Correção: a atualização do Windows Server trava o controlador de domínio
Fix Windows Server Update Crashes Domain Controller
As atualizações do Windows Server de março de 2024 que causam falha nos controladores de domínio são um problema que muitos usuários estão enfrentando após o lançamento da atualização mais recente. Agora você pode ler este artigo em Miniferramenta para obter mais informações sobre “ A atualização do Windows Server trava o controlador de domínio ”.O Windows Server é um sistema operacional de servidor poderoso e flexível desenvolvido pela Microsoft para gerenciar e controlar computadores e dispositivos em um ambiente de rede. É amplamente utilizado em ambientes corporativos devido ao seu gerenciamento centralizado, baixo uso de recursos e vários recursos e vantagens de desempenho.
Dependendo da versão e configuração, o Windows Server lança regularmente atualizações para manter o sistema, garantindo que seu servidor permaneça atualizado, seguro, eficiente e forneça desempenho ideal.
No entanto, muitos administradores de TI estão enfrentando travamentos ou reinicializações do controlador de domínio após concluir a atualização mais recente. Veja os detalhes abaixo.
A atualização do Windows Server trava o controlador de domínio
“KB5035849 está causando vazamentos de memória em controladores de domínio de 2019. Confirmamos que a atualização KB5035849 de março de 2024 está causando vazamento de memória no serviço lSASS. Eventualmente, o servidor irá travar e reiniciar. Confirmei o vazamento de memória em nosso ambiente. Espere a Microsoft lançar uma correção. Este também é um problema no Windows Server 2016 e 2022.” reddit. com
A maioria dos administradores de TI relatou que depois de instalar a atualização de março de 2024, muitos controladores de domínio (DCs) experimentaram alto uso de memória LSASS . A memória física e virtual se esgotou, eventualmente fazendo com que o dispositivo travasse ou reiniciasse. De acordo com a experiência do usuário e o relatório da Microsoft, as plataformas afetadas incluem Servidor Windows 2022 , Windows Server 2019, Windows Server 2016 e Windows Server 2012 R2.
Uma falha no controlador de domínio causará interrupção do serviço, o que pode afetar logins de usuários e acesso a pastas compartilhadas, impressoras ou outros recursos de rede, podendo até levar à perda de dados e vulnerabilidades de segurança.
Felizmente, a Microsoft já conhece a causa raiz deste problema: após instalar a atualização de segurança lançada em 12 de março de 2024, o Serviço de Subsistema de Autoridade de Segurança Local (LSASS) pode enfrentar um vazamento de memória em um controlador de domínio. Um vazamento grave de memória pode causar falha no LSASS, provocando uma reinicialização inesperada do controlador de domínio subjacente.
Em resposta a esse problema, a Microsoft também o adicionou à lista de problemas conhecidos e está desenvolvendo e implantando patches. A correção correspondente será lançada em breve.
Correção temporária: o controlador de domínio é reinicializado após a instalação de novas atualizações do Windows Server
Antes do lançamento da nova correção, para garantir o funcionamento normal do servidor, a Microsoft recomenda que você desinstale temporariamente a atualização de março de 2024.
Para remover a atualização de março de 2024, você pode consultar as etapas a seguir.
Etapa 1. Digite cmd na caixa de pesquisa do Windows e clique com o botão direito em Prompt de comando escolher Executar como administrador .
Passo 2. Na nova janela, digite a linha de comando correspondente com base na versão de atualização instalada e pressione Digitar .
- Para Windows Server 2016: então /desinstalar /kb:5035855
- Para Windows Server 2019: então /desinstalar /kb:5035849
- Para Windows Server 2022: então /desinstalar /kb:5035857
Depois de desinstalar as atualizações problemáticas, você pode acessar as Configurações do Windows para pausar as atualizações por algumas semanas para interromper a instalação automática dos KBs. Alternativamente, você pode usar o Mostrar ou ocultar atualizações ferramenta para ocultar a atualização correspondente para que ela não apareça mais na lista de atualizações disponíveis.
Leitura adicional:
Se seus arquivos no Windows Server estiverem faltando sem backups, você pode usar MiniTool Power Data Recovery para recuperá-los. É um programa de recuperação de dados fácil de usar para usuários do Windows 11/10/8/7 e servidores para recuperar documentos, fotos, vídeos, áudio e outros tipos de arquivos.
Esta ferramenta de recuperação de arquivos ajuda a verificar profundamente arquivos perdidos em vários cenários de perda de dados, como exclusão acidental, formatação de disco, falha do sistema operacional, ataque de vírus e muito mais.
Para usuários do Windows 11/10/8/7, a edição gratuita deste software suporta verificação gratuita de disco, visualização de arquivos e 1 GB de recuperação gratuita de dados. Para usuários do Windows Server, você precisa atualizar da edição gratuita para Edições Empresariais para aproveitar o recurso de recuperação de arquivos. Esta página mostra uma comparação detalhada de licenças.
MiniTool Power Data Recovery grátis Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Conclusão
A Microsoft está ciente de que a atualização de março de 2024 do Windows Server trava o controlador de domínio e as correções serão lançadas nos próximos dias. Se você não quiser ser incomodado pelo problema “A atualização do Windows Server trava o controlador de domínio”, considere desinstalar a atualização correspondente para restaurar o estado normal dos controladores de domínio.
Se você precisar recuperar arquivos perdidos do Windows Server , considere usar o MiniTool Power Data Recovery.