[Revisão completa] Espelhamento de disco rígido: significado/funções/utilitários
Mirroring Harddrive
Este artigo criado na página oficial do MiniTool fornece uma introdução completa ao espelhamento de disco rígido. Ele cobre sua definição, funções, vantagens, bem como aplicação no Windows 10. Ele também apresenta um dos melhores programas de espelhamento de unidade de disco rígido.Nesta página :- O que é espelhamento de disco?
- Por que precisa de espelhamento do disco rígido?
- Como funciona o espelhamento de disco?
- Espelhamento de disco vs clonagem de disco
- Vantagens de espelhar disco rígido
- Sobre a unidade de inicialização espelhada do Windows 10
- Software de espelhamento de disco rígido
O que é espelhamento de disco?
Definição de espelhamento de disco
O que é espelhamento de um disco rígido? No armazenamento de dados, o espelhamento do disco rígido refere-se à replicação de volumes ou partições lógicas do disco rígido em outro disco rígido físico em tempo real para garantir disponibilidade contínua. É aplicado principalmente em RAID 1. A volume espelhado é uma representação lógica completa de cópias de volumes separados.
Espelhamento vs Replicação vs Shadowing vs Snapshot
Num contexto de recuperação de desastres, o espelhamento de dados a longa distância é considerado replicação de armazenamento. De acordo com as tecnologias adotadas, a replicação pode ser realizada de forma síncrona, semissíncrona, assíncrona ou point-in-time.
A replicação é habilitada por meio de microcódigo no controlador da matriz de discos ou no software do servidor. Normalmente, é uma solução proprietária não compatível com vários fornecedores de dispositivos de armazenamento de dados.
Entretanto, normalmente, o espelhamento é apenas síncrono. A gravação síncrona atinge um objetivo de ponto de recuperação (RPO) de zero dados perdidos. A replicação assíncrona pode atingir um RPO de apenas alguns segundos, enquanto as metodologias restantes fornecem um PRO de alguns minutos a talvez várias horas.
O espelhamento de disco é diferente do sombreamento de arquivo e do instantâneo de disco; o sombreamento de arquivo opera no nível do arquivo, enquanto as imagens de dados de instantâneo de disco nunca são ressincronizadas com suas origens.
Objetivo de tempo de recuperação (RTO) versus objetivo de ponto de recuperação (RPO)Qual é o objetivo do ponto de recuperação (RPO) e o objetivo do tempo de recuperação (RTO)? RTO vs RPO, quais são as diferenças. Quais soluções de recuperação de desastres cobrem RTO/RPO?
consulte Mais informaçãoPor que precisa de espelhamento do disco rígido?
os discos rígidos são um componente inerentemente não confiável dos sistemas de computador. O espelhamento do disco rígido é uma tecnologia que permite ao sistema operacional (SO) manter automaticamente várias cópias de dados ou um backup duplo. Assim, o sistema operacional pode restaurar dados rapidamente e continuar processando rapidamente após uma falha de hardware do disco.
Como funciona o espelhamento de disco?
O espelhamento do disco rígido pode ser realizado local ou remotamente. Localmente, é especificamente para atender à falta de confiabilidade do disco. Remotamente, o espelhamento de um disco rígido faz parte de um esquema de recuperação de desastres mais sofisticado. Além disso, isso pode ser feito local e remotamente, especialmente para sistemas de alta disponibilidade.
Embora o espelhamento de um disco rígido possa ser usado em discos rígidos lógicos onde o formato físico subjacente está oculto do processo de espelhamento, geralmente os dados são espelhados em discos fisicamente idênticos.
O espelhamento do disco rígido normalmente é oferecido por soluções de hardware, como matrizes de disco, ou software dentro do sistema, como Linux mdadm e mapeador de dispositivos. Além disso, sistemas de arquivos como ZFS ou Btrfs fornecem espelhamento de dados integrado. Ambos os sistemas de arquivos também mantêm somas de verificação de integridade de dados e metadados, tornando-se capazes de detectar cópias incorretas de blocos e contar com dados espelhados para extrair dados dos blocos corretos.
O processo de espelhamento pode ser conduzido de site para site por meio de links de dados rápidos. Links de fibra óptica, por exemplo, podem manter desempenho adequado para suportar espelhamento em tempo real em distâncias de aproximadamente 500 metros.
Dica: A duplicação de dados de um lado de um par de espelhos para outro é conhecida como reconstrução ou, menos comumente, chamada de re-prateamento.Distâncias maiores ou links mais lentos mantêm espelhos usando um sistema de cópia assíncrona. Para sistemas remotos de recuperação de desastres, esse espelhamento pode não ser feito por sistemas integrados, mas simplesmente por aplicativos extras em máquinas primárias e secundárias.
Dica: Os dados são redundantes em todos os discos rígidos existentes no espelho.Espelhamento de disco vs clonagem de disco
O espelhamento de disco cria uma única cópia que replica a origem em tempo real (o espelhamento está sempre em processamento) e pode ser usada para fins de backup e recuperação de desastres. Se um dos discos espelhados falhar, você ainda poderá acessar seus dados do outro disco. Além disso, você pode reconstruir o espelhamento com novos discos íntegros.
Já a clonagem de disco simplesmente duplica todo o conteúdo, incluindo preferências e configurações do disco de origem para a unidade de destino. Geralmente é uma operação única aplicada para migrar sistema ou dados de um disco rígido para outro, como quando você decide mudar seu trabalho da máquina antiga para um novo computador. Além disso, custar mais tempo e menos flexibilidade impede que a clonagem de disco seja realizada com alta frequência.
Vantagens de espelhar disco rígido
Quando um disco rígido falha, vários cenários podem acontecer. Em um sistema hot-swap, um sistema que pode ser substituído sem parar, desligar ou reinicializar, no caso de uma falha no disco, o próprio sistema operacional geralmente diagnostica uma falha no disco e sinaliza a falha.
Se for um sistema sofisticado, ele poderá ativar automaticamente um disco de espera ativa e utilizar o disco ativo restante para duplicar dados ativos neste disco. Alternativamente, um novo disco é instalado e os dados são replicados nele. Enquanto em sistemas menos sofisticados, o sistema operacional é operado na unidade restante até que um disco sobressalente possa ser instalado.
Além de oferecer uma duplicação adicional dos dados para fins de redundância em caso de falha de hardware, o espelhamento de disco também pode permitir que cada disco seja acessado separadamente para fins de leitura.
Como corrigir erro de dados (verificação de redundância cíclica)Esta postagem mostra o segredo de como resolver efetivamente o problema de erro de dados (verificação de redundância cíclica) e recuperar dados de uma unidade com erro CRC.
consulte Mais informaçãoEm certas situações, isso pode melhorar muito o desempenho, pois o sistema pode escolher para cada leitura o disco que pode buscar mais rapidamente os dados necessários. Isto é especialmente importante quando há múltiplas consultas de dados no mesmo disco rígido. Assim, a alternância entre tarefas pode ser reduzida. Esta é uma consideração importante na configuração de hardware que acessa frequentemente os dados no disco.
Em alguns cenários de aplicação, a unidade espelhada pode ser dividida e usada para backup de dados, permitindo que o primeiro disco permaneça ativo. No entanto, a fusão das duas unidades pode exigir um processo de sincronização se alguma atividade de gravação de entrada/saída (E/S) ocorrer no disco espelhado.
Alguns esquemas de espelhamento aproveitam 3 discos, sendo 2 deles para o espelhamento de redundância e o terceiro sendo dividido para realizar backups.
Sobre a unidade de inicialização espelhada do Windows 10
Espelhar uma unidade de inicialização é fazer uma cópia exata de tudo no disco rígido do sistema, incluindo o sistema operacional (Windows 10), informações de inicialização, aplicativos, arquivos pessoais, bem como arquivos ocultos de acordo com suas preferências e configurações. O software de espelhamento de disco fará backup de todos esses dados em um novo local, geralmente outro disco rígido, garantindo ao mesmo tempo que o novo disco seja inicializável após a conclusão bem-sucedida do processo de espelhamento.
Com a cópia espelhada do seu sistema, assim que você receber uma falha catastrófica do sistema resultante de erros de arquivo/software (causas internas) ou ataques de malware/danos físicos (motivos externos), você poderá recuperar seu sistema o mais rápido possível com a imagem de backup.
A seguir, ele ensinará como espelhar uma unidade no Windows 10 com o utilitário integrado. Para criar uma cópia espelhada, você precisa conectar pelo menos um disco extra que não seja menor que o disco de origem ao computador onde a unidade de origem está instalada.
[Resolvido] Não é possível adicionar unidades ao erro do pool de armazenamento 0x00000032Não é possível adicionar unidades. Verifique as conexões da unidade e tente novamente. A solicitação não é suportada. (0x00000032) Quatro soluções possíveis estão aqui!
consulte Mais informaçãoDisco rígido de espelhamento do Windows 10 – Crie um novo volume espelhado
A seguir está o guia para criar um volume espelhado totalmente novo, onde nenhum disco rígido possui dados.
- Abrir Gerenciamento de disco do Windows clicando com o botão direito em Este PC , selecione Gerenciar e escolha Gerenciamento de Disco .
- Clique com o botão direito em uma das unidades e escolha Novo volume espelhado .
- Clique Próximo . Clique na outra unidade da lista da esquerda e Adicionar para a lista certa. Em seguida, especifique a quantidade de espaço de armazenamento para o volume espelhado. O tamanho não pode exceder o espaço disponível no disco rígido menor.
- Atribua uma letra de unidade ou deixe as configurações padrão.
- Sob Formate este volume com as seguintes configurações , certifique-se de que o sistema de arquivos esteja NTFS , o tamanho da unidade de alocação é padrão e dê um nome para o volume. Além disso, marque Execute uma formatação rápida .
- Clique Terminar e selecione Sim para converter os discos básicos em dinâmicos.
Quando terminar, você verá apenas um volume criado. Quando você salva dados no volume, os dados serão espelhados automaticamente na unidade secundária.
Espelhamento de disco do Windows 10 – Crie um volume espelhado em uma unidade usada
Siga as etapas abaixo para configurar um volume espelhado quando um dos discos já estiver em uso.
- Em Gerenciamento de Disco , clique com o botão direito na unidade usada e escolha Adicionar espelho .
- Selecione a outra unidade na lista e clique em Adicionar espelho .
- Clique Sim para converter os discos básicos em dinâmicos.
Quando a criação da unidade espelhada for concluída, ele começará a sincronizar os dados da unidade primária usada com a unidade espelhada secundária. Os dados armazenados no disco primário no futuro também serão sincronizados com o disco secundário.
Espelhamento de unidade do Windows 10 – recrie um espelho após falha na unidade
Se um do conjunto discos espelhados falham , você ainda poderá acessar seus dados. Além disso, você pode substituir a unidade com falha e recriar um espelho o mais rápido possível.
- Dentro de Gerenciamento de Disco , clique com o botão direito no disco ainda funcional do espelho e escolha Remover espelho .
- Selecione a unidade com falha que deve ter um rótulo Ausente e clique no Remover espelho
- Clique Sim .
- Em seguida, conecte um novo disco ao seu computador e recrie um novo espelho com ele seguindo as instruções acima.
Você precisará espelhar a unidade de inicialização no Windows 10 para inicializar a partir de uma unidade secundária.
consulte Mais informaçãoSoftware de espelhamento de disco rígido
Conforme mencionado no conteúdo acima, o espelhamento do disco rígido depende de solução de hardware ou software. Se você não possui equipamento de hardware que permita configurar o espelhamento de disco, como matrizes de disco RAID, então, para proteger seus dados cruciais contra perdas ou danos, você deve contar com um software de espelhamento de disco, como o MiniTool ShadowMaker.
É uma ação inteligente criar uma cópia exata de seus preciosos arquivos e salvar a cópia em algum lugar seguro. Então, mesmo que algo ruim aconteça no futuro, você ainda poderá possuir seus dados importantes recuperando-os da cópia anterior.
Essa teoria é simples quando aplicada a arquivos únicos, como documentos ou fotos. No entanto, quando se trata de todo o computador, muitas pessoas podem achar difícil entendê-lo. Espelhar disco, o que é e como fazer?
Felizmente, com o software de unidade espelhada, as coisas ficam claras e fáceis. Tudo que você precisa fazer é apenas alguns cliques do mouse.
Como espelhar um disco rígido do Windows 10 com MiniTool ShadowMaker?
Avaliação do MiniTool ShadowMakerClique para fazer o download100%Limpo e Seguro
1. Baixe, instale e inicie o MiniTool ShadowMaker no computador de origem.
2. Caso solicite compra, basta clicar no Continue o teste botão no canto superior direito.
3. Em seguida, ele entrará em sua interface principal. Aí, escolha Cópia de segurança no menu superior.
4. Na guia Backup, clique no botão Fonte módulo para selecionar o disco rígido e todas as partições dentro do disco, incluindo a partição C que você deseja espelhar.
5. Clique no Destino módulo e selecione outro disco rígido para salvar a imagem espelhada. Você pode escolher HDD, SSD, unidade flash USB, NAS (armazenamento conectado à rede), etc. No entanto, um disco rígido externo é recomendado.
6. Clique no Agendar botão no canto inferior esquerdo para acionar as configurações de backup automático.
7. Ative as configurações de agendamento e selecione um agendamento de backup que mais lhe convier, diariamente, semanalmente, mensalmente ou em eventos especiais (ativar/desativar logs do sistema).
Você também pode usar o Esquema botão para definir o tipo de espelhamento de disco, backup completo, incremental ou diferencial para diminuir o tamanho da imagem.
8. Por fim, clique no botão Faça backup agora botão para iniciar o processo de espelhamento.
Além de espelhar o disco rígido, o MiniTool ShadowMaker também permite clonar um disco rígido, espelhar arquivos/pastas, partições/volumes, bem como seu sistema operacional.
Tudo isso é sobre a unidade de sistema espelhada do Windows 10. Se você tem algo para compartilhar conosco ou com outros leitores, pode deixar na zona de comentários abaixo. Se você encontrar algum problema ao usar o MiniTool ShadowMaker, sinta-se à vontade para pedir ajuda à nossa equipe de suporte em Nós .