O que é o Master Boot Record (MBR)? Definição e como usar [MiniTool Wiki]
What Is Master Boot Record
Navegação rápida :
Um Master Boot Record (MBR) é um tipo especial de setor de inicialização localizado no início dos dispositivos de armazenamento particionados do computador, como discos rígidos internos, discos rígidos externos, unidades removíveis e muito mais. Este conceito foi apresentado publicamente pela primeira vez em 1983 com PC DOS 2.0.
O MBR contém as informações sobre como as partições lógicas, contendo sistemas de arquivos, são organizadas nesse meio de armazenamento. Ele também contém código executável para funcionar como um carregador para o sistema operacional instalado.
O espaço máximo de armazenamento endereçável da tabela de partição MBR é de 2 TB ( 2 ^ 32 × 512 bytes ) Portanto, o esquema de particionamento baseado em MBR está sendo gradualmente substituído pelo esquema de tabela de partição GUID (GPT).
MBR não pode existir em mídias não particionadas como disquetes.
Ao adquirir um novo disco rígido, você pode usar Assistente de partição MiniTool e os seus ' Inicializar no disco MBR 'função para fazer este trabalho.
Visão geral
Em geral, existem dois tipos de definição para MBR. Em termos gerais, o MBR contém todo o setor ( bootstrap, tabela de partição e identificador de separação ) Embora em um sentido restrito, refere-se apenas ao bootstrap.
Geralmente, o setor que contém o código do carregador é o Registro de Inicialização Principal ( MBR ) porque este código do carregador já ocupa a maior parte do espaço livre. Além disso, a formatação dos comandos de partição não apagará as informações MBR, uma vez que este espaço especial não pertence a nenhuma partição.
MBR contém três partes (< 512 bytes )
1: Carregadores de inicialização principais / Registro de inicialização principal ( 446 bytes )
O início do MBR é o primeiro estágio do código do carregador. E o código do carregador é variável. Assim, os usuários podem inicializar o MBR a partir de vários sistemas operacionais. Ele pode ser encontrado no programa FDISK. Após inicializar o disco rígido, o MBR passará o controle direto para um determinado sistema operacional que foi registrado na tabela de partição.
2: Tabela de partição de disco ( DPT )
A tabela de partição descreve as partições de um dispositivo de armazenamento. A tabela de partição do disco está localizada no primeiro setor ( cilindro 0, cabeça 0 e setor 1, MBR ) de cada disco rígido. A tabela de partição total tem 64 bytes de comprimento e cada entrada de partição tem 16 bytes de comprimento. Portanto, há no máximo 4 partições no disco MBR. Se os usuários precisarem de mais partições, eles podem criar uma partição estendida, pois uma partição estendida pode ser dividida em várias unidades lógicas.
3: assinatura final
Seu valor é AA55. Mas pode parecer 55AA, pois o valor baixo estará na frente do alto.
Nota: MBR não pertence a nenhum sistema operacional. Portanto, o comando de disco não pode lê-lo. No entanto, os usuários podem modificar ou reescrever por meio de comandos. Por exemplo, no minix 3, os usuários podem usar o comando “installboot-m / dev / c / us / r / mdec / masterboot 'para escrever o programa master-boot no MBR.
Função principal e processo de inicialização do MBR
O BIOS verificará automaticamente todos os dispositivos de hardware quando os usuários iniciarem o PC. Depois disso, a inicialização do sistema lerá o MBR do CHS para a memória. E então, ele pode executar o registro mestre de inicialização.
O registro mestre de inicialização verificará a tabela de partição do disco rígido para ver se está em boa ordem e procurar uma partição inicializável “ ativo ”Na tabela de partição. Além disso, pode ajudar a armazenar o conteúdo do primeiro setor lógico da partição ativa na memória. E, o conteúdo do setor é chamado de registro de boot dos ( DBR )
O Processo de Leitura de MBR
Primeiro, o programa BIOS verifica o hardware do sistema e, em seguida, verifica os dispositivos de inicialização disponíveis de acordo com a ordem de inicialização definida no CMOS. Em seguida, o BIOS lê o primeiro setor, ou seja, setor MBR para 0000: 7C00H. Em seguida, o BIOS lê 0000: 7CFEH-0000 para ver se a assinatura final é 55AAH. Se for, o BIOS passará o controle ao MBR para carregar o Windows. Caso contrário, o BIOS lerá outros dispositivos inicializáveis. Se não houver um dispositivo inicializável, receberemos a mensagem “NO RAM BASIC” e o Windows não inicializará.
MBR Virtual
MBR virtual refere-se ao registro de inicialização estendido ( EBR ), cujas entradas de registro são idênticas às MBRs.
Reconstruir MBR
Em alguns casos, a operação incorreta ou a invasão de vírus de computador podem danificar o MBR. Como resultado, ao iniciar o computador, os usuários apenas veem uma tela preta ou algumas letras sem sentido. Visando essa situação, eles podem recorrer a algumas soluções, como:
Comandos DOS: fdisk / mbr