduzir a partição de origem para caber na partição de destino.
A seguir, vamos aprender como fazer com que o Clonezilla seja clonado em uma unidade menor.
Guia: Clonar unidade maior para unidade menor Clonezilla
Usar o Clonezilla para clonar em uma unidade menor é um pouco complicado e você deve prestar muita atenção. Para que você conheça claramente o processo, as operações estão divididas em 3 partes. Agora, vamos nos aprofundar no que você deve fazer.
Passo 1: Diminuir o volume na unidade de origem
Conforme mencionado acima, se o disco de origem não acabar, você pode reduzir o volume da unidade de origem para atender aos requisitos e clonar com êxito em uma unidade menor usando o Clonezilla. Portanto, siga as instruções aqui para reduzir a partição:
Etapa 1: No Windows 11/10, clique com o botão direito no Começar ícone e escolha Gerenciamento de Disco .
Etapa 2: clique com o botão direito no volume que deseja reduzir e selecione Diminuir volume .
Etapa 3: insira a quantidade de espaço a ser reduzido em MB e clique Encolher .
Pontas: O gerenciamento de disco pode ajudar a reduzir uma partição que usa o sistema de arquivos NTFS. Se a partição usar FAT32, esta ferramenta não poderá encolher, mas você poderá executar o profissional gerenciador de partições gratuito – MiniTool Partition Wizard para fazer isso.Etapa 2: Crie um USB inicializável Clonezilla
Para usar o Clonezilla para clonar um disco, é necessária uma unidade USB inicializável – basta baixar um arquivo ISO do Clonezilla e usar uma unidade USB e seguir as etapas abaixo para criar uma.
Pontas: Clonezilla também suporta o uso de CD/DVD para criar um disco inicializável. Aqui, tomamos uma unidade USB como exemplo.Passo 1: Visite a página de download do Clonezilla – https://clonezilla.org/downloads/download.php?branch=stable in a web browser.
Passo 2: Para baixar o Clonezilla live, selecione a arquitetura da CPU e o tipo de arquivo com base em suas necessidades e clique no botão Download botão. Aqui, escolhemos baixar AMD64 Clonezilla ISO.
Etapa 3: Grave o ISO em sua unidade flash USB.
- Baixe e abra o Rufus e conecte sua unidade USB ao PC.
- Clique SELECIONAR , navegue em seu disco para encontrar o ISO que você baixou e escolha-o.
- Depois de configurar algo, clique em COMEÇAR para criar uma unidade USB Clonezilla inicializável.
Depois de preparar tudo, a seguir, você pode ver o guia abaixo para aprender como clonar uma unidade maior em uma unidade menor usando o Clonezilla no Windows 11/10.
Mover 3: Clonezilla Clone para unidade menor
Usar o Clonezilla para clonar em uma unidade menor requer que você inicialize o PC a partir da unidade USB do Clonezilla criada para entrar na interface de clonagem e siga as instruções para iniciar o processo. Veja os detalhes abaixo:
Passo 1: Conecte a unidade USB e seu pequeno disco de destino como um SSD ao seu computador.
Pontas: Certifique-se de que o disco de destino não contenha arquivos importantes, pois o processo de clonagem pode apagar todos os dados. Se sim, é melhor você ter um backup criado pelo software de backup profissional – MiniTool ShadowMaker. Veja a postagem relacionada - Como fazer backup de arquivos no Windows 10/11 .Passo 2: Reinicie o sistema Windows e pressione uma tecla específica como F2, Del, etc. (varia de PC para PC) para entrar no menu BIOS. Em seguida, altere a sequência de inicialização para inicializar a máquina a partir da unidade USB inicializável criada.
Etapa 3: Seu PC entrará na seguinte interface. Você deve escolher Outros modos de Clonezilla ao vivo e então escolha “Para RAM” para liberar a partição de inicialização.
Passo 4: Selecione um idioma e um teclado para continuar.
Etapa 5: no Inicie o Clonezilla interface, escolha um modo. Aqui, selecionamos iniciar o Clonezilla.
Etapa 6: use as teclas de seta para escolher dispositivo-dispositivo funciona diretamente de um disco ou partição para um disco ou partição para clone do Clonezilla em uma unidade menor. Então aperte Digitar .
Etapa 7: escolha Modo Expert Expert: Escolha suas próprias opções continuar.
Etapa 8: Em seguida, você precisa escolher um modo de clonagem. Para clonar um disco para outro disco, selecione disk_to_local_disk local_disk_to_local_disk_clone .
Etapa 9: Selecione o disco de origem (HDD maior) e o disco de destino (HDD menor).
Etapa 10: Para clonar com êxito um HDD maior em um SSD menor, você precisa definir um parâmetro – pressione as teclas de seta para destacar –icds e pressione Digitar para ignorar a verificação do tamanho do disco de destino antes de criar a tabela de partição.
Etapa 11: Decida como verificar e reparar o sistema de arquivos e escolha Crie tabela de partição proporcionalmente .
Etapa 12: inicie a clonagem. Você é obrigado a entrar E para confirmar algumas operações. Então, o processo de clonagem de um disco maior para um disco menor será concluído com êxito.
Uma maneira fácil de clonar uma unidade grande em uma unidade menor
Das partes acima “Clonezilla clone para unidade menor” , você pode achar que todo o processo é bastante complicado – você precisa reduzir uma partição no disco de origem, tornar o Clonezilla inicializável e executar várias etapas para iniciar a clonagem. Se você não for cuidadoso o suficiente, Clonezilla ainda não consegue clonar devido ao tamanho do disco.
Para clonar facilmente um HDD maior para um SSD menor, você pode tentar o melhor software de clonagem – MiniTool ShadowMaker . Sem preparação extra, são necessários apenas alguns cliques para concluir o processo de clonagem. Como uma excelente alternativa ao Clonezilla, ele pode funcionar bem no Windows 11/10/8.1/8/7 para clonar um disco/cartão SD/unidade USB para outro disco/cartão SD/unidade USB e mova o Windows para outra unidade .
Embora a unidade de destino seja menor que a unidade de origem, você pode fazer uma clonagem bem-sucedida, desde que a unidade de destino tenha espaço em disco suficiente para armazenar todos os dados da unidade de origem. O Clonezilla não consegue atender à demanda e você pode saber esse ponto na parte acima “Clonezilla clone para disco menor” .
Além disso, oferece uma interface de usuário muito amigável, permitindo fazer backup de arquivos com facilidade, criar uma imagem do sistema, sincronizar arquivos/pastas, clonar um disco rígido e muito mais. Agora, por que você ainda hesita? Baixe gratuitamente sua edição de teste para ter uma chance agora.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Observação: O MiniTool ShadowMaker Trial Edition permite apenas clonar um disco que não seja do sistema para outro disco. Se você precisar clonar um disco do sistema, atualizar para Pro ou mais alto.Como clonar uma unidade menor usando o MiniTool ShadowMaker
Depois de baixar e instalar o MiniTool ShadowMaker, vamos ver as etapas para clonando HDD para SSD com um tamanho de disco pequeno:
Passo 1: Conecte seu SSD menor ao computador.
Etapa 2: execute o MiniTool ShadowMaker Trial Edition e clique em Continue o teste continuar.
Pontas: Para clonar um disco do sistema em um SSD, registre este software de clonagem após iniciá-lo, em vez de clicar em Keep Trial.Etapa 3: sob o Ferramentas guia, toque em Clonar disco .
Etapa 3: Escolha o HDD maior como unidade de origem e o SSD menor como unidade de destino.
Pontas: Antes de selecionar os discos, você pode clicar Opções para fazer algumas configurações. Por padrão, esta ferramenta usa o novo ID de disco para inicializar diretamente o PC a partir do disco de destino após a clonagem. Além disso, se você precisar clonar um disco setor por setor , vá para verificar a opção de Clone setor por setor sob Modo clone de disco .Passo 4: Comece o processo de clonagem clicando no botão Começar botão. Se você não registrá-lo, um pop-up aparecerá solicitando que você faça isso ao clonar um disco do sistema.
Outra alternativa ao Clonezilla: MiniTool Partition Wizard
Se você acha que “Clonezilla para clonar uma unidade menor” é complicado, você pode executar outro software MiniTool – MiniTool Partition Wizard para clonar um disco maior em um disco menor além do MiniTool ShadowMaker.
Como um gerenciador de partição , o MiniTool Partition Wizard pode ajudá-lo a gerenciar facilmente discos e partições, incluindo clonagem de disco rígido. Ele permite que você apenas migrar o sistema operacional para um SSD e copie o disco inteiro para outro.
Para clonar um disco do sistema, você precisa usar a Pro Edition ou superior. Aqui você pode baixar gratuitamente sua Demo Edition para visualizar algumas operações. Em seguida, registre-o antes da última etapa.
Demonstração do assistente de partição MiniTool Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Basta iniciar esta ferramenta, tocar em Assistente de cópia de disco no painel esquerdo, escolha uma unidade de origem e uma unidade de destino, escolha uma opção de cópia e, por fim, clique em Aplicar para iniciar o processo de clonagem.
Conclusão
Essas são informações básicas sobre “Clonezilla clone em unidade menor”. A partir deste post, você sabe que usar o Clonezilla para clonar em uma unidade menor é bastante problemático e você também pode facilmente falhar na clonagem.
Para finalizar a clonagem de um disco maior para um disco menor, recomendamos fortemente o uso de dois softwares de clonagem – MiniTool ShadowMaker e MiniTool Partition Wizard. Com um deles, você não precisará diminuir o volume do disco de origem e criar uma unidade inicializável para a clonagem - basta iniciar este programa, clicar em Clone Disk/Copy Disk Wizard, especificar o disco de origem e destino e iniciar clonagem.