Os 5 principais softwares de clonagem de servidor Windows para migração de dados
Top 5 Windows Server Cloning Software For Data Migration
Você pode clonar um servidor? Como clonar o disco rígido do servidor para outro disco? Você pode clonar facilmente seu Windows Server 2022/2019/2016 em um SSD para migrar todos os dados do disco usando software profissional. Nesta postagem, Miniferramenta lista os 5 principais softwares de clonagem de servidores para proteção ou migração de dados.Sobre a clonagem de disco do Windows Server
Windows Server 2022/2019/2016 são sistemas operacionais de servidor comuns amplamente usados em ambientes corporativos para lidar com bancos de dados, mensagens em escala empresarial, hospedagem de Internet/intranet, etc. trabalhoso e demorado. É por isso que você clona o Windows Server no caso de envolver a alteração de um servidor.
Falando em clonagem de servidor, geralmente significa criar uma cópia exata de todo o disco rígido, incluindo todos os dados do disco e arquivos de sistema necessários para a execução do Windows Server. A clonagem pode facilmente ajudá-lo a atingir os seguintes propósitos:
Recuperação rápida de desastres: Em caso de falhas do Windows Server, você não precisará realizar um processo de recuperação, mas usar diretamente o disco rígido clonado como disco do sistema, reduzindo bastante as perdas causadas pelo tempo de inatividade do servidor.
Atualize ou migre o sistema operacional do servidor: Se você deseja mais espaço de armazenamento ou melhor desempenho do PC, você pode clonar o disco rígido do servidor em outro disco rígido sem reinstalar o Windows Server e os aplicativos e configurar o sistema operacional.
Resumindo, quer você atualize um disco, migre o sistema operacional ou proteja seus dados, a clonagem será uma boa solução. No entanto, o Windows Server não vem com um recurso de clonagem, mas com um utilitário de backup chamado Backup do Windows Server . Portanto, recorra a software confiável de clonagem de servidores de terceiros para simplificar a operação.
O que focar ao escolher um software de clonagem de servidor
Hoje, há uma infinidade de softwares de clonagem do Windows Server. E é um desafio distinguir e escolher o que melhor se adapta a você. Antes de selecionar o software de clonagem de disco para Windows Server, considere 6 aspectos, conforme mostrado abaixo:
Compatibilidade: O software de clonagem de servidor deve ser compatível com seu sistema operacional, como Windows Server 2022/2019/2016, e suportar uma variedade de tipos de armazenamento, incluindo SSDs, HDDs, discos rígidos externos USB e muito mais.
Versatilidade: Seu utilitário de clonagem deve atender a vários requisitos de clonagem, como clonar todo o disco ou migrar todo o sistema operacional.
Confiabilidade: A ferramenta de clonagem usada deve ser confiável e ajudar a copiar facilmente todos os dados do disco, sem perder nenhuma área de dados. Após a clonagem, o disco de destino pode inicializar diretamente o Windows com êxito.
Velocidade e eficiência: Você deve procurar um software de clonagem do Windows Server que implemente a clonagem rapidamente, sem afetar muito a produtividade.
Facilidade da interface do usuário: O melhor software de clonagem de servidor deve ter uma interface de usuário limpa e intuitiva que mostre as opções necessárias para simplificar o processo de clonagem.
Preço: A maioria dos softwares de clonagem de disco oferece uma edição gratuita ou uma edição de teste por vários dias. Basta escolher um com boa relação custo-benefício para clonar o Windows Server em SSDs ou outros discos rígidos.
Levando esses pontos em consideração, listamos abaixo algumas soluções para empresas e vamos lê-las.
#1. MiniTool ShadowMaker
À primeira vista, o MiniTool ShadowMaker é um profissional Software de backup do Windows pois permite que você execute backup de arquivo , backup de disco, backup de partição e backup do sistema , bem como recuperação em caso de perda de dados ou falhas no sistema.
Além disso, é um poderoso software de clonagem de disco que funciona bem no Windows 11/10/8.1/8/7 e no Windows Server 2022/2019/2016, etc. , evitando cometer erros. Facilita a clonagem de HDD/SSD para um novo PC, facilitando a transferência de todos os dados do disco e do sistema operacional do disco rígido de um PC antigo para um novo.
transferir arquivos de pc para pc
Em detalhes, este software gratuito de clonagem de servidor tem alguns destaques:
- Clona um disco rígido, unidade USB, cartão SD, etc. para outro com apenas alguns cliques.
- Suporta clonando HDD para SSD , movendo o Windows para outra unidade, clonando SSD para um SSD maior , e assim por diante.
- Permite clonar um disco maior em um disco menor, desde que o disco de destino possa conter todo o conteúdo do disco original.
- Também ajuda a executar facilmente clonagem setor por setor além de clonar os setores utilizados.
- Oferece uma interface de usuário amigável para simplificar o processo de clonagem. Embora você não tenha muitos conhecimentos de informática, você pode usá-lo com muita facilidade.
- Reconhece facilmente todos os discos rígidos de várias marcas, incluindo Samsung, Toshiba, WD, Crucial, Seagate, SanDisk e assim por diante, desde que os discos sejam detectados no Gerenciamento de disco do Windows.
- Permite criar uma unidade USB inicializável usando o Media Builder para inicializar o PC quando ele falha ao iniciar e, em seguida, executar tarefas de backup, recuperação e clonagem.
Então, como clonar o disco rígido do servidor com o MiniTool ShadowMaker? Tomemos as operações simples:
Passo 1: Baixe e instale o MiniTool ShadowMaker Trial Edition no Windows Server 2022/2019/2016.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para baixar 100% Limpo e Seguro
Passo 2: Conecte um SSD ao PC e inicie esta ferramenta de clonagem.
Etapa 3: vá para Ferramentas e bateu Clonar disco .
Passo 4: Escolha o disco de origem e o disco de destino, registre este software usando uma chave de licença Business Standard ou Business Deluxe ao lidar com um disco do sistema e, em seguida, inicie o processo de clonagem.
Prós:
- Oferece recursos abrangentes e ricos
- Possui uma interface de usuário limpa
- Clona um disco rígido enquanto o Windows está em execução
- Oferece um processo de clonagem confiável e estável
- Cria um clone inicializável (o disco de destino pode ser usado para inicializar o PC)
- Edição de teste suporta Windows 11/10/8/7 e Server 2022/2019/2016
Contras:
- Suporta apenas clone de disco, mas clone de partição e clone de sistema
- Exige que você pague ao clonar um disco do sistema
#2. Assistente de partição MiniTool
Como um poderoso gerenciador de partição para Windows 11/10/8.1/8/7 e Windows Server 2022/2019/2016, o MiniTool Partition Wizard tem muitos seguidores devido aos seus recursos avançados.
Com ele, algum gerenciamento de disco e partição é muito fácil, por exemplo, reduzir/estender/redimensionar/mover/cortar/mesclar/formatar/excluir/limpar/alinhar uma partição, limpar um disco rígido, executar benchmark de disco, executar analisador de espaço , converta um disco entre MBR e GPT, converta um sistema de arquivos entre FAT32 e NTFS e assim por diante.
Além disso, o MiniTool Partition Wizard pode ser um poderoso software de clonagem de servidor que oferece três recursos:
- Assistente de migração do sistema operacional para SSD/HD: Permite migrar apenas todo o sistema operacional Windows para um HDD ou SSD ou clonar todo o disco do sistema para outro disco rígido.
- Assistente de cópia de partição: Copia apenas uma única partição para um espaço não alocado para backup de dados.
- Assistente de cópia de disco: Ajuda a clonar um disco de dados ou de sistema em outro disco rígido para atualização ou backup de disco.
Falando sobre clonagem ou migração de disco, o MiniTool Partition Wizard permite que você escolha uma opção de cópia de acordo com suas necessidades – ajustar partições a todo o disco ou copiar partições sem redimensionar, permite que você clonar MBR para GPT (exigindo que você marque a caixa de Use a tabela de partição GUID para o disco de destino depois de escolher uma opção de cópia) e ajuda a alinhar as partições em 1 MB.
Resumindo, este software de clonagem para sistemas Windows Server e Windows desktop facilita atualizações rápidas e fáceis de disco rígido e migração de dados eficiente, sem uma reinstalação tediosa. Além disso, você pode executar o MiniTool Partition Wizard para criar uma mídia inicializável para gerenciar seus discos ou partições caso o PC não inicialize.
Prós:
- Oferece recursos avançados de clonagem, incluindo clonagem de sistema, clonagem de disco e clonagem de partição
- Faz configurações avançadas para clonagem, como escolher uma partição de cópia, usar GPT para o disco de destino, etc.
- Oferece uma interface de usuário intuitiva
Contras:
- A clonagem setor por setor não é suportada
- A clonagem ou migração do sistema é paga
#3. Refletir Macrium
Macrium Reflect, uma ferramenta sofisticada e completa para backup de imagem de disco e clonagem de disco, é conhecida na indústria. Seu Server Plus Edition foi projetado para fazer backup de bancos de dados SQL e da maioria dos servidores que executam aplicativos como o e-mail do Microsoft Exchange. Em backup e recuperação, você pode usar esta ferramenta para realizar inicialização virtual instantânea de imagens de backup, recuperar suas imagens em minutos, etc.
Além disso, é também uma solução confiável de clonagem de disco que oferece suporte a todas as plataformas Windows Server e sistemas de desktop Windows atuais. Macrium Reflect tem dois destaques na clonagem:
- Você tem permissão para reduzir ou estender as partições que precisa clonar para preencher o disco rígido de destino.
- Ele permite que você defina uma tarefa automática de clonagem de disco editando o plano de agendamento de acordo com sua situação.
No entanto, o software de clonagem do Windows Server também tem algumas desvantagens, incluindo:
- Solicitações frequentes solicitam que você atualize para premium se usar a edição de avaliação
- Clona apenas um disco em vez de uma única partição ou sistema
- Falha na clonagem, erro 9 sempre aparece
Para executar o Macrium Reflect para clonagem de disco, vá para Crie tarefas de backup , escolha um disco de origem, clique Clonar este disco , selecione um disco de destino, escolha o método de clonagem e comece a clonar.
#4. Gerenciador de disco rígido Paragon
Paragon Hard Disk Manager é uma solução repleta de recursos que vai além de oferecer capacidade de clonagem. Além disso, fornece uma infinidade de ferramentas, incluindo backup e recuperação, gerenciador de partição e limpador de disco.
Com este software de clonagem de servidor, você pode migrar rapidamente um sistema operacional Windows Workstation ou Server clonando todo o disco rígido, fornecendo recuperação rápida de desastres quando necessário ou acomodando um cenário de migração de disco permanente. O Hard Disk Manager suporta a cópia de uma partição ou a migração do sistema operacional.
Esta ferramenta possui uma interface organizada e fácil de navegar com botões posicionados de forma intuitiva. Além disso, suporta a exclusão de alguns arquivos e pastas durante o processo de clonagem.
O Paragon Hard Disk Manager é confiável e um investimento que vale a pena. Mas também tem alguns contras:
- Às vezes, não estima o tempo de conclusão corretamente
- Demora muito para inicializar a partir de um CD
- Fornece mensagens não gramaticais
#5. Clonezilla
Se você está procurando um software de clonagem de servidor totalmente gratuito, o Clonezilla será sua boa escolha. É um excelente software de clonagem e imagem de disco baseado em uma distribuição Linux, ajudando a fazer backup e recuperação de metal, implantar sistema e clonar um disco rígido.
O servidor Clonezilla Lite permite que você use o Clonezilla Live para fazer clonagem massiva, enquanto o Clonezilla SE está incluído no DRBL que deve ser configurado primeiro para clonagem em massa.
Como um programa de código aberto com recursos avançados, o Clonezilla também suporta muitos sistemas de arquivos (ext2, ext3, ext4, exFAT, FAT32, NTFS, HFS+, APFS e mais) e sistemas operacionais (Linux, Windows, macOS, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, ChromeOS, etc.), tornando-o popular entre muitos administradores de sistema e técnicos de TI. Este software de clonagem usa Partclone como método de clonagem primário, além disso, ntfsclone é opcional.
Para executar o Clonezilla para clonagem de disco, você pode consultar esta postagem – Como usar o Clonezilla no Windows 10/11 para saber detalhes.
Prós:
- Tem uma ótima compatibilidade
- Suporta clonagem em massa
- Oferece recursos incomparáveis
- Totalmente gratuito e de código aberto
Contras:
- Sem interface de usuário gráfica
- Não é possível clonar para um disco pequeno
Conclusão
Como clonar discos rígidos de servidor para atualização de disco ou substituição de servidor? Use software de clonagem profissional para Windows Server que deve considerar compatibilidade, versatilidade, confiabilidade, eficiência, facilidade de uso e preço. Aqui estão os 5 melhores softwares de clonagem de servidor para ajudar a clonar o Windows Server para SSD. Escolha um de acordo com suas necessidades e execute a operação de clonagem.
Suponha que você tenha algumas sugestões ou dúvidas sobre nosso software MiniTool. Basta enviar um e-mail para [e-mail protegido] . Muito obrigado!