Microsoft Access vs Microsoft Excel - Diferenças
Microsoft Access Vs Microsoft Excel Diferencas
Microsoft Access vs Excel, quais são as diferenças entre eles? Este post ajuda você a descobrir. Ele também fornece um programa gratuito de recuperação de dados para ajudá-lo a recuperar arquivos apagados/perdidos do Microsoft Excel/Access ou qualquer outro tipo de arquivo.
Dependendo do tipo de dados que você deseja gerenciar e do que deseja fazer com esses dados, você pode escolher entre o Microsoft Access e o Microsoft Excel. Verifique as diferenças entre o Microsoft Access e o Excel abaixo.
O que é Excel?
Microsoft Excel é o líder software de planilha programa desenvolvido pela Microsoft. Possui fácil visualização de dados, cálculo e análise. Ele permite que você formate, organize e calcule facilmente os dados em uma planilha e facilita a visualização e a compreensão das informações. O Excel usa um grande número de caixas chamadas células que são ordenadas em linhas e colunas. Você pode usar tabelas e gráficos para apresentar seus dados de maneira bem organizada.
O que é acesso?
Microsoft Access é um aplicativo de software de banco de dados profissional também desenvolvido pela Microsoft. É um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) que combina o Access Database Engine (ACE) relacional com uma interface gráfica de usuário e ferramentas de desenvolvimento de software. Este programa permite que você crie facilmente bancos de dados de desktop e crie rapidamente aplicativos de banco de dados personalizáveis.
Microsoft Access vs Excel – Diferenças
1. Disponibilidade
Microsoft Excel
O aplicativo Microsoft Excel está disponível para Windows, macOS, Android e iOS. Faz parte do pacote Microsoft Office e também está disponível como um aplicativo independente.
Você pode facilmente baixar Microsoft Excel aplicativo de desktop para seu computador Windows ou Mac se você comprar Microsoft 365 ou Office 2021 . Você também pode obter o Excel para compre o aplicativo Excel autônomo .
O aplicativo Microsoft Excel para Android e iOS é totalmente gratuito para download e uso. Você pode baixar facilmente o aplicativo móvel Excel da Google Play Store ou App Store no seu dispositivo.
O Microsoft Excel também oferece uma versão online totalmente gratuita. Você pode ir para https://office.live.com/start/excel.aspx para usar a versão online do Excel. Ele salva suas planilhas no OneDrive. Você pode compartilhar facilmente suas planilhas com outras pessoas e trabalhar em conjunto ao mesmo tempo.
Microsoft Access
Ao contrário do Excel, o Microsoft Access é apenas para PC. Você só pode baixar e usar o Microsoft Access para Windows.
O Access é um componente do pacote de aplicativos do Microsoft 365 e está incluído no Microsoft 365 Professional e em edições superiores. Todos os pacotes do Microsoft Office incluem o Excel, mas nem todos os pacotes do Office incluem o aplicativo Access. Você pode comprar um Assinatura do Microsoft 365 para obter a versão mais atualizada do Microsoft Access.
O Microsoft Access também é vendido separadamente e você pode comprar o aplicativo Access autônomo no site oficial da Microsoft. O Microsoft Access 2019 é a versão mais recente disponível como compra única. É compatível com o Windows 11.
2. Principais Características
Você pode comparar as vantagens do Excel e do Access em relação ao armazenamento de dados, análise de dados, colaboração multiusuário, segurança, etc. para decidir qual programa usar.
Microsoft Excel vs Access – Armazenamento de Dados
O Microsoft Excel é um programa de planilhas. Microsoft Access é um programa de banco de dados.
O Excel salva dados em uma única tabela ou planilha e é chamado de dados simples ou não relacionais. Se você precisar armazenar uma lista simples de informações, poderá usar o Excel. No entanto, se você deseja armazenar muitos tipos de informações sobre os objetos, o Access é uma opção melhor, pois permite organizar as informações em várias tabelas.
Tanto o Access quanto o Excel permitem que você se conecte a várias fontes de dados externas. O Access permite visualizar, consultar e editar dados externos sem importá-los. Enquanto o Excel não permite que você edite os dados.
Microsoft Access vs Excel – Análise de Dados
O Access permite que você visualize os dados de mais maneiras. Com SQL (Structured Query Language), ele permite que você recupere rapidamente as linhas e colunas de dados desejados, independentemente de estarem armazenados em uma tabela ou em várias tabelas. Você também pode usar expressões em consultas para calcular valores. No Excel, você pode usar fórmulas para calcular valores.
Quanto à dinâmica e gráficos, o Excel oferece recursos mais avançados do que o Access. Se você deseja criar relatórios ou gráficos extensos de Tabela Dinâmica, deve escolher o Microsoft Excel.
Access vs Excel – Colaboração
Tanto o Access quanto o Excel integram-se ao Windows SharePoint Services e ao compartilhamento de arquivos de rede. Mas o Access oferece mais maneiras de colaborar com vários usuários em um site do SharePoint Services. Ainda assim, se você armazenar um arquivo de banco de dados do Access em uma pasta de rede compartilhada, vários usuários poderão abrir e editar o arquivo de banco de dados simultaneamente. Mas para um arquivo compartilhado do Excel, apenas um usuário pode editá-lo por vez. O acesso é mais adequado em ambientes colaborativos.
Excel vs Access – Segurança de Dados
Tanto o Excel quanto o Access fornecem recursos de segurança como senhas e criptografia para ajudá-lo a evitar a perda de dados e limitar o acesso a arquivos. Mas eles têm algumas diferenças. O Access salva seu trabalho continuamente enquanto o Excel usa o AutoRecuperação recurso para salvar seu trabalho em intervalos definidos.
3. Formatos de arquivo
Microsoft Excel
O formato principal do Excel é .xls. e .xlsx.
Ele também tem algumas outras extensões de arquivo, por exemplo. .xlsm, .xlsb, .xltm, .xlam, etc. O Microsoft Excel também pode ler CSV, DBF, DIF, SYLK e outros formatos herdados.
Microsoft Access
Quando você salva um banco de dados no Access, ele será salvo como a extensão .accdb (para o Access 2007 e posterior). Para o Access 2003 e anteriores, ele salva o arquivo de banco de dados no formato .mdb.
Também pode salvar informações em formatos como .adn, .accdr, .accdt, .accda, accde, .laccdb, .mdw, .mam, .maq, .mar, .mat, .maf, .ade, .adp, . cdb, .mda, .mde, .ldb, etc.
4. Quando usar o Access ou Excel
Portanto, se você deseja manter a integridade dos dados em um formato que possa ser acessado por vários usuários, escolha o Microsoft Access. Se você deseja analisar alguns dados numéricos complexos em profundidade, explorar possíveis resultados e produzir gráficos de alta qualidade, o Excel é a melhor escolha.
O Microsoft Excel é fácil de aprender e usar. Você não precisa de nenhuma linguagem de programação para usar o Excel. Pelo contrário, o Microsoft Excel é difícil de dominar. Você precisa de uma linguagem de programação para usar a maioria de seus recursos.
O Excel é usado por muitos analistas financeiros e estatísticos, enquanto o Access é usado por muitos proprietários de pequenas empresas.
Não importa qual programa você use, você pode transferir facilmente os dados entre o Access e o Excel copiando, importando ou exportando.
Como recuperar arquivos excluídos do Microsoft Excel/Access
Se você excluir por engano alguns arquivos do Excel ou Access, poderá usar um programa profissional de recuperação de dados para recuperar facilmente os arquivos excluídos permanentemente.
Recuperação de dados de energia do MiniTool é um aplicativo de recuperação de dados popular para Windows. Ele ajuda você a recuperar todos os arquivos excluídos ou perdidos. Você pode usá-lo para recuperar planilhas do Excel, acessar arquivos de banco de dados, documentos do Word, apresentações PPT, fotos, vídeos, e-mails, arquivos de áudio e muito mais. As mídias de armazenamento suportadas incluem Windows PC ou laptop, unidade flash USB, SD ou cartão de memória, disco rígido externo e SSD.
Esta ferramenta de recuperação de dados ajuda você a lidar com várias situações de perda de dados, por exemplo, exclusão de arquivo incorreta, formatação de disco incorreta, falha ou corrupção do disco rígido, infecção por malware/vírus, falha no sistema e muito mais. Graças ao seu recurso interno Bootable Media Builder, você também pode usá-lo para recuperar dados quando o PC não inicializar .
Baixe e instale o MiniTool Power Data Recovery no seu PC ou laptop Windows e verifique o guia simples de recuperação de dados abaixo.
- Inicie o MiniTool Power Data Recovery em seu computador Windows.
- Em seguida, selecione a unidade ou dispositivo de destino a ser verificado. Você pode selecionar uma unidade em Unidades Lógicas e clique Varredura , ou você pode selecionar o disco ou dispositivo de destino sob o Dispositivos guia para verificar todo o disco/dispositivo.
- Deixe o software terminar a digitalização. Depois disso, você pode verificar o resultado da verificação para descobrir se seus arquivos desejados estão lá, se estiver, verifique-os e clique no botão Salvar botão. Então você pode escolher um novo local ou dispositivo para salvar os arquivos recuperados.
Dica: Para selecionar o tipo de arquivo a ser verificado, você pode clicar no botão Configurações de digitalização ícone no painel esquerdo da interface principal. Aqui você pode selecionar os tipos de arquivo que deseja verificar. Para verificar apenas arquivos do Microsoft Excel ou Access, você só pode marcar os tipos de arquivo relacionados.
Software profissional de backup de dados para PC
Você pode fazer um backup de todos os dados importantes do seu PC em outro local seguro para evitar a perda de dados.
Em geral, você pode copiar e colar manualmente os arquivos em um USB, HDD, etc., ou sincronizar os arquivos em um serviço gratuito de armazenamento em nuvem . No entanto, para arquivos grandes, você pode querer uma maneira mais rápida de fazer backup.
Aqui você pode tentar MiniTool ShadowMaker que é um programa de software de backup profissional gratuito para PC. Você pode usar o MiniTool ShadowMaker para fazer backup de seu sistema operacional Windows e dados com facilidade.
Ele permite que você selecione livremente arquivos, pastas ou partições em seu PC para fazer backup em um disco rígido externo, unidade flash USB ou unidade de rede. Você pode até selecionar todo o conteúdo do disco para fazer backup.
Ainda assim, você também pode usar este programa para criar facilmente um backup de imagem do sistema do seu sistema Windows. Quando necessário, você pode restaurar facilmente seu sistema operacional a partir do backup.
Quanto aos recursos de backup profissional, também inclui backup agendado, backup incremental, sincronização de arquivos, etc. Oferece uma velocidade de backup muito rápida.
Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker no seu PC ou laptop e use-o para manter os dados do seu PC seguros.
Conclusão
Microsoft Access e Excel têm algumas semelhanças e diferenças. Este post apresenta principalmente as diferenças entre o Microsoft Access e o aplicativo Excel. Agora você deve saber qual programa usar.
Esta postagem também oferece um programa gratuito de recuperação de dados e uma ferramenta gratuita de backup para PC para ajudá-lo a evitar a perda permanente de dados. Espero que ajude.
Para mais ferramentas gratuitas de Software MiniTool , você pode visitar seu site oficial, onde também pode encontrar muitas dicas e truques úteis sobre computadores.
Assistente de partição do MiniTool é um gerenciador de partição de disco profissional para Windows. Você pode usá-lo para gerenciar discos rígidos e partições de todos os aspectos. Por exemplo, você pode usá-lo para criar, excluir, estender, redimensionar, dividir, mesclar, formatar, limpar partições etc. Você também pode usá-lo para clonar disco, migrar SO para SSD/HD, testar a velocidade do disco rígido, analisar espaço em disco, verifique e corrija erros de disco e muito mais. É de uso gratuito.
MiniTool MovieMaker é um editor de vídeo profissional e programa de criação de filmes para Windows. Você pode usá-lo para editar vídeos de vários aspectos. Por exemplo, você pode usá-lo para cortar ou cortar vídeo para remover partes indesejadas, adicionar efeitos/transições/legendas/música/efeitos de movimento ao vídeo, criar efeitos de lapso de tempo ou câmera lenta ao vídeo e muito mais. Permite exportar vídeo em MP4 HD ou qualquer outro formato preferido. É gratuito e limpo.
Conversor de vídeo MiniTool é um programa conversor de vídeo profissional para Windows. Ele não apenas permite converter qualquer arquivo de vídeo ou áudio para seu formato preferido, mas também permite baixar vídeos do YouTube para reprodução offline. Ele também inclui uma ferramenta de gravador de vídeo gratuita para permitir que você grave todas as atividades na tela do seu computador Windows. É uma ferramenta 100% gratuita e limpa.
Reparo de vídeo MiniTool é um aplicativo profissional de reparo de vídeo para Windows. Você pode usá-lo para reparar arquivos de vídeo MP4/MOV corrompidos. É uma ferramenta 100% limpa e gratuita.
Se você tiver problemas com o uso de qualquer produto do MiniTool Software e não conseguir resolvê-los, entre em contato [e-mail protegido] .