Introdução ao vírus do setor de inicialização e a maneira de removê-lo [Notícias MiniTool]
Introduction Boot Sector Virus
Resumo:
Você sabe o que é o vírus do setor de boot e como removê-lo? Neste artigo, você pode encontrar as respostas. Além disso, você pode saber como evitar o vírus do setor de inicialização novamente e outras informações sobre o vírus do setor de inicialização. Se você quiser saber mais coisas sobre o setor, pode ver o MiniTool local na rede Internet.
O que é o vírus do setor de inicialização?
O vírus do setor de inicialização não é um vírus específico, mas uma maneira específica pela qual um vírus afeta seu PC. Como uma das formas mais antigas de vírus de PC, o vírus do setor de inicialização infecta o setor de inicialização do disco rígido ou tabela de partição .
A bota setor é responsável por iniciar o processo de boot e carregar seu sistema, que é um setor físico em seu disco rígido. Portanto, se houver um vírus no setor de inicialização, o vírus será iniciado no momento em que você iniciar o computador e mesmo antes de o sistema operacional iniciar.
Como funciona o vírus do setor de inicialização?
Os objetivos do vírus do setor de inicialização são diferentes, portanto, funcionam de maneira diferente. Mas, como eles estão localizados no setor de inicialização do seu disco rígido e são ativados antes do início do sistema operacional, há uma grande possibilidade de causar grandes danos.
Alguns podem apenas causar problemas irritantes que os mesmos que os vírus de adware ou malware criam, mas outros podem funcionar como cavalos de Tróia, monitorando o que você está fazendo e roubando suas informações em segundo plano. O ransomware também costuma usar um setor de inicialização para salvar conteúdo no disco rígido para resgate.
Se você instalou outros discos rígidos ou conectou uma mídia física ao sistema operacional, o vírus do setor de inicialização pode até se propagar para eles.
Como identificar se você tem o vírus do setor de inicialização?
Em geral, não é possível detectar o vírus do setor de inicialização. Geralmente depende do tipo de vírus com o qual você foi infectado.
A menos que a pessoa que acessa seu computador remotamente seja estranha, é quase impossível detectar alguns dos vírus mais perigosos, como o RAT (Trojan de acesso remoto).
Mas se os seus arquivos desaparecerem da partição ou se o seu PC ficar instável de repente e travar com frequência, pode haver vírus no setor de inicialização. E se você receber mensagens de erro (como 'disco de sistema inválido') periodicamente, você pode ter o vírus do setor de inicialização.
Você também pode executar um software antivírus faça uma varredura ou use uma ferramenta de detecção de malware para identificar quaisquer problemas potenciais antes que o problema piore.
Como remover o vírus do setor de inicialização?
O seu PC pode pegar os vírus do setor de boot por meio de mídia física infectada, como unidades flash USB tradicionalmente. E então o vírus do setor de inicialização pode infectar o MBR do dispositivo de armazenamento.
Mas agora seu PC pode pegar o vírus por meio de malware que você baixa ou de anexos de e-mail. Portanto, você precisa remover o vírus do setor de inicialização quando o seu PC estiver infectado.
Aqui estão as formas de remoção de vírus do setor de inicialização.
Software antivírus : O software antivírus oferece as melhores maneiras de remover os arquivos maliciosos. Ele fornece proteção do setor de inicialização para proteger o MBR do seu disco rígido e alguns softwares têm até mídia física inicializável para remover o vírus do setor de inicialização mais facilmente.
Aplicativos de remoção de malware : Você pode usar aplicativos de remoção de malware para detectar qualquer outro malware em seu sistema operacional antes que ele cause problemas piores.
Como evitar pegar o vírus do setor de inicialização novamente?
Depois de remover o vírus do setor de inicialização, você precisa adotar alguns métodos para evitar o vírus do setor de inicialização novamente.
Atualize sua proteção antivírus e malware : Certifique-se de que sua proteção antivírus e malware está atualizada. Novas definições de vírus lançadas regularmente manterão seu PC informado sobre novos vírus e ameaças baseadas em malware. Um bom software antivírus também pode proteger o setor de inicialização e detectar rapidamente se um vírus está tentando interferir nele.
Desconfie da mídia física : Observe a localização do USB em seu computador. Esta é uma das principais maneiras pelas quais o seu PC pode ser afetado por um vírus do setor de inicialização. Considere a origem do stick USB antes de usá-lo e não o coloque no computador antes de iniciar o sistema.
Fique atento à rede : Os vírus do setor de inicialização podem ser facilmente transferidos entre diferentes computadores na mesma rede. Observe qual rede você está conectando ao sistema.
Nunca baixe arquivos suspeitos : Considere onde baixar os arquivos e sempre execute uma verificação de vírus neles antes de abri-los. Em particular, os arquivos torrentados podem abrir o vírus de malware e fazer com que o setor de inicialização seja infectado.