Apagamento seguro versus formato rápido: revele todos os fatos que você deve saber
Secure Erase Vs Quick Format Reveal All Must Know Facts
Apagamento seguro versus formato rápido : qual selecionar? Se você ficar confuso com a pergunta, este post merece sua atenção. Aqui, Miniferramenta explica o apagamento seguro e a formatação rápida, respectivamente, e mostra instruções para fazê-los. Depois faz uma comparação entre duas opções, mostrando a diferença entre elas.
Para evitar vazamento de dados, você precisa realizar higienização de dados antes de jogar, doar, jogar, vender, doar o disco rígido. Por exemplo, você pode excluir dados ou formatar/apagar/limpar a partição ou disco rígido que contém dados.
Se você apenas excluir os dados, há uma chance de recuperá-los usando um software de recuperação de dados. Portanto, a exclusão não é recomendada se os dados forem confidenciais. Apagamento seguro ou formatação rápida? Muitos usuários hesitam entre as duas opções.
Para tomar uma decisão sábia, você precisa aprender a diferença entre apagamento seguro e formatação rápida. Bem, esta postagem se concentra em “apagamento seguro versus formatação rápida”, ajudando você a descobrir a diferença entre eles.
Apagamento seguro
Nesta seção, você pode aprender a técnica de apagamento seguro, modos de apagamento comuns e instruções de apagamento seguro.
O que o apagamento seguro faz
O apagamento seguro reescreve permanentemente os SSDs, preenchendo todo o disco com um zero binário, um ou dados aleatórios, o que impossibilita a recuperação por meio de software de recuperação de dados. Simplificando, o apagamento seguro é uma operação para excluir arquivos permanentemente em SSDs.
Nenhuma verificação é necessária durante o processo de regravação porque a gravação ocorre dentro da unidade. Assim, pode ser concluído rapidamente. Na verdade, apagamento seguro é um comando obtido do firmware em discos rígidos baseados em PATA/SATA para limpar os dados neles. Portanto, não está disponível em discos rígidos SCSI.
Modos de apagamento comuns
Existem 4 modos de apagamento comuns, incluindo apagamento rápido, apagamento completo, DOD de 3 passagens e DOD de 7 passagens. Você pode obter uma prévia lendo o conteúdo abaixo.
- Apagamento rápido: Esta é a opção de apagamento mais rápida. Ele simplesmente remove as referências às faixas e à sessão, de forma que os dados ainda permaneçam intactos, a menos que sejam substituídos por novos dados. Se você planeja gravar no disco, o apagamento rápido é suficiente. Depois que a unidade é substituída por outra coisa, é quase impossível recuperar seus dados. No entanto, ainda há uma chance de recuperar os dados perdidos com uma ferramenta de recuperação de dados direcionada.
- Apagamento total: Comparado com o apagamento rápido, o apagamento completo leva mais tempo. Esta opção limpa os dados em todos os setores do disco, substituindo-os por zeros, deixando o disco no estado não gravado. Não há como recuperar dados.
- DOD de 3 passagens: Esta opção reescreve o disco com bytes aleatórios três vezes, bit a bit. Para ser mais específico, ele substitui todos os locais endereçáveis e locais de indexação três vezes nas unidades com zeros binários, binários (complemento) e caracteres aleatórios. Os dados apagados não puderam ser recuperados por nenhum software de recuperação de dados.
- DOD de 7 passagens: Ele foi desenvolvido para uso militar e está disponível apenas em discos rígidos mecânicos. Entre esses modos de apagamento, leva mais tempo para ser concluído.
De acordo com suas necessidades, escolha um modo de apagamento adequado para limpar seu SSD.
Como apagar com segurança um SSD
Como um Otimizador SSD , o MiniTool Partition Wizard permite que você formatar SSDs , verifique a integridade do SSD , SSDs de apagamento seguro, alinhar partições SSD , verifique se há erros no sistema de arquivos SSD e faça outras alterações nos SSDs. Aqui, você pode utilizar seu Limpar disco recurso para apagar com segurança seu SSD.
Com 5 métodos de limpeza, o MiniTool Partition Wizard permite que você escolha livremente um modo de limpeza adequado. Diferentes métodos de limpeza levam tempos diferentes e garantem segurança diferente. Quanto mais tempo custa, maior é o nível de segurança que você desfruta.
Pontas: Quanto tempo leva para limpar um disco ? Você pode encontrar os fatores que afetam e o horário específico de uma determinada postagem.O nível de segurança desses métodos é listado de baixo a alto. Se você deseja obter o nível de segurança mais alto, escolha o último método de limpeza.
- Preencher setores com zero (rápido)
- Preencha setores com um (rápido)
- Preencher setores com zero e um (lento)
- Departamento de Defesa 5220.22-M (3 passagens) (muito lento)
- Dos 5220.28-STD (7 passagens) (muito lento)
Baixe, instale e inicie o MiniTool Partition Wizard em seu computador. Em seguida, siga as etapas abaixo para apagar com segurança o SSD.
Pontas: Além dos SSDs, o MiniTool Partition Wizard também ajuda você limpe discos rígidos externos da Toshiba , HDDs, cartões SD, unidades USB e outros dispositivos de armazenamento suportados.Assistente de partição MiniTool grátis Clique para baixar 100% Limpo e Seguro
Etapa 1: Clique com o botão direito no SSD de destino e clique Limpar disco no menu de contexto.
Etapa 2: Na janela exibida, escolha um método de limpeza e clique em OK para salvar as alterações.
Pontas: O Preencher setores com zero (rápido) opção é selecionada por padrão.Etapa 3: Por fim, clique Aplicar para executar a operação.
Formatação rápida
Esta seção explica principalmente o que significa formatação rápida e como formatar rapidamente um SSD.
O que significa formatação rápida
A formatação rápida exclui apenas os arquivos armazenados na partição e reconstrói o sistema de arquivos, o rótulo do volume e o tamanho do cluster. Ele remove a estrutura de diretórios do sistema de arquivos para marcar o espaço como disponível para novos dados. Ele não verifica a unidade em busca de setores defeituosos nem sobrescreve os dados, portanto, o processo não levará muito tempo.
Pontas: Como os dados não são sobrescritos, eles podem ser recuperados por um software profissional de recuperação de dados como o MiniTool Partition Wizard.Comparado com formato completo , formato rápido leva menos tempo para concluir o processo de formatação. Quanto tempo leva a formatação rápida? Depende principalmente da capacidade da unidade. Demora cerca de 8 minutos para formatar uma unidade de 500 GB, 20 minutos para uma unidade de 1 TB e 30 minutos para uma unidade de 2 TB.
Formatação rápida versus formato completo : qual é a diferença? Você pode encontrar isso no artigo fornecido.
Como formatar rapidamente um SSD
Gerenciamento de disco é um utilitário integrado no Windows que permite formatar rapidamente SSDs, HDDs, unidades USB, cartões SD, etc. Você pode consultar estas etapas para formatar partições rapidamente em seu SSD.
Etapa 1: Clique com o botão direito no Windows ícone e escolha Gerenciamento de disco do Começar menu.
Etapa 2: Clique com o botão direito no volume do SSD e selecione Formatar .
Etapa 3: De acordo com suas necessidades, configure parâmetros como rótulo de volume, sistema de arquivos e tamanho da unidade de alocação.
Etapa 4: Marque o Execute uma formatação rápida opção e clique OK para realizar o processo de formatação. Se você não marcar a opção, o Gerenciamento de disco executará uma formatação completa no volume selecionado.
Alternativamente, você também pode usar o MiniTool Partition Wizard para formatar SSDs rapidamente. É uma boa alternativa ao gerenciamento de disco. Experimente o MiniTool Partition Wizard se encontrar problemas ao usar esta ferramenta incorporada, como opção de formato esmaecida , a opção de formato FAT32 não está disponível, nenhuma opção de formato exFAT, etc.
Este gerenciador de partição também permite que você converter MBR para GPT , clonar discos rígidos, migrar o Windows 10 /11, recuperar dados perdidos, etc.
Assistente de partição MiniTool grátis Clique para baixar 100% Limpo e Seguro
Apagamento seguro versus formatação rápida
Depois de ler o conteúdo acima, você poderá ter uma compreensão geral sobre apagamento seguro e formatação rápida. Qual é a diferença entre apagamento seguro e formatação rápida? Vou explicar isso nesta parte.
Possibilidade de recuperação de dados
Se os dados podem ser recuperados após a operação é a principal diferença entre o apagamento seguro e a formatação rápida. Depois de apagar com segurança um SSD, você não poderá recuperar os dados e os perderá para sempre. Portanto, você deve verificar se está limpando o SSD correto antes de executar a operação.
Pontas: Para evitar perda de dados, é melhor você fazer backup do SSD ou diretamente clonar o SSD para outro SSD .Já a formatação rápida apenas limpa a estrutura do sistema de arquivos, deixando os dados intactos. Assim, você pode recuperar os dados usando um software especializado de recuperação de dados antes de gravar novos dados na unidade SSD. Mesmo assim, é aconselhável faça backup dos dados antes de formatar o disco.
Impactos
Fazer um apagamento seguro em SSDs reduz sua vida útil? Um único apagamento seguro não afetará a vida útil do SSD, mas apagamentos seguros frequentes podem causar desgaste. Embora os SSDs modernos sejam construídos para lidar com vários ciclos de gravação, é melhor não realizar operações desnecessárias. Em uma palavra, você não deve apagar o SSD com segurança, a menos que encontre situações urgentes.
O SSD de formatação rápida não afetará sua vida útil, mas a frequência de formatação afeta. Quantas vezes posso formatar um SSD ? Se você tiver a mesma dúvida, explore a resposta dessa postagem. Além disso, a formatação rápida não verifica o disco em busca de setores defeituosos. Se você deseja verificar setores defeituosos ou remover vírus, execute uma formatação completa ou apagamento seguro do disco.
Usar
A situação do aplicativo também é uma grande diferença entre o apagamento seguro e a formatação rápida. De acordo com a característica das duas opções, você deve utilizá-las em cenários diferentes. Por exemplo, o apagamento seguro torna os dados irrecuperáveis, por isso deve ser aplicado quando você precisar remover os dados permanentemente.
Você pode apagar SSDs com segurança nas seguintes situações.
- Você vai jogar fora o SSD porque ele está prestes a atingir o fim de sua vida útil.
- Você planeja vender, doar ou doar o SSD com uma grande quantidade de dados pessoais incluídos.
- O SSD fica anormal.
Se quiser remover dados rapidamente, você pode realizar uma formatação rápida. Também é uma boa opção se você formatar uma unidade para outro uso.
Apagamento seguro ou formatação rápida
Apagamento seguro vs formato rápido: qual usar? Bem, depende de suas necessidades ou situações. Por exemplo, se quiser evitar o vazamento de dados, você deve apagar com segurança seu dispositivo de armazenamento. Esta opção ajuda você a excluir permanentemente os dados. Ao fazer isso, você não precisa se preocupar com violações de privacidade ou vazamento de informações confidenciais.
Se você simplesmente preparar o disco para um novo uso, execute uma formatação rápida. Durante o processo, você pode configurar sistemas de arquivos e alocar tamanho de unidade.
O fim
Esta postagem apresenta o apagamento seguro e a formatação rápida, incluindo seus significados e instruções. Com base nisso, resume a diferença entre apagamento seguro e formatação rápida. SSD de apagamento seguro vs formato rápido: qual escolher? Agora você pode tomar uma decisão.
O MiniTool Partition Wizard permite apagar com segurança ou formatar SSDs rapidamente com facilidade. Se você encontrar algum problema ao usar este software, entre em contato conosco enviando um e-mail via [e-mail protegido] . Entraremos em contato com você o mais breve possível.