O que é volume espelhado? [MiniTool Wiki]
Whats Mirrored Volume
Navegação rápida :
Um volume espelhado é um volume dinâmico tolerante a falhas. Ele fornece redundância de dados usando duas cópias de volume ou copiando dados armazenados no volume. Todos os dados gravados no volume espelhado serão gravados em dois espelhos que se encontram no disco físico separado.
1. Visão Geral
Se um disco físico falhar, os dados neste disco com falha não estarão disponíveis, mas o sistema pode continuar a funcionar usando um disco em boas condições. Quando um espelho do volume espelhado falha, esse volume espelhado deve ser suspenso para que o outro espelho se torne um volume com uma letra de unidade independente. Em seguida, você pode criar um novo volume espelhado em outros discos. O espaço disponível do novo volume espelhado deve ser igual ou maior do que o do volume espelhado anterior. Ao criar um volume espelhado, é melhor usar dois discos cujo tamanho, modelo e fabricante sejam iguais.
O desempenho do sistema pode ser degradado devido a operações de gravação dupla. O modo duplex é usado para muitas configurações de volume espelhado. Nesse modo, cada disco no volume espelhado possui seu próprio controlador de disco independente. O volume espelhado duplex tem a melhor confiabilidade de dados, porque toda a entrada e saída ( I / O ) o subsistema é copiado. Isso significa que se um controlador de disco falhar, outros controladores ( e discos neles ) continuará funcionando corretamente. Se o controlador duplex não for usado, o controlador com falha tornará ambos os espelhos no volume espelhado inacessíveis. Eles podem ser acessados até que o controlador com falha seja substituído.
Quase qualquer volume pode ser espelhado, incluindo volumes de sistema e de inicialização. Posteriormente, você não poderá aumentar o tamanho do volume espelhado estendendo-o. Em computadores baseados em Itanium, você não pode espelhar a interface de firmware extensível ( EFI ) partição do sistema em Tabela de partição GUID ( GPT )
Quando você espelha o volume do sistema ou o volume de inicialização, um controlador separado será usado em cada disco no volume espelhado. Isso pode fazer com que a configuração do sistema tenha melhor tolerância a falhas. Desta forma, permite que o sistema funcione corretamente após a falha do disco rígido ou do controlador de disco. Quando você cria um volume espelhado, é melhor usar dois discos rígidos cujo tamanho, modelo e fabricante sejam iguais. Se você usar uma tecnologia duplex, especialmente quando planeja espelhar o volume do sistema ou volume de inicialização, é recomendável usar os mesmos discos e controladores.
Ao espelhar o volume do sistema, você deve continuar testando para se certificar de que pode iniciar o sistema operacional a partir de cada espelho quando um determinado disco falhar. Os usuários devem sempre usar o mesmo disco e controlador para evitar o aparecimento de problemas de inicialização.
Atualmente, o volume espelhado é amplamente usado em sistemas de serviço simples que não usam RAID de hardware.
2. Criação de volume espelhado
Gostaríamos de usar o Windows Server 2003 como exemplo para apresentar um método para a criação de volume espelhado com base em volume simples:
Etapa 1: clique em “ Gerenciamento de Disco ' dentro ' Gestão Informática ”E, em seguida, clique com o botão direito no volume simples ao qual o espelho será adicionado. Em seguida, escolha “ Adicionar Volume de Espelho ”No menu pop-up.
Etapa 2: você pode abrir “ Adicionar Volume de Espelho ' caixa de diálogo. O ' Disco ”A lista mostra que há espaço não alocado suficiente no disco dinâmico no sistema atual para criarmos o espelho. Você pode escolher o disco dinâmico que usará e clicar em “ Adicionar Volume de Espelho ”.
Etapa 3: você pode retornar a “ Gerenciamento de Disco ”Interface. O sistema começará a sincronizar o conteúdo do volume simples original e sua cópia. O tempo necessário neste processo depende principalmente do tamanho dos dados do volume simples e do desempenho do sistema. Para ser mais específico, os usuários podem ver a porcentagem quando a sincronização está sendo realizada.
Depois que a sincronização for concluída, o volume espelhado mostrará “ Saudável ' em formação.
Recomendação principal: deseja conhecer outras maneiras de criar volume espelhado? MiniTool Partition Wizard oferece “ Criar Volume ”Recurso para ajudá-lo a criar volumes de disco dinâmico, incluindo volume simples, volume estendido, volume dividido (Raid 0), volume espelhado (Raid 1) e Raid-5.