O que é o gerenciador de inicialização do Windows e como ativá-lo / desativá-lo [MiniTool Wiki]
What Is Windows Boot Manager
Navegação rápida :
O que é o gerenciador de inicialização do Windows
Gerenciador de inicialização do Windows (BOOTMGR ), um pequeno software, é carregado a partir do código de inicialização do volume que faz parte do registro de inicialização do volume. Ele permite que você inicialize Windows 10 / 8/7 ou Windows Vista sistema operacional. Além disso, MiniTool oferecerá mais informações para você.
Os dados de configuração que o BOOTMGR requer podem ser encontrados no armazenamento Boot Configuration Data (BCD), que é um banco de dados do tipo registro. O banco de dados substitui o arquivo boot.ini usado em versões antigas do Windows, como Windows XP .
O próprio arquivo BOOTMGR é somente leitura e oculto, localizado no diretório raiz da partição. Ele é marcado como “Ativo” no Gerenciamento de disco. Na maioria dos PCs com Windows, esta partição é rotulada como “Reservada ao sistema” sem a letra do disco rígido.
Se não houver a partição 'Reservado ao sistema', provavelmente o BOOTMGR está localizado no disco rígido principal (na maioria dos casos, é a unidade C). O gerenciador de inicialização executará winload.exe, que é o carregador do sistema usado para continuar o processo de inicialização do Windows.
Como ativar / desativar o gerenciador de inicialização do Windows 10
Com base na descrição acima, você pode saber que o gerenciador de inicialização do Windows 10 é benéfico para o seu computador. Além disso, se você tiver vários sistemas operacionais, poderá escolher o sistema operacional de destino e habilitar o Gerenciador do Windows ao inicializar o computador.
No entanto, como ele pode desacelerar desnecessariamente o processo de inicialização quando espera para perguntar a você em qual sistema operacional inicializar, você pode desabilitá-lo.
Dica: Se não quiser escolher em qual sistema operacional inicializar e sempre deseja iniciar o mesmo, você pode pré-selecionar aquele que deseja iniciar sempre.Na verdade, você não consegue excluir o gerenciador de inicialização do Windows. O que você pode fazer é reduzir o tempo que ele espera na tela pela sua resposta sobre qual sistema operacional você gostaria de iniciar. Você pode utilizar os métodos fornecidos para ativar / desativar o gerenciador de inicialização do Windows 10.
Dica: Você deve ter cuidado ao usar os dados de configuração do sistema. Não faça algumas mudanças desnecessárias. Isso vai levar a mais confusão.Método 1: Utilizar Prompt de Comando
Para habilitar / desabilitar o BOOTMGR via Prompt de Comando, você precisa ter privilégios de administrador para executar. Se você não tiver esse acesso, sugere-se que use Renee PassNow para criar um antes de seguir as etapas abaixo.
Passo 1: Tipo cmd na caixa de pesquisa e clique com o botão direito Prompt de comando e escolher Executar como administrador .
Passo 2: Digite os seguintes comandos no Pronto e acertar o Entrar depois de digitar cada um dos comandos.
- bcdedit / set {bootmgr} displaybootmenu sim
- bcdedit / set {bootmgr} timeout 30
Etapa 3: Se você deseja desativar o gerenciador de inicialização do Windows, você precisa digitar bcdedit / set {bootmgr} tempo limite 0 e bater Entrar .
Você também pode usar o bcdedit / set {bootmgr} displaybootmenu sem comando para desativar o BOOTMGR, mas ao fazer isso você não poderá usar o Método 2.
Método 2: alterar as propriedades do sistema
Como alternativa, você pode alterar as propriedades do sistema para ativar ou desativar o Gerenciador de inicialização do Windows. Aqui estão as etapas para você.
Passo 1: Abra o Corre janela de diálogo pressionando Ganhar Mais R chaves.
Passo 2: Tipo sysdm.cpl e clique Está bem continuar.
Etapa 3: Quando o Propriedades do sistema janela aparece, escolha o Avançado opção. Em seguida, clique no Configurações debaixo de Inicialização e recuperação opção.
Passo 4: Na janela pop-up, selecione o É hora de exibir a lista de sistemas operacionais caixa e definir o valor do tempo. Depois disso, clique Está bem para salvar as alterações.
Etapa 5: Se você deseja desativar o BOOTMGR, cancele É hora de exibir a lista de sistemas operacionais caixa ou definir o valor do tempo como 0 e clique Está bem para terminar a operação.
Informações extras sobre BootMGR
O erro de inicialização comum no Windows é o BOOTMGR está faltando erro. O armazenamento de dados de configuração de inicialização é mais seguro do que as opções de inicialização anteriores. Isso porque permite que os usuários que estão no grupo Administrador bloqueiem a partição de armazenamento BCD e concede alguns direitos a outros usuários para decidir quais podem gerenciar as opções de inicialização.
Somente se você estiver no grupo Administradores, poderá editar as opções de inicialização no Windows Vista e versões mais avançadas do Windows utilizando BCDEdit.exe ferramenta incluída nessas versões do Windows. Pelo contrário, se você estiver usando versões mais antigas do Windows, use o Bootcfg e NvrBoot ferramentas em vez disso.