O que fazer antes de instalar a atualização do Windows 11? 10 dicas!
O Que Fazer Antes De Instalar A Atualizacao Do Windows 11 10 Dicas
Como me preparo para a instalação do Windows 11? Devo fazer alguma coisa antes de atualizar para o Windows 11? Se você está se perguntando sobre este tópico, você veio ao lugar certo e aqui Miniferramenta mostrará o que fazer antes de instalar o Windows 11. Nesta postagem, são apresentadas várias dicas às quais você deve prestar atenção.
Por que fazer algo antes de instalar o Windows 11
O Windows 11, a versão mais recente do sistema operacional Microsoft Windows, traz um novo design, incluindo Menu Iniciar, Configurações, Barra de Tarefas, etc., e recursos aprimorados. Nos requisitos do sistema, o hardware é maior. Se você estiver interessado neste novo sistema operacional, poderá atualizar ou instalar gratuitamente o Windows 11.
Comparado ao Windows 10, é uma revisão massiva. Isso significa que você deve preparar seu computador antes de instalar o Windows 11 para garantir que tudo corra bem.
Como o Windows 11 é novo e não é confiável no momento, há uma boa chance de você ter problemas de atualização. Preparar o sistema antes da instalação do Windows 11 pode reduzir a possibilidade de problemas. Embora apareçam erros após a instalação, você tem como recuperar o sistema rapidamente.
O que fazer antes de instalar o Windows 11 ou atualizar para este sistema operacional? Vejamos várias dicas da parte seguinte.
Se você estiver usando o Windows 7 ou o Windows 8 e planeja instalar o Windows 10, também deve fazer algumas coisas antes de fazer isso, e aqui está uma postagem relacionada para você - O que fazer antes de atualizar para o Windows 10? A resposta está aqui .
O que fazer antes da atualização/instalação do Windows 11
Se você planeja instalar o Windows 11, considere algumas coisas antes de fazer isso, incluindo compatibilidade, segurança, usabilidade, etc. Siga o guia para saber o que você deve observar.
Verifique se o Windows 11 é compatível com o PC
Para laptops ou desktops, atualizar para o Windows 11 a partir do Windows 10 é uma reinstalação completa do sistema operacional. Portanto, verifique se o hardware do seu computador é compatível com o novo sistema. Se o PC não atender às demandas, o Windows 11 não poderá ser instalado com erro. Ou embora seja instalado com sucesso, sempre aparecem muitos problemas de atualização.
A Microsoft oferece requisitos de sistema mais altos do Windows 11 e vamos ver os requisitos mínimos:
- CPU: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com 2 ou mais núcleos em um processador compatível de 64 bits ou System on a Chip (SoC)
- GPU: gráficos compatíveis com DirectX 12 / WDDM 2.x
- RAM: 4 GB ou superior
- Armazenamento: 64 GB ou maior
- TPM: Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0
- Firmware do sistema: UEFI, compatível com Secure Boot
- Tela: maior que 9' com resolução HD (720p)
Para verificar as especificações do seu PC, pressione Vitória + R abrir Corre , digitar msinfo32 e clique OK . Para verificar sua versão do DirectX, execute o dxdiag comando em Executar.
Para verificar rapidamente a compatibilidade, você pode usar uma ferramenta profissional chamada PC Health Check. Ele informará se o seu PC é compatível ou não, juntamente com um motivo específico. O PC Health Check está disponível para download gratuito para verificação de compatibilidade e veja como executá-lo.
A Microsoft oferece uma atualização chamada KB5005463 que instala este aplicativo no Windows 10, versão 20H2 e posterior. Se o seu PC tiver este aplicativo pré-instalado, execute-o.
Passo 1: Baixar verificação de integridade do PC através de seu site oficial.
Etapa 2: Abra o arquivo WindowsPCHealthCheckSetup.msi com um clique duplo.
Passo 3: Aceite os termos do Contrato de Licença e clique em Instalar .
Passo 4: Marque a caixa de Abra a verificação de integridade do Windows PC e clique Terminar .
Passo 5: Na interface principal, clique em Verifique agora para iniciar uma verificação de compatibilidade. Depois de um tempo, este aplicativo informará se o seu PC atende aos requisitos mínimos do sistema Windows 11. Caso contrário, os resultados relacionados serão listados.
Se o seu hardware atender às demandas, continue lendo o que fazer antes de instalar o Windows 11.
Habilitar TPM 2.0
O Trusted Platform Module (TPM) versão 2.0 é necessário para fornecer melhor segurança no Windows 11. Para atualizar ou instalar o Windows 11, verifique se o dispositivo possui o chip e se o recurso está ativado.
Para verificar se o seu computador possui um chip TPM, pressione Vitória + R , modelo tpm.msc e clique OK . Se o TPM estiver pronto para uso, habilite-o seguindo as etapas abaixo:
Passo 1: Abra as Configurações do Windows 10 pressionando Vitória + eu .
Passo 2: Vá para Atualização e segurança > Recuperação .
Passo 3: No Inicialização avançada seção e clique Reinicie agora .
Passo 4: Escolha Solução de problemas > Opções avançadas > Configurações de firmware UEFI .
Passo 5: Clique Reiniciar continuar.
Etapa 6: Clique na página de configurações avançadas, de segurança ou de inicialização, dependendo da sua placa-mãe, escolha Trusted Platform Module (TPM) e ative-o. Observe que a opção de ativar o chip TPM pode ser diferente com base no seu dispositivo e você pode visitar Site oficial da Microsoft para saber detalhes.
Para saber mais informações sobre a verificação do TPM e como habilitar o TPM, consulte nosso post anterior - Como verificar se o seu PC tem TPM para Windows 11? Como habilitá-lo .
Ativar inicialização segura
Semelhante ao TPM 2.0, Modo de segurança é outro recurso exigido pela instalação do Windows 11 e garante que o computador inicialize apenas usando software confiável. A maioria dos dispositivos com firmware UEFI inclui inicialização segura.
Para ativar o Secure Boot:
Passo 1: Navegue até Configurações > Atualização e segurança > Recuperação .
Passo 2: Clique Reinicie agora e vai para Solucionar problemas > Opções avançadas > Configurações de firmware UEFI > Reiniciar .
Etapa 3: Clique na página de configurações avançadas, de segurança ou de inicialização e localize o Modo de segurança opção e ative-a.
Se o seu PC usa o BIOS herdado, você precisa converter o disco MBR para GPT e mude para o modo UEFI para habilitar o Secure Boot. Caso contrário, a máquina não poderá inicializar depois que você habilitar o novo firmware.
Backup antes de atualizar para o Windows 11
O que fazer antes de instalar o Windows 11? Outra coisa é o backup do PC.
Antes de prosseguir com a atualização ou instalação do Windows 11, é melhor certificar-se de ter criado um backup para seus dados importantes e criar uma imagem do sistema. Isso ocorre porque o Windows 11 pode conter muitos bugs e erros que atrapalham seu fluxo de trabalho diário e colocam você em risco de perder dados importantes.
Quando algo der errado ou dados forem perdidos, você pode usar o backup para restaurar seu PC ou dados perdidos. Um backup é a melhor precaução e a melhor estratégia de recuperação.
Pois bem, como fazer um backup antes de atualizar para o Windows 11 ou instalar esse novo sistema operacional? No Windows 10, há uma ferramenta de backup integrada chamada Backup and Restore (Windows 7) que permite criar uma imagem do sistema e fazer backup de seus arquivos.
Além disso, você pode usar um software de backup de terceiros para fazer backup facilmente do seu PC e o MiniTool ShadowMaker é recomendado aqui. É mais flexível e oferece suporte a mais recursos em comparação com Backup e Restauração (Windows 7).
Arquivo, pasta, disco, sistema operacional e backup e recuperação de partições, clonagem de disco e sincronização de arquivos são suportados. Backups agendados e backups diferenciais e incrementais podem ser criados por meio do MiniTool ShadowMaker. É importante ressaltar que permite criar uma unidade inicializável para fazer backup do seu PC ou executar a recuperação em caso de travamento do sistema. Apenas pegue isso software de backup gratuito em seu computador com Windows 10 para backup antes de atualizar para o Windows 11.
Passo 1: Após instalar o MiniTool ShadowMaker, abra-o e clique em Manter teste para entrar em sua interface principal.
Etapa 2: para criar uma imagem do sistema, acesse Cópia de segurança e você pode encontrar partições do sistema para inicialização do Windows selecionadas como fonte de backup e um caminho de armazenamento também selecionado. Você pode clicar diretamente Fazer backup agora para executar o backup do sistema.
É melhor escolher outro destino e fazer backup do Windows em um disco rígido externo ou em uma grande unidade flash USB. Para fazer backup dos dados, clique em FONTE > Pastas e Arquivos , marque os itens que você precisa e clique OK . Em seguida, inicie a tarefa de backup.
Após o backup, vá para Ferramentas e clique Criador de mídia para criar uma unidade flash USB inicializável ou disco rígido externo para recuperação em caso de falha do sistema.
Limpar espaço em disco
De acordo com a Microsoft, o Windows 11 requer pelo menos 64 GB de espaço de armazenamento para atualização e você precisa liberar espaço para o novo sistema operacional. Caso contrário, espaço em disco insuficiente pode levar a uma falha na instalação.
Para liberar espaço em disco, você pode executar a Limpeza de disco para excluir alguns arquivos temporários e não essenciais. Ou use o Armazenar recurso no Windows 10 para remover arquivos temporários. Além disso, existem outras maneiras de ajudar a liberar espaço em disco e basta acessar esta postagem relacionada - 10 maneiras de liberar espaço em disco no Windows 10/11 .
Para obter mais espaço em disco, você pode optar por usar um grande disco rígido. Basta preparar um SSD/HDD grande, usar o MiniTool ShadowMaker para clonar o disco do sistema para o novo disco e inicializar o PC a partir do novo. Siga o guia para esta tarefa - Como clonar um disco rígido para SSD no Windows 11/10/8/7 .
Desinstale aplicativos conflitantes e não essenciais
Existe a possibilidade de alguns aplicativos de terceiros interferirem no processo de instalação do Windows 11 devido a um conflito e causarem muitos erros. Especialmente quando você possui um software antivírus em seu PC, esse caso geralmente aparece. Da mesma forma, alguns aplicativos não essenciais ou mal projetados podem levar a problemas que impedem a atualização/instalação do Windows 11.
Assim, vá para desinstalar esses programas problemáticos:
Passo 1: Abra Configurações no Windows 10.
Passo 2: Clique Aplicativos > Aplicativos e recursos .
Etapa 3: escolha o aplicativo que deseja desinstalar e clique em Desinstalar .
Lembre-se da sua conta da Microsoft
Além das coisas acima, o que fazer antes de instalar o Windows 11? Outra é a conta da Microsoft. A atualização do Windows 11 exige que você faça login na sua conta da Microsoft, que pode ser criada quando você configura o Windows 10. Certifique-se de que ainda se lembra do nome de usuário e da senha. Se você esquecer as informações de login, redefina-as. Ou se você não tiver uma, crie uma conta via o site oficial .
Verificar e reparar erros do sistema
Em alguns casos, arquivos de sistema danificados podem causar alguns erros e impedir que você atualize para a versão mais recente do Windows 11. Portanto, antes da atualização no local, você pode usar o Verificador de arquivos do sistema (SFC) e o Deployment Imaging and Servicing Management (DISM ) para verificar se há arquivos de sistema corrompidos em todo o sistema operacional e repará-los.
Etapa 1: execute o prompt de comando como administrador digitando cmd na caixa de pesquisa e clique com o botão direito do mouse para escolher a opção.
Passo 2: Digite sfc /scannow e pressione Digitar .
Verifique se a conexão com a Internet está estável
O principal motivo de falha na atualização do Windows 11 é uma conexão instável com a Internet. Como o Windows 11 é uma atualização de software dos servidores da Microsoft, verifique se a rede está conectada e confiável. Evite usar hotspots e conexões públicas.
Desconecte periféricos não essenciais
Durante o processo de atualização, podem ocorrer conflitos de hardware e impedir a instalação do Windows 11. Portanto, é melhor desconectar os periféricos não essenciais, incluindo impressoras, scanners, unidades USB, unidades externas, etc. Além disso, os dispositivos Bluetooth também podem causar erros e você também deve desconectar a conexão.
Além disso, verifique se o laptop está carregado antes de instalar o Windows 11 ou a atualização.
Conclusão
O que fazer antes de instalar o Windows 11 ou o que fazer antes da atualização do Windows 11? Depois de ler este post, você sabe muita informação. Antes de fazer isso, é necessário verificar o problema de compatibilidade, ativar o TPM 2.0 e inicialização segura, liberar espaço etc. Além disso, o backup antes da atualização para o Windows 11 é muito importante para evitar problemas no sistema ou perda de dados.
Se você encontrar outras coisas úteis para fazer antes de instalar o Windows 11/atualização, deixe sua ideia na seção de comentários.