Sistema de arquivos exFAT: tudo o que você precisa saber
Exfat File System Everything You Need Know
exFAT é um sistema de arquivos criado pela Microsoft para unidades flash. Se você é usuário de Windows e Mac OS, provavelmente está familiarizado com exFAT, mas se não, talvez nunca tenha usado esse sistema de arquivos. Bem, este artigo pode ajudá-lo a obter mais informações sobre o assunto.
Nesta página :- O que é exFAT?
- Os prós do exFAT
- Os contras do exFAT
- Quais são os benefícios quando você escolhe exFAT para mídia removível
O que é exFAT?
exFAT é um acrônimo para Extended File Allocation Table, que é um sistema de arquivos introduzido pela Microsoft em 2006. Ele foi criado para ser usado em memória flash, como unidades flash USB, cartões SD e assim por diante.
O nome exFAT dá uma dica sobre seus precursores: GORDO sistema de arquivo. exFAT é uma versão mais recente do sistema de arquivos FAT32, e você pode pensar desta forma: é um meio termo entre o sistema de arquivos FAT32 e NTFS (New Technology File System).
Os prós do exFAT
exFAT é um sistema de arquivos otimizado para unidades flash. Para isso, exFAT possui algumas das principais características que o distinguem de outros sistemas de arquivos:
- exFAT é um sistema de arquivos leve que não requer manutenção de uma grande quantidade de recursos de hardware.
- Oferece suporte para partições enormes, de até 128 pebibytes, enquanto 512 exbibytes são recomendados.
- Ele suporta arquivos enormes armazenados que são muito maiores que o limite de 4 GB imposto pelo FAT32. Se você estiver curioso, o limite teórico de tamanho de arquivo é de 16 exbibytes, mas excede a dimensão máxima da partição, portanto, o limite de tamanho real de um arquivo armazenado em exFAT é igual ao limite de partição: 128 pebibytes.
- Tamanho do cluster de até 32 MB.
- exFAT adota a tabela de alocação de espaço restante, o desempenho da alocação de espaço restante melhorou.
- O número máximo de arquivos no mesmo diretório pode chegar a 2.796.202.
- exFAT é mais compatível com muitos dispositivos e sistemas operacionais do que NTFS.
Os contras do exFAT
O exFAT não tem suporte para registro em diário (na verdade, até certo ponto não é uma desvantagem, e explicaremos os motivos na próxima parte). O recurso de registro em diário permite que o sistema de arquivos mantenha registros das alterações feitas nos arquivos armazenados nele. Isso é útil quando ocorre corrupção de dados porque os logs podem ser usados para recuperar dados corrompidos.
exFAT não possui esse recurso, o que significa que os dados podem ser mais suscetíveis à corrupção no caso de um desligamento inesperado ou da incapacidade de ejetar com segurança uma unidade removível formatada dessa forma.
Suas tabelas de alocação de arquivos e as próprias alocações de arquivos não suportam ambientes multiusuários e são suscetíveis a grandes fragmentações de arquivos. Poucos outros sistemas de arquivos apresentam esse problema.
Não é tão amplamente suportado como o FAT32.
Quais são os benefícios quando você escolhe exFAT para mídia removível
Tomamos a unidade flash USB como exemplo para explicar esse problema. Em primeiro lugar, mencionamos que exFAT está entre FAT e NTFS. Embora em termos de desempenho não possa ser comparado ao NTFS, ele possui recursos melhores que o FAT32, que você pode encontrar nos profissionais do exFAT (última parte).
Aqui listamos um ponto típico. A unidade flash USB formatada com o sistema de arquivos FAT32 não pode ter um único arquivo com mais de 4 GB. Embora existam poucas oportunidades para um único arquivo exceder 4 GB, isso não significa que não existam: arquivos originais para filmes BD/HD, arquivos de áudio não compactados para amantes de música sem perdas, arquivos ISO para DVDs, etc., se você quiser um backup completo, você deve escolher exFAT em vez de FAT32 como formato de armazenamento.
Então você pode perguntar por que não escolher o NTFS? Sim, o NTFS é um sistema de arquivos mais poderoso, mas é um sistema de arquivos de log direcionado que requer gravação frequente de discos durante a leitura e gravação, enquanto uma unidade flash USB tem um limite no número de leituras e gravações, portanto, teoricamente, uma unidade flash USB que usa o formato NTFS terá uma vida útil relativamente curta. E a compatibilidade também é um problema.
O que mais? O sistema de arquivos exFAT é compatível com Windows e Mac, portanto, se você deseja transferir dados entre computadores com esses dois sistemas operacionais diferentes, formatar uma unidade flash USB com exFAT é a melhor escolha.
Em resumo, se você deseja formatar uma unidade flash USB, mas não sabe qual sistema de arquivos escolher, aqui estão os conselhos:
- Geralmente é recomendado usar o formato FAT32, que possui maior compatibilidade.
- Se você deseja uma melhor experiência de desempenho, deseja armazenar arquivos grandes ou usar a unidade entre Mac e Windows, pode escolher o formato exFAT (pode não ser reconhecido por alguns dispositivos além do computador).
- O formato NTFS não é recomendado.