O WhatsApp é seguro? Por que e por que não? E como usá-lo com segurança? [Dicas de MiniTool]
Is Whatsapp Safe Why
Resumo :
O WhatsApp é seguro? Este é um tópico quente online há anos, desde que o WhatsApp se tornou popular em todo o mundo. Este artigo fornecido pela MiniTool Technology irá debater sobre ele e fornecer uma conclusão imparcial com base em fatos.
Navegação rápida :
O que é WhatsApp?
O WhatsApp, também conhecido como WhatsApp Messenger, é uma plataforma cruzada gratuita de mensagens centralizadas e serviço de voz sobre IP (VoIP) de propriedade do Facebook, Inc. Ele permite que seus usuários enviem e recebam mensagens de texto e voz, façam chamadas de vídeo e voz , bem como compartilhar fotos / imagens / imagens / gráficos, arquivos / pastas / documentações, localizações de usuários e outros conteúdos digitais.
Mais informações sobre o WhatsApp
O WhatsApp é um aplicativo cliente que se aplica principalmente a dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets. No entanto, ele também funciona em computadores desktop apenas quando o cliente móvel relacionado está conectado à Internet. Além disso, existe um cliente Web WhatsApp que também precisa ser sincronizado com uma versão móvel.
Backup, transferência e restauração do WhatsApp em unidade local ou na nuvemComo fazer backup do WhatsApp? Como restaurar o backup do WhatsApp do Google Drive para o iPhone? Como restaurar o backup do WhatsApp do Android para o iPhone? Encontre as respostas aqui!
consulte Mais informaçãoAlém do uso pessoal, o WhatsApp também pode ser usado comercialmente com um aplicativo de negócios independente para proprietários de pequenas empresas. Este aplicativo especializado se chama WhatsApp Business e permite que as empresas se comuniquem com seus clientes que utilizam o cliente WhatsApp padrão.
O WhatsApp é compatível com iPhone, smartphone BlackBerry, sistema operacional Symbian (OS), sistema Android, sistema operacional não-smartphone Nokia série 40, Windows Phone, Samsung Tizen OS, etc. iOS, Windows, Mac OS e KaiOS.
Fundo do WhatsApp
Originalmente, o WhatsApp foi desenvolvido por Brian Acton e Jan Koum da WhatsApp Inc. em 2009, que fica em Mountain View, Califórnia. Mais tarde, em 2014, o FaceBook o adquiriu e ele se tornou o aplicativo de mensagens mais popular do mundo em 2015. O WhatsApp se torna a principal ferramenta de comunicação em muitos países e áreas como a América Latina, o subcontinente indiano e muitas partes da Europa e África. Ele tinha mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo em fevereiro de 2020.
O WhatsApp é seguro?
Como o aplicativo de comunicação mais popular do mundo, o WhatsApp transfere bilhões de conteúdos privados todos os dias. Portanto, muitos usuários se preocupam com a segurança deste programa e querem saber se é seguro usar o WhatsApp ou não .
Antes de responder a pergunta, antes de mais nada, vamos ver alguns casos relacionados à segurança do WhatsApp.
[RESOLVIDO] Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp no AndroidVocê sabe como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp no Android facilmente? Agora, leia este artigo para escolher uma solução adequada de acordo com sua situação.
consulte Mais informaçãoCaso 1. O aplicativo WhatsApp é seguro?
O WhatsApp foi inicialmente criticado por enviar informações em texto simples e sem criptografia. Então, a criptografia foi adicionada pela primeira vez em maio de 2012 e a criptografia ponta a ponta só foi totalmente aplicada em abril de 2016, após 2 anos de processo.
Caso 2. A videochamada no WhatsApp é segura
Em maio de 2019, o WhatsApp foi atacado por hackers e os hackers instalaram malware em muitos telefones celulares. Diz-se que os hackers injetaram spyware nos telefones dos usuários do WhatsApp por meio de um bug de exploração remota nas funções de chamada VoIP do aplicativo. Além disso, supostamente, o spyware foi criado pela empresa israelense de tecnologia de vigilância NSO Group.
Um relatório da revista Wired afirmou que o ataque pode enviar malware ao telefone visado por vídeo ou chamadas de voz, mesmo se o usuário não atender a chamada. De acordo com o WhatsApp, a exploração teve como alvo pelo menos 100 defensores dos direitos humanos, jornalistas e outros membros da sociedade civil entre um total de 1.400 usuários em 20 países.
Em 29 de outubro de 2019, o WhatsApp entrou com uma ação contra o Grupo NSO, alegando que o suposto ataque cibernético violava as leis dos EUA, incluindo a CFAA (Lei de Fraude e Abuso de Computador).
Caso 3. O WhatsApp é seguro para usar?
Em agosto de 2019, a Check Point descobriu uma falha de segurança que permitia que os invasores cibernéticos travassem repetidamente o aplicativo de mensagens para todos os membros de um chat em grupo. O problema só poderia ser corrigido forçando a desinstalação e reinstalação do WhatsApp completamente. Essa falha foi corrigida na versão 2.19.246 em diante, em dezembro de 2019.
[Análise completa] O uTorrent é seguro para usar? 6 dicas para usar com segurançaO uTorrent é seguro para usar? Como usar o uTorrent com segurança contra vírus? Existem alternativas para o uTorrent se eu desistir? Encontre tudo neste artigo!
consulte Mais informaçãoCaso 4. O WhatsApp é seguro para enviar fotos?
Em dezembro de 2019, o WhatsApp confirmou que há uma vulnerabilidade de segurança que permitiria aos hackers obter acesso aos dados dos usuários enviando mensagens maliciosas. Quando os destinatários abriram a galeria dentro do WhatsApp, mesmo que não enviando a imagem maliciosa, o hack já foi acionado; o dispositivo e seus dados se tornam vulneráveis. Mais tarde, a vulnerabilidade foi corrigida nas atualizações.
Caso 5. Jeff Bezos Phone Hack
Em janeiro de 2020, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, recebeu uma mensagem criptografada no WhatsApp da conta oficial do príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, revelada por um forense digital. A mensagem criptografada supostamente continha um arquivo malicioso, que fez com que o telefone de Bezos fosse hackeado.
O relator especial das Nações Unidas, Agnes Callamard e David Kaye, confirmaram mais tarde que o telefone de Bezos foi hackeado através do WhatsApp, pois ele era um dos alvos da lista de vítimas sauditas de indivíduos próximos ao jornalista do The Washington Post Jamal Khashoggi.
Caso 6. WhatsApp, é seguro?
Em dezembro de 2020, uma alegação de que o WhatsApp deu ao Google acesso a mensagens privadas foi incluída no processo antitruste contra este último. Como o caso está em andamento, a reclamação é fortemente redigida. Ele não revela se isso alega adulteração da criptografia de ponta a ponta do aplicativo ou simplesmente o acesso do Google aos backups do usuário.
Caso 7. O WhatsApp é seguro e protegido?
Em janeiro de 2021, o WhatsApp atualizou sua Política de Privacidade que afirma que o WhatsApp compartilhará os dados do usuário com o Facebook e sua família de empresas a partir de fevereiro de 2021. Anteriormente, os usuários podiam cancelar o compartilhamento de dados, mas a nova política de privacidade remove essa opção.
A nova política não se aplica na UE por ser ilegal de acordo com o GDPR (Regulamento geral de proteção de dados). Sob ampla crítica, a implementação da política foi adiada de 8 de fevereiro para 15 de maio.
Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp no iPhone - a melhor maneiraVocê sabe como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp no iPhone? Nesta postagem, mostraremos várias maneiras de realizar a recuperação de mensagens do WhatsApp no iPhone.
consulte Mais informaçãoQuão seguro é o WhatsApp?
Embora o WhatsApp tenha sido hackeado e criticado muitas vezes no passado, ele corrigiu seus bugs / vulnerabilidades e corrigiu suas maneiras para proteger a privacidade e a segurança do usuário. Além das ações que o WhatsApp realiza mencionadas acima, ele também executou os aspectos abaixo.
Em novembro de 2019, o WhatsApp lançou um novo recurso de privacidade que permite aos usuários determinar quem os adiciona ao chat em grupo.
Desde 1º de fevereiro de 2020, por motivos de segurança, o WhatsApp interrompe o suporte para smartphones que executam sistemas operacionais legados, incluindo iPhone iOS 8 ou mais antigo e Android 2.3.7 ou mais antigo que não são mais atualizados por seus provedores.
Recursos de segurança do WhatsApp
As funções a seguir são fornecidas pelo WhatsApp para proteger sua privacidade e protegê-lo de ataques cibernéticos.
- Configurações de privacidade: você pode controlar definindo sua foto de perfil, vista pela última vez e prestes a ser vista por todos, apenas contatos ou ninguém.
- Verificação em duas etapas: Crie um PIN de seis dígitos para permitir segurança extra para sua conta do WhatsApp.
- Bloquear usuários indesejados: Impeça que alguns entrem em contato com você diretamente de um bate-papo.
- Limpar mensagens de bate-papo: Exclua todas as mensagens em um bate-papo individual ou em grupo, ou todos os bate-papos de uma vez.
- Excluir e relatar spam: Relate spam de dentro do programa.
- Solicitar informações da conta: Obtenha um relatório das informações e configurações da sua conta do WhatsApp.
- Desativar recibos de leitura: Escolha se alguém pode ver se você leu a mensagem ou não.
- Sair de um grupo: você pode sair de um grupo a qualquer momento.
O iPhone está excluindo mensagens sozinho? Você sabe as razões desse problema e como se livrar dele? Leia este artigo para obter as respostas de que você precisa.
consulte Mais informaçãoVozes diferentes
Embora os serviços de proteção de privacidade fornecidos pelo WhatsApp sejam amplamente aceitos e elogiados por usuários em todo o mundo. No entanto, ainda existem algumas pessoas que têm ideias diferentes.
Por exemplo, em março de 2017, o secretário do Interior britânico Amber Rudd disse que o recurso de criptografia de aplicativos de mensagens como o WhatsApp é inaceitável para notícias de que Khalid Masood usou o WhatsApp por vários minutos antes de perpetrar o ataque Westminster de 2017. Rudd pediu que a polícia e as agências de inteligência tenham acesso ao WhatsApp e a outros serviços de mensagens criptografadas para prevenir o terrorismo futuro.
No entanto, pessoalmente, duvido da proposta de Rudd. Embora sua intenção seja boa, ele não pode negar que pessoas mal-intencionadas que trabalham em escritórios de polícia e agências de inteligência terão esse privilégio para invadir a privacidade de outras pessoas.
Conclusão para o WhatsApp Safe
O WhatsApp está mais seguro agora do que no passado. Ainda assim, não é totalmente seguro e nenhum aplicativo é 100% seguro. De qualquer forma, você pode continuar usando o WhatsApp enquanto realiza algumas ações para manter seus dados seguros.
Como manter a segurança ao usar o WhatsApp?
De acordo com os casos listados acima, alguns de vocês podem pensar que o WhatsApp não é seguro e que a maneira mais segura é desinstalá-lo e removê-lo completamente do seu telefone e computador. Isso não está errado, mas não é a escolha inteligente.
Como um aplicativo de comunicação popular e conhecido, o WhatsApp deve ter suas vantagens e benefícios. E, depois de usar o WhatsApp por anos, como você pode abandoná-lo do seu dia-a-dia? Embora você possa encontrar alternativas do WhatsApp para substituí-lo, as alternativas são seguras o suficiente? Talvez eles sejam mais perigosos do que o WhatsApp. Então, o que você deve fazer?
O GIMP Photo Editor é seguro para download e uso no Windows 10?GIMP, é seguro? Por que e por que não? Como baixar e usar o GIMP com segurança? Encontre todas as respostas neste artigo e aprenda mais sobre o GIMP.
consulte Mais informaçãoJá que você deve usar alguma ferramenta para sua comunicação diária com outras pessoas, você pode continuar usando o WhatsApp comparativamente mais seguro. O que você pode fazer é tomar algumas medidas para proteger seus dados importantes no telefone e no computador ao usar o WhatsApp. Então como?
Sugestão 1. Instale e atualize o WhatsApp de fonte confiável
Certifique-se de obter e manter seu WhatsApp por meio de uma fonte segura. A fonte mais segura é o lançamento oficial. Recomenda-se que você baixe o software e suas atualizações do site oficial do WhatsApp, do seu telefone ou da loja de aplicativos oficial do seu computador, como a Apple Store, Google Play e Microsoft Store.
Sugestão 2. Não abra arquivos desconhecidos
A maioria dos ataques cibernéticos e problemas de segurança são causados pelo recebimento e abertura de arquivos maliciosos como imagens, documentos, vídeos, mensagens de voz, links, etc., especialmente arquivos de estranhos. Você não pode evitar o recebimento desses itens, mas pode evitar ser infectado não os abrindo.
Sugestão 3. Seja cauteloso ao adicionar estranhos como amigos
Não é recomendado aceitar o pedido de amizade de alguém que você não conhece. E é altamente recomendável não adicionar estranhos como amigos. A razão é que provavelmente você foi enganado e atacado por eles.
Sugestão 4. Evite conectar um WiFi desconhecido
Quando você viaja para algum lugar, principalmente em locais públicos, encontrará muitas redes wi-fi e algumas delas podem ser acessadas sem senha. Preste atenção especial àqueles WiFi grátis e tente não usá-los. Eles são boas opções para os hackers confiarem para invadir os telefones ou computadores das vítimas.
Sugestão 5. Proteja seu dispositivo com software antivírus
Não importa se você está usando o WhatsApp em seus dispositivos móveis ou computadores, você pode contar com os programas antivírus aplicados aos dispositivos para manter seus dados pessoais seguros. Mantenha o software de segurança aberto junto com o WhatsApp e analise seu dispositivo regularmente e sempre que achar necessário.
Malware VS Virus: Qual é a diferença? O que fazer?Qual é a diferença entre malware e vírus? Esta postagem se concentra em malware vs vírus e você pode lê-la para aprender muitas informações.
consulte Mais informaçãoSugestão 6. Faça backup dos dados na programação
Assim como uma verificação de vírus, você também deve fazer backup de seus dados essenciais regularmente. Se estiver usando um telefone, você pode usar seu recurso integrado para copiar seus dados. Quase todos os telefones têm essa função hoje em dia.
Se você precisa usar o WhatsApp no seu computador, também, você pode contar com o utilitário independente do sistema para criar um backup, como o Backup e Recuperação do Windows ou o Histórico de Arquivos. Ou você pode pedir ajuda a programas de terceiros para fazer backup de seu computador com uma programação. Então, MiniTool ShadowMaker é recomendado aqui.
MiniTool ShadowMaker é um aplicativo profissional e confiável que pode fazer backup de quase todos os dados em seu computador, incluindo sistema operacional, discos rígidos, partições / volumes e arquivos / pastas. Abaixo está um breve guia que mostra como criar um backup agendado dos arquivos do seu computador com o MiniTool ShadowMaker.
Etapa 1. Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker em sua máquina.
Etapa 2. Inicie o programa e clique em Keep Trial continuar.
Etapa 3. Em sua interface principal, vá para o Cópia de segurança aba. Lá, clique no Fonte módulo para selecionar os arquivos dos quais deseja fazer backup.
Etapa 4. Clique no Destino módulo para escolher um local de destino para salvar a imagem de backup. Sugerimos que você leve um dispositivo removível, como uma unidade flash USB, para armazenar o backup.
Etapa 5. Clique no Cronograma botão no canto inferior esquerdo para acionar as configurações de backup agendado.
Etapa 6. Na janela pop-up, ative a programação de backup, selecione a frequência de sua preferência e configure-a.
Etapa 7. Finalmente, clique Faça backup agora para realizar o processo de backup.
Aguarde até que o backup inicial termine. No futuro, o MiniTool ShadowMaker executará automaticamente as tarefas de backup na programação. Você terá seus dados protegidos sem fazer nada manualmente!
[Revisão completa] O Voicemod é seguro e como usá-lo com mais segurança?O Voicemod é seguro? Voicemod é um vírus? O Voicemod é bom? Como usar o Voice? E como desinstalar o Voicemod? Todas as respostas estão aqui!
consulte Mais informaçãoOK, isso é tudo sobre o tópico é seguro do WhatsApp. Se você tem opiniões diferentes sobre este assunto, fique à vontade para deixar um comentário abaixo. Ou, se você encontrar qualquer problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, entre em contato com nossa equipe de suporte em Nós e você será respondido o mais rápido possível.