Seu laptop fica muito lento após a formatação? Um guia para você
Is Your Laptop Very Slow After Formatting A Guide For You
O desempenho lento do laptop é um problema comum que incomoda muito os usuários. Esse problema pode acontecer em muitas situações e, recentemente, os usuários acharam seus laptops muito lentos após a formatação. Por que isso acontece e como consertar o desempenho lento? Esta postagem no Site MiniTool será útil.Seu laptop fica muito lento após a formatação?
Normalmente, seu laptop funcionará bem após a formatação; no entanto, muitos usuários relataram que o Windows fica muito lento após a formatação. Por que isso acontece?
Formatar um computador significa que todos os dados dos discos rígidos foram apagados, incluindo alguns arquivos de registro, o que é fundamental para garantir que o sistema operacional funcione bem. Quando esses arquivos forem necessários, levará algum tempo para recriá-los e carregá-los.
Um desempenho lento causado por este fator é temporário. Se você achar que seu PC fica cada vez mais lento após a formatação, você pode desviar sua atenção para outros gatilhos. Por exemplo,
- Seus dispositivos e hardware estão antigos e não suportam alto consumo.
- Espaço de armazenamento insuficiente pode levar a um desempenho lento.
- A falha na instalação não excluirá os arquivos de histórico do sistema anterior, o que pode tornar sua unidade C ocupada por arquivos do sistema. É por isso que seu laptop fica muito lento após a formatação.
- Setores defeituosos no disco rígido podem tornar o computador lento e até travar o sistema.
- Os fragmentos do disco rígido podem espalhar arquivos em diferentes partes do disco, dificultando a leitura e economizando muito espaço de armazenamento.
- Sua RAM pode estar com defeito ou precisar ser aumentada ou substituída.
- Seu computador está superaquecido e você precisa substituir os ventiladores.
- A poeira pode afetar o desempenho do sistema e pode ser um gatilho para a destruição dos chips.
Claro, não importa qual deles deixe seu PC muito lento após a formatação, você encontrará os métodos de solução de problemas na próxima parte. Além disso, você pode contar com algum otimizador de PC de terceiros para melhorar o desempenho do PC – MiniTool System Booster.
Impulsionador do sistema MiniTool é um utilitário de ajuste com muitos recursos úteis para acelerar automaticamente a CPU e a RAM, configurar recursos do disco rígido e eliminar bagunças desnecessárias, para que seu PC possa ser otimizado em seu potencial máximo.
Teste de reforço do sistema MiniTool Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Proteja seus dados primeiro – MiniTool ShadowMaker
Antes de iniciar as próximas soluções, você precisa preparar um backup de dados primeiro, porque algumas das próximas operações podem causar perda de dados, como atualizações do BIOS ou do disco rígido.
Você pode usar o MiniTool ShadowMaker – software de backup gratuito - para arquivos de backup , pastas, partições, discos ou seu sistema. É altamente recomendável que você prepare um disco rígido externo para backup e recuperação.
MiniTool permite que você execute um backup automático no horário agendado e diferentes tipos de backup, como backups completos, incrementais e diferenciais, estão disponíveis para os usuários.
Baixe e instale este programa para uma avaliação gratuita de 30 dias e, ao iniciar o programa, clique em Continue o teste para entrar na interface. Se você deseja fazer backup em seu disco rígido externo, conecte-o antes de iniciar o programa.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Vá para o Cópia de segurança aba e clique no FONTE seção para selecionar Pastas e arquivos . Em seguida, escolha aqueles dos quais deseja fazer backup e clique OK .
Passo 2: Escolha um local para armazenar o backup do DESTINO seção. Você pode clicar Opções para definir suas configurações de backup. quando tudo estiver pronto, clique Faça backup agora .
Como consertar o laptop muito lento após problema de formatação?
Correção 1: limpe o cache do Windows
O cache do Windows é um conjunto de arquivos temporários usados por um programa ou sistema operacional, que pode tornar o seu PC lento. Você pode seguir as próximas etapas para limpar o cache do Windows.
Etapa 1: abrir Configurações pressionando Ganhar + eu e clique Sistema > Armazenamento .
Etapa 2: clique Arquivos temporários no painel direito e listará alguns arquivos temporários disponíveis para exclusão. Você pode verificar as opções e clicar Remover arquivos .
Alternativamente, você pode usar Limpeza de disco para limpe seus arquivos temporários . quais arquivos estão disponíveis para exclusão na Limpeza de disco? Você pode consultar esta postagem: O que é seguro excluir na limpeza de disco? Aqui está a resposta .
Correção 2: verifique o disco
Outro método é usar o utilitário Check Disk, projetado para verificar se há erros no sistema de arquivos no disco rígido. Esse tipo de corrupção de unidade pode desencadear vários problemas, incluindo lentidão ou travamentos do sistema. Vale a pena tentar reparar os setores defeituosos do seu disco rígido.
Etapa 1: digite Prompt de comando em Procurar e escolha Executar como administrador .
Passo 2: Quando a janela aparecer, digite chkdskc: /f e pressione Digitar para executar este comando. Se você estiver usando SSD, você pode executar este comando – chkdsk c: /f /r /x .
Observação: Por favor substitua c: com a unidade que você deseja verificar e reparar.Se o resultado perguntar se o volume deve ser verificado na próxima vez que o sistema for reiniciado, digite E , feche o prompt de comando e reinicie o sistema.
Correção 3: reinicie o serviço SysMain
SysMain, também chamado de Superfetch, é usado para melhorar o desempenho do seu PC, pré-carregando seus aplicativos usados com frequência na RAM. Alguns usuários podem desabilitar esta função e você pode verificar isso para reiniciá-la.
Etapa 1: digite Serviços em Procurar e abra-o.
Etapa 2: role para baixo para localizar SysPrincipal e clique duas vezes nele.
Etapa 3: definir Tipo de inicialização para Automático e clique Começar se o Status do serviço não está correndo.
Então clique Aplicar> OK para salvar as alterações.
Correção 4: atualize os drivers de disco rígido
Discos rígidos desatualizados podem afetar o desempenho do PC. Com as atualizações, a eficiência pode ser otimizada e alguns bugs corrigidos. Claro, se você também tiver atualizações pendentes do Windows, faça isso.
Etapa 1: vá para Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update .
Etapa 2: clique Veja todas as atualizações opcionais no painel direito e expanda Atualizações de drivers .
Etapa 3: marque as opções que deseja atualizar e clique Baixar e instalar .
Correção 5: definir algumas configurações
O Windows fornece algumas configurações para equilibrar o uso de energia, você pode definir seu plano de energia para alto desempenho e ajustar as configurações de aparência para liberar recursos do sistema.
Etapa 1: abrir Correr pressionando Ganhar + R e digite sysdm.cpl entrar Propriedades do sistema .
Etapa 2: no Avançado aba, clique Configurações… no Desempenho papel.
Passo 3: Quando uma nova janela aparecer, clique em Ajuste para melhor performance debaixo de Efeitos visuais guia e clique em Aplicar> OK para aplicá-lo.
Passo 1: Abra o Painel de Controle e clique em Hardware e som > Opções de energia .
Etapa 2: abaixo Ocultar planos adicionais , marque a opção de Alta performance .
Correção 6: desfragmentar HDD
A fragmentação de dados significa que seus dados, divididos em vários pedaços, ficam espalhados em locais diferentes, comprometendo a capacidade de armazenamento e deixando seu computador lento. Esse pode ser o único motivo que desencadeou o problema “laptop muito lento após a formatação”.
Etapa 1: digite desfragmentar em Procurar e aberto Desfragmentar e otimizar unidades .
Etapa 2: então você pode selecionar uma unidade para clicar Analisar , que pode analisar a taxa de fragmentação do disco. Então você pode clicar Otimizar para desfragmentar seu disco rígido.
Leia também: Resolvido: o volume está muito fragmentado para concluir esta operaçãoCorreção 7: limpe seu registro
Você pode limpar seu registro porque algum registro deixado após a formatação pode se acumular em seu sistema e tornar seu PC muito lento após a formatação.
No entanto, o Registro do Windows contém configurações e bancos de dados para quase tudo que você opera no Windows. Qualquer exclusão ou alteração incorreta pode gerar resultados irrecuperáveis. Desta forma, você poderá escolher uma ferramenta profissional para finalizar. Felizmente, o MiniTool System Booster pode fazer isso.
Teste de reforço do sistema MiniTool Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
O recurso ActiveCare pode fazer uma verificação completa do seu sistema, incluindo problemas de registro. Pode ajudar a limpar e agilizar o registro com apenas um clique. Para etapas detalhadas e mais esforços, você pode consultar esta postagem: Como limpar o registro do Windows com segurança? 4 maneiras disponíveis aqui .
Correção 8: atualize o BIOS
As atualizações do BIOS podem corrigir um bug ou adicionar suporte para um novo modelo de CPU ou placa gráfica. Portanto, pode ser útil corrigir o problema “laptop muito lento após a formatação”. Existem algumas dicas para atualizar o BIOS.
1. Faça backup de seus dados importantes.
2. Verifique a versão atual do BIOS do seu computador para ver se já é a versão mais recente.
3. Verifique o nome do modelo do computador ou da placa-mãe.
4. Localize a atualização mais recente do BIOS no site do fabricante.
5. Baixe e descompacte o arquivo BIOS.
6. Copie o arquivo BIOS para uma unidade flash USB.
7. Inicialize seu computador na tela do BIOS.
8. Faça backup do arquivo BIOS atual do seu computador caso a atualização do BIOS falhe.
9. Inicie a atualização de firmware do BIOS/UEFI ou a ferramenta de atualização e selecione o novo arquivo de atualização do BIOS que você copiou para a unidade flash USB para iniciar o processo de atualização do BIOS.
Se você tiver algum problema com o processo acima, você pode ler esta postagem: Como atualizar o BIOS do Windows 10 | Como verificar a versão do BIOS . Ele lhe dará um guia mais detalhado.
Correção 9: aumente a memória virtual
A memória virtual é importante para melhorar o desempenho do sistema, realizar multitarefas e usar programas grandes. Ele utiliza tanto o software quanto o hardware do computador para funcionar, visando solucionar a escassez física de memória por meio do uso de memória secundária.
Portanto, se o seu espaço de armazenamento não suportar o funcionamento do sistema, você poderá seguir as próximas etapas.
Passo 1: Abra o Propriedades do sistema janela como ensinamos na correção 5 e sob o Avançado aba, clique Configurações… no Desempenho seção.
Passo 2: Quando a janela abrir, vá para o Avançado aba e clique Mudar… no Memória virtual seção.
Passo 4: Desmarque a opção de Gerencie automaticamente o tamanho do arquivo de paginação para todas as unidades e escolha uma unidade para a qual deseja editar o tamanho do arquivo de paginação.
Etapa 5: verifique o Tamanho personalizado opção e digite o tamanho. A Microsoft recomenda que você configure para no mínimo 1,5 vezes e no máximo 3 vezes a RAM física e você pode consultar isso.
Correção 10: instale mais RAM
Em primeiro lugar, você pode verificar se possui RAM suficiente para o PC funcionar. Abra Sistema e na aba Sobre, aqui você pode ver quanta RAM está disponível para você. Se você achar que ele não suporta um melhor desempenho do PC, você pode substituir ou atualizar RAM .
Observe que você precisa comprar o tipo certo de RAM que a placa-mãe pode aceitar e então começar a adicionar RAM.
Correção 11: atualize seu disco rígido
Se você ainda estiver usando HDD, é altamente recomendável substituí-lo por SSD. Comparado ao HDD, o SSD possui velocidade mais rápida e melhor durabilidade, o que pode proporcionar um melhor desempenho do PC.
Para atualizar seu disco rígido, o MiniTool ShadowMaker permite que você use o recurso Clone Disk para clonar SSD para SSD maior ou mova o Windows para outra unidade . Claro, clonando HDD para SSD também está disponível para você. Com a ajuda desta ferramenta, você pode substituir o disco rígido de forma rápida e segura, sem perda de dados. Vale a pena tentar!
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Observação: A clonagem do disco do sistema não é compatível com o MiniTool ShadowMaker Trial Edition. Se você quiser fazer isso, você precisa selecionar o Pro ou uma edição mais avançada .Conclusão:
Seu laptop fica muito lento após a formatação? Como consertar esse problema? Depois de ler esta postagem, você deve ter entendido as causas e encontrado os métodos de solução de problemas.
Para evitar a perda de dados, o MiniTool ShadowMaker é a escolha ideal para ajudar a preparar um backup de dados, que pode ser seu último recurso quando ocorrer a perda de dados. Se você tiver qualquer problema com o software MiniTool, entre em contato conosco via [e-mail protegido] .