Como você pode clonar HDD do Linux para SSD? 2 opções para usar!
How Can You Clone Linux Hdd To Ssd 2 Options To Use
Suponha que você use Ubuntu em seu computador e o HDD fique sem espaço ou a máquina fique lenta. É uma boa ideia clonar o HDD do Linux em SSD para obter velocidade rápida e desempenho ideal. A partir desta postagem Miniferramenta , você encontrará um guia completo sobre como clonar o Ubuntu de HDD para SSD.
Por que clonar unidade Linux
Hoje em dia, milhões de usuários ainda usam Linux como sistema operacional no PC devido à sua natureza de código aberto e flexibilidade de personalização, ampla gama de aplicativos e ferramentas, alta estabilidade e confiabilidade, segurança aprimorada e muito mais. Assim como um PC com Windows, você também precisa atualizar um disco rígido. E é uma boa escolha clonar Linux HDD em SSD.
- Seu disco Linux armazena uma infinidade de dados e ocupa espaço de armazenamento. Recomenda-se substituir o disco pequeno por um maior.
- O sistema Linux como o Ubuntu fica lento por algum motivo e atualizar o HDD para SSD ajuda você a aproveitar o desempenho máximo, pois um SSD (unidade de estado sólido) oferece velocidade de gravação e leitura mais rápida em comparação com um HDD.
Então, como você pode clonar um disco Linux em um SSD maior? Vamos nos aprofundar nos caminhos.
Disco Clone Linux DD
Ao pesquisar por “clone Linux HDD to SSD”, um resultado de pesquisa relacionado envolve o uso da ferramenta de linha de comando DD cujo objetivo principal é converter e copiar arquivos. Normalmente, é comumente chamado de destruidor de disco, despejo de disco ou duplicador de disco.
Na maioria dos sistemas operacionais Linux, o DD está integrado. Caso contrário, você pode instalá-lo a partir do gerenciador de pacotes. Em seguida, use o comando para clonar Linux HDD em SSD.
dd if=/dev/sdX of=/dev/sdY bs=64K conv=noerror,sync
SDX refere-se ao disco de origem como HDD e SDY significa o disco de destino como SSD. Lembrar X e E com o número de disco correto.
Mas se vocês são usuários comuns e não estão familiarizados com este comando, pode ser um pouco difícil usar esta ferramenta de linha de comando para clonar HDD do Linux em SSD. Felizmente, você tem outras opções.
Clonar disco rígido Linux com Clonezilla
Clonezilla oferece uma solução flexível para você. Além de usá-lo no Windows para clonar um disco rígido, este programa de código aberto permite clonar seu disco no Linux, pois o Clonezilla está disponível como mídia inicializável.
Passo 1: Primeiro, você precisa baixar o Clonezilla ISO de seu site oficial.
Passo 2: Coloque Rufus online e abra esta ferramenta. Escolha o arquivo ISO, configure algo e clique em COMEÇAR para começar, crie uma unidade USB inicializável.
Passo 3: Inicialize o sistema Linux a partir de USB e entre na interface do Clonezilla.
Passo 4: Em seguida, escolha Clonezilla ao vivo para continuar.
Etapa 5: selecione um idioma e layout de teclado, inicie o Clonezilla e destaque dispositivo-dispositivo funciona diretamente de um disco ou partição para um disco ou partição para clonar HDD do Linux para SSD.
Etapa 6: Em seguida, siga as instruções solicitadas para concluir o processo de clonagem de disco.
Quer saber como clonar Linux HDD para SSD com Clonezilla? Consulte este guia – Guia passo a passo: Clonezilla HDD para SSD no Windows 11/10 . Embora este tutorial dependa do Windows, as etapas envolvidas são semelhantes às do Linux.
Palavras Finais
Essas duas formas são comumente usadas para clonar uma unidade Linux e você pode escolher DD ou Clonezilla de acordo com sua situação para clonar efetivamente o HDD do Linux para SSD.
Além dessas duas maneiras, você pode querer saber como clonar o disco rígido do Linux com o Windows se você inicialização dupla Linux e Windows . Nesse caso, você deve escolher um programa clone que suporte Linux e Windows, como o Clonezilla.
Para clonar um disco rígido no Windows, recomendamos MiniTool ShadowMaker que tem um recurso chamado Clonar disco . Ele suporta clonando HDD para SSD e clonagem setor por setor. Basta obtê-lo para clonagem de disco. Mas se você quiser usá-lo para clonar o disco rígido do Linux no Windows, ele não pode ajudar, pois não consegue detectar o disco Linux que usa sistemas de arquivos, incluindo FS, XFS, ZFS, XFS, etc. O MiniTool ShadowMaker suporta apenas exFAT, FAT16, FAT32, NTFS e Ext2/3/4.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para baixar 100% Limpo e Seguro