AHCI vs NVMe: Qual é a diferença e qual é o melhor?
Ahci Vs Nvme What S The Difference Which One Is Better
Algumas pessoas podem querer escolher um SSD adequado para uso a longo prazo que possa atender perfeitamente às suas demandas e ter dificuldade para escolher entre AHCI e NVMe. Se você também tem esse problema, você veio ao lugar certo. Neste artigo sobre Site MiniTool , você pode encontrar mais detalhes sobre AHCI vs NVMe.Uma introdução ao AHCI
O que é AHCI? AHCI é uma abreviatura de Advanced Host Controller Interface. Raramente se ouve falar deste termo técnico complicado, mas é uma tecnologia importante usada em discos rígidos.
AHCI é um padrão técnico desenvolvido pela Intel que fornece um mecanismo de hardware para que o software se comunique com dispositivos de armazenamento SATA, permitindo HORAS recursos nesses dispositivos. Ele define uma especificação de arquitetura de memória para fabricantes de hardware e especifica como transferir dados entre a memória do sistema e os dispositivos de armazenamento SATA.
Com a ajuda do AHCI, a aceleração potencial dos discos rígidos SATA será maximizada, aumentando a velocidade de leitura e gravação do disco em aproximadamente 30%.
Leia também: 2 maneiras de ativar o AHCI após a instalação do Windows 10Uma introdução ao NVMe
O nome completo do NVMe é Non-Volatile Memory Express, que pode ser visto como um novo protocolo de acesso e transporte de armazenamento. Sua emergência traz muitas otimizações para o desempenho do drive e demonstra os benefícios da memória não volátil em todos os tipos de ambientes de computação, de dispositivos móveis a data centers.
NVMe pode fornecer um alta largura de banda e acesso ao armazenamento de baixa latência no desenvolvimento futuro. É amplamente utilizado para a interface de registro e conjunto de comandos para armazenamento complementar PCI Express e padroniza o software padrão da indústria para vários sistemas operacionais, especialmente para SSD PCIe.
Qual escolher – AHCI vs NVMe?
No geral, tanto o AHCI quanto o NVMe desempenham seu papel no estímulo ao desenvolvimento em alta velocidade do disco rígido. O conteúdo acima apenas orienta você a ter uma compreensão geral dessas duas opções. Quer saber diferenças específicas? Forneceremos primeiro uma descrição aproximada de NVMe vs AHCI e você poderá verificar isso.
Uma introdução geral ao AHCI vs NVMe
Características | AHCI | NVMe |
Interface | HORAS | PCIe |
Compatibilidade | A maioria dos sistemas está disponível | Os sistemas mais recentes são permitidos |
Eficiência energética | Menos eficiência energética | Melhor eficiência energética |
Custo | Geralmente mais barato | Geralmente mais caro |
Latência | Mais alto | Mais baixo |
Velocidade | Mais lento, até 600 MB/s | Mais rápido, até 4.000 MB/s |
Fator de forma | 2,5 polegadas, M.2, mSATA | M.2 |
Melhor uso | Computação geral para uso diário, jogos leves ou carga de trabalho | Computação de alto desempenho para multitarefas pesadas, jogos ou trabalho |
Como você pode perceber no formulário acima, ambos possuem especialidades para apoiar o desenvolvimento. A principal diferença é a interface que eles usam para se conectar ao resto do sistema. AHCI usa uma interface SATA enquanto NVMe usa PCIe.
Além disso, com o passar do tempo, eles nascem com finalidades diferentes. O AHCI, mais provavelmente, é usado para suportar o desempenho de unidades de disco giratórias; enquanto o NVMe nasceu para quebrar as limitações estabelecidas no rendimento máximo do SATA.
Comparado ao NVMe, o AHCI é uma tecnologia de armazenamento tradicional amplamente utilizada em computadores há muitos anos. Embora tenha muitas vantagens surpreendentes, também apresenta algumas limitações ao longo dos anos. No entanto, isso é realmente inútil quando comparado ao NVMe?
Mesmo por agora, podemos ver a sua ampla aplicação na computação e deve haver algo a ser elogiado. Vamos ver mais detalhes sobre seus prós e contras e fazer sua escolha.
AHCI vs NVMe em velocidade e desempenho
Velocidade e desempenho são pontos muito importantes para os usuários escolherem e de acordo com SSD AHCI vs SSD NVMe, você terá um melhor entendimento.
O SSD AHCI foi desenvolvido há muitos anos e provou ser um dispositivo de armazenamento confiável e eficiente. No entanto, como foi projetado especificamente para discos rígidos tradicionais, é compatível com versões anteriores de SSDs.
O SSD AHCI oferece menor latência e tempo de acesso a dados mais rápido, em comparação com discos rígidos tradicionais. Sua velocidade sequencial de leitura/gravação impressiona os usuários, mas esses recursos não são tão bons quanto o SSD NVMe.
O NVMe foi projetado especificamente para SSDs e aproveita ao máximo os recursos do memória flash . Dessa forma, considerando a velocidade e o desempenho, os SSDs NVMe superam significativamente os SSDs AHCI.
Resumindo, se você quiser apenas promover desempenho e velocidade sem outras considerações, você pode atualizar de um SSD AHCI para um SSD NVMe. O seguinte desempenho pode ser otimizado:
- Capacidade de resposta do sistema
- Eficiência do fluxo de trabalho
- Experiência de jogo
- Aumento de produtividade
AHCI vs NVMe em compatibilidade e interface
AHCI é um protocolo mais antigo amplamente compatível com a maioria dos sistemas operacionais, como Windows, macOS e Linux. Ele usa principalmente conectores de dados e alimentação SATA padrão para transferência de dados. Dessa forma, os SSDs AHCI podem caber em qualquer sistema que suporte unidades SATA.
Os SSDs NVMe utilizam a interface PCIe e têm limitações para suportar sistemas. Somente os computadores modernos com suporte NVMe estão disponíveis para usar a unidade. SSDs NVMe requerem slots específicos projetados para o M.2 conector ou o U.2 conector.
Resumindo, os SSDs AHCI estão mais amplamente disponíveis em vários fabricantes.
AHCI vs NVMe no preço
Não há dúvida de que os SSDs AHCI são geralmente mais econômicos em comparação com os SSDs NVMe. Os SSDs AHCI podem ser uma boa escolha se você deseja apenas um desempenho de armazenamento decente com um orçamento limitado.
Embora os SSDs NVMe tendam a ser mais caros, muitos fatores afetam o preço, como capacidade de armazenamento, controlador, especificações de desempenho e marcas. Assim, você pode conferir mais opções para escolher a que tem melhor custo-benefício.
AHCI vs NVMe em eficiência
Em comparação com o NVMe, os SSDs AHCI utilizam mais energia ao transferir dados devido à sobrecarga do protocolo AHCI, resultando assim em aumento do aquecimento do sistema e redução da vida útil da bateria.
Os SSDs NVMe desenvolveram uma tecnologia melhor para transferência mais rápida e menor consumo de energia, o que pode ajudar os dispositivos a funcionar por períodos mais longos com uma única carga.
AHCI vs NVMe em prós e contras
Prós AHCI
- Velocidades de transferência de dados mais rápidas em comparação com HDDs tradicionais.
- Operações sem ruído, sem quaisquer componentes mecânicos.
- SSDs AHCI consomem menos energia em comparação com HDDs.
- Compatibilidade e desempenho aprimorados.
- Recursos avançados de gerenciamento para unidades SATA.
Contras do AHCI
- Um grande número de ciclos de CPU é necessário para utilização.
- Menos profundidade de fila é suportada em comparação com NVMe.
- Escalabilidade limitada e não consegue utilizar totalmente o potencial dos SSDs de alta velocidade.
- Alguns problemas de compatibilidade podem ser desencadeados com determinadas configurações de hardware.
- Os recursos e funções suportados são limitados.
Prós NVMe
- Melhor desempenho e capacidade de resposta.
- Melhores velocidades de transferência de dados.
- Latência significativamente reduzida.
- Consumo de energia reduzido através do gerenciamento dinâmico de energia.
- Sistema de armazenamento NVMe acessível.
- Capacidades multitarefa aprimoradas.
- Resistência e confiabilidade otimizadas.
Contras do NVMe
- Falta de suporte para sistemas legados.
- Alto custo de armazenamento de grandes volumes de dados.
- Seleção limitada de unidades com o formato M.2.
Algumas sugestões para escolher – AHCI ou NVMe
Se você ainda se sente atormentado pelo dilema da escolha, pode considerar os seguintes aspectos para ver qual deles é mais adequado para sua condição.
- Demandas de armazenamento e desempenho
- seu orçamento
- Caso de uso para jogos, tarefas diárias ou tarefas pesadas
- Pensamento de longo prazo para armazenamento mais rápido
- Reputação e garantia da marca
Quando você pode usar um SSD AHCI idealmente?
- Se você usar o dispositivo apenas para tarefas usuais de computação, como navegação na web ou edição de trabalho.
- Se você estiver usando hardware e sistemas mais antigos que não suportam NVMe e procurando melhorias significativas em relação aos discos rígidos tradicionais.
- Se você está apenas jogando jogos leves com baixas demandas de alto desempenho.
- Se você estiver com um orçamento apertado e procurando melhorias de desempenho decentes.
Quando você pode usar um SSD NVMe idealmente?
- Se você é um profissional ou entusiasta que precisa de desempenho de armazenamento rápido.
- Se você é um jogador que deseja uma jogabilidade mais suave e possibilidades mais proativas em partidas multijogador .
- Se você costuma usar o dispositivo para lidar com multitarefas e buscar processamento contínuo e fluxos de trabalho de edição eficientes.
- Se você é um criador de conteúdo que exige alta velocidade de computação e melhores recursos multitarefa.
Atualize para a escolha desejada – AHCI ou NVMe
Depois de ler a introdução detalhada de AHCI vs NVMe para SSD, você saberá qual é o mais adequado de acordo com suas demandas. AHCI ou NVMe? Após a escolha, você pode querer trocar sua unidade para melhor desempenho e migrar seu sistema para a unidade desejada.
Se você tiver essa demanda, poderá usar um software profissional de clonagem de disco – MiniTool ShadowMaker grátis . Este software tem recursos maravilhosos para fornecer backup de dados e serviços de clonagem de disco. O serviço Clone Disk pode ajudá-lo com segurança mova o Windows para outra unidade ou clonar SSD para SSD maior .
Mais do que isso, a segurança dos dados nas unidades é o que mais preocupa os usuários. Se você deseja proteger melhor seus dados por meio de backup, o MiniTool pode atender às suas demandas diversificadas, como backup agendado, backup planejado e proteção por senha.
Experimente este programa e você poderá obter uma versão de avaliação gratuita de 30 dias após o download e instalação. Observe que se quiser clonar a unidade do sistema, você precisará atualizar a versão de teste para a Pro ou uma edição mais avançada . Além disso, certifique-se de que sua unidade esteja conectada.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Passo 1: Inicie o programa e insira sua chave de licença para ativá-lo.
Etapa 2: no Ferramentas aba, clique Clonar disco e então Opções na próxima página para definir as configurações.
Observação: Se você escolher Mesmo ID de disco em Novo ID de disco , um disco será marcado como offline pelo Windows quando a clonagem for concluída. Como o disco de origem e o disco de destino têm a mesma assinatura, você precisa remover o disco desnecessário.Etapa 3: Ao terminar, selecione a unidade que deseja conectar e clique Próximo para escolher onde armazenar a cópia.
Etapa 4: clique Começar para iniciar o processo e confirmar que deseja iniciar a tarefa.
O processo requer algum tempo para terminar, portanto, aguarde pacientemente.
Embrulhando-o:
AHCI vs NVMe – essas duas opções têm muitas especificações diferentes e este artigo forneceu uma explicação completa sobre elas sob diferentes aspectos. De acordo com essas informações, você poderá ter uma escolha melhor entre eles.
Se você fez sua escolha e deseja escolher o melhor para substituir sua unidade antiga, recomenda-se usar o MiniTool ShadowMaker para clonagem de disco, o que pode garantir que tudo na unidade antiga possa ser transferido com segurança para a nova.
Avaliação do MiniTool ShadowMaker Clique para fazer o download 100% Limpo e Seguro
Vamos experimentar e se você tiver alguma dúvida ao usar o software, entre em contato com nossa equipe de suporte oficial via [e-mail protegido] .